• Nenhum resultado encontrado

Diferenças entre Investimento Privado e Público e o Déficit Público

No documento Prof. Francisco Mariotti 1 (páginas 48-60)

Quando abordada a composição da variável Investimento, foi dito que esta é subdividida em Formação Bruta de Capital Fixo e Variação de Estoques. Até aquele momento o entendimento era de que as empresas privadas realizavam investimentos. De todo modo, ocorre que o governo também realiza Investimentos, na forma de construção de estradas, portos, hospitais, escolas e outros, o que faz com que este tenha representatividade no resultado do investimento realizado na economia e, consequentemente, no resultado das Contas Nacionais. Assim sendo, pode-se dizer agora que o componente investimento da demanda agregada será composto por:

I = Investimento Privado + Investimento Público

Se for aplicado este conceito da identidade macroeconômica fundamental, chega-se ao seguinte resultado:

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

IPRIVADO + IPÚBLICO = SPRIVADA + SPÚBLICA(ou do governo) + SEXTERNA

Passando as variáveis do governo todas para um único lado da equação, tem-se que:

IPÚBLICO - SPÚBLICA(ou do governo) = SPRIVADA - IPRIVADO + SEXTERNA

O resultado do lado esquerdo da equação pode ser positivo ou negativo. Assim, se o investimento público for superior a poupança pública gera-se o famosíssimo DÉFICIT PÚBLICO. Se o investimento público for menor do que a poupança pública gera-se o chamado SUPERÁVIT

PÚBLICO ou das CONTAS PÚBLICAS.

Resumo das Identidades Básicas da Contabilidade Nacional

PRODUTO = DESPESA = RENDA

Pela ótica da despesa (y) = C + I + G + X – M

A despesa mostra como se distribuem os gastos pelos quatro agentes de despesa (consumidores, empresas, governo e estrangeiros).

Pela ótica da renda (y) = C + S + T

Esta identidade mostra como a renda é utilizada pelas famílias. Lembre-se que a renda bruta é advinda na forma de salários, juros, aluguéis e lucros. Igualando as duas tem-se que:

I + G + X = S + T + M

Rearranjando os termos:

I = S + (T-G) + (M-X), sendo o investimento bruto da economia formado pela poupança das famílias + poupança do governo + poupança externa.

Pode-se ainda obter o resultado pela ótica do produto, sendo:

PIB = C + I + G + X – M = DIB

Se for invertido a posição das importações na fórmula tem-se que:

PIB + M = C + I + G + X, onde, PIB + M é a OFERTA GLOBAL, que representada tudo que é disponibilizado para a coletividade, seja no país, seja no exterior.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

Passemos agora para a resolução de questões cobradas em provas anteriores. Devido às mudanças ocorridas especialmente no balanço de pagamentos (BP) segundo a nova metodologia do FMI, algumas questões anteriores a maio de 2015 poderão, por lógica, estar desatualizadas no que se refere aos nomes das contas do BP. De qualquer modo, segundo a revisão que fiz, esta mudança não impacta a resolução de qualquer questão anterior.

Questões Propostas:

1 – (ANALISTA/ANCINE – CESPE/2013) Com relação às contas nacionais, julgue os itens a seguir.

O PIB representa a soma dos valores agregados de todos os bens e serviços finais produzidos no território econômico nacional, excluídos os bens que resultaram do emprego de recursos de não residentes.

O PIB a custo de fatores equivale ao PIB a preços de mercado, deduzidos os tributos indiretos e somados os subsídios.

2 – (Diplomacia/Ins. Rio Branco – CESPE/2009) Considerando a contabilidade do balanço de pagamentos do Brasil e das contas nacionais, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Os juros registrados na conta de renda de transações correntes superavaliam os encargos da dívida externa brasileira, porque incorporam todos os gastos relacionados ao pagamento desses juros.

A diferença entre a renda nacional bruta e a renda interna bruta é obtida por meio do somatório dos saldos da conta de renda e da conta de transferências unilaterais.

Um déficit de 100 dólares na conta de transações correntes implica, necessariamente, a perda do mesmo valor nas reservas internacionais.

Remessas de máquinas e equipamentos de uma companhia estrangeira para sua filial no Brasil não precisam ser registradas no balanço de pagamentos, visto que tal operação não envolve entrada ou saída de divisas.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

3 – (Analista Adm./ANA – CESPE/2006) A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.

65 Os lucros realizados por uma montadora japonesa, no Brasil, são contabilizados tanto no produto interno bruto (PIB) da economia japonesa como na renda nacional bruta (RNB) da economia brasileira.

4 – (Analista/Sec. de Gestão do DF – CESPE/2009) O estudo da contabilidade nacional diz respeito à mensuração dos agregados macroeconômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O reajuste dos benefícios do Programa Bolsa Família acima da inflação em 2009, se confirmado pelo governo, contribuirá para aumentar a renda nacional bruta e a renda disponível da economia brasileira.

5 – (Analista de Gestão Pública/Pref. Vitória – CESPE/2008) A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

O produto interno bruto (PIB) constitui uma forma plausível de se mensurar o desempenho econômico do país porque, além de mensurar o valor de mercado dos bens e serviços finais, leva em conta a composição do produto e a distribuição de renda entre os diferentes indivíduos de determinada economia.

6 - (Anal. Controle Externo/TCE-AC – CESPE/2008 – com alterações) Acerca do balanço de pagamentos, instrumento que registra as transações de um país com o resto do mundo, julgue os itens abaixo correta.

Quando brasileiros que trabalham no exterior remetem parte de suas economias para suas famílias que residem no Brasil, essas transações são contabilizadas na conta financeira do balanço de pagamentos brasileiro.

7 - (Analista de Atividades do Meio Ambiente/Séc. Plan. DF – CESPE/2007) Com base na teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens a seguir.

51 O produto interno bruto, mensurado a preços de mercado, por incluir impostos indiretos e subsídios, difere da renda interna, avaliada a custo de fatores.

8 - (Anal. Gest. Púb./Pref. Vitória – CESPE/2008) A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, tradicionalmente, a conta financeira do balanço de pagamentos é deficitária, o que indica que o país é importador líquido de capital.

9 – (ECONOMISTA/MPU – CESPE/2010) Julgue os itens que se seguem acerca do modelo IS-LM, identidades macroeconômicas básicas e sistema de contas nacionais no Brasil.

Um país com 200 bilhões de produto nacional bruto a custo de fatores (PNBcf), 10 bilhões em impostos indiretos, 5 bilhões em subsídios e 3 bilhões em renda líquida enviada ao exterior (RLEV) tem 213 bilhões como produto interno bruto a preços de mercado.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

10 - (Auditor Fiscal/Pref. São Paulo – FCC/2012) Em uma economia, o valor do Produto Nacional Líquido foi maior que o do Produto Interno Bruto, ambos medidos a preços de mercado. Nessa economia, necessariamente, o valor

(A) dos impostos diretos foi superior ao da renda líquida recebida do exterior. (B) da renda enviada para o exterior foi maior que o da recebida.

(C) da depreciação foi igual a zero, ou seja, o estoque de capital da economia não se desgastou no período.

(D) dos impostos indiretos líquidos dos subsídios foi superior ao da renda líquida enviada para o exterior.

(E) da renda líquida recebida do exterior foi superior ao da depreciação.

11 - (ANALISTA - ECONOMIA/INFRAERO - FCC/2011) Provoca o aumento do estoque de reservas internacionais

(A) a importação de bens.

(B) o pagamento de juros da dívida externa.

(C) a contratação de empréstimos estrangeiros por empresas nacionais. (D) a remessa de lucros e royalties para o exterior.

(E) a aquisição de participações societárias no exterior.

12 - (Auditor Fiscal/Pref. São Paulo – FCC/2012) Foram extraídos os seguintes dados, em milhões de reais, referentes às Contas Nacionais do Brasil em um determinado ano-calendário:

Consumo Final... 2.666.752 Exportação de Bens e Serviços... 355.653 Consumo Intermediário... 2.686.362 Formação Bruta de Capital Fixo ... 585.317 Variação de Estoques (negativa) ... (7.471) Produto Interno Bruto a preços de mercado ... 3.239.404

O valor da importação de bens e serviços, em milhões de reais, nesse mesmo ano, correspondeu a

(A) 351.479. (B) 353.376. (C) 380.457. (D) 375.789. (E) 360.847.

13 - (Auditor Fiscal/Pref. São Paulo – FCC/2012) Uma determinada economia fez as seguintes transações com o exterior no ano corrente, medidas em milhões de dólares americanos:

Exportações de Mercadorias (FOB) ... 1.950 Amortizações de empréstimos contraídos... 870 Fretes e seguros líquidos pagos... 230 Importação de Mercadorias (FOB) ... 1.890 Juros líquidos pagos... 520 Empréstimos líquidos contraídos... 1.200 Investimentos diretos recebidos ... 2.100 Remessas de lucros líquidas... 980 Transferências unilaterais correntes

líquidas recebidas... 350

O volume, em milhões de dólares americanos, de reservas internacionais dessa economia

(A) diminuiu 1.260. (B) diminuiu 1.320. (C) aumentou 1.110. (D) diminuiu 1.730. (E) aumentou 2.430.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

14 - (Anal.Reg CE/Economista – FCC/2011) Foram extraídos os seguintes dados, em milhões de dólares americanos, do Balanço de Pagamentos do Brasil em 2010 publicado no Boletim do Banco Central do Brasil do mesmo ano:

− Superávit da balança comercial ... 20.221 − Entrada líquida de investimentos diretos ... 36.919 − Erros e omissões (valor negativo) ... (3.196) − Resultado positivo do balanço de pagamentos ... 49.101 − Déficit de Transações Correntes ... 47.365 − Entrada líquida de investimentos em carteira ... 63.011 Pode-se concluir, com base nos dados fornecidos, que a soma dos saldos da conta capital e da conta financeira foi, em milhões de dólares americanos, igual a (A) 99.662. (B) 96.466. (C) 102.858. (D) 86.020. (E) 99.930.

15 - (Anal. Jud. PA/Economia – FCC/2009) Em um sistema de contas nacionais, se a receita fiscal corrente for superior aos gastos correntes do Governo em um determinado ano, pode-se afirmar que

(A) a Conta de Transações com o exterior apresentará saldo superavitário. (B) a Poupança Bruta do país foi positiva.

(C) a Poupança Corrente do Governo foi positiva. (D) o PIB do país será menor que no ano anterior.

(E) o orçamento total do governo, incluindo as despesas correntes e de capital, será superavitário.

16 - (Anal. Jud. PA/Economia – FCC/2009) A diferença de valor entre o Produto Nacional Líquido a preços de mercado e a Renda Nacional a custo de fatores corresponde ao montante, em valor absoluto,

(A) dos impostos indiretos menos os subsídios concedidos pelo Governo ao setor privado.

(B) da renda enviada para o exterior menos a renda recebida do exterior. (C) da depreciação do estoque de capital fixo da economia.

(D) das exportações menos as importações.

(E) dos impostos diretos menos as transferências unilaterais do Governo ao setor privado.

17 - (Agente Fiscal SP/SEC. FAZENDA – FCC/2006) São dadas as seguintes informações sobre as Contas Nacionais de uma determinada economia:

Sabendo-se que não houve transferências de capital entre o país e o exterior, o valor da Formação Bruta de Capital Fixo dessa economia corresponde a a) 84.000 b) 98.000 c) 109.000 d) 119.000 e) 132.000

18 - (Agente Fiscal SP/SEC. FAZENDA – FCC/2006) São dadas as seguintes informações sobre as Contas Nacionais de uma determinada economia: Sobre o balanço de pagamentos, é correto afirmar que

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

a) um superávit no saldo das transações correntes equivale a uma diminuição dos ativos externos líquidos em poder dos residentes desta economia.

b) o pagamento de juros sobre empréstimos recebidos do exterior é registrado na conta de capital.

c) há diminuição das reservas internacionais do país, se o saldo do balanço de pagamentos é positivo.

d) o valor dos lucros reinvestidos na economia doméstica por residentes no exterior é computado no balanço de serviços.

e) há transferência líquida de recursos para o exterior quando as importações de bens e serviços não-fatores apresentam valor maior que as exportações de bens e serviços não-fatores.

19 - (AUDITOR/TCE-AL – FCC/2008) O agregado macroeconômico que mede a produção de um país, seja esta produção realizada com fatores de produção de residentes no país ou residentes no exterior, mas que estejam em território nacional, da qual se deduz a depreciação do estoque de capital, mas se computa o valor dos impostos indiretos, é o

a) Produto Nacional Bruto a preços de mercado. b) Produto Interno Bruto a custo de fatores. c) Produto Interno Líquido a preços de mercado. d) Produto Interno Líquido a custo de fatores. e) Produto Nacional Líquido a custo de fatores.

20 – (Auditor-Fiscal/Sec. Fazenda RJ – FGV/2011) O país Z possui uma economia com três setores: trigo, farinha e pão, que pode ser descrita da seguinte forma:

Adicionalmente, as contas nacionais mostram que o total pago em salários é de $ 1.500, e o pagamento de juros é de $ 300.

Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir: I. O PIB dessa economia é de $ 2.000.

II. O valor agregado do setor de farinha é de $ 500.

No documento Prof. Francisco Mariotti 1 (páginas 48-60)

Documentos relacionados