• Nenhum resultado encontrado

IV. RESULTADOS

4.1. PARÂMETROS DA ESFERA DE SILÍCIO

4.1.2. Determinação do volume da esfera

O volume da esfera é a outra grandeza que é necessário conhecer para a utilização da esfera de silício como padrão de massa volúmica. Deste modo, através da equação 2.29, determinou-se o valor da massa volúmica do ar, para as pesagens da esfera no líquido. Foi ainda necessário saber o valor da massa volúmica do líquido utilizado como padrão de referência de massa volúmica. Neste caso foi utilizada água ultrapura tendo a sua massa volúmica sido determinada através da fórmula de Thiesen, equação 2.40, em função da temperatura. Outro parâmetro necessário nos cálculos foi a massa volúmica das massas padrão de referência, sendo este valor fornecido pelo certificado de calibração das massas.

Conforme descrito no ponto 3.5 do Método Experimental, foram utilizados três métodos: método direto, método de substituição por majoração e de substituição por minoração. O método de substituição deve-se ao facto da esfera de silício apresentar uma massa no líquido de , não sendo possível obter o valor exato com massas padrão de referência.

O volume da esfera, à temperatura de ensaio foi determinado através da equação 2.21, tendo sido posteriormente convertido para a temperatura de , pela equação 2.22 e ainda para as condições de referência, isto é, para temperatura de e uma pressão atmosférica de , para efeitos de comparação, pela equação 2.24. A tabela 4.3 apresenta estes resultados. 234,0123 234,0125 234,0127 234,0129 234,0131 234,0133 234,0135 234,0137 234,0139 LPL -IP Q LMA -IP Q PTB Massa (g)

Massa da Esfera de Silício

Legenda: LPL-IPQ: Laboratório de Propriedade Líquidos do Instituto Português da Qualidade; LMA- IPQ: Laboratório de Massa do Instituto Português da Qualidade; PTB: Laboratório do Physikalisch-

Technische Bundesanstalt. As barras verticais representam a incerteza expandida associada a cada

72

Tabela 4. 3 - Volume da esfera às condições de referência e

( ) determinado pelo método direto, e pelo método de substituição por minoração e por majoração .

ESFERA Método direto Substituição Substituição

Na tabela 4.4 são então representados os valores de volume da esfera determinados pelo LPL-IPQ, LMA-IPQ e pelo PTB.

Tabela 4. 4 - Valores de volume da esfera determinados no LPL-IPQ, LMA-IPQ e no PTB às condições de referência e

ESFERA LPL-IPQ LMA-IPQ PTB

A figura 4.3 representa os valores do volume da esfera determinados pelos diferentes laboratórios, e as respetivas incertezas expandidas.

Figura 4. 3 - Valores do volume da esfera de silício e a sua incerteza associada determinados pelo LPL-IPQ, LMA-IPQ e pelo PTB.

Legenda: LPL-IPQ: Laboratório de Propriedades Líquidos do Instituto Português da Qualidade; LMA- IPQ: Laboratório de Massa do Instituto Português da Qualidade; PTB: Laboratório do Physikalisch-

Technische Bundesanstalt. As barras verticais representam a incerteza expandida associada a cada

valor de volume.

Nota: Visto as incertezas expandidas serem de ordem diferente, foram utilizadas duas escalas para melhor perceção das diferenças de valores

73

4.1.2.1. Massa Volúmica das massas de referência

Através do certificado de calibração das massas padrão de referência, calibradas pelo LMA-IPQ, tem-se que o valor médio da massa volúmica das massas padrão tem o valor de

.

4.1.2.2. Massa volúmica da água pela fórmula de Thiesen

O valor teórico para a massa volúmica da água à temperatura de ensaio foi determinada, pela equação 2.40, representativa da fórmula de Thiesen [35]. Na tabela 4.3 encontram-se sumarizados os valores da massa volúmica da água ultrapura para os três métodos utilizados.

Tabela 4. 5 - Massa volúmica da água a calculada pela fórmula de Thiesen para a temperatura de ensaio.

ÁGUA ULTRAPURA Massa volúmica a ,

Método direto Substituição Substituição

4.1.2.3. Massa da esfera no líquido

A determinação do valor da massa da esfera no líquido é um passo importante na determinação do seu volume. Este valor de massa foi fornecido diretamente pela indicação da balança. No entanto, o valor de massa é de indicação, pelo que, para o método direto (MD), foi determinado o erro da balança para o valor . Com este erro, o valor indicado pela balança foi então corrigido. Para o método de substituição (MS), esta correção não é necessária, visto que o método de substituição consiste num conjunto de pesagens alternadas entre a esfera e um conjunto de massas de referência equivalente à massa da esfera no líquido, pelo que aquando da diferença, este erro é anulado. Na tabela 4.6 são apresentados os valores dessas correções e os valores da massa da esfera no líquido obtidos com os diferentes métodos. Note-se que para os valores de massa no método de substituição, a massa do suporte é contabilizada e por isso a massa da esfera e das massas de referência contam com valores superiores, sendo, no entanto, a massa do suporte anulada aquando do cálculo da diferença entre a massa da esfera e o valor das massas de referência.

74

Tabela 4. 6 - Massa da esfera no líquido na célula antiga para água ultrapura.

ESFERA Método direto ESFERA majoração Substituição – minoração Substituição –

Massa aparente da esfera (A) Massa da esfera indicada pela balança (C) Erro da balança (B) Massa de referência indicada pela balança (D) Massa da esfera no líquido (A- B) Esfera referência (C-D=E) Massa de referência (F) Massa da esfera no líquido (F-E)

4.2. MASSA VOLÚMICA

A determinação da massa volúmica dos líquidos foi então efetuada pela metodologia de pesagem hidrostática e pela de densimetria de tubo vibrante. Nesta última, foram analisadas amostras de ambos os líquidos ensaiados, retiradas no início e no final dos ensaios, de ambas as células de medição, para se poder concluir quanto à contaminação do líquido pelo meio envolvente.