• Nenhum resultado encontrado

Tarefas relacionadas:

“Criando uma Comunicação” na página 142

Criando uma comunicação por email HTML

Para criar o email que é entregue ao destinatário no formato HTML, você deve criar uma comunicação HTML que possa referenciar a uma correspondência. A comunicação por email é baseada em um modelo HTML que fornece a estrutura para o e-mail. Em seguida, usa o Editor de Documentos para modificar o modelo incluindo vários elementos de conteúdo.

Antes de Iniciar

Crie o modelo HTML fora do eMessage e faça upload dele para a Biblioteca de Conteúdo no Editor de Documentos. Assegure-se de que o modelo necessário para criar o email esteja disponível na Biblioteca de Conteúdo ou em um servidor compartilhado que você possa acessar a partir de sua instalação do eMessage.

Sobre Esta Tarefa

Para criar um email em HTML, é possível criar uma comunicação por email no Editor de Documentos do eMessage. Você deve incluir um modelo na comunicação por email antes de poder salvá-la.

O eMessage suporta tags HTML padrão de forma que seu email seja exibido em clientes de email em HTML. No entanto, para criar email personalizado, o eMessage também suporta diversas tags HTML customizadas reconhecidas somente pelo Editor de Documentos.

Antes que possa usar uma comunicação por email HTML com uma

correspondência eMessage, deve-se configurar o cabeçalho do email. Também é possível incluir elementos de conteúdo no email de acordo com seus requisitos de marketing e com o design do modelo selecionado para o email. O

eMessage suporta incluir fragmentos de HTML, imagens, hiperlinks e campos de personalização nos emails em HTML.

Procedimento

1. No Editor de Documentos, crie uma nova comunicação com um dos métodos a seguir.

v Na parte superior da página, clique em Novo.

Selecione Criar Novo Email Uma comunicação padrão é exibida na área de janela de edição.

2. Designe um nome à comunicação. Use um dos métodos a seguir.

v Dê um clique duplo na guia de comunicação para inserir um nome na guia. v Clique com o botão direito do mouse na guia e selecione Renomear. Na

janela Propriedades, designe um nome para a comunicação. Ao usar este método para nomear a comunicação, também é possível especificar a pasta na qual deseja salvar a comunicação por email.

3. No campo Tipo de conteúdo, confirme se o HTML está selecionado. HTML está selecionado por padrão.

4. Anexe um modelo à comunicação. Use um dos métodos a seguir. v Selecione um modelo na Biblioteca de Conteúdo e arraste-o para a

comunicação.

v Clique no link clique para selecionar um modelo e navegue na Biblioteca de Conteúdo até o arquivo HTML que deseja usar como um modelo.

Na janela Selecionar modelo, clique em uma pasta para exibir o conteúdo da pasta. Clique em um arquivo para exibir uma visualização do modelo. Clique em Inserir para incluir o modelo na comunicação.

Se a Biblioteca de Conteúdo não contiver o modelo desejado, faça upload do modelo para a Biblioteca de Conteúdo a partir de um diretório local ou de um servidor compartilhado. A área de janela editável exibe o email que está definido pelo modelo que você seleciona.

5. Para salvar a comunicação antes de continuar a configurar o email, clique em

Salvar mudanças .

Ao salvar suas mudanças, o sistema apresenta uma opção de publicar o email. Publicar o email o disponibiliza para uso em um envio de correio. No entanto, você deve configurar o endereço de email e o assunto antes que possa publicar e usar o email. Se não configurar totalmente o endereço de email e o assunto, o eMessage exibirá um erro se tentar publicar o email.

Quando solicitado a publicar o email, clique em Cancelar para salvar o email, mas não publicá-lo. É possível publicar a comunicação depois de configurar o endereço de email e o assunto.

O que Fazer Depois

Após criar a comunicação por email, faça o seguinte para usá-lo em um envio de correio.

v Configure o endereço de e-mail e a linha de assunto. v Referencie a comunicação a uma correspondência.

v Inclua o conteúdo. Se o modelo contiver zonas configuráveis, é possível incluir imagens, hiperlinks, campos de personalização e texto (fragmentos de HTML). Os fragmentos de HTML podem conter scripts avançados para email que podem ser usados para exibir tabelas de dados e conteúdo condicional aninhado. v Defina as regras de personalização para zonas que contêm diversos elementos

de conteúdo exibidos de forma condicional. v Visualize o email.

v Publique o email. Para conseguir usar a comunicação por email em uma correspondência, deve publicar a comunicação.

Conceitos relacionados:

“Endereço de email e linha de assunto” na página 51

“Link Visualizar como página da web em comunicações por email” na página 46 “Cancelamento de assinatura de email ou opções de não participação” na página 61

Capítulo 15, “Conteúdo condicional”, na página 319 Capítulo 12, “Visualizar”, na página 291

Capítulo 13, “Publicação”, na página 301

Criando uma versão de página da web de uma comunicação por email

de HTML

Você pode fornecer aos destinatários do email uma opção para visualilzar o email HTML ou somente texto como uma página da web salvando o email como uma página de entrada personalizada hospedada por IBM.

Sobre Esta Tarefa

Depois de criar a versão de página de entrada do email, você cria um link para a página de entrada na mensagem de email original. Como o IBM hospeda a página, a versão da página de entrada do email pode replicar muito da personalização que você incluiu na versão HTML.

Nota: As páginas de entrada hospedadas não suportam recursos de personalização

criados com scripts avançados do eMessage para email.

Outra maneira de fornecer essa opção é incluir um link Visualizar Como Página da Web em uma zona no email.

Procedimento

1. Abra a comunicação de email para edição.

2. Na barra de ferramentas, clique em Salvar Mudanças Como .

3. Selecione a localização de uma pasta e insira o nome para a página de entrada. 4. No campo Canal, selecione Página de entrada.

5. Clique em OK. Quando solicitado, publique a comunicação e todas as páginas de entrada referidas.

6. Na mensagem de email original, inclua um link em uma zona. Na guia Link do widget de hiperlink, selecione Página de entrada e direcione o link para a versão da página de entrada do email.

7. Clique em Salvar mudanças .

O que Fazer Depois

Para examinar a nova versão da página de entrada do email, clique em

Visualização na comunicação por email. Na Visualização, clique no link para

A versão da página de entrada é aberta como uma guia separada. É possível confirmar que a versão da página de entrada do email replica com precisão a versão HTML. Por exemplo, altere os dados de amostra para os campos de personalização para confirmar que as mudanças de conteúdo esperadas ocorrem nas versões HTML e de página de entrada do email.

Nota: Na página de entrada, o link para a versão de página da web do email está

visível, mas desativado.

Conceitos relacionados:

“Link Visualizar como página da web em comunicações por email”

“Definindo dados de Amostra para Campos de Personalização” na página 310 “Definindo Regras de Personalização” na página 319

Tarefas relacionadas:

“Incluindo uma Visualização como Opção de Página da Web” na página 47

Link Visualizar como página da web em comunicações por email

Forneça aos destinatários de email a capacidade de visualizar sua mensagem em um navegador incluindo uma visualização como opção de página da web no email HTML e somente texto. Como alternativa, também é possível salvar a comunicação por email como uma página de entrada hospedada e, em seguida, vincular essa página hospedada email original.

Alguns destinatários de email preferem visualizar o email recebido em um navegador da web em vez de em um cliente de email. Por exemplo, os destinatários que desativam a exibição de imagem em seus clientes de email podem visualizar o email como uma página da web para visualizar imagens seletivamente em seus emails. Para acomodar essa preferência, é possível incluir uma visualização como opção de página da web como um link para uma zona em uma comunicação por email.

É possível configurar qualquer hiperlink para atuar como um link Visualizar como página da web. No entanto, a barra de ferramentas do widget também contém um widget separado que você pode usar para incluir um link Visualizar como página da web. Você pode configurar o link Visualizar como página da web para ser exibido na mensagem como texto ou como uma imagem.

No Editor de Documentos, é possível incluir um link Visualizar como Página da Web nas comunicações por email HTML ou somente texto. Quando você publica a comunicação, o sistema automaticamente cria uma cópia do email como uma página de entrada hospedada.

Para email HTML, a versão da página de entrada do email é idêntica à mensagem original, exceto que o link Visualizar como página da web é omitido. Para email somente texto, a visualização como versão da web replica a versão HTML da comunicação por email. Se você incluir um link Visualizar Como Página da Web em uma versão somente texto de uma comunicação por email, você também deve configurar a versão HTML da comunicação.

Como o IBM hospeda a página de entrada, a versão Exibir Como Página da Web do email pode replicar muito da personalização que você incluiu no email. No entanto, a versão da página de entrada não suporta todos os tipos de

personalização disponíveis na versão de email. Por exemplo, as páginas de entrada hospedadas não suportam os recursos de personalização criados com os scripts avançados do eMessage para o email

Nota: Uma visualização como link de página da web é exibida de acordo com as

regras de personalização, se houver, que você configurou para a zona.

Quando o destinatário do email clica no link, a página de entrada hospedada é exibida em um navegador da web. Para propósitos de rastreamento, o sistema considera uma mensagem de email aberta como página da web como sendo a mesma aberta como página de entrada do host. Os dados das mensagens de email que são visualizados como página da web são exibidos na seção de página de entrada dos relatórios de rastreamento de link do eMessage.

Por padrão, as configurações de formato para o modelo de email determinam como o link é exibido no email. Entretanto, é possível substituir a formatação do modelo para especificar atributos HTML customizados para a visualização como link de página da web.

Conceitos relacionados:

“Atributos HTML e a Aparência de Imagens e Links nas Comunicações” na página 222

Capítulo 6, “Páginas de Entrada Personalizadas”, na página 129 “Definindo Regras de Personalização” na página 319

Capítulo 13, “Publicação”, na página 301

Tarefas relacionadas:

“Criando uma comunicação por email HTML” na página 43

“Criando uma versão de página da web de uma comunicação por email de HTML” na página 45

“Incluindo uma Visualização como Opção de Página da Web”

Incluindo uma Visualização como Opção de Página da Web

Você inclui uma opção para visualizar um email como uma página da web incluindo um link Visualizar Como Página da Web em uma zona. Não é possível incluir uma visualização como hiperlink de página da web no código HTML de um modelo de email. A opção Visualizar Como Página da Web está disponível apenas para comunicações de email.

Procedimento

1. Abra a comunicação de email para edição e localize a zona na qual deseja incluir o link.

2. Inclua um link na zona com qualquer um dos métodos a seguir. v Arraste um widget Hiperlink para a zona.

v Clique com o botão direito na zona e selecione Incluir conteúdo >

Hyperlink.

v Arraste o widget Visualizar Como Página da Web para a zona. 3. Na guia Corpo, formate como o link é exibido no email. Use uma das opções a

Por padrão, o link é exibido de acordo com o formato definido na marca HTML que define a zona. É possível substituir a formatação do modelo e definir vários atributos HTML padrão.

v Selecione Texto e insira o texto a ser exibido como o link. Você pode incluir um campo de personalização no texto.

v Selecione URL da Imagem e especifique uma imagem remota inserindo a URL para a imagem. A imagem deve ser hospedada em um servidor publicamente disponível.

v Selecione Conteúdo da Imagem e clique em para selecionar uma imagem da Biblioteca de Conteúdo.

4. Você tem a opção de substituir a formatação definida no modelo especificando atributos HTML diferentes para o link. Abra a seção Opções de Formatação na guia Corpo.

Se Usar formatação do modelo estiver selecionado, desmarque e defina atributos HTML customizados para o link.

5. Se você incluiu o link com o widget Hiperlink ou a opção de clique direito, clique na guia Link e selecione Visualizar como Página da Web.

Visualizar como Página da Webserá selecionado automaticamente se você

tiver usado o widget Visualizar como Página da Web. 6. Clique em OK.

7. Salve e publique a comunicação.

O que Fazer Depois

Para examinar a nova versão da página de entrada do email, clique em

Visualização na comunicação por email. Na Visualização, clique no link para

a versão da página de entrada do email.

A versão da página de entrada é aberta como uma guia separada. É possível confirmar que a versão da página de entrada do email replica com precisão a versão HTML. Por exemplo, altere os dados de amostra para confirmar se as mudanças de conteúdo esperadas ocorrem em versões HTML e de página de entrada do email.

Nota: Na versão de página de entrada do email, o link Visualizar Como Página da

Web não está visível.

Conceitos relacionados:

“Link Visualizar como página da web em comunicações por email” na página 46 “Atributos HTML e a Aparência de Imagens e Links nas Comunicações” na página 222

“Definindo dados de Amostra para Campos de Personalização” na página 310 “Definindo Regras de Personalização” na página 319

Tarefas relacionadas:

“Criando uma versão de página da web de uma comunicação por email de HTML” na página 45

Criando uma comunicação por email somente texto

É possível usar o eMessage para criar emails formatados somente como texto. Para criar um email que seja entregue ao destinatário em formato de texto, você deve trabalhar com um modelo somente texto.

Antes de Iniciar

Antes de iniciar, assegure que o modelo necessário para criar o email esteja disponível na Biblioteca de Conteúdo do Editor de Documentos do eMessage ou em um servidor compartilhado que possa ser acessado a partir de sua instalação do eMessage.

Sobre Esta Tarefa

Para criar um email de texto, você especifica Texto como o tipo de conteúdo e inclui um modelo somente texto. Você deve incluir um modelo na comunicação por email antes de poder salvá-la.

É possível usar os recursos arrastar e soltar disponíveis no Editor de Documentos para criar e modificar email somente texto, porque o eMessage suporta como definir zonas configuráveis em modelos somente texto. É possível incluir vários elementos de conteúdo, incluindo campos de personalização, no email somente texto. Também é possível integrar campos de personalização diretamente em um modelo somente texto. No entanto, não é possível usar zonas para incluir imagens em um email somente texto.

Antes que possa usar a comunicação por email somente texto com uma correspondência eMessage, deve configurar o cabeçalho do email. Também é possível incluir elementos de conteúdo (exceto imagens) no email de acordo com seus requisitos de marketing e o design do modelo que você seleciona para o email.

Procedimento

1. Na parte inferior da guia Comunicações, clique em Criar Nova Comunicação

e selecione Criar Novo Email. Uma comunicação padrão é exibida na área de janela de edição.

2. Clique com o botão direito do mouse na comunicação padrão e selecione

Renomear. Na janela Propriedades, designe um nome para a comunicação. Na

janela Propriedades, é possível especificar uma pasta na guia Comunicações em que deseja salvar a comunicação por email ou é possível especificar uma pasta posteriormente, ao salvar a comunicação.

3. No campo Tipo de Conteúdo, selecione Texto.

4. Clique no link clique para selecionar um modelo. Na janela Selecionar modelo, navegue até o arquivo de texto que deseja usar como um modelo. Na janela Selecionar modelo, clique em uma pasta para exibir o conteúdo da pasta. Clique em um arquivo para exibir uma visualização do modelo. Clique em

Inserirpara incluir o modelo na comunicação. O editor de comunicação exibe o

email que é definido pelo modelo que você seleciona. 5. Clique em Salvar Mudanças .

Ao salvar suas mudanças, o sistema apresenta uma opção de publicar o email. Publicar o email o disponibiliza para uso em um envio de correio. No entanto, você deve configurar o endereço de email e o assunto antes que possa publicar e usar o email. Se não configurar totalmente o endereço de email e o assunto, o eMessage exibirá um erro se tentar publicar o email.

Quando solicitado a publicar o email, clique em Cancelar para salvar o email, mas não publicá-lo. É possível publicar a comunicação depois de configurar o endereço de email e o assunto.

O que Fazer Depois

Após criar a comunicação por email somente texto, faça o seguinte para usá-la em uma correspondência.

v Configurar o cabeçalho do email. Especificar um campo de personalização para endereço de email é um requisito mínimo.

v Referencie a comunicação a uma correspondência.

v Edite o email. Se o modelo contiver zonas configuráveis, é possível incluir hiperlinks, campos de personalização e texto. Não é possível incluir imagens nem fragmentos de HTML. No entanto, blocos de texto podem conter scripts avançados para email que podem ser usados para exibir tabelas de dados e conteúdo condicional aninhado.

v Defina as regras de exibição do conteúdo para zonas que contêm diversos elementos de conteúdo exibidos de forma condicional.

v Visualize o email.

v Publique o email. Para poder usar o email em um envio de correio, você deve publicá-lo.

Conceitos relacionados:

“Endereço de email e linha de assunto” na página 51

Gerando automaticamente uma versão de texto de uma comunicação

por email de HTML

No IBM eMessage, é possível usar um email em HTML para gerar um correio somente texto. A versão somente texto do email é baseada no modelo HTML que define o layout do email em HTML. Este método é chamado de geração

automática do email de texto. Ao autogerar um texto de email, é possível aproveitar o esforço do design que já está investido na criação da versão HTML.

Sobre Esta Tarefa

Após gerar a versão somente texto, você edita as versões HTML e de texto de forma independente. Por exemplo, se a versão HTML contiver uma imagem de um destino de férias tropical, a versão de texto autogerado contém uma zona que exibe o texto alternativo definido para a imagem. Na versão de texto, é possível substituir o texto alternativo por um bloco de texto que fornece uma descrição verbal detalhada do destino de férias. A versão HTML continua a exibir a imagem. Salvar e publicar a comunicação por email salva e publica ambas as versões do email.

Importante: Se você criou anteriormente uma versão de texto do email HTML,

versão autogerada substitui o conteúdo de texto atual por uma versão de texto com base no modelo HTML usado pelo email.

Procedimento

1. Abra um email HTML para edição no Editor de Documentos. 2. No campo Tipo de Conteúdo, selecione Texto.

3. Clique em Gerar automaticamente a partir do modelo HTML. O editor exibe uma versão de texto do conteúdo definido na guia HTML para o email. 4. Clique em Salvar Mudanças .

Ao salvar suas mudanças, o sistema apresenta uma opção de publicar o email. Publicar o email o disponibiliza para uso em um envio de correio. No entanto,

Documentos relacionados