• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÕES DO CENÁRIO, DOS SUJEITOS E DAS ETA PAS EFETIVADAS NA PESQUISA PARA A PRODUÇÃO

CAMINHOS TRILHADOS PARA A PRODUÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA

DESCRIÇÕES DO CENÁRIO, DOS SUJEITOS E DAS ETA PAS EFETIVADAS NA PESQUISA PARA A PRODUÇÃO

DOS DADOS

O lócus da pesquisa de campo foi uma Instituição de En- sino Superior pública estadual localizada no município mara- nhense de Caxias.

Esta IES oferece os mais variados cursos de Licenciatura que formam os profissionais na área da docência para atua- ção nos diversos níveis de escolarização do sistema de ensino, desde 1968. A escolha desta IES recai sobre a sua contribuição, ao longo dos anos, como instituição formativa, além da pos- sibilidade do encontro, neste contexto de professores egres- sos do curso de Pedagogia que atendem aos critérios pro- postos para seleção dos interlocutores da presente pesquisa.

Esta Instituição de Ensino Superior, onde efetuamos a presente pesquisa, foi a primeira instituição de ensino su- perior pública ao oferecer à comunidade deste município maranhense, dos seus arredores e de outras cidades circun-

vizinhas, desde 1968, cursos de formação de professores no formato de cursos de Licenciatura nas áreas de Pedago- gia, Letras, Ciências (Biologia, Física, Química) e Matemática.

Neste contexto formativo, a referida instituição no pe- ríodo de 1968 a 1994 teve como finalidade somente a for- mação docente; após 1994 foram criados os cursos de En- fermagem e de Medicina. Atualmente, o enfoque maior ainda se concentra na oferta de vários cursos de Licencia- tura e, portanto, esta IES constituiu-se e vem se consoli- dando como referência na formação de professores, so- bretudo para os que desejam atuar na educação básica.

Para selecionar os participantes da pesquisa, entre os egressos de 2011estipulamos como uma das variáveis, a in- clusão daqueles que produziram memorial de formação (em 2010), além dos dados obtidos nos questionários aplicados no segundo semestre de 2013, os quais permitiram identificaras professoras que se encontravam no início da carreira docente. Foram selecionadas 7 (sete) professoras, todas do sexo feminino, pois neste universo só tinha um egresso do sexo masculino, sendo que este não atua como docente. As professoras participantes desta pesquisa, no pe- ríodo da coleta dos dados, atuavam na docência no pe- ríodo de (1) um e, no máximo 3 (três) anos, o que permitiu considerá-las professoras iniciantes na carreira docente.

A fase na qual se encontravam as professoras, sujeitos desta pesquisa, representa o tempo profissional denomina- do “entrada na carreira”, caracterizado pelo estágio vivido em busca da “sobrevivência” no ambiente escolar, com destaque para o da sala de aula. É no espaço sala de aula em que, ge- ralmente, o professor iniciante enfrenta o choque de reali- dade com as inseguranças, necessidades e perspectivas. No entanto, ao mesmo tempo, esse mesmo professor experiência a fase da “descoberta”, na qual se manifesta o entusiasmo ini- cial com a atividade profissional. (HUBERMAN, 2000, p. 39).

A opção pelo recorte no tempo de atuação dos pro- fessores - início da docência –justifica-se por se entender que este período caracteriza-se como fundamental à com- preensão dos aspectos delineadores do ‘ser professor’.

Em relação à seleção dos participantes da pesquisa fo- ram considerados os seguintes critérios referenciais: ter a formação inicial em Licenciatura em Pedagogia pela IES re- ferida (formados em 2011); atuar na docência por no má- ximo quatro (4) anos; ter vínculo empregatício efetivo ou contratual em instituição escolar; aderir voluntariamente e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

Na presente pesquisa optou-se pela manutenção do anonimato das participantes, razão pela qual, as professoras são identificadas pelas letras PI, de professora iniciante, segui- do de numeração sequencial (PI1, PI2, PI3, PI4, PI5, PI6, PI7).

Para a concretização das etapas das produções de da- dos, iniciou-se com a aplicação do questionário, para tanto, marcamos um encontro com alunos egressos da turma de Pedagogia (2011), agora professoras, em agosto de 2013 na IES em que concluíram o curso, com a finalidade de apre- sentar os objetivos da pesquisa, a importância deste estu- do para a formação de professores e ao mesmo tempo sen- sibilizar o grupo para a adesão voluntária. A sensibilização atrelava-se também à conquistada confiança e ao estabele- cimento de parceria dos docentes iniciantes para com o es- tudo e consequente comprometimento e adesão voluntária.

Nos questionários aplicados constavam questões aber- tas e fechadas, informamos que seria mantido o anonima- to dos participantes mesmo diante da afirmação de algu- mas de que não se importariam caso fossem identificadas. Como nesse encontro contamos com um número mínimo de egressos, tivemos que marcar novos encontros para apli- cação de questionários. Apesar do número reduzido de par- ticipantes, o encontro foi produtivo e nos oportunizou por meio dos egressos presentes, o contato com outros egressos da turma, mediante o fornecimento de endereço eletrôni- co (e-mail), e números de telefone residencial e /ou celular.

Em relação à devolutiva dos 18 (dezoito) questioná- rios aplicados, obtivemos o retorno de 16. Dos 16 (dezes- seis) egressos, somente 11 (onze) estão atuando na do- cência, 2 (dois) estão desempregados e 3 não atuam na área da educação. E, apenas 7 (sete) professoras inician-

tes aceitaram continuar como participantes da pesquisa. No final do 2º semestre de 2013 conseguimos concluir a etapa de aplicação dos questionários e, após a análise inicial, pros- seguimos os contatos com as professoras para agendamento e realização das entrevistas para os devidos aprofundamentos. Além da aplicação do questionário efetuamos entrevistas narrativas reflexivas com as professoras. Em relação às entre- vistas narrativas das professoras, estas foram obtidas mediante encontros pessoais ocorridos em janeiro de 2014, previamente agendados e, por algumas vezes remarcados, de acordo com a disponibilidade das professoras contatadas. Tais encontros aconteceram na IES em que estas se formaram em Pedagogia. Destaca-se que antes da realização da entrevista, pes- quisador fez visitas ao campo a ser investigado para estabele- cer vínculos de confiança no primeiro contato com os entre- vistados e dar prosseguimento à pesquisa, mais precisamente à elaboração de questões.

Para a realização da entrevista foram marcados encon- tros individuais como as 7 (sete) professoras, sujeitos da pes- quisa, em uma sala na IES, considerando ser esse espaço de melhor acesso para as professoras entrevistadas. Foi utilizado um roteiro com questões norteadoras elaboradas de acordo com os objetivos e problema de pesquisa, pois mesmo sendo uma entrevista de caráter não-diretivo, encontramos respaldo em Lüdke e André (1986, p. 36) de que é “mesmo aconselhável o uso de um roteiro que guie a entrevista através dos tópicos principais a serem cobertos.”

As entrevistas foram gravadas em áudio, por meio de um gravador com a devida autorização das entrevistadas; depois foram transcritas no sentido de garantir a máxima fidedigni- dade aos dados coletados para posterior análise. Em seguida, procedeu-se à revisão textual. Após as transcrições das entre- vistas, as enviamos, via email, para as professoras conferirem a íntegra do texto da entrevista narrativa. Em relação à devoluti- va, a maioria fez revisão de sua fala.

As revelações das falas das professoras, pontuadas nas entrevistas narrativas (2014) realizadas, oriundas das transcri- ções, re-leituras detalhadas das mesmas foram entremeadas

com os objetivos e orientadas pela questão norteadora deste estudo, de modo a que possibilitassem a construção dos eixos temáticos de análise e dos indicadores.

A entrevista narrativa reflexiva com as professoras ini- ciantes na docência constituiu-se em ferramenta importante na produção de dados e de reflexão, no sentido de pontuar aspectos relativos ao processo de desenvolvimento do ‘tornar- -se professor’, a partir do olhar da formação inicial e da práti- ca evidenciando, conforme descritas no capítulo “Pesquisa de campo”, as concepções das profissionais acerca do e no per- curso do desenvolvimento profissional docente.

Em busca de respostas à questão norteadora e aos obje- tivos propostos no presente estudo, segue-se com a apresen- tação da pesquisa de campo, mais especificamente, a descri- ção da coleta, apresentação, análise dos dados e resultados da pesquisa, incluindo-se os indicadores para pensar a formação de professores.

APRESENTAÇÃO, ANÁLISE, DISCUSSÃO DOS DADOS