• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

2.3 Descrição dos participantes

No que tange à pesquisa documental, quando tivemos a necessidade de mais esclarecimentos sobre os documentos coletados e sobre as atuais ações políticas empreendidas no Brasil para o desenvolvimento do ensino de PLE, consultamos, pessoalmente ou por e- mail, profissionais tanto das instâncias governamentais quanto do instituto de estudos linguísticos e do setor de RI da instituição pesquisada. Assim, dentre os profissionais e as instâncias consultadas estão uma das responsáveis pela Assessoria da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), os técnico-administrativos e a diretora do setor de Relações Internacionais (RI) da instituição onde realizamos nossa pesquisa.

Participaram da pesquisa de campo os estudantes estrangeiros de cinco turmas do curso de PLE do nível básico 1 (B1). Assim, no 2º sem./2013, participaram duas turmas, B1 - Turma A e B1 - Turma B, o professor do B1 - Turma A e o coordenador pedagógico do curso.

65

A coordenadora do curso de PLE do 1º semestre de 2014 nos concedeu sua entrevista em 08 nov. 2014 porque, por motivos pessoais, não pode fazê-la em agosto do mesmo ano.

66

Apenas em caráter didático, nomeamos, neste trabalho, as turmas de nível básico I (BI) com letras, embora esta denominação não seja adotada oficialmente pelo curso de PLE da instituição. Assim, no 2º/2013, as duas turmas: BI - Turma A e BI - Turma B. BI - Turma A foi ministrado nas segundas e terças-feiras, das 18 h 30 min às 20 h, e o BI - Turma B, nas segundas e quartas-feiras, das 17 h às 18 h 30min. No 1º/2014, as três turmas: BI - Turma C, BI - Turma D e BI - Turma E. BI - Turma C foi ministrado nas segundas e quartas-feiras, das 19 h às 20 h 30 min. O BI - Turma D, nas quartas e quintas-feiras, das 15 h 30 min às 17 h e o BI - Turma E, nas terças e quartas-feiras, das 19 h às 20 h 30 min.

No 1º sem./2014, participaram três turmas, B1 - Turma C, B1 - Turma D e B1 - Turma E, os professores do B1 - Turma C e do B1 - Turma E e o coordenador pedagógico do curso.67

O número de estudantes participantes de nossa pesquisa dependeu da quantidade de alunos matriculados no curso de PLE na ocasião de nossa coleta de dados, bem como de quantos estariam dispostos a colaborar com a pesquisa. Assim, no 2º sem./2013, dos seis estudantes matriculados em uma das turmas de B1, isto é, no B1 - Turma A, quatro responderam ao questionário aberto, portanto todos, pois dois estudantes da turma desistiram do curso logo no início do período. Conforme previsto em nosso projeto de pesquisa, participaram da entrevista semi-estruturada somente dois estudantes do B1 - Turma A, dentre os quatro, ou seja, o que obteve o melhor desempenho e o que obteve o pior.

Ainda referente ao 2º sem./2013, em virtude da pequena quantidade de alunos do nível B1 - Turma A, que respondeu ao questionário aberto, decidimos também colher dados em outra turma de B1, isto é, no B1 - Turma B, que tinha apenas uma estudante matriculada. Assim, nesta turma, a estudante respondeu somente ao questionário aberto. Tivemos no total, portanto, no 2º sem./2013, cinco estudantes que responderam o questionário aberto e dois que participaram da entrevista. A faixa etária dos estudantes variou de 24 a 29 anos.

No 1º sem./2014, dos três estudantes matriculados no nível B1 - Turma C, apenas dois responderam ao questionário aberto porque um estudante desistiu do curso logo no início do período. Embora os dois estudantes do B1 - Turma C tenham participado da entrevista semi- estruturada, ambos também desistiram do curso durante o semestre, não cumprindo assim grande parte das atividades avaliativas propostas pelo curso. Somente um estudante do B1 - Turma C realizou a primeira avaliação escrita. No nível B1 - Turma D, dos nove estudantes matriculados, dois desistiram durante o curso. Nesta turma, tivemos oito estudantes que responderam ao questionário aberto e dois estudantes que responderam à entrevista semi- estruturada68. Já quanto ao B1 - Turma E, dos doze estudantes matriculados, onze responderam o questionário aberto e apenas uma aluna, a que obteve melhor desempenho da turma, participou da entrevista semi-estruturada. O estudante com o pior aproveitamento da

67 Como o professor do BI - Turma A foi o ministrante das aulas do BI - Turma E, realizamos apenas uma entrevista semi-estruturada com este professor no 2º sem./2013. No que tange à entrevista com o coordenador pedagógico do curso, realizamos duas entrevistas porque houve mudança de coordenador de um semestre para outro.

68 Uma das estudantes participantes da entrevista semi-estruturada do B1 - Turma D desistiu das aulas de PLE com dois meses após o início do curso. Decidimos entrevistá-la, mesmo sabendo que ela havia desistido, porque o professor nos informou que a estudante não conseguiu aprender o português e só falava espanhol em sala de aula. Salientamos que, durante a entrevista semi-estruturada, a estudante nos respondeu somente em espanhol.

turma se recusou a participar da entrevista.69 Tivemos no total, portanto, no 1º sem./2014, 21 que responderam o questionário aberto e cinco que participaram da entrevista. A faixa etária dos estudantes, neste semestre, variou de 21 a 36 anos.

A professora do curso de PLE do nível B1 - Turma A e Turma E, participante de nossa pesquisa, é graduada em Letras, com habilitação em Português. A referida professora tem atuado como colaboradora do projeto de extensão do curso de PLE há, aproximadamente, três anos. O professor do nível B1 - Turma C também é graduado em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, possui curso de capacitação em docência de PLE e, na ocasião da coleta de dados, realizava o curso de mestrado em Linguística. O referido professor tem atuado como colaborador do projeto de extensão do curso de PLE há, aproximadamente, seis anos. Já o professor do nível B1 - Turma D é também graduado em Letras, com habilitação em Língua Francesa. Este professor tem atuado como colaborador do projeto de extensão do curso de PLE há, aproximadamente, três anos.

A coordenação pedagógica foi conduzida por uma profissional no 2º sem./2013 e por outra no 1º sem./2014. Assim, a coordenadora pedagógica do curso, do 2º sem./2013, participante da pesquisa, é graduada em Letras, com habilitação em Português, e, na ocasião da coleta, realizava seu doutorado na Universidade de São Paulo e coordenava, o projeto de extensão do curso de PLE, no instituto de estudos linguísticos da universidade, há dois anos. A coordenadora pedagógica do curso, do 1º sem./2014, também participante da pesquisa, é graduada em Letras, com habilitação em Português e em Francês, com mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo e com Pós-doutorado pela Université de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Por razões éticas, todos os participantes da pesquisa foram tratados por nomes fictícios.

Embora existisse o risco de identificação dos participantes da pesquisa, salientamos que fizemos o possível para que suas identidades fossem preservadas, isto é, mantidas em sigilo absoluto. Para tanto, alteramos e/ou omitimos nomes e informações que pudessem identificá-los. Para não causar qualquer tipo de constrangimento aos participantes, eles foram consultados sempre, antes de qualquer aplicação do questionário e/ou entrevista, se estavam realmente à vontade e interessados em participar da pesquisa. Asseguramos que os participantes não sofreriam, em hipótese alguma, qualquer tipo de retaliação caso não

69

O segundo estudante com o pior desempenho, também, se recusou a participar da entrevista semi-estruturada. Desse modo, como o semestre já havia se encerrado, não conseguimos encontrar mais estudantes da turma para a entrevista porque eles já haviam retornado aos seus países de origem.

quisessem participar da pesquisa. Além disso, acrescentamos aos participantes que eles não teriam nenhum gasto ou ganho financeiro pela participação.