• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÕES DO PAINEL DE INSTRUMENTOS

No documento MANUAL DO PROPRIETÁRIO. Compass (páginas 137-146)

1. Localização do indicador de combustível/Portinhola do combustível

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON/RUN (Ligar/ Funcionar), o ponteiro exibirá o ní- vel de combustível restante no tan- que de combustível. O símbolo de bomba de combustível aponta para o lado do veículo no qual a portinhola do combustível está localizada.

2. Luz do Sistema de Carga

Esta luz mostra o status do sistema de carga da bateria. A luz deverá acender quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON/RUN (Ligar/ Funcionar) e permanecer acesa por alguns segundos como uma verificação da lâmpada. Se a luz do Sistema de carga permanecer acesa, ou acender durante a condução, isso significa que o veículo está apresentando um problema no sistema de carga. Procure um

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO IMEDIATA- MENTE. Procure sua concessionária autori- zada.

Se for necessário dar partida com cabos auxi- liares, consulte “Procedimentos para Partida com Cabos Auxiliares” em “O que Fazer em Emergências”.

3. Luz indicadora de controle eletrônico do acelerador (ETC)

Esta luz indica um problema com o sistema do Controle Eletrônico do Acelerador (ETC). Se for detec- tado um problema, a luz acenderá enquanto o motor estiver funcio- nando. Ative e desative a chave de ignição quando o veículo estiver parado completa- mente e a alavanca de câmbio estiver colocada na posição NEUTRAL (ponto morto). A luz deve apagar. Se a luz permanecer acesa com o motor em funcionamento, seu veículo geral- mente poderá ser dirigido; no entanto, procure uma concessionária autorizada para executar a manutenção o mais breve possível. Se a luz continuar a piscar quando o motor estiver em funcionamento, será necessária uma manuten-

ção imediata, e você poderá observar uma redução no desempenho, uma marcha lenta elevada/áspera ou afogamento do motor, e seu veículo talvez precise ser rebocado. A luz acen- derá quando a ignição estiver na posição ON/ RUN (Ligar/Funcionar) e permanecerá acesa por alguns segundos como uma verificação da lâmpada. Se a luz não acender durante a partida, vá a uma concessionária autorizada para fazer uma verificação no sistema.

4. Luz de Aviso da Pressão do Óleo

Esta luz informa que a pressão do óleo do motor está baixa. Ela deve se acen- der por alguns instantes quando o motor come- çar a funcionar. Se a luz acender com o veículo em movimento, pare e desligue o motor o mais rápido possível. Um aviso sonoro será emitido quando essa luz acender.

Não utilize o veículo até que o problema seja corrigido. Essa luz não indica a quantidade de óleo existente no motor. O nível do óleo do motor deve ser verificado no capô.

5. Luz de Aviso de Nível Baixo do Combus- tível

Quando o nível de combustível alcan- çar cerca de 7,8 l (2 galões), essa luz acenderá e permanecerá acesa até que seja adicionado combustível.

6. Velocímetro

Indica a velocidade do veículo.

7. Luz de Aviso do Airbag

Essa luz acenderá por quatro a oito segundos como uma verifica- ção da lâmpada quando o interrup- tor de ignição for colocado na po- sição ON/RUN (Ligar/Funcionar) pela primeira vez. Se a luz não acender durante a partida, permanecer acesa ou acender en- quanto o veículo estiver em movimento, vá o mais rápido possível a uma concessionária autorizada para verificar o sistema de airbag. Consulte “Proteção para o Passageiro” em “O que Você Deve Saber Antes de Dar a Partida do Veículo” para obter mais informações.

8. Indicadores das Setas

As setas piscarão juntamente com a seta externa ao usar a alavanca de seta.

Se o sistema eletrônico do veículo detectar que ele foi conduzido por mais de 1 milha (1,6 km) com uma das setas ligadas, um aviso sonoro contínuo será emitido para alertá-lo de que a seta deve ser desligada. Se um dos indicadores piscar em uma frequên- cia maior que a normal, verifique se há uma lâmpada externa com defeito.

9. Indicador de Farol Alto

Esse indicador mostra que o farol alto está aceso. Empurre a alavanca da seta para longe do volante para mudar o farol de alto para baixo.

10. Luz dos freios antitravamento (ABS) — Se equipado

Essa luz monitora o Sistema de Freios Antitravamento (ABS). Ela acende quando o interruptor de ignição é colocado na posição ON/

RUN (Ligar/Funcionar) e pode permanecer acesa por até quatro segundos.

Se a luz ABS permanecer acesa ou acender com o veículo em funcionamento, isso indica que parte do sistema de freios antitravamento não está funcionando e que é necessário o conserto. No entanto, o sistema de freios con- vencional continuará a funcionar normalmente se a luz de aviso dos freios não acender. Se a luz ABS acender, o sistema de freio deverá ser verificado o mais rápido possível para restaurar os benefícios do Sistema de Freios Antitravamento. Se a luz ABS não acen- der quando o interruptor de ignição for girado para posição ON/RUN (Ligar/Funcionar), provi- dencie para que ela seja verificada por uma concessionária autorizada.

11. Luz de Aviso do Cinto de Segurança

Logo que o interruptor de ignição for colocado na posição ON/RUN (Ligar/ Funcionar), essa luz acenderá por cinco a oito segundos como uma veri- ficação da lâmpada. Durante a verificação da lâmpada, se o cinto de segurança do motorista

estiver desafivelado, um aviso sonoro será emi- tido. Depois da verificação da lâmpada ou com o carro em movimento, se o cinto de segurança do motorista permanecer desafivelado, a Luz de Aviso do Cinto de Segurança acenderá e um aviso sonoro será emitido. Consulte “Proteção para o Passageiro” em “O que Você Deve Saber Antes de Dar a Partida do Veículo” para obter mais informações.

12. Tacômetro

Essa escala indica a rotação por minuto permi- tida do motor (RPM x 1000) para cada faixa de marcha. Antes de alcançar a área vermelha, suavize a aceleração para evitar danos no motor.

13. Motor Luz de Aviso da Temperatura

Esta luz alerta para a temperatura elevada do motor. À medida que a temperatura do fluido de arrefeci- mento do motor subir e o indicador se aproxi- mar de H, esse indicador acenderá e um único aviso sonoro será emitido após o limite definido ser atingido. Mais superaquecimento fará com

que o indicador de temperatura ultrapasse H, e um aviso sonoro contínuo será emitido até que o motor esfrie.

Se a luz acender com o carro em movimento, estacione com cuidado e pare o veículo. Se o sistema do A/C estiver ligado, desligue-o. Além disso, coloque a transmissão em NEUTRAL (Ponto Morto) e deixe o veículo em marcha lenta. Se a leitura da temperatura não voltar ao normal, desligue o motor imediatamente e chame a assistência técnica. Consulte “Em caso de superaquecimento do seu motor” em “O que fazer em emergências”, para obter mais informações.

14. Luz de Aviso dos Freios

Esta luz monitora várias funções do freio, incluindo o nível de fluido e o acionamento do freio de estaciona- mento. Se a luz de freios acender, poderá indicar que o freio de estacionamento está aplicado, que o nível de fluido do freio está baixo ou que há um problema no reservatório do sistema de freios antitravamento.

Se a luz permanecer acesa quando o freio de estacionamento não estiver engatado e o nível de fluido estiver na marca de cheio no reserva- tório do cilindro principal, isso indicará um pos- sível defeito no sistema de freios/hidráulico ou que um problema com o Servofreio foi detec- tado pelo Sistema de Freios Antitravamento (ABS)/Sistema de Controle Eletrônico de Esta- bilidade (ESC). Nesse caso, a luz permanecerá acesa até que essa condição seja corrigida. Se o problema estiver relacionado ao servofreio, a bomba do ABS funcionará quando o freio for acionado e uma pulsação do pedal dos freios puder ser sentida a cada parada.

O sistema de freios duplo oferece um freio reserva que permite a frenagem em caso de falha em uma parte do sistema hidráulico. Um vazamento em uma das metades do sistema de freios duplo é indicado pela Luz de Aviso dos Freios, que acenderá indicando que o nível de fluido de freio no cilindro principal está abaixo do especificado.

A luz permanecerá acesa até que o problema seja corrigido.

NOTA:

A luz poderá vir a piscar momentaneamente durante manobras mais acentuadas que in- terfiram nas condições do nível de fluido. O veículo deverá ser enviado para manuten- ção e o nível de fluido do freio deverá ser verificado.

Se houver indicação de falha no freio, será necessário consertá-lo imediatamente.

AVISO!

É perigoso dirigir um veículo com a luz de freio vermelha acesa, pois pode haver uma falha em uma parte do sistema de freios. Será necessário mais tempo para parar o veículo, provocando uma colisão. Leve o veículo para ser inspecionado imediata- mente.

Os veículos equipados com o Sistema de Freios Antitravamento (ABS) também estão equipados com a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD). Se ocorrer falha no sistema EBD, a luz de aviso do freio acenderá juntamente com a luz ABS. Será necessário o conserto imediato do sistema ABS.

O funcionamento da Luz de Aviso dos Freios pode ser verificado girando o interruptor de ignição da posição OFF (Desligar) para ON/ RUN (Ligar/Funcionar). A luz deverá ficar acesa por aproximadamente dois segundos. A luz deverá apagar em seguida, a menos que o freio de estacionamento esteja acionado ou seja detectada uma falha no freio. Se a luz não acender, vá a uma concessionária autorizada para fazer uma verificação na luz.

A luz também acenderá quando o freio de estacionamento for acionado com o interruptor de ignição na posição ON/RUN (Ligar/ Funcionar).

NOTA:

Essa luz só indica que o freio de estaciona- mento está acionado. Ela não indica o grau de intensidade de acionamento do freio.

15. Luz de Aviso da Temperatura da Transmissão

Essa luz indica que a temperatura do fluido da transmissão está au- mentando. Isso pode ocorrer em usos intensos, como reboque. Se a luz acender, estacione com cui- dado e pare o veículo. Em seguida, coloque a transmissão em NEUTRAL (Ponto Morto) e acione o motor em marcha lenta até que a luz apague.

CUIDADO!

A direção contínua com a Luz de Aviso da Temperatura da Transmissão acesa eventu- almente causará danos sérios à transmissão ou falha dela.

AVISO!

Se você continuar operando o veículo quando a Luz de Aviso da Temperatura da

(continuação)

AVISO! (continuação)

Transmissão estiver acesa, o fluido poderá ferver, ficar em contato com o motor quente ou os componentes do escapamento e pro- vocar um incêndio.

16. Luz de Segurança do Veículo — Se Equipado

Essa luz pisca rapidamente por cerca de 16 segundos quando o alarme de segurança do veículo está sendo ativado e, depois, pisca lentamente até que o veículo seja desligado.

17. Indicador de Temperatura

Se o ponteiro subir até a marca H (vermelho), o painel de instrumentos emitirá um aviso sonoro. Encoste e pare o veículo. Deixe o veículo em marcha lenta com o ar-condicionado desligado até que o ponteiro volte à faixa normal. Se o ponteiro permanecer na marca H (vermelha), desligue o motor imediatamente e peça ajuda.

Há etapas que você pode seguir para retardar uma condição de superaquecimento iminente. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o. O sistema de ar-condicionado faz aumentar o calor no sistema de arrefecimento do motor e desligá-lo diminui esse aquecimento. Você tam- bém pode colocar o controle de Temperatura na intensidade máxima de aquecimento, o con- trole de Modo direcionado para o assoalho e o controle do ventilador na velocidade alta. Isso permite que o núcleo do aquecedor atue como complemento ao radiador e ajude na redução do calor do sistema de arrefecimento do motor.

18. Indicador de cruzeiro — Se equipado

Este indicador mostra que o Sis- tema de controle eletrônico da ve- locidade está LIGADO.

19. Indicador de Descida em Declive

Esse indicador mostra quando o recurso de Controle de Descida em Declive (HDC) está ativado. A lâmpada ficará acesa quando o HDC for armado. O HDC só pode ser armado quando a caixa de transferência

está na posição"4WD LOW"(4WD Baixo) e a velocidade do veículo é inferior a 48 km/h (30 mph). Se essas condições não forem aten- didas durante a tentativa de usar o recurso HDC, a luz indicadora de HDC piscará.

20. Indicador da Alavanca de Câmbio

O Indicador da Alavanca de Câmbio está em- butido no painel de instrumentos. Ele exibe a posição da marcha da transmissão automática.

21. Botão de redefinição do hodômetro/ hodômetro parcial

Pressione esse botão para alterar a exibição do hodômetro para uma das duas configurações de hodômetro parcial. Trip A ou Trip B (Hodô- metro parcial A ou B) será exibido quando o modo de hodômetro parcial estiver ativado. Pressione o botão retendo-o por dois segundos para zerar o hodômetro parcial em 0 km (0 milhas). O hodômetro deve estar no modo de Percurso para ser zerado.

22. Luz de aviso de verificação da pressão dos pneus — Se equipado

Cada pneu, inclusive o sobressa- lente (se fornecido), deve ser veri- ficado mensalmente quando está frio e cheio para ver a pressão de enchimento recomendada pelo fa- bricante do veículo na etiqueta do veículo ou na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus. (Se seu veículo estiver com pneus de tamanho diferente do indicado na etiqueta do veículo ou na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus, verifique a pressão de enchimento ade- quada para eles.)

Como recurso de segurança adicional, seu veículo foi equipado com um sistema de verifi- cação da pressão dos pneus (TPMS) que acende uma luz indicadora de pressão baixa dos pneus quando um ou mais pneus estão bem abaixo da pressão de enchimento. Dessa forma, quando o visor de pressão baixa dos pneus acende, você deve parar e verificar os pneus assim que possível e enchê-los de acordo com a pressão recomendada. A condu- ção com um pneu significativamente vazio faz

com que o pneu superaqueça e pode levar à falha do pneu. A pressão de enchimento baixa também reduz o rendimento do combustível e a vida útil de rodagem do pneu e pode afetar a capacidade de parar e controlar o veículo. Observe que o TPMS não substitui a manuten- ção adequada do pneu, e é responsabilidade do motorista manter a pressão correta dos pneus, mesmo que a baixa pressão não tenha atingido o nível para acender o visor de pressão baixa dos pneus do TPMS.

Seu veículo também está equipado com um indicador de funcionamento incorreto do TPMS, que indica quando o sistema não está funcio- nando corretamente. O indicador de funciona- mento incorreto do TPMS funciona em conjunto com o visor de pressão baixa dos pneus. Quando o sistema detecta um funcionamento incorreto, o visor pisca por aproximadamente 1 minuto, ficando, em seguida, continuamente aceso. Essa sequência continuará durante as partidas subsequentes do veículo enquanto existir o funcionamento incorreto. Quando o indicador de funcionamento incorreto acender, talvez o sistema não consiga detectar a pres-

são baixa dos pneus como deveria. Os funcio- namentos incorretos do TPMS podem ocorrer por diversos motivos, inclusive em função da instalação de pneus ou rodas alternativas ou de reposição no veículo que evita que o TPMS funcione corretamente. Verifique sempre a luz indicadora de funcionamento incorreto do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou rodas em seu veículo, para garantir que os pneus substitutos ou as rodas alternativas não impeçam o funcionamento correto do TPMS.

CUIDADO!

O TPMS é otimizado para os pneus e as rodas originais. As calibragens e as adver- tências do TPMS foram estabelecidas para o tamanho dos pneus equipados no veículo. Um funcionamento indesejado do sistema ou danos aos sensores podem ocorrer ao serem utilizados equipamentos de reposição que não sejam do mesmo tamanho, tipo e/ou estilo. Rodas não originais podem cau- sar danos no sensor. Não use vedante de

(continuação)

CUIDADO! (continuação)

pneu em lata ou aros de equilíbrio se seu veículo estiver equipado com TPMS, pois isso pode resultar em danos aos sensores.

23. Visor do hodômetro/Visor do hodômetro parcial

Esse visor indica a distância total que o veículo percorreu.

Mensagens do Hodômetro do Veículo

Em condições apropriadas, as mensagens de hodômetro a seguir são exibidas.

porta . . . .Porta Entreaberta gATE . . . .Tampa entreaberta gASCAP . . . .Falha na Tampa do

Tanque de Combustível

CHAngE OIL . . . .Troca de Óleo Necessária HOTOIL . . . .Temperatura do óleo do

motor muito alta

NOTA:

Se o veículo estiver equipado com o Centro eletrônico de informações do veículo (EVIC) opcional no painel de instrumentos, todos os avisos, inclusive “Door Ajar” (Porta en- treaberta) e “Gate Ajar” (Tampa entreaberta) serão exibidos apenas no visor do EVIC. Para obter informações adicionais, consulte “Centro Eletrônico de Informações do Veí- culo — Se Equipado”.

gASCAP

Se o sistema de diagnóstico do veículo deter- minar que a tampa do bocal de enchimento de combustível está solta, inadequadamente ins- talada ou danificada, a mensagem “GASCAP” será exibida na área do visor do hodômetro. Aperte a tampa do bocal de enchimento de combustível adequadamente e pressione o bo- tão TRIP ODOMETER (Hodômetro Parcial) para desligar a mensagem. Se o problema persistir, a mensagem aparecerá na próxima vez que for dada a partida no veículo. Uma tampa do bocal de enchimento de com- bustível frouxa, instalada incorretamente ou danificada também pode ativar a Luz Indica- dora de Avaria (MIL).

HOTOIL

Quando essa mensagem for exibida, há uma condição de superaquecimento do motor. Quando essa condição ocorrer, a mensagem “HOTOIL” (Óleo quente) será exibida no hodô- metro junto com a emissão de um aviso sonoro. Consulte “Superaquecimento do óleo do motor” em “O que fazer em emergências”.

Mensagem CHAngE OIL (Trocar óleo)

O veículo está equipado com um sistema de indicação de troca de óleo do motor. A mensa- gem "CHAngE OIL" (Trocar óleo) piscará no hodômetro do painel de instrumentos por apro- ximadamente 12 segundos depois que um aviso sonoro for emitido, indicando o próximo intervalo programado para a troca de óleo. O sistema de indicação de troca de óleo do motor é baseado no ciclo de trabalho, o que significa que o intervalo de troca de óleo do motor pode variar dependendo do estilo pessoal de dire- ção. Se não for redefinida, essa mensagem continuará a ser exibida sempre que o interrup- tor de ignição for colocado na posição “ON/ RUN” (Ligar/Funcionar). Para desativar a men-

sagem temporariamente, pressione e solte o botão Trip Odometer (Hodômetro Parcial) no painel de instrumentos. Para redefinir o sistema de indicação de troca de óleo (depois de rea- lizar a manutenção programada), realize o se- guinte procedimento:

•Coloque o interruptor de ignição na posi- ção ON/RUN (Ligar/Funcionar) (não dê partida no motor).

•Pressione totalmente o pedal do acelera- dor, lentamente, três vezes dentro de 10 segundos.

•Coloque o interruptor de ignição na posi- ção OFF/LOCK (Desligar/Travar).

NOTA:

Se a mensagem do indicador acender ao dar a partida no veículo, o sistema de indicação de troca de óleo não foi redefinido. Se ne- cessário, repita esse procedimento.

24. Luz Indicadora de Avaria (MIL)

A Luz indicadora de avaria (MIL) faz parte de um sistema de Diagnóstico de bordo chamado OBD II, que moni- tora as emissões, os sistemas de

controle do motor e da transmissão automática. A luz acenderá por alguns segundos quando a chave estiver na posição ON/RUN (Ligar/ Funcionar) antes de dar a partida no motor. Se a lâmpada não acender quando a chave for girada de OFF para ON/RUN (Ligar/Funcionar), verifique o problema imediatamente.

Determinados problemas, como tampa do com- bustível solta ou ausente, combustível de má qualidade, etc. podem acender a luz após a partida do motor. O veículo deverá ser subme- tido à manutenção se a luz permanecer acesa por vários dos ciclos de condução típica. Na maioria dos casos, o veículo poderá ser condu- zido normalmente e não precisará ser rebo- cado.

CUIDADO!

Dirigir por muito tempo com a Luz Indicadora de Avaria (MIL) acesa pode causar danos maiores ao sistema de controle de emis- sões, além de afetar a economia de combus- tível e as condições de direção. Se a luz

(continuação)

CUIDADO! (continuação)

indicadora de avaria (MIL) estiver piscando, ocorrerá um dano grave no conversor cata- lítico e a perda de potência. Leve o veículo para ser submetido à manutenção imediata- mente.

AVISO!

Um conversor catalítico com defeito, con- forme mencionado acima, pode atingir tem-

No documento MANUAL DO PROPRIETÁRIO. Compass (páginas 137-146)