• Nenhum resultado encontrado

Os mecanismos de intervenção da política nacional de agregação de valor e geração de renda para a Agricultura Familiar

Partindo de uma intervenção governamental que buscava, em sua forma original, favorecer uma população de agricultores familiares no plano de desenvolvimento rural, esta ação sofreu com algumas mudanças estratégicas ao longo dos anos. Estas experiências possibilitaram a criação de mecanismos de ação a partir de vários programas, tendo como objetivo a agregação de valor e geração de renda.

Nesse sentido, a política homogênea deveria ser específica, visando atender às muitas características peculiares dos produtores familiares. Seguindo nessa lógica, essa ação teve como o seu foco ofertar um maior aporte de opções, dentre elas as atividades que receberiam uma maior atenção, como o apoio à comercialização, à produção de biocombustíveis e à diversificação econômica.

Estas possibilidades favoreceram a inclusão da Agricultura Familiar em cadeias produtivas criadas pelo apoio governamental, um maior poder de compra de produtos adaptados a especificidades da pequena produção e o acesso a uma cadeia de suprimentos e de mercados internos. Para isso, o MDA, a partir do departamento de geração de renda e agregação de valor da Secretaria da Agricultura Familiar, criou vários programas, que serão descritos resumidamente abaixo.

- Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): criado em 2003, tem como objetivo ofertar alimentos para a população que está em situação de insegurança alimentar, a partir do Programa Fome Zero. Além de ser peça-chave para a formação de estoques, permitindo que sejam sanados os problemas de armazenamento dos agricultores familiares e possibilitando a comercialização da produção em períodos em que os preços estão mais competitivos, os principais gestores são as instituições federais, estaduais, municipais, entidades representativas da Agricultura Familiar e assistencialistas sociais.

- Programa de Diversificação Econômica: tem em suas ações a diversificação da produção e da renda familiar a partir de mercados característicos voltados à Agricultura Familiar, à agroindustrialização, ao turismo rural, ao artesanato e ao auxílio da produção de plantas medicinais, além do incentivo à comercialização solidária e do comércio justo com a organização do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário.

- Programa de Alimentação Escolar: possibilita que a compra de 30% da merenda escolar da Agricultura Familiar, financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a partir da Lei nº 11.947/2009. Esta aquisição poderá ser realizada havendo disponibilidade no município; de outra forma, poderá ser adquirida de agricultores nas proximidades da região, também privilegiando o desenvolvimento territorial.

- Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar: tem como objetivo garantir aos agricultores familiares que têm financiamento no âmbito do Pronaf a indexação do financiamento a um preço de garantia igual ou próximo do custo de produção e nunca inferior ao estabelecido na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

- Programa Mais Alimentos: visa ofertar recursos para o financiamento em infraestrutura das pequenas propriedades, possibilitando o aumento da produtividade, tendo o limite de crédito R$ 130 mil, que podem ser pagos até dez anos, com até três anos de carência e com juros de 2% ao ano. Esta possibilidade permite aos produtores familiares a compra de novos equipamentos ou máquinas agrícolas adaptadas, a correção de solos, a melhoria genética do rebanho de animais, o melhoramento dos pomares, como a construção de estruturas para o cultivo em ambiente protegido e para o armazenamento.

- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf): tem como finalidade principal a disponibilidade de subsídios creditícios para projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Ele pode ser utilizado para o custeio da safra ou atividade agroindustrial e também para os investimentos em máquinas, equipamentos de infraestrutura de produção, atividades agropecuárias ou não agropecuárias.

- Programa Agroindústria: a agroindustrialização representa umas das principais linhas de investimentos do MDA, pois possibilita ao agricultor familiar que acessa o crédito subsidiado agregar valor à produção agropecuária. Essa possibilidade gera oportunidades de trabalho, geração de renda e melhoria nas condições de vida das famílias.

Além desses programas, podemos citar a política setorial do leite, como ações importantes para este setor dividido em eixos: o produtivo, o industrial, o comercial e o associativo/cooperativo. A Garantia-Safra (GS) para agricultores familiares localizados na região nordeste do país, na área norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do estado do Espírito Santo, que sofreram a perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas, é uma intervenção específica do MDA para estes produtores familiares.

O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) é gestado pela União e tem como participantes os municípios e estados, através de adesão. Os produtos inspecionados pelo sistema podem ser comercializados em todo o Brasil, sendo ele responsável pela inspeção sanitária, permitindo a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados em todo o território nacional.

Finalmente, como programa foco desta dissertação, o Programa de Biocombustíveis tem como objetivo, com esta intervenção do governo federal, contribuir para o complemento de novas fontes de energias renováveis com incentivo à inclusão dos biocombustíveis na matriz energética do país, visando à geração de renda para a Agricultura Familiar, uma vez inserida nas cadeias produtivas desses agrocombustíveis. Para isso, o MDA desempenha um papel fundamental na gestão do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, estimulando a produção e oferecendo instrumentos de acesso ao crédito, zoneamento, Ater, fomento e benefícios fiscais.