• Nenhum resultado encontrado

Parte II – Experiências-Chave

3. Desenvolvimento das atividades

Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto interligaram-se com os conteúdos previstos no currículo e permitiram a exploração de diferentes formas de Arte e Expressões.

Assim, para debater a questão “O que é ser solidário?”, realizaram-se várias conversas informais com os alunos, tendo-se escolhido a instituição com quem se iria ser solidário – Hospital Pediátrico de Coimbra.

Tendo em conta essas conversas, explorou-se o tema “Instituições e Serviços existentes na comunidade” através da realização de um jogo onde os alunos, partindo de imagens e frases que lhes foram distribuídas, formaram grupos que representavam a mesma instituição106.

Ainda no âmbito deste debate, foram exploradas três obras de Literatura para a Infância – “Natal nas Asas do Arco-íris”, de Maria Alice Cardoso, “Urso caça- borboletas”, de Susanna Isern, e “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein –, tendo sido apresentadas à turma através de diferentes formas de Arte.

A primeira foi dramatizada através de um teatro com imagens reversíveis e, depois de se ter explorado o tema da história, construiu-se, com rolos de cartão, um

105Ver Apêndice 36.

106

106 cachecol coletivo denominado “Natal numa palavra”, onde cada um dos alunos escreveu uma palavra que, na sua perspetiva, simbolizava o Natal107.

A partir da leitura da segunda história, introduziram-se as diferentes componentes da narrativa – espaço, personagens e ação – e os alunos exploraram-nos com o propósito de reconstruirem a história, alterando um desses elementos.

A terceira história foi contada através de um teatro de sombras e, partindo da sua análise, os alunos reconstruíram-na, alterando as atitudes das personagens e apresentando essas reconstruções através do teatro de sombras108.

Ainda no âmbito desta história, os alunos consolidaram conteúdos de Estudo do Meio relativos aos constituintes das plantas, aprenderam o conceito de quádruplo e elaboraram um cartaz sobre a história, recorrendo à técnica de pintura com pastel109.

Após a conclusão de todas estas atividades, decidiu-se que, no Espetáculo Solidário, se iria apresentar a história “A Árvore Generosa” através de um teatro de sombras humanas.

Para trabalhar a parte da leitura e interpretação de texto, adaptámos a história “Carnaval dos Animais”, de José Varela, e elaborámos uma ficha de trabalho de Português.

Concluída esta primeira parte da atividade, introduzimos a peça musical, de Camille Saint-Säens, e os alunos associaram os vários excertos musicais da peça às personagens da história.

Sendo a peça musical um dos momentos que os alunos decidiram apresentar no Espetáculo Solidário, escolheram-se as personagens que estes gostariam de representar – galinha, elefante, peixe, esqueleto ou cisne.

107Ver Apêndice 34.

108Ver Apêndice 34. 109

107 Para isso, os alunos dirigiram-se ao quadro e colocaram uma estrela de cartão com o seu nome na coluna da personagem escolhida, tendo-se trabalhado o pictograma, o gráfico de barras e a tabela de frequências110.

A escolha da personagem principal – leão – realizou-se semanas mais tarde através de votação, tendo sido o bom comportamento o critério principal.

A exploração da peça musical efetuou-se ao longo de quatro sessões, sendo apresentados dois excertos musicais em cada uma. Para os explorar, os alunos movimentaram-se livremente pelo espaço, utilizaram o corpo para marcar a pulsação, associaram gestos a diferentes partes da música, exploraram e recorreram a diferentes tipos de movimento e de deslocamento, trabalharam a dinâmica de movimentos e a ocupação do espaço e imaginaram uma coreografia para o excerto final da peça111.

Para a encenação do “Carnaval dos Animais”, os alunos decidiram construir os seus próprios fatos. Para isso, juntaram-se por grupos de personagens e elaboraram um plano desses fatos, desenhando-os e registando todos os materiais que iriam utilizar. Contudo, o Professor Titular de Turma decidiu que os alunos apenas levariam na cabeça um capacete de esponja que representasse a personagem escolhida.

Sendo o recital de poesia um outro momento a apresentar no Espetáculo Solidário e a análise de poemas de grandes poetas e poetisas portugueses uma das temáticas a abordar durante o desenvolvimento do projeto, explorou-se o poema “Todas as cartas de amor…”, de Fernando Pessoa.

Uma vez que os alunos demonstraram muitas dificuldades na compreensão das características deste tipo de texto, decidimos construir um poema coletivo. Partindo deste trabalho de grupo, cada aluno elaborou o seu próprio poema sobre a personagem que iria representar na encenação e ilustrou-o112.

110Ver Apêndice 35.

111Ver Apêndice 35. 112

108 Os vários poemas redigidos pelos alunos integraram o recital de poesia do Espetáculo Solidário, sendo as ilustrações projetadas à medida que os alunos foram recitando o seu poema.

Para incluir as famílias no projeto, cada aluno, com a ajuda dos pais, criou uma obra artística que representasse o seu poema e que foi colocada em exposição no dia do Espetáculo113.

Com o intuito de colmatar as dificuldades apresentadas na compreensão das características do texto poético e, uma vez que os alunos se “tornaram poetas” ao escreverem poemas, explorou-se o poema “Ser poeta”, de Florbela Espanca.

Depois de explorada a essência do que é ser poeta, foi apresentada à turma a música “Ser poeta” de Luís Represas, tendo-se decidido que esta seria mais um momento a apresentar no Espetáculo Solidário.

Ao trabalhar as partes constituintes de uma notícia, os alunos demonstraram muitas dificuldades. Assim, para explorar cada uma das questões planificadoras de texto – “Quem?”, “O quê?”, “Onde?”, “Quando?” e “Como?” –, a turma construiu uma notícia sobre o Espetáculo Solidário que foi enviada para vários jornais114.

Por último, cada um dos alunos ilustrou a peça “Carnaval dos Animais”, sendo realizada uma votação para eleger o desenho que iria integrar o convite a enviar às famílias e à comunidade escolar e local. Depois de elegido, a turma redigiu a mensagem do convite115.

Documentos relacionados