• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento do Extension Icon Versão 2.0 (Com ligação ao SAMi)

Para o desenvolvimento desta extensão foram utilizados dois programas de desenvolvimento Web, o Netbeans e o Visual Studio Code, sendo que se utilizou para a implementação da extensão o Visual Studio Code e o Netbeans para todas as páginas Web e as APIs YouTube e Vimeo.

A solução desenvolvida possui alguns passos principais: primeiro o utilizador terá de clicar no ícone do Extension Icon, de seguida será pedido ao utilizador que escolha o professor ou uma professora, que funcionará como configuração de Text-to-Speech, de seguida o utilizador terá de escolher qual a cor que pretende utilizar. Após as configurações anteriores concluídas terá então de escolher o ícone que pretende pesquisar com recurso a vídeo, em que poderá escolher vídeo do YouTube ou Vimeo.

4.Apresentação Extension Icon V2.0

57

Na primeira fase, foi implementado uma interface simples e o mais intuitiva possível, em que o utilizador é capaz de através de apenas um clique abrir a extensão. O utilizador não terá de inserir qualquer texto relativamente aos seus dados na extensão nesta versão. Após abrir a extensão terá então de escolher o professor através de clique no que pretender, como mostra a figura 10.

Figura 10: Clique na extensão e escolha do professor.

Na próxima fase o utilizador terá de escolher a cor que pretende utilizar, a cor que escolher irá personalizar todo o SAMI nos próximos passos, como mostra a figura 11.

4.Apresentação Extension Icon V2.0

58

Nesta fase o utilizador terá de escolher um ícone ou mais que pretende pesquisar e visualizar o conteúdo em forma de vídeo, o ícone selecionado ficará com um contorno a negrito, como mostra a figura 12.

Figura 12: Escolha do ícone que pretende pesquisar.

Nesta última fase o utilizador terá de escolher um vídeo para visualizar, de acordo com o ícone pesquisado, este poderá visualizar um vídeo do YouTube ou Vimeo, estes oito vídeos apresentados têm origem nas API do YouTube e Vimeo que retornam estes vídeos. Nesta fase o utilizador poderá ainda encontrar setas de navegação que permitem procurar mais vídeos para além dos fornecidos. Após começar a ver o vídeo poderá ainda voltar atrás e escolher outro vídeo, como mostra a figura 13.

4.Apresentação Extension Icon V2.0

59

4.2 Configuração Experimental

Nesta fase de realização de testes, foram utilizados alguns materiais para que os utilizadores se sentissem o mais confortáveis possível e o mais parecido com o seu cotidiano, tais como: uma secretária, cadeira, monitor de computador portátil de 15 polegadas, com resolução de 1920x1080 pixéis, teclado iluminado do mesmo portátil e rato sem fios. Os utilizadores sentavam-se, a uma distância do computador não superior a 50 cm. De salientar que o avaliador e desenvolvedor da solução é ativo e apoia em todas as tarefas caso necessário e intervém em caso de dúvidas.

4.3 Instrumentos para testes

Os testes foram realizados num ambiente favorável à concentração de cada um dos utilizadores voluntários. Foi realizado um consentimento para cada um dos participantes, em que cada um destes teve de assinar uma folha de consentimento para poder efetuar a realização do teste. Esta avaliação abrange salvaguarda de confidencialidade de cada um dos utilizadores, não sendo exigida uma identificação de cada um, sendo todos os dados recolhidos de forma anónima.

Depois de realizados todos os procedimentos de realização de testes, foi pedido aos utilizadores que não possuem nenhum tipo de deficiência que respondessem a um questionário. Este questionário realizado por James Lewis mede a satisfação dos utilizadores relativamente à usabilidade da solução web desenvolvida, revelando-se um instrumento de grande importância, para apurar melhor algumas das funcionalidades da solução. O questionário é composto por 19 questões, com uma escala de Likert de 7 pontos para cada uma das respostas, sendo que o ponto 1 corresponde a “Discordo totalmente” e o ponto 7 corresponde a “Concordo totalmente”. Quanto aos utilizadores que possuem deficiência intelectual, foram feitas questões para averiguar o quanto gostam da solução desenvolvida. Ainda com todos os utilizadores com e sem deficiência foram obtidos os tempos de conclusão das tarefas pedidas, que consistiam em pesquisar ícones e visualizar vídeos com uma categoria base como a música e uma das subcategorias como o ícone de Gaitán.

4.Apresentação Extension Icon V2.0

60

4.4 Procedimentos

De forma a testar a versão desenvolvida, nomeadamente a versão 2.0 do Extension Icon com ligação ao SAMi, o que envolve uma inserção de nova API no mesmo, foram realizados testes de usabilidade ao Extension Icon, sendo os testes compostos por 18 pessoas com deficiência intelectual e 10 pessoas sem qualquer tipo de deficiência, tendo sido criado um guião que é apresentado no anexo 1. Este guião foi criado com o objetivo de que os utilizadores possam entender melhor para o que é utilizado o Extension Icon e mostrar quais os passos a seguir para proceder á realização de testes, alguns objetivos bem como apresentar o Extension

Icon aos utilizadores. Após todos os utilizadores terem uma noção daquilo que é e do que são

capazes de efetuar com o Extension Icon, foram iniciados os testes. Para a realização dos testes foi fornecido um computador, com o Extension Icon instalado, com ligação à internet e utilizando o Google Chrome.

A realização de testes tem como objetivo avaliar a acessibilidade e usabilidade da solução desenvolvida, a eficiência, eficácia e satisfação dos utilizadores, para tal recorremos a um guião que explica o funcionamento do Extension Icon, que indica os procedimentos a seguir em cada uma das etapas.

Para realizar a avaliação, o utilizador terá de seguir o seguinte procedimento para efetuar os testes:

1. Abra a extensão Extension Icon no Google Chrome com o símbolo . 2. Selecione através de um clique o tipo de professor a utilizar.

3. Selecione a cor que pretende utilizar.

4. Escolha uma categoria a pesquisar relacionado com o vídeo que pretende

visualizar, tenha em conta que dentro de cada categoria pode conter mais ícones. 5. Selecione de entre os oito vídeos que lhe foram fornecidos o que pretende

visualizar. Pode ainda navegar nas setas de navegação para visualizar mais vídeos. 6. Para finalizar pode visualizar o vídeo escolhido na forma que lhe é apresentado ou

4.Apresentação Extension Icon V2.0

61

4.5 Participantes

Os testes foram efetuados com um total de 18 pessoas com deficiência intelectual e 10 pessoas sem deficiência. Como anteriormente referido, o Extension Icon foi criado com este propósito de ajudar o grupo de pessoas com deficiência intelectual a interagir autonomamente com ambientes digitais. As pessoas incluídas nesta amostra apresentada têm idades compreendidas entre 23 e 87 anos.

O principal grupo de pessoas para o qual se destina a solução é para o grupo de pessoas com deficiência intelectual, participa neste estudo não pode ser classificado de forma similar, pois este tipo de grupo apresenta caraterísticas próprias, com diferentes patologias, diferentes experiências na utilização de tecnologias e diferentes graus de literacia. De entre o grupo de pessoas com deficiência intelectual 9 são do sexo feminino e 9 do sexo masculino, apresentando diferentes tipos de deficiência intelectual, como por exemplo: Síndrome de Down, défice de atenção e outras. Algumas das pessoas possuem também problemas relativos á visão, quanto á área de deficiência motora, apenas uma pessoa possui problemas de motricidade.

Quanto ao grupo de pessoas sem qualquer tipo de deficiência, este tipo de grupo não apresenta em relação ao grupo de pessoas com deficiência intelectual qualquer tipo de deficiência, seja esta auditiva, motora, visual ou até mesmo intelectual. Neste grupo em estudo 6 pessoas são do sexo masculino e 4 do sexo masculino. Este grupo apresenta uma elevada experiência na utilização de tecnologias e também um elevado nível de literacia.

Documentos relacionados