• Nenhum resultado encontrado

1.5. METROLOGIA EM PORTUGAL

1.5.6. Laboratório Central de Metrologia

1.5.6.2. Domínios de atividade

O LCM é constituído pelos seguintes laboratórios [5]: Laboratório de Comprimento e Ângulo

O Laboratório de Comprimento (LCO) é responsável pelo desenvolvimento dos padrões metrológicos nacionais de comprimento e ângulo plano, tendo como funções a realização prática da definição de metro e radiano, a execução de calibrações, a participação e coordenação de comparações interlaboratoriais e o apoio à metrologia legal (figura 1.3).

13

Laboratório de Fotometria, Radiometria e Radiofrequências

O domínio metrológico da Refratometria do Laboratório de Fotometria, Radiometria e Radiofrequências (LFR) é responsável pelo desenvolvimento de padrões nacionais de índice de refração, estando encarregue das calibrações de refratómetros para fase líquida, certificações de soluções padrão de refratómetros e ensaios de controlo metrológico dos refratómetros.

No domínio metrológico das Radiofrequências o LFR efetua os ensaios de controlo metrológico dos cinemómetros, utilizados para fiscalização dos limites de velocidade rodoviária, e efetua a calibração dos cinemómetros, como os recetores GPS (figura 1.4 B).

Este laboratório está a iniciar a sua atividade no domínio da Fotometria e Radiometria, para a realização do padrão nacional da candela e para as calibrações de instrumentos de medição fotométricos e radiométricos (figura 1.4 A).

Laboratório de Quantidade de Matéria, Eletroquímica e Gases de Referência

O Laboratório de Quantidade de Matéria (LQM) é responsável pela produção, desenvolvimento e manutenção dos padrões primários nacionais de misturas gasosas, sendo responsável pela preparação e certificação de misturas gasosas de referência (ISO 6142 e ISO 6143), pela geração dinâmica de misturas gasosas de referência (ISO 6145-10), por calibrações de analisadores de gases ambientais e poluentes e ensaios de controlo metrológico de analisadores de gases de escape, pela participação e coordenação de comparações interlaboratoriais e pelo apoio à metrologia legal (figura 1.5).

Figura 1. 3 - A: Realização prática da definição do metro; B: Laser He-Ne estabilizado; C: Realização prática da definição do radiano.

Figura 1. 4 - A: Lâmpada padrão do LFR; B: Banco de ensaio para o registo do diagrama de radiação de antenas.

14

Laboratório de Massa, Força e Pressão

O Laboratório de Massa (LMA) é responsável pelos padrões nacionais das grandezas massa, força e pressão tendo como funções a realização da disseminação das unidades de massa, força e pressão, calibrações, a participação e coordenação de comparações interlaboratoriais e apoiar tecnicamente a metrologia legal1 (figura 1.6).

Laboratório de Propriedades de Líquidos

O Laboratório de Propriedades de Líquidos (LPL) é responsável pelo desenvolvimento de padrões nacionais de massa volúmica, de viscosidade e de tensão superficial de líquidos. Este tem como principais áreas de atividade a participação e coordenação de comparações interlaboratoriais, a realização de ensaios no âmbito da metrologia legal, a realização de calibrações de hidrómetros pelo método Cuckow (figura 1.7 A), de densímetros de tubo vibrante através de método comparativo, de viscosímetros capilares e rotacionais e de tensiómetros (figura 1.7 B) e a certificação da massa volúmica (figura 1.7 C), da viscosidade e da tensão superficial de amostras líquidas.

1 A cópia nº69 do padrão de massa, representada na figura 1.6 A, foi entretanto substituída pela cópia

nº10, devido a notória degradação da anterior.

Figura 1. 5 - A: Instalação de preparação gravimétrica; B: Equipamento de certificação; C: equipamento de geração dinâmica.

Figura 1. 6 - A: Padrão nacional da massa, cópia n.º 69 do protótipo internacional; B: Balança manométrica, padrão do Laboratório de Pressão do IPQ; C: Padrão de força de 100 kN e 1 MN; D:

15

Laboratório de Temperatura

O Laboratório de Temperatura (LTE) é responsável pelo desenvolvimento dos padrões nacionais de temperatura e humidade relativa, tendo como funções a realização da Escala Internacional de Temperatura de 1990 (ITS-90), assegurar a rastreabilidade das medições da grandeza temperatura (na gama de a ), a calibração dos padrões de referência dos laboratórios secundários, acreditados e da indústria, a participação e coordenação de comparações interlaboratoriais nacionais e internacionais e apoiar tecnicamente a metrologia legal (figura 1.8).

Laboratório de Tempo e Frequência

O Laboratório de Tempo e Frequência (LTF) realiza a Escala de Tempo Universal Coordenado, UTC (IPQ), através de três osciladores de Césio (figura 1.9 A), contribuindo assim para o Tempo Atómico Internacional (TAI) (figura 1.9 B).

Figura 1. 7 - A: Sistema de calibração de hidrómetros; B: Medição da tensão superficial de líquidos; C: Certificação da massa volúmica de líquidos.

Figura 1. 8 - A: Célula para a realização do ponto triplo da água; B: Realização do ponto triplo do árgon; C: Forno com o ponto de congelação do cobre.

16

Laboratório de Volume

O Laboratório de Volume (LVO) presta serviços de calibração à indústria, laboratórios químicos, analíticos e farmacêuticos e realiza ensaios de controlo metrológico. Possui duas áreas distintas de atividade, nomeadamente, pequenos volumes (instrumentos volumétricos de vidro e com êmbolo) (figura 1.10 A) e grandes volumes (recipientes graduados) (figura 1.10 B).

Laboratório de Eletricidade e de Vibrações

O Laboratório de Eletricidade (LEV) tem por missão a materialização, a manutenção e a disseminação das unidades de tensão e corrente DC, resistência DC, tensão e corrente AC e impedância, bem como o desenvolvimento e a implementação de novos métodos e capacidades de medição (figura 1.11). A sua principal atividade visa garantir a rastreabilidade das unidades que lhe estão atribuídas, possibilitando a sua disseminação a nível nacional, participar ou coordenar projetos de I&D, EURAMET e comparações interlaboratoriais e apoiar a metrologia legal.

Figura 1. 9 - A: Osciladores-padrão de césio; B: Unidade de receção, monitorização, transferência e emissão de sinais.

17

O Laboratório de Vibrações tem por missão a materialização, a manutenção e a disseminação da unidade de aceleração, bem como o desenvolvimento e a implementação de novos métodos e capacidades de medição (figura 1.12). A sua atividade tem por objetivo garantir a rastreabilidade desta unidade, possibilitando a sua disseminação a nível nacional, participar ou coordenar projetos de I&D, EURAMET e comparações interlaboratoriais, apoiar a metrologia legal.

Neste domínio tem também como atividade a realização de ensaios vibracionais para o estudo e a determinação de características de equipamento, componentes e materiais eletrónicos, elétricos e mecânicos [5].