• Nenhum resultado encontrado

Testar um envio de correio permite identificar e resolver quaisquer problemas que possam existir com sua lista de distribuição, verificar como a mensagem aparecerá para cada destinatário e abordar problemas que possam interferir com transmissão e entrega eficientes de seu email. Para melhores resultados, teste cada envio de correio do eMessage antes de usá-lo para enviar um envio de correio de produção. O eMessage fornece diversos métodos para testar uma correspondência antes de usá-la para enviar email de produção.

O IBM EMM Hosted Services começa a transmitir correspondências na ordem na qual você envia cada solicitação de execução de correspondência. As

correspondências de teste podem ser atrasadas em algumas ocasiões se você também enviar correspondências grandes frequentemente do mesmo domínio de email. Para evitar possíveis atrasos, é possível solicitar que a IBM designe cumprimento de prioridade para seus domínios de email hospedados.

Conceitos relacionados:

“Cumprimento de Correspondência de Prioridade” na página 113

Métodos de Teste Disponíveis no eMessage

Executar um envio de correio como um envio de correio de teste permite enviar o envio de correio para várias listas sem enviar emails para destinatários de

produção reais.

Enviar um envio de correio de teste também é chamado de execução de um envio de teste.

O eMessage fornece os métodos a seguir para testar uma correspondência. v Envie uma mensagem de teste para testar os destinatários.

v Envie uma mensagem de teste usando as configurações customizadas. v Envie as permutações exclusivas para uma distribuição de teste para testar o

conteúdo condicional.

Você acessa esses métodos a partir da seção Execução e Status do Envio de Correio da guia de envio de correio.

O eMessage também fornece ferramentas para testar a capacidade de entrega de seus emails como uma maneira para ajudar a assegurar que cada mensagem de marketing atinja o destinatário-alvo.

Conceitos relacionados:

“Métodos de teste de correspondência ativados para email transacional” na página 86

Métodos de teste de correspondência ativados para email transacional

Antes de ativar uma correspondência para o email transacional, é possível testar os recursos de conteúdo da mensagem, de design e de personalização antes de colocar a correspondência em produção.

As correspondências que estiverem ativadas para email transacional devem fazer referência a um documento que defina o conteúdo e a personalização da

mensagem de email que é enviada em resposta a uma solicitação de email transacional. Testar o conteúdo do documento com antecedência, incluindo o conteúdo condicional e elementos de personalização, pode evitar o envio de uma mensagem de email mal formada para seu cliente.

As correspondências transacionais que são baseadas em uma correspondência padrão podem referenciar uma Tabela de Lista de Saída (OLT) que define uma lista de destinatários. Entretanto, a correspondência transacional não usa a lista como fonte de informações do destinatário. Em vez disso, o cliente de email transacional local deve fornecer os dados específicos do destinatário necessários para a

mensagem de email transacional. É possível utilizar os destinatários de teste que podem ser definidos na OLT para testar a aparência e o comportamento da personalização do email transacional ao executar correspondências de teste. Qualquer um dos métodos de teste disponíveis para testar correspondências padrão está disponível para testes de envio que são ativados para email transacional.

Conceitos relacionados:

“Lista de destinatários e email transacional” na página 30 “Enviando Emails Transacionais” na página 113

“Métodos de Teste Disponíveis no eMessage” na página 85

Criando um OLT somente para testar o email transacional

Uma lista de destinatários na forma de uma Tabela de Lista de Saída (OLT) não é necessária para uso com o email transacional. No entanto, é possível criar uma OLT que contenha endereços de teste para testar a aparência e a personalização de um email transacional.

Sobre Esta Tarefa

Ao ativar uma correspondência padrão para email transacional, deve-se configurar aplicativos transacionais corporativos para fornecer informações de destinatários. No entanto, para testar a correspondência, é possível referenciar uma OLT que seja utilizada apenas para teste.

Para criar a OLT, você deve executar um fluxograma do Campaign que contém um processo do eMessage. O processo deve ser configurado para selecionar as células de entrada que contêm endereços de destinatário de teste. Os IDs para os

destinatários de teste não são incluídos na OLT até você executar uma execução de produção do fluxograma. Deve-se evitar selecionar destinatários de produção durante o teste.

Após especificar células de entrada de teste, é possível usar a guia Saída do processo do eMessage para mapear outros dados específicos do destinatário para a

OLT. Consulte os membros da equipe de marketing por email responsáveis pelo teste para determinar os dados do destinatário específico que são necessários para testar o email transacional.

Procedimento

1. Em um fluxograma do Campaign que contém um processo do eMessage, defina uma célula que especifique um ou mais destinatários de teste que recebem email ao testar o email transacional.

2. No fluxograma, abra o processo do eMessage e selecione a guia Origem. Para obter informações sobre como criar um fluxograma para criar uma lista de destinatários, consulte “Seleção de destinatário” na página 19.

3. No campo Lista de Teste, selecione a célula que contém os IDs dos destinatários de teste.

Importante: Não selecione células que contêm destinatários de produção.

Limpe as células que estiverem especificadas no campo Lista de produção. 4. Salve suas mudanças e execute uma execução de produção do fluxograma.

Resultados

A OLT que a execução do fluxograma cria contém uma lista de destinatários de teste e dados específicos do destinatário associados. A OLT não deve conter endereços para destinatários de produção.

O que Fazer Depois

Para testar uma correspondência padrão que é ativada para email transacional, é possível referenciar a OLT de teste e enviar uma correspondência de teste para os destinatários de teste.

Conceitos relacionados:

“Lista de destinatários e email transacional” na página 30 “Seleção de destinatário” na página 19

Destinos para Envios de Correio de Teste

Para evitar o envio de mensagens de teste a clientes e prospects reais, o eMessage permite usar listas de teste e distribuições de teste como destinos substitutos para o envio de correio de teste. A opção entre as duas depende do tipo de teste que deseja executar.

Uma lista de teste é uma lista gerada criada por um processo do eMessage. Ela contém endereços e dados relacionados para destinatários selecionados executando um fluxograma.

Uma distribuição de teste é uma lista separada por vírgula de endereços de email. Ela não contém dados adicionais relacionados aos destinatários e a distribuição não é construída usando um fluxograma. Cada endereço é incluído manualmente.

Listas de Teste

Membros da lista de teste são identificados na lista de destinatários referida pelo envio de correio. Para especificar destinatários de teste como parte da lista de destinatários, você deve selecionar uma ou mais células como origens para o processo eMessage.

A configuração do fluxograma que contém o processo do eMessage determina como selecionar e excluir destinatários de teste em potencial.

A lista de teste inclui endereços de email e dados relacionados a destinatários que podem ser exibidos por campos de personalização no documento referido pelo envio de correio. É possível usar os dados de destinatários para testar a composição do documento enviado durante o envio de correio de teste. Por exemplo, é possível observar como texto condicional muda no documento, dependendo dos dados associados a cada destinatário de teste.

Distribuições de Teste

Uma distribuição de teste é uma lista separada por vírgula de endereços de email. Como as distribuições de teste não contêm dados relacionados a destinatários, elas não causam mudanças nos campos de personalização contidos em um documento. Ao enviar um envio de correio de teste, é possível usar uma distribuição de teste para substituir uma lista de teste associada à lista de saída de destinatários para o envio de correio. Isso permite enviar mensagens de teste a uma lista de produção sem risco de enviar email para destinatários de produção reais.

Por exemplo, uma distribuição de teste é necessária quando se envia envios de correio de teste usando permutações exclusivas para avaliar conteúdo condicional com relação à lista de destinatários de produção. Emails são avaliados com relação a dados de destinatários de produção, mas são enviados à distribuição de teste.

Criando uma Distribuição de Teste

Distribuições de teste são configuradas e mantidas no ambiente de envio de correio hospedado que a IBM fornece como parte do IBM EMM Hosted Services. Para criar uma distribuição de teste que pode ser usada para testar seus envios de correio, você deve pedir à IBM para configurar sua conta de email hospedada. Envie sua solicitação de distribuição de teste para support@unica.com. Na solicitação, especifique um nome para a nome de teste e a lista de endereços de email que deseja incluir. O nome especificado aparece como uma opção na guia de envio de correio nos campos em que é possível selecionar uma distribuição de teste. É possível solicitar mais de uma distribuição de teste, mas somente uma pode ser a distribuição padrão. Especifique qual distribuição de teste deseja que seja a padrão.

Enviando um Envio de Correio de Teste aos Destinatários de Teste

É possível enviar um envio de correio de teste para destinatários de teste se a lista de destinatários para o envio de correio incluir endereços e dados de destinatários de teste e endereços para uma lista de valores iniciais. Esse teste envia email personalizado para endereços da lista de valores iniciais e para destinatários de teste definidos no destinatário.

Sobre Esta Tarefa

Essa opção é desativa se a lista de saída de destinatários incluída no envio de correio não contiver a lista de teste nem os dados da lista de valores iniciais.

Procedimento

1. Localize o envio de correio que deseja testar.

2. Na guia de envio de correio, na seção Execução e Status do Envio de Correio da guia de envio de correio, clique em Testar Envio para Destinatários de

Teste.

A janela Enviar o Envio de Correio indica quantos destinatários de teste receberão um email.

3. Na janela, clique em Enviar os Envios de Correio de Teste.

4. Enquanto o envio de correio de teste é executado, monitore a execução do envio de correio de teste na seção Execução e Status do Envio de Correio.

Enviando uma mensagem de teste usando configurações

customizadas

Enviar uma mensagem de teste usando configurações customizadas permite especificar seus próprios parâmetros de teste. Usar configurações de teste customizadas também permite inserir uma distribuição de teste customizada.

Procedimento

1. Localize o envio de correio que deseja testar.

2. Na guia de envio de correio, na seção Execução e Status do Envio de Correio, clique em Testar Envio com Configurações Customizadas.

O sistema exibe a janela Testar Envio com Configurações Customizadas. 3. Na janela Testar Envio com Configurações Customizadas, especifique os

critérios customizados que deseja aplicar durante o envio de correio de teste. Para obter informações adicionais sobre as opções disponíveis, consulte “Configurações para Usar Critérios de Teste Customizados”.

4. Clique em Enviar os Envios de Correio de Teste.

5. Monitore o envio de correio na seção Execução e Status do Envio de Correio da guia de envio de correio.

Configurações para Usar Critérios de Teste Customizados

O eMessage fornece várias configurações para definir os critérios do teste customizado.

Campo Descrição

Enviar emails para os endereços de teste a seguir

Especifique os endereços de email que devem receber email quando o envio de correio de teste for executado. Selecione uma das duas opções a seguir: v Criar uma Nova Lista

Abre outro campo de entrada que permite criar uma distribuição de teste customizada. Insira um ou mais endereços de email. Separe com um ponto e vírgula (;).

v Distribuições de Teste

Se a IBM tiver configurado distribuições de teste para sua conta, elas aparecem como opções aqui, usando os nomes especificados quando você as solicitou.

v Lista de teste de destinatários

Envie à lista de teste atualmente selecionada no campo Dados da Lista

de Destinatários a Usar. Essa opção não está disponível quando você seleciona uma lista de produção.

Dados da Lista de Destinatários a Usar

Selecione uma lista de produção, de teste ou de valores iniciais. As opções são:

v Lista de Produção

Um email é gerado para cada destinatário de produção na lista de destinatários referida pelo envio de correio.

v Permutações Exclusivas da Lista de Produção

Gera as possíveis variações de mensagens avaliando os dados para destinatários de produção na lista de destinatários com relação às regras de personalização definidas no documento.

v Lista de Teste

Um email é gerado para cada destinatário de teste na lista de destinatários referida pelo envio de correio.

v Permutações Exclusivas da Lista de Teste

Gera as possíveis variações de mensagens avaliando os dados para destinatários de teste na lista de destinatários com relação às regras de personalização definidas no documento.

v Lista de Valores Iniciais

Um email é gerado para cada endereço de valor inicial na lista de destinatários referida pelo envio de correio.

v Permutações Exclusivas da Lista de Valores Iniciais

Gera as possíveis variações de mensagens avaliando os dados para os

endereços de valores iniciais na lista de destinatários com relação às regras

de personalização definidas no documento.

Enviar texto e email HTML separados Envia uma versão de texto e uma versão em HTML do email para cada endereço.

Essa opção está disponível somente quando você seleciona HTML e Texto como o tipo de conteúdo a enviar. Ao selecionar essa opção, o eMessage envia emails separados em vez de um email com diversas partes. O envio de versões de texto e em HTML separadas está disponível somente para envios de correio de teste.

Enviando permutações exclusivas para uma distribuição de teste

padrão

Use este procedimento se a IBM tiver configurado uma distribuição de teste padrão para sua conta de email hospedada. Caso contrário, é possível realizar uma execução de envio de correio de teste para visualizar permutações de mensagens exclusivas executando um envio de teste com configurações customizadas.

Procedimento

1. Localize o envio de correio que deseja testar.

2. Na guia de envio de correio, na seção Execução e Status do Envio de Correio, clique em Testar Envio de Permutações Exclusivas.

Nota: Esse link aparece na guia de envio de correio somente se a IBM tiver

configurado uma distribuição de teste para sua conta. Para obter informações adicionais sobre como solicitar uma distribuição de teste, consulte

“Distribuições de Teste” na página 88.

A janela Enviar o Envio de Correio indica quantos destinatários de produção estão selecionados para receber uma mensagem de teste e indica o número de destinatários que serão avaliados para permutações exclusivas.

3. Na janela, clique em Enviar os Envios de Correio de Teste.

4. Monitore o envio de correio na seção Execução e Status do Envio de Correio da guia de envio de correio.

Testes de conteúdo condicional usando permutações de

mensagem exclusivas

Testar para permutações de mensagens exclusivas permite avaliar regras

condicionais especificadas no documento do eMessage com relação aos dados de destinatários especificados na lista de destinatários. Ao executar um envio de correio de teste para visualizar permutações exclusivas, os eMessage processa toda a lista de destinatários especificada na configuração de execução de teste e gera um único exemplo de cada possível variação do email.

Testar para permutações de mensagens exclusivas permite avaliar regras

condicionais especificadas no documento do eMessage com relação aos dados de destinatários especificados na lista de destinatários. Ao executar um envio de correio de teste para visualizar permutações exclusivas, os eMessage processa toda a lista de destinatários especificada na configuração de execução de teste e gera um único exemplo de cada possível variação do email.

Por exemplo, se seu documento contiver um elemento condicional com cinco possíveis condições e os dados de seu cliente contiverem linhas que satisfaçam cada uma das cinco condições pelo menos uma vez, sua execução de teste conterá cinco emails. Mesmo se a lista de destinatários contivesse um milhão de linhas, a execução de teste para permutações exclusivas geraria somente cinco emails. O número de emails gerados pode aumentar rapidamente, dependendo do número de elementos condicionais, da complexidade das regras condicionais e da variação nos dados dos destinatários. As possíveis variações também dependem da

interação dos elementos condicionais que o documento define. Se seu documento contiver dois elementos condicionais, um com cinco condições e outro com três

condições e os dados do cliente contiverem linhas que correspondem a cada uma dessas oito condições pelo menos uma vez, sua execução de teste conterá quinze (5 x 3) emails.

Nota: O eMessage não gera permutações de mensagens exclusivas para conteúdo

condicional aninhado definido por scripts avançados para email. Permutações exclusivas refletem somente às variações criadas por regras de personalização definidas no Editor de Documentos.

Uma execução de envio de correio de teste para permutações exclusivas envia as diferentes versões dos emails para uma distribuição de teste. Cada endereço da distribuição recebe todas as versões exclusivas do email com base nos dados do destinatário na lista de destinatários selecionada para o envio de correio de teste. Email nunca é enviado a seus clientes ou prospects quando são feitos testes de permutações exclusivas. Para obter informações adicionais sobre distribuições de teste, consulte “Distribuições de Teste” na página 88.

Se a IBM tiver configurado uma distribuição de teste padrão para sua conta, é possível enviar as permutações exclusivas para a distribuição de teste padrão. Se a IBM não tiver configurado uma distribuição de teste padrão, é possível executar um Envio de Teste com Configurações Customizadas. Usando esse opção, é possível selecionar para onde enviar as versões exclusivas do email.

Testando o fornecimento de correspondência

Visualize um relatório de Monitoramento de fornecimento para analisar resultados de fornecimento. O eMessage gera o relatório para a instância de correio se uma lista de capacidade de entrega for selecionada quando o envio de correio for executado.

Procedimento

1. Configurar uma correspondência.

2. Revise a lista de destinatários associada ao envio de correio para determinar os domínios de email que contém.

3. Execute um envio de correio de teste. Como parte da validação do envio de correio, selecione a lista de capacidade de entrega que compartilha o máximo de domínios de email presentes na lista de destinatários possível. Por exemplo, se seu envio de correio tiver como alvo clientes na Europa, selecione a lista de capacidade de entrega EMEA.

4. Visualize o relatório de monitoramento de capacidade de entrega gerado para a instância de envio de correio de teste.

Teste de fornecimento de correspondência

Uma medida importante do sucesso em potencial de sua campanha por email

Documentos relacionados