• Nenhum resultado encontrado

A metodologia utilizada está baseada no estudo de caso no município de Cachoeira do Sul, com os dados sendo coletados no período de outubro a novembro de 2011, visando caracterizar o perfil das unidades de produção dos agricultores familiares de soja que destinam suas produções para a usina de biodiesel.

Segundo Gil (2002), o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou pouco objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos considerados. O mesmo autor descreve que a maior utilidade é verificada em estudos exploratórios por sua flexibilidade,

1 A sesmaria é definida por Laytano (1983, p. 14) apud Rodrigues et al. ( 2007) como “uma concessão de terras

pela qual se dá ao sesmeiro o domínio de uma área variando entre três léguas em uma dimensão por outra em largura e meia em quadra, isto é, uma superfície total que compreende entre treze mil e dez mil hectares”.

que estimula novas descobertas, pelo ponto de vista do conhecimento com foco no todo e pela simplicidade nos procedimentos de coleta e análise de dados.

Nesse sentido, foi aplicado um questionário de questões abertas em uma amostra de vinte produtores que foram escolhidos aleatoriamente de um total de 78 agricultores. A escolha da amostra respeitou o princípio da exaustão ou saturação, ou seja, no momento em que as variáveis começassem a se repetir a partir das respostas dos entrevistados, não seria necessário aumentar o número de produtores para a pesquisa.

Portanto, foram entrevistados apenas os agricultores familiares produtores de soja que constavam na lista fornecida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul, que haviam firmado os contratos de compra de toda a produção pela empresa de biodiesel nas últimas três safras, de 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011(Figura 3).

Os produtores familiares entrevistados estavam localizados nas seguintes localidades: Faxinal da Guardinha, Piquiri, Alto dos Casemiros, Bosque, Sanga Funda, Três Vendas e a localidade do Taboão (APÊNDICES A e C). O questionário elaborado em um primeiro momento buscou elencar as informações relacionadas aos tradicionais fatores de produção: área plantada, a força de trabalho e o capital investido nas propriedades. As questões objetivavam quantificar e caracterizar as áreas próprias e arrendadas utilizadas para o cultivo pelos produtores familiares tendo em vista identificar a expansão dessa atividade (APÊNDICE D).

As perguntas relacionadas à força de trabalho utilizado tinham com principal foco identificar o número total de pessoas envolvidas nas atividades agropecuárias divididas em três faixas etárias, ou seja, jovens, adultos e idosos. Por fim, foram identificados quais os tipos de recursos externos que os agricultores familiares acessam para o investimento nas propriedades.

Em um segundo momento, foram consideradas três opções de respostas sobre a assistência recebida: ruim, boa ou sem opinião. Os relatos dos produtores serviram como suporte para descrever a análise dos resultados quantitativos, contendo um resumo dos anseios e dúvidas em relação às estratégias adotadas pelos produtores na adoção de inovação originadas de agentes externos “extensionistas” nas atividades relacionadas à cultura da soja e da canola.

Figura 3 – Localização dos produtores familiares entrevistados da cadeia produtiva do biodiesel em Cachoeira do Sul, RS.

Fonte: Elaborado pelo autor.

Também foram buscadas informações no escritório da Emater/RS sobre a assistência oficial, visando identificar qual o número total de beneficiados da assistência técnica estatal gratuita dos produtores fornecedores de matérias-primas para a usina de biodiesel no município. Concluída essa etapa, foi definido em qual nível de capitalização se encontravam os produtores entrevistados, utilizando as definições de Guanziroli et al. (2001).

Para tanto, foi observada a infraestrutura tecnológica para o cultivo da soja baseada em investimentos em máquinas e implementos agrícolas adquiridos nos últimos anos a partir da capitalização em outras atividades produtivas, nas quais eles são especializados. Além disso, a transição a favor do cultivo da soja em casos específicos, a partir de subsídios governamentais visando ao acesso de um pacote tecnológico, as rupturas com a extensão oferecida e o rearrendamento de áreas de produtores familiares que não possuem condições para o cultivo da soja serviram como informações relevantes para essas definições. Posteriormente, foi verificado o grau de adoção de inovação utilizando os conceitos de Rogers (1966),

considerando como inovação tecnológica a cultura da canola, tendo como base as respostas, observações e constatações dos produtores questionados a respeito do seu cultivo.

A seguir, buscamos elencar as informações relacionadas ao caso, à produção de alimentos e ao incentivo à expansão da monocultura da soja. Assim, através de questões elaboradas visando identificar quais seriam as estratégias adotadas pelos produtores familiares de soja, tínhamos em vista quantificar as culturas alimentares ou de animais destinados ao autoconsumo e identificar o destino da produção agropecuária das propriedades visitadas. Além disso, foi analisado o gasto com a compra de alimentos pelas famílias conforme a diversificação da produção.

Logo em seguida, baseados nas informações das respostas dos produtores perante a alternativa de produzir para o autoconsumo ou para a indústria de biodiesel, identificar para qual seria dada maior atenção por parte dos atores quando houvesse déficit de mão de obra na propriedade. Por fim, foram analisadas as respostas dos atores através de uma questão fictícia sobre quais seriam as atividades que deixariam de ser realizadas caso fosse incentivada a expansão da monocultura da soja pela indústria de biodiesel.

Finalmente, a partir da análise desses dados qualitativos e quantitativos, procuramos caracterizar os cenários atuais e futuros dos sistemas de produção dos produtores familiares da cadeia do biodiesel do município de Cachoeira do Sul, RS. Os dados coletados da pesquisa de campo foram tabulados no Programa Microsoft Excel versão 2007, possibilitando a elaboração de tabelas e gráficos que serão apresentados como figuras nos resultados deste trabalho.