• Nenhum resultado encontrado

Dia de folga

No documento emagrecer de vez livro.pdf (páginas 106-120)

Muito já foi falado sobre isso no EmagrecerDeVez.com, porém, gostaria de reiterar aqui a importancia tanto psicológica, quanto fisiológica de sairmos da linha ocasionalmente.

Lembre-se, nós somos seres humanos e não robôs, certo?

Além disso, nossas vidas são cheias de imprevistos e acontecimentos. Afinal, você pode ser convidado(a) para uma festa, happy hour, confraternização, etc., esporadicamente, não é verdade?

Lembre-se da regra 80/20 que já vimos algumas vezes aqui. Se você dar o melhor que pode para seguir o novo estilo de vida por 80% do tempo, viva os outros 20% de consciência tranquila.

Sair da linha de vez em quando faz parte do plano e é algo proveitoso também para o seu propósito de emagrecimento.

Caso você seguir tudo certinho por seis dias na semana, permita-se sair da linha um pouco no sétimo dia, por exemplo, no domingo, quando sua família faz aquele churrasco magnífico ou quando saem pra comer fora!

Lembre-se, tudo é flexível e você precisa seguir a filosofia de forma natural! Não caia na mesma armadilha que muitos caem, seguindo a mentalidade do tudo ou nada. Se esforçe para atingir os 80% e viva os outros 20% abraçando imprevistos e oportunidades para sair da linha.

Caso quiser se aprofundar nos porquês e detalhes disso tudo, dê uma olhadinha na página de artigos do EmagrecerDeVez.com.

É isso! Estes são os 5 passos principais do Método Transformação (MT)! Claro, não esqueça que você deve prestar atenção e botar em prática todo os outros hábitos mencionados ao longo do livro.

Para complementar seu novo estilo de vida e também o método, precisamos dar uma olhadinha na questão dos exercícios. A filosofia de exercícios apresentada neste livro se aplica tanto ao MT quando ao MR, portanto, sinta-se livre para pular diretamente para aquela parte.

Além disso, mais adiante, existe um capítulo onde comento sobre os obstáculos e

dificuldades mais comuns ao longo da caminhada e dou dicas de como enfrentá-los e vencê- los!

Parabéns! Você pode, agora, começar, já, a colocar seus novos hábitos em prática e a aproveitar os resultados!

Você já tem seu Plano de Ataque pronto, certo? Se não, volte ao capítulo em questão e prepare seu plano de ataque para garantir sucesso neste processo! Tenha seu Quadro de Alimentos MT em mãos e começe a ajustar suas próximas refeições!

Pule, agora, diretamente para a parte “Ajustes extras para o sucesso permanente“ que se inicia antes do final do capítulo, logo depois da parte do Método Revolução, abaixo.

Adicionalmente, veja no final do livro, na seção de Extras, um resumo rápido do método MT, o qual, você pode usar para revisar e também como referência rápida.

Método Revolução (MR)

Então, você decidiu, literalmente, revolucionar a sua vida, conquistar os maiores benefícios possíveis e se dedicar para que isto aconteça, certo?

Você decidiu lutar pelo seu direito de ser a pessoa que quer ser e decidiu, também, que desistir não é uma opção!

Parabéns!

Primeiro de tudo, gostaria de salientar que a filosofia e os hábitos por trás do Método Revolução (MR) apresentado neste livro são a minha interpretação pessoal do que já é ensinado e difundido pelos melhores mestres nesta área.

O meu papel é o de estudar, entender, quebrar em partes e organizar os conhecimentos, trazendo tudo de forma sistemática, prática e clara aqui para que você possa absorver tudo sem esforço e melhorar sua vida, afinal, essa é a única coisa que importa.

Esta nova filosofia alimentar vem levando cada vez mais pessoas a atingirem seus verdadeiros potencias genéticos de boa forma!

Cito abaixo apenas alguns dos grandes nomes no mundo nesta área e que seguem a filosofia geral do MR, os quais, são fontes de inspiração e de admiração:

 Dr. Mercola, um dos mais respeitados médicos da atualidade, fundador de um dos maiores websites sobre saúde e bem-estar do mundo (www.Mercola.com), autor de grandes bestsellers, como o livro The No-Grain Diet.

 Mark Sisson, um dos grandes disseminadores deste novo estilo de vida mostrado no MR, autor do grande bestseller “The Primal Blueprint”, fundador do website

MarksDailyApple.com. Com quase 60 anos de idade, mantém um corpo invejável pela maior parte dos jovens de 20 anos.

William Davis, cardiologista famoso e autor do grande bestseller “The Weat Belly, Lose the Weat, Lose the Weight and Find Your Path Back to Health”.

 Loren Cordain, médido Ph.D famoso e respeitado, grande estudioso e autor de livros, como o conhecido “The Paleo Answer”.

Robb Wolf, bioquímico e pesquisador famoso, autor do grande bestseller “The Paleo Solution”.

Doug McGuff, médico e autor do excelente livro Body By Science.

 Sean Croxton, nutricionista licenciado e popular, fundador do website UndergroundWellness.com e autor do livro “The Dark Side Of Fat Loss”.

 Personalidades como Anthony Robbins (um dos maiores e mais famosos palestrantes e empreendedores do mundo), Eben Pagan (empreendedor de sucesso), etc, etc, etc. A lista continua e continua! Convido-lhe a se juntar à este novo grupo, à esse novo futuro e seguir em frente comigo.

Se você está começando o MR vindo do MT, seja muito bem vindo(a). Você já possui uma bagagem de conhecimento que será muito útil para facilitar a entrada neste novo

paradigma.

Se você decidiu iniciar, diretamente, neste método, meus sinceros parabéns também.

Conforme mencionado anteriormente, preciso alertar de ante-mão que, durante este processo, iremos quebrar alguns dos maiores paradigmas sobre alimentação e, geralmente, quando fazemos isso, nosso cérebro tende a resistir às novas idéias, afinal, elas são

diferentes de tudo que você, provavelmente, vinha fazendo até então.

Lembre-se, mudanças sem resistência, são raras. Qualquer mudança inspira resistência. Quero que esteja ciente disso para que, quando sua mente começar a tentar te convencer do contrário, você esteja preparado(a) para seguir em frente, com foco no alvo, ou seja, no seu objetivo!

Pronto(a)? Sugiro que faça novamente aquele seu chá de camomila, naquela sua caneca rosa-bebê (não adianta disfarçar), sente-se confortavelmente, relaxe e siga junto comigo, ok?

Vamos em frente!

As Regras Do Jogo

Antes de explicar o porquê de tudo em mais detalhes e mostrar pra você por que este é o método que levará sua saúde e fitness para um outro nível de excelência, quero largar algumas bombas, agora, no começo.

Corra para o abrigo, pois lá vêm elas:

Este método não é baseado na contagem de calorias.

Este método não foca no controle meticuloso de quantidades e porções.  Este método exige que você reaprenda a se alimentar.

 Este método exigirá que você elimine da sua alimentação muitos dos alimentos que você, provavelmente, mais gosta e acha que são necessários, mas que, na verdade, não são.

 Este método é o mais simples de todos, conceitualmente.

 Este método prioriza o consumo de gorduras boas e proteínas, mais do que o resto.  Este método não abole os carboidratos, mas, os inclui com inteligência.

 Este método não é famoso na mídia, mas, sim, famoso entre as pessoas mais saudáveis e em forma do mundo.

 Este método manterá o seu apetite sob controle, sem esforço.  Este método “turbinará” sua saúde, disposição e energia.

 Este método inclui, unicamente, alimentos reais, naturais, deliciosos e nutritivos.  Este método colocará seu corpo, automaticamente, em modo de queima de gordura.  Este método levará você á atingir seu potencial genético de fitness e boa forma, sem

esforço, finalmente.

 Este método irá demandar uma dedicação maior no começo, até a criação dos hábitos.

 Este método é um novo estilo de vida.

Desafio MR de 30 dias

Simples e direto:

Eu, Rodrigo, autor deste livro, desafio você a seguir este método, ao pé da letra, por 30 dias para ver os resultados.

Ao final destes 30 dias, você poderá fazer a escolha de continuar ou não seguindo esta nova filosofia.

Pronto! Você está pronto(a) para tomar a decisão de mudar sua vida para sempre e aproveitar uma saúde e boa forma que nem você mesmo(a) imaginou ser possível?

Você aceita o desafio?

[ ] SIM

Se você respondeu “SIM”, siga em frente!

Se respondeu “NÃO”, você pode voltar ao MT e começar por lá. Quando estiver pronto(a), você volta, sem problemas.

Quebrando o Maior dos Paradigmas, os Grãos!

Preparado(a)?

Logo de cara, este é o maior paradigma que vamos quebrar e é, provavelmente, aquele que mais irá chocar você. Porém, esta será, também, a mudança de hábito que mais terá

vantagens para o seu processo.

Elimine os Grãos e Seja Feliz!

Cabum!

Agora, o que são grãos?

Grãos são, principalmente, trigo, centeio, cevada, aveia e soja.

Isso inclui todos os alimentos derivados de suas farinhas, como, farinha branca e farinha integral.

Isso, por sua vez, inclui massas (brancas e integrais), pães (brancos e integrais), soja (proteína de soja, leite de soja, etc.), etc.

A principal regra do método MR é que você exclua todos estes alimentos da sua dieta alimentar, ponto final!

Ok, agora estou curioso para ver a sua reação. De duas, uma, ou você levantou

imediatamente quase derrubando no teclado seu chá de camomila que já deve estar frio e gritou “Blasfêmia! Até parece! Que monte de besteiras!”, ou, você ainda está em estado de choque e, por isso, sem reação nenhuma.

Qual das duas reações você teve?

Agora, veja, isso era esperado, ainda mais quando solto a bomba antes de embasar tudo, ou seja, antes de explicar pra você o porquê de tudo isso.

Algo a se notar é que este tipo de coisa não ganha atenção nos maiores canais de mídia, simplesmente, por motivos de forças opostas vindos da indústria alimentícia. Como você sabe, os governos são também algemados às maiores indústrias, afinal, elas movem a economia, logo, não se ouve falar sobre isso abertamente!

Porém, quando direcionamos a nossa atenção para estudos legítimos e de gabarito, assim como, para os verdadeiros estudiosos da área de nutrição e medicina, é que começamos a ver a real verdade sobre tudo isso.

Eu também fiquei preso nessa bolha em que a maioria das pessoas vive atualmente. Entendo perfeitamente! Foi, realmente, um desafio cair fora e desbravar novos mundos.

Essa idéia da eliminação dos alimentos derivados de grãos está tomando cada vez mais força e vem transformando completamente a vida de milhões de pessoas. Quem se torna adepto, jamais volta atrás. Foi assim pra mim também!

É impressionante e emocionante ver e ler testemunhos de pessoas que nunca na vida conseguiram atingir a boa forma e resolver certos problemas de saúde e que, agora, pela primeira vez, estão conquistando a boa forma e vivendo uma vida ativa e saudável como jamais poderiam ter imaginado.

Por que você deve eliminar os grãos da sua dieta alimentar?

Se você, em particular, sempre teve dificuldades para perder peso ou nunca realmente conseguiu atingir seu objetivo de boa forma, preste uma atenção especial nesta parte. Grãos e derivados, são uma espécie de “venenos” para o corpo.

Nosso corpo não está genéticamente adaptado para o consumo de grãos.

Grãos, em geral, possuem alta concentração de carboidratos, os quais, provocam respostas insulínicas que evitam a perda de gordura.

O consumo de grãos, refinados ou integrais, e seus derivados, prejudicam sua saúde geral. Grãos causam dependência.

No seu livro “The Paleo Solution”, Robb Wolf diz:

“Na natureza, os grãos são disseminados pelo vento e, quando as condições são boas, eles começam a germinar. Pode ser uma surpresa pra você, mas as plantas não são seres benígnos e altruístas ao ponto de ficarem felizes em permitir que você coma as suas

[ ]

sementes (seus futuros “filhos”) na forma de pães, massas, etc. O grande objetivo dos grãos, assim como de qualquer forma de vida no planeta, é o de lutar por sua sobrevivência!” Os grãos possuem os famosos antinutrientes em suas composições e esse é um dos grandes motivos, pelo qual, eles são, literalmente, venenosos e longe de serem bem vindos dentro do nosso organismo. Claro, sem mencionarmos que os grãos são densos em carboidratos.

Os principais e mais importantes antinutrientes, os quais, precisamos conhecer são: fitatos (ácido fítico, phytates, em inglês), lectinas e o glúten.

Os fitatos se ligam facilmente à minerais do corpo, tais como cálcio, magnésio, cobre e zinco impedindo que você os absorva. Eles também liberam outros minerais das suas reservas no corpo.

As lectinas interferem negativamente na permeabilidade do intestino, tornando-o mais permeável, desta forma, deixando passar facilmente compostos que são vistos pelo corpo como inimigos, logo, despertando uma resposta auto-imune, o que colabora, entre outras coisas, para inflamação crônica e a síndrome do intestino permeável.

Glúten é a proteína presente em praticamente todos os grãos, a qual, é responsável pela famosa intolerância ao glúten que atinge sete a cada dez pessoas.

Aliás, conforme apontado pelo Dr. Mercola, o mundo vive em uma epidemia silenciosa de intolerância ao glúten. Enquanto algumas pessoas são mais

sensíveis a ele, outras vivem com as consequências de suas sensibilidades menores por anos a fio sem notar efeitos colaterais

sobresalentes e não entendendo por que tudo não está exatamente como deveria estar.

É incrível como algumas pessoas notam mudanças incrívelmente positivas no organismo ao eliminarem os grãos por apenas alguns dias!

Entretanto, como mencionado já no EmagrecerDeVez.com e, também, por Sean Croxton em seu livro The Dark Side of Fat Loss, o glúten é altamente viciante!

Exatamente isso. A ciência mostra que o glúten influencia nas mesmas áreas do cérebro, nas quais, a cocaína e a morfina atuam.

“Seu verdadeiro potencial genético

(boa forma) só é possivel de ser

atingido quando você tem uma

alimentação que está de acordo com o

que seu corpo está preparado para

processar.”

Como o glúten está presente em praticamente todos os grãos e seus derivados (pães, massas, etc), este é um dos grande motivos, pelos quais, a maioria das pessoas sente muita vontade de comer um alimento deste tipo quando começa a retirá-los do seu dia-a-dia.

Nota: Se você é religioso(a) e já leu na bíblia que os grãos, assim como o trigo, foram a base da vida, etc., eu falo mais sobre isso no capítulo Extras, onde eu explico que os grãos de hoje não são exatamente os mesmos de antigamente.

Agora, deixe-me comentar algo bastante interessante.

O ser humano só começou a cultivar grãos e a se alimentar em maior parte deles depois da invenção da agricultura, a qual, aconteceu por volta de 10.000 anos atrás.

Antes disso, por mais de 2 milhões de anos, o ser humano viveu sem consumir grãos.

A sacada aqui é que a ciência mostra que nossos genes não mudaram praticamente em nada deste então.

Nós ainda temos, basicamente, os mesmos genes que tínhamos milhões de anos atrás, só que, agora, estamos com hábitos alimentares completamente diferente do que tínhamos naquela época. Nunca fomos tão gordos e doentes e, se não fosse pelos avanços da medicina, estaríamos morrendo mais cedo do que nossos antepassados.

Agora, imagine quanto poderiamos estar vivendo se voltássemos a comer alimentos que realmente são naturais e nutritivos para o nosso corpo!

Como diz o médico James Braly, auto do livro Dangerous Grains (grãos perigosos):

“As espécies humanas sobreviveram e evoluíram comendo peixe, carnes, órgãos, legumes e frutas por, no mínimo 1 milhão de anos e, provavelmente, 2.5 milhões de anos. Isso significa que os humanos tem comido estes tipos de alimentos por 207 vezes mais tempo do que nós temos comido grãos e seus derivados. Em outras palavras, a fase de consumo de grãos constitui menos de 0.5% da nossa história evolucional.”

Nossa genética, simplesmente, não está preparada para o consumo destes alimentos e o seu verdadeiro potencial genético (boa forma) só é possivel de ser atingido quando você tem uma alimentação que está de acordo com o que seu corpo está preparado para processar.

Nota: Arroz e milho também são grãos e possuem glúten, porém, o glúten presente nestes alimentos não contém uma molécula chamada de gliadin, a qual, é normalmente

Entretanto, há controvérsias sobre o consumo de milho também, o que fica fora do escopo deste livro.

Eliminando grãos da sua dieta alimentar, você irá evitar todas as consequências negativas de seus antinutrientes e também da alta concentração de carboidratos presente neles, a qual, interfere bastante negativamente no funcionamento normal da insulina no sangue, dificultando muito o emagrecimento.

É isso! Não quero me delongar muito neste assunto, entretanto, quero enfatizar a

importância de você entender a necessidade de se excluir os grãos e derivados da sua dieta.

Essa é a regra número um do seu novo estilo de vida e é a principal regra do MR!

No que consiste sua alimentação no método MR?

Você ainda está aí ou está em estado de choque?

Bom, não foi por falta de aviso! Eu disse várias vezes que quebraríamos grandes paradigmas que são aceitos como corretos hoje em dia (por isso a população engorda e adoece cada vez mais).

Bom, deixe-me agora falar um pouco sobre como a sua alimentação irá ser neste método, no que se diz respeito aos macronutrientes, ou seja, proteínas, gorduras e carboidratos, ok?

Conforme dito anteriormente, o método MR não é um método que exclui os carboidratos, porém, que utiliza eles de forma inteligente de acordo com o que é natural e saudável para o nosso corpo.

A questão é que o consumo de carboidratos que é saudável para o corpo é bastante diferente do que pensamos ser o correto.

Lembre-se, nós somos “emburrecidos” diariamente pela mídia que defende e difunde os interesses das indústrias e, até mesmo, pelos governos que precisam defender seus interesses econômicos. É, eu sei, não deveria ser assim, mas, realmente, o que parece importar mais mesmo é o sucesso econômico, mesmo que seja em detrimento da sua saúde.

Desde que nascemos, somos expostos à falsas “verdades” e falsos hábitos alimentares saudáveis que prejudicam nossa saúde, silenciosamente, a cada dia.

Deixe-me te contar uma coisa. Como tenho a oportunidade de interagir com muitas pessoas diariamente por conta do EmagrecerDeVez.com, serviços de coaching, etc., percebo o quão errônea é a idéia que a grande maioria destas pessoas tem do que seja uma alimentação saudável.

As pessoas, simplesmente, não sabem o que é uma alimentação, verdadeiramente, saudável, mesmo tendo certeza que entendem do assunto. É realmente difícil ver além desta bolha, na qual, estamos inseridos, mesmo que nos esforcemos.

Porém, fico feliz que estejamos juntos aqui!

Ok, vamos lá, simples e direto, abaixo, está resumida a idéia de como será sua alimentação no método MR, a qual, te levará a emagrecer de vez e atingir a melhor forma da sua vida.

Proteína animal e plantas (legumes e verduras) em abundância, complementados por castanhas, nozes, sementes e frutas.

Esta é a alimentação que os nossos genes estão preparados para receber e é esta alimentação que levará você a atingir, da forma mais eficiente possível, o seu potencial genético, ou seja, a sua saúde e boa forma. Ou seja, você vai ter uma alimentação natural, nutritiva e saudável, se alimentando de tudo que voa, nada, anda e nasce no solo!

Nota: Lembre-se que você aceitou o desafio de 30 dias. Bote a faca nos dentes, mesmo que sua mente tente impôr resistência à estas idéias. Você irá ser grato(a) de ter embarcado nessa!

Tenha em mãos o seu “Quadro de Alimentos MR”, o qual, você recebeu junto com este livro. Nele, estão listadas muitas opções de alimentos saudáveis, nutritivos e deliciosos que você pode escolher.

Esta alimentação irá condicionar (reprogramar) o seu corpo para queimar gordura corporal com prioridade, ao invés de carboidratos, sem, obviamente, excluí-los.

Esta alimentação fará com que seu corpo se torne uma máquina automática de queima de gordura que irá atingir a boa forma que está programada nos seus genes.

Conforme disse antes, a ciência mostra que nosso DNA e genes atuais são basicamente os mesmos que tinhamos a mais de 1 milhão de anos atrás. Repito: somos homens das cavernas vivendo na era digital!

Tendo isso em mente, entenda que o nosso corpo se esforça para que tenhamos uma forma física que possibilite duas coisas principais:

No documento emagrecer de vez livro.pdf (páginas 106-120)

Documentos relacionados