• Nenhum resultado encontrado

5 TRAJETÓRIA METODOLÓGICA DA PESQUISA

5.2 DESENHANDO O CAMPO DA PESQUISA

Este estudo tem como universo de análise o ensino profissional superior na área de Moda. No Brasil, encontramos uma quantidade significativa de cursos superiores voltados para a área da Moda divididos entre todas as regiões do país. Para conhecer o montante e como estão distribuídos foi preciso realizar um levantamento a partir da base de dados e-MEC no site: <http://emec.mec.gov.br/>.

Nessa base de dados oficiais do Ministério da Educação (MEC) é possível conhecer todas as Instituições de Educação Superior (IES) e seus respectivos cursos conforme cada região, estado e município brasileiro.

No nosso caso, fizemos uma consulta avançada da seguinte forma: realizamos a busca por curso de graduação, em duas etapas, uma informando no campo Curso “Design de Moda” em outra colocando “Moda”; selecionamos uma das Unidades Federais (UF) listadas; selecionamos a modalidade presencial e a situação em atividade, gerando o documento final. De tal modo que, ao selecionar estado por estado, geramos dois relatórios para cada UF. Verificamos, ao final, as informações contidas em cada relatório e, fazendo o cruzamento entre aqueles que eram do mesmo estado, eliminamos os itens duplicados, bem como aqueles que, por algum motivo, não se adequavam a busca indicada (curso de outra área; quando o próprio relatório informava no campo de sinalização da IES ou do curso que: IES extinta por

unificação, IES descredenciada por medida de supervisão, IES em descredenciamento voluntário, curso em desativação/extinção voluntária, ou, declarava a situação do curso extinto).

Com base nos dados coletados e qualificados, construímos o quadro geral abaixo (Quadro 1) com a quantidade de cursos superiores na área de Moda37 distribuídos pelo Brasil, de forma que possamos verificar, de um lado, a quantidade distribuída por regiões do país e, de outro, a quantidade distribuída por estados. Assim como destacamos, em negrito, a região e o estado que nos interessa para esse estudo:

Quadro 1 – Levantamento dos cursos de ensino superior em Design de Moda, na modalidade presencial, no Brasil em 2018.

(continua)

Por Região Por Estado

Região Cursos % Estado Cursos % Centro- oeste 15 7,25 Distrito Federal 3 1,45 Goiás 8 3,86 Mato Grosso do Sul 2 0,97 Mato Grosso 2 0,97 Nordeste 34 16,42 Alagoas 0 0 Bahia 7 3,38 Ceará 8 3,86 Maranhão 0 0 Paraíba 1 0,48 Pernambuco 7 3,38 Piauí 6 2,90 Rio Grande do Norte 3 1,45 Sergipe 2 0,97 37

Salientamos que os relatórios apresentavam apenas o montante de ofertas de vagas por cada curso que listava e os períodos a que se destinavam, não informando a quantidade de turmas. Nesse caso, nosso levantamento se restringe a cada curso informado como uma unidade sem considerar que pode ter mais de uma turma em aberto conforme a oferta por semestre ou ano de cada IES.

(conclusão)

Por Região Por Estado

Região Cursos % Estado Cursos % Norte 5 2,42 Acre 0 0 Amazonas 2 0,97 Amapá 0 0 Pará 3 1,45 Rondônia 0 0 Roraima 0 0 Tocantins 0 0 Sudeste 82 39,62 Espírito Santo 5 2,42 Minas Gerais 10 4,83 Rio de Janeiro 10 4,83 São Paulo 57 27,54 Sul 71 34,29 Paraná 21 10,14

Rio Grande do Sul 23 11,11

Santa Catarina 27 13,04

Total 207 100% Total 207 100%

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados obtidos na plataforma e-MEC em 2018. Uma vez que registramos a oferta de 207 (duzentos e sete) cursos superiores na área da Moda no país, percebemos que seria necessário realizar um recorte significativo para definir qual seria o campo investigado; haja vista que realizar uma pesquisa dessa dimensão seria inviável, pois o número alto de dados que seriam gerados pela pesquisa exigiria um tempo muito maior do que o tempo disponível para um trabalho de mestrado.

Com esse intuito, optamos por restringir nosso universo aos cursos ofertados na Região Sul. Conforme demonstrado no Quadro 1, o Sudeste é a região que mais oferta cursos na área de Moda no país, seguido da Região Sul. Fato que se justifica se considerarmos que nesses territórios há uma maior concentração de indústrias têxteis e de confecções em relação às outras regiões do país. (ABIT, 2017b) 38. Além disso, entre os estados da região Sul, Santa Catarina (SC) aparece em relevo com maior número de cursos do ensino superior em Design de Moda, conforme demonstramos no gráfico abaixo.

38

Conforme dados da ABIT (2017b), os estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina são considerados polos que se destacam na área de Moda no Brasil.

Gráfico 1 – Quantidade dos cursos de ensino superior em Design de Moda, na modalidade presencial, distribuídos por estados da região Sul no Brasil, em 2018.

23 21 27 0 5 10 15 20 25 30

Santa Catarina Rio Grande do Sul Paraná

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados obtidos na plataforma e-MEC em 2018.

Para definir o objeto dentro desse universo, optamos pelos cursos mais próximos de nossa realidade como forma não só de conhecê-la, mas de permitir que, ainda que em trabalhos futuros, intervenções pudessem ser propostas. Para chegar a essa definição, consideramos as regiões do estado de Santa Catarina de acordo com a Quadro 2, logo a abaixo, destacando a região Sul.

Quadro 2 – Quantidade dos cursos de ensino superior em Design de Moda, na modalidade presencial, por regiões do estado de SC em 2018.

Área / Regiões de SC Nº Cursos %

Grande Florianópolis 03 11,11 Norte 07 25,93 Oeste 01 3,70 Serrana 01 3,70 Sul 04 14,81 Vale do Itajaí 11 40,74 Total 27 100%

Além do território de Santa Catarina estar dividido em grandes regiões, esse também apresenta um arranjo espacial representado por três Associações de Municípios (AMs)39, que mostramos com seus respectivos municípios associados no quadro abaixo.

Quadro 3 – Associações de Municípios do Sul do estado de SC Associação dos

municípios – (AM) Municípios associados AMESC - AM do

Extremo Sul Catarinense (15 municípios)

Araranguá40; Balneário Arroio do Silva; Balneário Gaivota; Ermo; Jacinto Machado; Maracajá; Meleiro; Morro Grande; Passo de Torres; Praia Grande; Santa Rosa do Sul; São João do Sul; Sombrio; Timbé do Sul; Turvo. AMREC - AM da

Região Carbonífera (12 municípios)

Cocal do Sul; Criciúma; Forquilhinha; Içara; Lauro Müller; Morro da Fumaça; Nova Veneza; Orleans; Rincão; Siderópolis; Treviso; Urussanga.

AMUREL - AM da Região de Laguna (18 municípios)

Armazém; Braço do Norte; Capivari de Baixo; Grão Pará; Gravatal; Imaruí; Imbituba; Jaguaruna; Laguna; Pedras Grandes; Pescaria Brava; Rio Fortuna; Sangão; Santa Roda de Lima; São Ludjero; São Martinho; Treze de Maio; Tubarão.

Fonte: Construído pela autora, a partir de dados obtidos no portal das AM41 A seguir, apresentamos o mapa do estado de Santa Catarina (Figura 1), identificando as regiões com suas sub-regionais e respectivos municípios que tem Instituições de Ensino Superior (IESs), as quais ofertam cursos superiores em Design de Moda (Bacharelados e Tecnólogos) de acordo com os dados

39

Tais organizações em Associações de Municípios são motivadas principalmente pela “[...] busca do desenvolvimento da região”. A princípio, as primeiras representações sociais, “[...] surgiram como força política regional reivindicatória perante os governos federal e estadual, as seguintes substituíram esse objetivo pela estruturação dos serviços técnicos prestados às prefeituras, tendo a SUDESUL cumprido papel importante nessa fase” (MARQUES e DIAS, 2003, p. 51).

40

Os municípios destacados em negrito são os que possuem cursos superiores presenciais na área de Moda.

41

Disponível em: <https://www.amesc.com.br/>, <https://www.amrec.com.br/>, <https://www.amurel.org.br/>. Acesso em 05 de out. de 2018.

levantados na plataforma do e-MEC no ano de 2018 (em destaque, na região Sul, as IESs que contemplam os cursos em Design de Moda que representam o campo desse estudo).

Figura 1 – Mapa do estado de SC apontando regiões, sub-regionais e respectivos munícipios com IESs que ofertam cursos em Design de Moda, na modalidade presencial, em 2018.

Fonte: Elaborada pela autora a partir da plataforma e-MEC (2018) 42.

Com base nessas informações, destacamos que a região Sul de SC tem quatro cursos de nível superior em Moda, distribuídos nas três AMs: um Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda no município de Tubarão, representando a AMUREL; dois Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda no município de Criciúma, representando a AMREC; um Curso Superior de Tecnologia

42

Figura retirada do site

<https://www.amfri.org.br/noticias/index/ver/codMapaItem/42287/codNoticia/2 04851> e adaptada pela autora com os dados obtidos na plataforma e-MEC, disponível em: <https://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 31 out. 2018.

4