• Nenhum resultado encontrado

O IBM eMessage fornece recursos de composição e personalização de mensagem que podem ser usados para projetar graficamente mensagens de email ricas que entregam uma mensagem de marketing com conteúdo que pode ser alterado automaticamente para se adequar às características do destinatário da mensagem. É possível enviar grandes números de emails personalizados para uma lista de destinatários como parte de uma campanha de correspondência de saída ou um email personalizado para um único destinatário em resposta a uma transação. Os emails personalizados no eMessage são baseados em um documento HTML que define a estrutura e o layout de cada mensagem. O documento base serve como um modelo configurável. Os designers de modelo podem incluir elementos de design e personalização na página que permitem que os comerciantes de email modifiquem o documento incluindo conteúdo personalizado posteriormente. Os comerciantes também podem definir regras que alteram o conteúdo apresentado a cada destinatário do email, de acordo com os critérios que você especifica na regra. As informações e metadados específicos do destinatário são fornecidos por uma lista de destinatários que você cria no IBM Campaign. O modelo pode ser criado com qualquer editor HTML. Geralmente, o modelo é criado fora do eMessage e do Campaign. Os comerciantes usam o Editor de documentos do eMessage para incluir imagens, fragmentos HTML, hyperlinks e campos de personalização no modelo para criar uma comunicação por email.

Os comerciantes por email podem conduzir uma campanha por email configurando e executando uma correspondência do eMessage. Uma

correspondência combina os dados do destinatário com uma comunicação por email. Quando os comerciantes executam a correspondência, o eMessage constrói mensagens de email individuais que são baseadas no design da comunicação por email e modificadas de acordo com os dados pessoais fornecidos para cada destinatário de mensagem. Dependendo do design da comunicação por email e as informações fornecidas sobre cada destinatário, as mensagens de email que são enviadas na mesma correspondência podem aparecer como mensagens diferentes.

Visão geral de email

Criar e enviar o email personalizado padrão requer a criação de uma lista de destinatários no IBM Campaign e o design de uma mensagem de email no Editor de Documentos. No entanto, o email personalizado que é enviado como email transacional não obtém as informações de uma lista de destinatários. Para email transacional, os dados de personalização devem ser incluídos na solicitação da mensagem.

O diagrama ilustra o fluxo de trabalho geral para enviar emails personalizados e os principais componentes do eMessage que estão envolvidos no processo.

1 4 5 6 9 8 7 RCT RLU 2 3 eMessage OLT 10 Campaign eMessage 11 Internet Firewall

Infraestrutura do sistema de mensagens Rede Local

(On Premises)

Serviços Hospedados

(On Demand)

Banco de dados de marketing

Mensagem destinatários Páginas de destino para links de mensagens

Editor de Documentos eMessage Tabelas do Sistema eMessage Relatórios Response and Contact Tracker Lista de destinatários Carregador sistema de mensagens

Transacional Sistema de mensagens padrão

Hospedado entrada páginas

Tabela 3. Fluxo de trabalho para email personalizado Descrição

Sistema de mensagens transacional e padrão.

O eMessage suporta campanhas de email de saída padrão que endereçam grandes números de destinatários de email. O eMessage também suporta o email transacional que endereça um único destinatário em resposta a uma transação. Ambos os tipos de email podem ser personalizados.

Selecione e faça upload dos dados do destinatário para endereçar e personalizar as mensagens de email.

Para correspondências padrão, execute um fluxograma da Campanha para criar uma tabela da lista de saída (OLT). O email transacional recebe o endereço e as informações de personalização dos sistemas de gerenciamento de transação de acordo com as instruções contidas em um WSDL.

Crie uma comunicação por email no Editor de Documentos.

A comunicação define a aparência e o comportamento da mensagem que o destinatário abre. A comunicação é baseada em um modelo que você cria fora do Editor de Documentos e faz upload.

Configurar uma correspondência.

A correspondência faz referência a um OLT e um documento HTML que você cria no Editor de Documentos. Para email transacional, os dados de

Tabela 3. Fluxo de trabalho para email personalizado (continuação) Descrição

Execute o envio de correio.

É possível executar a correspondência manualmente, planejar a correspondência para ser executada em uma data e hora específicas, ou planejá-la para ser executada após uma execução de fluxograma planejado. O eMessage gera cada mensagem mesclando os dados do destinatários com os documentos

referenciados que definem a mensagem. Cada email transacional também é baseado no design do documento referenciado.

Transmite as mensagens.

O eMessage manuseia as mensagens para diversos Internet Service Providers (ISP) para entrega. O eMessage rastreia e registra as respostas de entrega ISP, incluindo respostas de entrega com falha e solicitações de cancelamento de assinatura. As ferramentas de fornecimento eMessage e a rigorosa higiene da lista podem ajudar você a melhorar a entrega da mensagem ao longo do tempo. Os destinatários abrem e respondem seu email.

O sistema detecta e registra as aberturas da mensagem e os cliques de link. Os destinatários podem clicar nos links na mensagem que apontem para seu website ou para páginas da web que o IBM hospeda para você.

O eMessage controla os cliques de link e respostas de mensagens.

Ao montar uma mensagem, o eMessage reconstrói cada link para apontar para o ambiente do sistema de mensagens hospedado. Quando o destinatário clica no link, a solicitação vai primeiro para o IBM para rastreamento. A solicitação é então redirecionada para o destino do link.

Faça o download do contato e dos dados de resposta.

O Response and Contact Tracker (RCT) é instalado com o Campaign atrás de seu firewall corporativo. O RCT solicita periodicamente os dados de rastreamento que o IBM registrou.

Os dados do contato e da resposta são armazenados nas tabelas de sistema do eMessage.

O RCT armazena os dados que ele recebe em várias tabelas de sistema. As tabelas de sistema do eMessage fazem parte do esquema do banco de dados do Campaign.

Relatórios padrão.

Visualize os relatórios padrão do eMessage para analisar o desempenho de transmissão da mensagem, sucesso de entrega e as respostas dos destinatários.

Conceitos relacionados:

“Sua conta do sistema de mensagens hospedado” na página 13 Capítulo 1, “Visão Geral do IBM eMessage”, na página 1

Métodos de personalização disponíveis para email

O eMessage suporta vários métodos para usar dados do destinatário para customizar mensagens de email.

É possível personalizar mensagens de email usando qualquer um dos métodos a seguir. Dependendo dos seus requisitos, é possível usar qualquer combinação desses métodos em um email personalizado.

v Campos de personalização v Conteúdo condicional v Script avançado para email

Campos de Personalização em Email

Um campo de personalização é um par nome-valor que você pode incluir nas mensagens de email, nas páginas de entrada hospedadas e nos parâmetros de URL nos hiperlinks. Os campos de personalização que são incluídos em uma

comunicação por email servem como itens temporários que aceitam os dados que são fornecidos pela a lista de destinatários quando você executa a correspondência. Defina os campos de personalização na lista de destinatários que você referencia para a correspondência. A lista de destinatários é criada como uma Tabela da lista de saída (OLT) que mapeia cada campo de personalização para um campo correspondente em um banco de dados de marketing que fornece as informações específicas de destinatários.

Na comunicação por email que é referenciada para a correspondência, o designer de mensagem inclui campos de personalização para as zonas definidas na comunicação de email ou integra os campos no código HTML do documento. O nome de exibição do campo de personalização na comunicação deve corresponder exatamente ao nome de exibição que é definido na lista de destinatários.

Ao executar a correspondência, o sistema substitui cada campo de personalização pelos dados de seu banco de dados de marketing. Cada email pode ser exclusivo porque o conteúdo do email é determinado pelas informações exclusivas que seu banco de dados de marketing fornece sobre o destinatário do email.

A OLT deve fornecer todas as informações de personalização que são necessárias pela comunicação poremail. Para estabelecer a conexão requerida entre a lista e a comunicação, você deve fazer referência à OLT e à comunicação para o mesmo email do eMessage. Cada correspondência padrão do eMessage deve referenciar uma comunicação por email e uma OLT.

O nome do campo de personalização deve ser exclusivo dentro de sua instalação do eMessage. Depois que um campo de personalização é criado, ele se torna disponível para uso dentro de qualquer lista de destinatários. Você pode usar o mesmo campo de personalização em várias listas de destinatários e em vários documentos.

Para permitir que o sistema avalie adequadamente os campos de personalização e forneça visualizações precisas, você deve fazer referência à OLT e à comunicação de email para o email o mais cedo possível no processo de configuração de email.

Conceitos relacionados:

“Campos de personalização em modelos HTML, conteúdo e links” na página 316 “Métodos para incluir campos de personalização usando o Editor de Documentos” na página 234

Personalização com conteúdo condicional

É possível definir regras para condicionar imagens de fragmentos HTML que aparecem em emails personalizados.

Em mensagens de email e páginas de entrada hospedadas que contêm conteúdo condicional, o destinatário da mensagem ou a pessoa que visualiza a página vê o conteúdo de acordo com as condições e os critérios especificados nas regras de personalização. Cada regra de personalização incorpora pelo menos um campo de personalização e um operador de comparação.

Para criar conteúdo condicional no eMessage, você inclui diversos elementos de conteúdo na mesma zona configurável no modelo de documento. Você, então, define as regras de personalização que o destinatário do email ou o visitante da página de entrada deve atender para exibir os elementos de conteúdo. Por exemplo, é possível apresentar uma imagem para destinatários masculinos de um email e uma imagem diferente para as mulheres que abrirem a mensagem. Ao executar uma correspondência, o eMessage identifica o destinatário de email e exibe o conteúdo condicional de acordo com as regras de personalização que você definiu.

Conceitos relacionados:

Capítulo 15, “Conteúdo condicional”, na página 319

Script avançado para email

Em mensagens em que você deseja fornecer mais informações personalizadas que um campo de personalização pode fornecer, o IBM eMessage oferece uma

linguagem de script avançado para email. É possível usar os scripts avançados para criar e exibir listas de informações específicas do destinatário em um email em vez de um único valor.

Usando script avançado para email, é possível criar tabelas de dados que contêm diversos valores diretamente relacionados ao destinatário de email individual. Por exemplo, você pode criar tabelas de dados para apresentar a um cliente qualquer um dos conjuntos de informações relacionadas a seguir.

v Lista de partidas de voos disponíveis em resposta a uma consulta do cliente v Locais de armazenamento e horas em um raio especificado de onde o

destinatário reside

v Seleção de descontos promocionais e produtos, de acordo com o histórico de compra do destinatário

Com o script avançado, é possível definir regras de exibição de conteúdo condicional aninhado como uma maneira de atingir personalizações de email sofisticadas. Use o conteúdo condicional aninhado para complementar as regras do conteúdo condicional que você pode definir em zonas individuais contidas em uma mensagem de email.

Nota: Script avançado não está disponível para uso com páginas de entrada

hospedadas.

Conceitos relacionados:

Capítulo 16, “Scripts avançados para sistema de mensagens de email”, na página 335

“Tabelas de dados” na página 335

“Conteúdo condicional aninhado” na página 336

“Referências ao conteúdo em scripts avançados” na página 338

Tipos de dados do campo de personalização em

comunicações

Ao incluir um campo de personalização em uma comunicação, uma regra de personalização ou um script avançado, o nome do campo e o tipo de dado devem corresponder exatamente ao nome e tipo de dado definidos para o campo na OLT. A OLT e a comunicação devem ser referidas para o mesmo email para permitir que o sistema conclua a validação requerida.

Vários erros e avisos serão encontrados ao visualizar e publicar o email ou página de entrada se o nome e o tipo de dados dos campos de personalização que estão definidos na OLT não corresponderem exatamente àqueles inclusos na

comunicação.

Cada definição de campo de personalização especifica o tipo de dados que o eMessage substitui para o campo de personalização quando você executa a correspondência. Os tipos de dados para campos de personalização são definidos como numérico ou sequência.

O tipo de dados para campos de personalização definidos pelo sistema (campos Integrados e Constantes) é configurado automaticamente para sequência e não pode ser alterado.

O tipo de dados para campos de personalização OLT pode ser numérico ou sequência. O eMessage designa automaticamente o tipo de dados para campos de personalização OLT de acordo com o tipo de dados do campo no banco de dados de marketing que fornece informações do destinatário. No entanto, é possível editar a designação de tipo de dados para campos de personalização da OLT, se necessário.

Conceitos relacionados:

“Definindo dados de Amostra para Campos de Personalização” na página 310 “Tipos de dados de campo de personalização na OLT” na página 26

“Campos de personalização nas visualizações de comunicação” na página 293 “Tipos de Campos de Personalização nas Regras de Personalização” na página 323

Modelos para o email personalizado

No IBM eMessage, o email personalizado é baseado em um modelo. O modelo é um documento HTML que define as áreas de conteúdo fixo e áreas customizáveis em que é possível incluir outro conteúdo (incluindo imagens, texto e fragmentos de HTML) que é exibido de acordo com as características do destinatário de email. Quando você executa uma correspondência, o eMessage usa o modelo como a estrutura para todas as mensagens de email que são enviadas como parte da mesma correspondência. Quando um destinatário de email abre uma página de

entrada do host ou um formulário online que está vinculado ao email, o eMessage usa um modelo de página de entrada como a base para renderizar a página ou o formulário.

No Editor de Documentos eMessage, inclua o conteúdo e modifique os modelos sem ter que acessar o código HTML subjacente. A combinação resultante do modelo e do conteúdo é mencionada como uma comunicação do eMessage. Uma comunicação é um componente necessário em cada correspondência eMessage e deve ser referenciado na configuração de correspondência.

Conceitos relacionados:

Capítulo 8, “Design de modelo”, na página 247

Tarefas relacionadas:

“Criando uma Comunicação” na página 142

Criando uma comunicação por email HTML

Para criar o email que é entregue ao destinatário no formato HTML, você deve criar uma comunicação HTML que possa referenciar a uma correspondência. A comunicação por email é baseada em um modelo HTML que fornece a estrutura para o e-mail. Em seguida, usa o Editor de Documentos para modificar o modelo incluindo vários elementos de conteúdo.

Antes de Iniciar

Crie o modelo HTML fora do eMessage e faça upload dele para a Biblioteca de Conteúdo no Editor de Documentos. Assegure-se de que o modelo necessário para criar o email esteja disponível na Biblioteca de Conteúdo ou em um servidor compartilhado que você possa acessar a partir de sua instalação do eMessage.

Sobre Esta Tarefa

Para criar um email em HTML, é possível criar uma comunicação por email no Editor de Documentos do eMessage. Você deve incluir um modelo na comunicação por email antes de poder salvá-la.

O eMessage suporta tags HTML padrão de forma que seu email seja exibido em clientes de email em HTML. No entanto, para criar email personalizado, o eMessage também suporta diversas tags HTML customizadas reconhecidas somente pelo Editor de Documentos.

Antes que possa usar uma comunicação por email HTML com uma

correspondência eMessage, deve-se configurar o cabeçalho do email. Também é possível incluir elementos de conteúdo no email de acordo com seus requisitos de marketing e com o design do modelo selecionado para o email. O

eMessage suporta incluir fragmentos de HTML, imagens, hiperlinks e campos de personalização nos emails em HTML.

Procedimento

1. No Editor de Documentos, crie uma nova comunicação com um dos métodos a seguir.

v Na parte superior da página, clique em Novo.

Selecione Criar Novo Email Uma comunicação padrão é exibida na área de janela de edição.

2. Designe um nome à comunicação. Use um dos métodos a seguir.

v Dê um clique duplo na guia de comunicação para inserir um nome na guia. v Clique com o botão direito do mouse na guia e selecione Renomear. Na

janela Propriedades, designe um nome para a comunicação. Ao usar este método para nomear a comunicação, também é possível especificar a pasta na qual deseja salvar a comunicação por email.

3. No campo Tipo de conteúdo, confirme se o HTML está selecionado. HTML está selecionado por padrão.

4. Anexe um modelo à comunicação. Use um dos métodos a seguir. v Selecione um modelo na Biblioteca de Conteúdo e arraste-o para a

comunicação.

v Clique no link clique para selecionar um modelo e navegue na Biblioteca de Conteúdo até o arquivo HTML que deseja usar como um modelo.

Na janela Selecionar modelo, clique em uma pasta para exibir o conteúdo da pasta. Clique em um arquivo para exibir uma visualização do modelo. Clique em Inserir para incluir o modelo na comunicação.

Se a Biblioteca de Conteúdo não contiver o modelo desejado, faça upload do modelo para a Biblioteca de Conteúdo a partir de um diretório local ou de um servidor compartilhado. A área de janela editável exibe o email que está definido pelo modelo que você seleciona.

5. Para salvar a comunicação antes de continuar a configurar o email, clique em

Salvar mudanças .

Ao salvar suas mudanças, o sistema apresenta uma opção de publicar o email. Publicar o email o disponibiliza para uso em um envio de correio. No entanto, você deve configurar o endereço de email e o assunto antes que possa publicar e usar o email. Se não configurar totalmente o endereço de email e o assunto, o eMessage exibirá um erro se tentar publicar o email.

Quando solicitado a publicar o email, clique em Cancelar para salvar o email, mas não publicá-lo. É possível publicar a comunicação depois de configurar o endereço de email e o assunto.

O que Fazer Depois

Após criar a comunicação por email, faça o seguinte para usá-lo em um envio de correio.

v Configure o endereço de e-mail e a linha de assunto. v Referencie a comunicação a uma correspondência.

v Inclua o conteúdo. Se o modelo contiver zonas configuráveis, é possível incluir imagens, hiperlinks, campos de personalização e texto (fragmentos de HTML). Os fragmentos de HTML podem conter scripts avançados para email que podem ser usados para exibir tabelas de dados e conteúdo condicional aninhado. v Defina as regras de personalização para zonas que contêm diversos elementos

de conteúdo exibidos de forma condicional. v Visualize o email.

v Publique o email. Para conseguir usar a comunicação por email em uma correspondência, deve publicar a comunicação.

Conceitos relacionados:

“Endereço de email e linha de assunto” na página 51

“Link Visualizar como página da web em comunicações por email” na página 46 “Cancelamento de assinatura de email ou opções de não participação” na página 61

Capítulo 15, “Conteúdo condicional”, na página 319 Capítulo 12, “Visualizar”, na página 291

Capítulo 13, “Publicação”, na página 301

Criando uma versão de página da web de uma comunicação por email

de HTML

Você pode fornecer aos destinatários do email uma opção para visualilzar o email

Documentos relacionados