• Nenhum resultado encontrado

O valor agregado do setor de farinha é de $ 500 I O total pago com aluguéis não excede a $ 700.

No documento Prof. Francisco Mariotti 1 (páginas 60-85)

Assinale

(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas.

(D) se nenhuma afirmativa estiver correta.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

Gabarito Comentado:

1 – (ANALISTA/ANCINE – CESPE/2013) Com relação às contas nacionais, julgue os itens a seguir.

O PIB representa a soma dos valores agregados de todos os bens e serviços finais produzidos no território econômico nacional, excluídos os bens que resultaram do emprego de recursos de não residentes.

Comentários:

O erro desta assertiva está no fato de que o PIB inclui sim o resultado do emprego dos recursos de não residentes. A mensuração da atividade econômica que exclui o emprego dos recursos de não residentes é o PNB. Vale lembrar que o Produto Nacional Bruto reduz, do valor do PIB, as rendas enviadas ao exterior, ou seja, de propriedade de não residentes (estrangeiros), e adiciona as rendas de residentes (brasileiros).

PNB = PIB – REE + RRE

Nota: Cabe adicionar que existe certa incorreção do termo usado na questão, visto que uma pessoa não residente pode ser um brasileiro que mora no exterior, da mesma forma que um residente pode ser uma pessoa física estrangeira que resida no país.

Gabarito: ERRADO

O PIB a custo de fatores equivale ao PIB a preços de mercado, deduzidos os tributos indiretos e somados os subsídios.

Comentários:

Assertiva perfeitamente correta. O PIB a Custo de Fatores é calculado, a partir do PIB a preços de mercado, reduzindo-se o montante referente aos tributos indiretos e adicionando os subsídios.

PIBcf = PIBpm – Tributos Indiretos + Subsídios, ou:

PIBpm = PIBcf + Tributos Indiretos – Subsídios.

Gabarito: CERTO

2 – (Dilplomacia/Ins. Rio Branco – CESPE/2009) Considerando a contabilidade do balanço de pagamentos do Brasil e das contas nacionais, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Os juros registrados na conta de renda de transações correntes superavaliam os encargos da dívida externa brasileira, porque incorporam todos os gastos relacionados ao pagamento desses juros. Comentários:

Os encargos da dívida externa (juros) devem, oficialmente, ser todos registrados no balanço de rendas das transações correntes. Assim sendo, não há que se falar em superavaliação nem tão quanto subestimação, mas sim a contabilização correta dos juros pagos aos credores no exterior em decorrência da dívida externa brasileira. Destaca-se que estes pagamentos são sujeitos, obrigatoriamente, ao registro de um contrato de câmbio via Sistema de Informações do Banco Central - SISBACEN, de tal forma que a estatística da conta de rendas é refletida perfeitamente.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

ERRADO

A diferença entre a renda nacional bruta e a renda interna bruta é obtida por meio do somatório dos saldos da conta de renda e da conta de transferências unilaterais.

Comentários:

Conforme verificado, a Renda Nacional Bruta é composta do Produto Interno Bruto – PIB adicionada da renda recebida do exterior e diminuída da renda enviada ao exterior. Não se inclui neste cálculo o resultado das transferências unilaterais, a exemplo de doações.

ERRADO

Um déficit de 100 dólares na conta de transações correntes implica, necessariamente, a perda do mesmo valor nas reservas internacionais.

Comentários:

Tradicionalmente o saldo das reservas internacionais é derivado dos superávits registrados no balanço de pagamentos. Na medida em que ocorra déficit no BP, neste apurado o resultado das transações correntes mais a conta financeira e de capital, ocorrerá a necessidade de se utilizar parte do saldo de reservas internacionais para cobertura do déficit. Ressalta-se, de todo modo, que não se pode afirmar que a geração de um déficit de 100 dólares nas transações correntes consistirá obrigatoriamente na redução da reservas internacionais (perda de reservas), uma vez que o resultado da conta financeira e de capital poderá ser superavitário, em montante maior do que o déficit das transações correntes. Neste caso, ao invés de ocorrer uma perda de reservas, ocorrerá um acúmulo de reservas internacionais.

ERRADO

Remessas de máquinas e equipamentos de uma companhia estrangeira para sua filial no Brasil não precisam ser registradas no balanço de pagamentos, visto que tal operação não envolve entrada ou saída de divisas.

Comentários:

A remessa de máquinas e equipamentos do exterior para o Brasil está sujeita sim ao registro no balanço de pagamentos. Este registro é feito conjuntamente em duas rubricas do BP. O primeiro registro refere-se à conta de investimento estrangeiro direto – IED, sendo o investimento, em termos monetários, feitos pelo valor pelo qual a máquina é internalizada no país. Adicionalmente, como a máquina está entrando no país, é natural o registro de uma importação. Os valores referentes ao IED e à importação são os mesmos, de tal forma que não gera diferença positiva ou negativa no BP. Muito embora não envolva entrada ou saída de divisas, envolve sim um registro.

ERRADO

3 – (Analista Adm./ANA – CESPE/2006) A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.

Os lucros realizados por uma montadora japonesa, no Brasil, são contabilizados tanto no produto interno bruto (PIB) da economia japonesa como na renda nacional bruta (RNB) da economia brasileira. Comentários:

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

Conforme verificado, os lucros realizados por uma montadora japonesa, no Brasil, não são contabilizados no PIB aqui. O resultado do PIB é derivado do somatório do consumo, investimentos, gastos do governo e exportações de bens e serviços não fatores, sendo este somatório reduzido das importações de bens e serviços não fatores. No cálculo do PNB do Brasil deve-se adicionar as rendas recebidas dos fatores de produção (salários recebidos, juros recebidos, lucros de empresas brasileiras no exterior) e excluir as rendas enviadas ao exterior (salários pagos ao exterior, lucros de empresas estrangeiras instaladas no país).

Com base neste entendimento, pode-se dizer que os lucros realizados por uma montadora japonesa, no Brasil, são contabilizados no PNB do Brasil (são rendas envidas ao exterior), sendo contabilizados no PNB do Japão (como renda recebidas do exterior.

ERRADO

4 – (Analista/Sec. de Gestão do DF – CESPE/2009) O estudo da contabilidade nacional diz respeito à mensuração dos agregados macroeconômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O reajuste dos benefícios do Programa Bolsa Família acima da inflação em 2009, se confirmado pelo governo, contribuirá para aumentar a renda nacional bruta e a renda disponível da economia brasileira.

Comentários:

Essa assertiva é bastante capciosa, especialmente por cobrar do candidato conceitos referentes às contas nacionais que não são costumeiros.

Como se sabe o Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda feito pelo governo federal, destinado ao atendimento das famílias com baixa renda. Dentre os conceitos das contas nacionais, o único que prevê no

seu cálculo as transferências correntes realizadas pelo governo é o referente à Renda Nacional disponível. Reproduzindo os conceitos dispostos anteriormente:

“Com base na Renda Nacional Líquida a custo dos fatores - RNLCF ou Renda Nacional, deve-se deduzir os lucros retidos pelas empresas para reinvestimentos, pois apesar desta parcela da renda se encontrar de posse das empresas, não é transferida de imediato às famílias. Deve-se ainda deduzir os impostos diretos (imposto de renda) e as contribuições previdenciárias pagas pelas famílias e empresas ao governo. Por último, deve-se deduzir as demais receitas correntes do governo e adicionar as transferências correntes do governo às famílias.”

Com base nestes conceitos, pode-se afirmar que o reajuste dos benefícios do Programa Bolsa Família tendem a elevar a Renda Disponível, no entanto, não interferindo no resultado do PNB.

ERRADO

5 – (Analista de Gestão Pública/Pref. Vitória – CESPE/2008) A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

O produto interno bruto (PIB) constitui uma forma plausível de se mensurar o desempenho econômico do país porque, além de mensurar o valor de mercado dos bens e serviços finais, leva em conta a composição do produto e a distribuição de renda entre os diferentes indivíduos de determinada economia.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

O PIB é a medida de mensuração da riqueza gerada no país durante um determinado período de tempo, sendo seu cálculo derivado do resultado da produção dos bens e serviços finais de uma economia. Não obstante, muito embora ela consiga mensurar a composição do produto entre os divergentes agentes da economia (famílias, empresas, governo, resto do mundo), ele não serve para mensurar a distribuição de renda entre estes indivíduos.

ERRADO

6 - (Anal. Controle Externo/TCE-AC – CESPE/2008 – com alterações) Acerca do balanço de pagamentos, instrumento que registra as transações de um país com o resto do mundo, julgue os itens abaixo correta.

Quando brasileiros que trabalham no exterior remetem parte de suas economias para suas famílias que residem no Brasil, essas transações são contabilizadas na conta financeira do balanço de pagamentos brasileiro.

Comentários:

As rendas oriundas do trabalho de brasileiros residentes no exterior são contabilizadas no balanço de transações correntes, mais especificamente no balanço transferências unilaterais. O exemplo mais categórico destas remessas são aquelas oriundas das remessas feitas pelo dekasseguis, brasileiros descendentes de japoneses que trabalham no Japão.

ERRADO

7 - (Analista de Atividades do Meio Ambiente/Séc. Plan. DF – CESPE/2007) Com base na teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens a seguir.

O produto interno bruto, mensurado a preços de mercado, por incluir impostos indiretos e subsídios, difere da renda interna, avaliada a custo de fatores.

Comentários:

Muito embora exista a relação de identidade entre Produto Interno Bruto, Renda Interna Bruta e Demanda Interna Bruta, também existe a diferenciação entre o cálculo da primeira delas, o PIB, quanto ao fato de ser a custo dos fatores de produção ou a Preços de Mercado, incluindo-se neste último os impostos indiretos e os subsídios. Destaca-se que muito embora a questão tenha dito incluindo-se, esta faz referência às variáveis em si, e não qual delas é aumentativa ou diminutiva do resultado do PIB.

CERTO

8 - (Anal. Gest. Púb./Pref. Vitória – CESPE/2008) A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, tradicionalmente, a conta financeira do balanço de pagamentos é deficitária, o que indica que o país é importador líquido de capital.

Comentários:

A conta financeira do balanço de pagamentos registra toda a movimentação de recursos financeiros (empréstimos, financiamentos e investimentos) realizados do exterior no Brasil e do Brasil para o exterior. O resultado desta conta possui uma interpretação diferente do resultado das Transações Correntes. No caso desta última, toda vez que o seu resultado for deficitário, é porque o país mais recebeu recursos correntes do país do que enviou (pagamentos e recebimentos

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

decorrentes de operações de exportação e importação, pagamento e recebimento de juros e lucros, etc.). As operações realizadas nas Transações Correntes não constituem assunção de dívida pelo país, tão quanto pelo exterior. São na verdade fluxo de entrada e saída de recursos que tem o seu início e fim, em termos de fluxo e estoque, em um único período.

A conta financeira possui um caráter diferente. Conforme comentado anteriormente, nela são registradas as movimentações de recursos financeiros (empréstimos, financiamentos e investimentos) realizados do exterior no Brasil e do Brasil para o exterior. Estes recursos, além de caracterizarem um fluxo (entrada ou saída), ainda representam a constituição de passivo (dívida) ou de ativo (direito) para com o exterior, movimentações que originam ou aumentam o estoque da dívida externa.

Pode-se afirmar que nos últimos 5 anos a conta financeira foi sempre superavitária, decorrente de uma maior entrada do que saída de capitais do país. Naturalmente, e nesta condição, pode-se concluir que na medida em que o país mais recebe do que envia recursos a título de empréstimos e investimentos, ele é importador líquido de capital. Seria na verdade exportador líquido, caso a Conta Financeira apresentasse ano a ano resultados deficitários. Em decorrência destes entendimentos, pode-se afirmar que esta assertiva está errada.

ERRADO

9 – (ECONOMISTA/MPU – CESPE/2010) Julgue os itens que se seguem acerca do modelo IS-LM, identidades macroeconômicas básicas e sistema de contas nacionais no Brasil.

Um país com 200 bilhões de produto nacional bruto a custo de fatores (PNBcf), 10 bilhões em impostos indiretos, 5 bilhões em subsídios e 3

bilhões em renda líquida enviada ao exterior (RLEV) tem 213 bilhões como produto interno bruto a preços de mercado.

Comentários:

A questão afirma que o PNBcf é igual a 200 bilhões, ou seja, neste cálculo já está sendo considerado o valor referente ao saldo do balanço de rendas. Com base nesta informação, primeiros temos que calcular o PNBpm, adicionando os impostos indiretos e retirando os subsídios. Sendo assim, temos:

PNBpm = PNBcf + impostos indiretos – subsídios

PNBpm = 200 + 10 – 5 = 205 bilhões.

Agora, para se calcular o PIBpm, basta apenas levarmos em consideração o saldo do balanço de rendas, o qual é de R$ 3 bilhões, ou seja, temos que adicionar ao valor de R$ 205 bilhões mais R$ 3 bilhões, perfazendo assim um total de R$ 208 bilhões.

PIBpm = PNBpm + RLEE = 205 + 3 = 208

Em resumo, podemos afirmar que esta assertiva é ERRADA.

ERRADO

10 - (Auditor Fiscal/Pref. São Paulo – FCC/2012) Em uma economia, o valor do Produto Nacional Líquido foi maior que o do Produto Interno Bruto, ambos medidos a preços de mercado. Nessa economia, necessariamente, o valor

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti (B) da renda enviada para o exterior foi maior que o da recebida.

(C) da depreciação foi igual a zero, ou seja, o estoque de capital da economia não se desgastou no período.

(D) dos impostos indiretos líquidos dos subsídios foi superior ao da renda líquida enviada para o exterior.

(E) da renda líquida recebida do exterior foi superior ao da depreciação.

Comentários:

A diferença existente entre o PIB e o PNB é relacionada ao saldo das rendas (dos fatores de produção) enviadas e recebidas do exterior. Sendo assim, temos o seguinte cálculo para o PNB, a partir do PIB:

PNB = PIB + RRE – REE

Assim sendo, toda vez que a renda recebida do exterior for superior à renda enviada ao exterior, existirá uma renda líquida recebida do exterior. Partindo do princípio que o PNB = PIB + RRE – REE, e que RRE > REE, o PNB será superior ao PIB. Essa informação já nos ajuda bastante na resolução da questão, mas ainda faltam mais alguns conceitos, a saber:

Um segundo ponto importante nesta questão refere-se à mensuração da diferença entre Produto Bruto e Produto Líquido. Teremos um Produto Nacional Líquido (PNL), simplesmente subtraindo do PNB, a depreciação.

PNL = PNB – Depreciação, ou PNB = PNL + Depreciação

O mesmo poderia ser feito para o Produto Interno Líquido – PIL, bastando retirar a depreciação do PIB.

PIB = PIL + Depreciação

Sendo assim, se a questão afirma que PNL maior do que o PIB, temos o seguinte:

PNB = PIB + RRE – REE

PNL + Depreciação = PIL + Depreciação + RRE – REE PNL = PIL + Depreciação + RRE – REE – Depreciação

Recompondo as expressões, para que possamos analisar exatamente as alternativas da questão, vemos que:

PNL = PIB + RRE – REE – Depreciação

Assim sendo, para que o Produto Nacional Líquido (PNL) seja superior ao Produto Interno Bruto (PIB), necessariamente o valor da Renda Líquida Recebida do Exterior (RRE > REE) terá que ser for superior ao da depreciação.

Gabarito: letra “e”.

11 - (ANALISTA ECONOMIA/INFRAERO - FCC/2011) Provoca o aumento do estoque de reservas internacionais

(A) a importação de bens.

(B) o pagamento de juros da dívida externa.

(C) a contratação de empréstimos estrangeiros por empresas nacionais. (D) a remessa de lucros e royalties para o exterior.

(E) a aquisição de participações societárias no exterior.

Comentários:

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

A – A importação de bens está associada à compra de um bem do exterior, o que exige como contrapartida uma saída de moeda estrangeira da economia. Neste caso ocorre uma diminuição de moeda estrangeira e, consequentemente, a redução das reservas internacionais.

INCORRETA

B – O pagamento dos juros da dívida, conforme o próprio nome diz, refere-se a um valor devido ao exterior e que como tal sai da economia do país, impactando negativamente o saldo de reservas internacionais.

INCORRETA

C – Essa é uma assertiva que até poderia gerar dúvidas, mas já a esclarecemos. A contratação de empréstimos no exterior constitui a confissão de dívida para com um credor fora das fronteiras do país. Muito embora esta confissão esteja associada a um passivo a ser pago no futuro, hoje ela representa uma entrada de moeda estrangeira na economia que, desta forma, contribui para a elevação do estoque de reservas internacionais.

CORRETA

D – A remessa de lucros e royalties também é um envio de recursos ao exterior, o que sensibiliza negativamente as reservas internacionais.

INCORRETA

E – A aquisição de participações societários no exterior (compra de ações de empresas sediadas no exterior) também configura uma saída de recursos, assim contribuindo para redução das reservas internacionais.

INCORRETA

12 - (Auditor Fiscal/Pref. São Paulo – FCC/2012) Foram extraídos os seguintes dados, em milhões de reais, referentes às Contas Nacionais do Brasil em um determinado ano-calendário:

Consumo Final... 2.666.752 Exportação de Bens e Serviços... 355.653 Consumo Intermediário... 2.686.362 Formação Bruta de Capital Fixo ... 585.317 Variação de Estoques (negativa) ... (7.471) Produto Interno Bruto a preços de mercado ... 3.239.404

O valor da importação de bens e serviços, em milhões de reais, nesse mesmo ano, correspondeu a

(A) 351.479. (B) 353.376. (C) 380.457. (D) 375.789. (E) 360.847. Comentários:

Essa questão é bem tranquila de ser resolvida. Os dados para a resolução estão todos disponíveis, só existindo apenas a informação referente ao consumo intermediário, a qual não usaremos e que, na verdade, foi disponibilizada muito mais para confundir.

Mais algumas informações. Como a questão não menciona os gastos do governo, assumimos que este é igual a zero. Outra coisa, muito cuidado, visto que a variação de estoques, presente na questão, é negativa, e assim entrará na fórmula de cálculo.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti 3.239.404 = 2.666.752 + (585.317 – 7.471) + 355.653 – M M = 360.487

Gabarito: letra “e”.

13 - (Auditor Fiscal/Pref. São Paulo – FCC/2012) Uma determinada economia fez as seguintes transações com o exterior no ano corrente, medidas em milhões de dólares americanos:

Exportações de Mercadorias (FOB) ... 1.950 Amortizações de empréstimos contraídos... 870 Fretes e seguros líquidos pagos... 230 Importação de Mercadorias (FOB) ... 1.890 Juros líquidos pagos... 520 Empréstimos líquidos contraídos... 1.200 Investimentos diretos recebidos ... 2.100 Remessas de lucros líquidas... 980

Transferências unilaterais correntes líquidas

recebidas... 350

O volume, em milhões de dólares americanos, de reservas internacionais dessa economia

(A) diminuiu 1.260. (B) diminuiu 1.320. (C) aumentou 1.110. (D) diminuiu 1.730. (E) aumentou 2.430. Comentários:

Esta também não é uma questão difícil de ser resolvida. De todo modo, é muito importante que se tenha em mente quais são as contas componentes do balanço de pagamentos, pois a partir destas é possível calcular o resultado referente ao volume de reservas internacionais desta economia.

São contas componentes das Transações Correntes do BP, segregadas como entrada ou saída de recursos, ou seja, se adicionam ou reduzem as reservas internacionais:

Exportações de Mercadorias (FOB) (entrada) ... 1.950 Fretes e seguros líquidos pagos (saída)... 230 Importação de Mercadorias (FOB) (saída) ... 1.890 Juros líquidos pagos (saída)... 520 Remessas de lucros líquidas (saída)... 980 Transferências unilaterais correntes

líquidas recebidas (entrada)... 350 Resultado das Transações Correntes=

1950 -230 – 1890 – 520 – 980 + 350 = -1320

São contas componentes das Contas Financeira e de Capital do BP, segregadas como entrada ou saída de recursos, ou seja, se adicionam ou reduzem as reservas internacionais:

Amortizações de empréstimos contraídos (saída)... 870 Empréstimos líquidos contraídos (entrada)... 1.200 Investimentos diretos recebidos (entrada) ... 2.100 Resultado da Conta Financeira e de Capital = -870 + 1200 + 2100 =

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Francisco Mariotti

Resultado Final do BP = -1320 + 2430 = + 1110

Gabarito: letra “c”.

14 - (Anal.Reg CE/Economista – FCC/2011) Foram extraídos os seguintes dados, em milhões de dólares americanos, do Balanço de Pagamentos do Brasil em 2010 publicado no Boletim do Banco Central do Brasil do mesmo ano:

− Superávit da balança comercial ... 20.221 − Entrada líquida de investimentos diretos ... 36.919 − Erros e omissões (valor negativo) ... (3.196) − Resultado positivo do balanço de pagamentos ... 49.101 − Déficit de Transações Correntes ... 47.365 − Entrada líquida de investimentos em carteira ... 63.011 Pode-se concluir, com base nos dados fornecidos, que a soma dos saldos da conta capital e da conta financeira foi, em milhões de dólares americanos, igual a (A) 99.662. (B) 96.466. (C) 102.858. (D) 86.020. (E) 99.930. Comentários:

Essa questão, assim como outra já vista em nossa correção, exige de candidato uma boa noção com respeito à composição do balanço de pagamentos e suas contas. Os dados disponíveis fazem referência as principais rubricas contábeis, de forma que, para que possamos resolver a questão, tenhamos que agregar as contas segundo a separação entre transações

correntes e conta financeira e de capital, as quais compõem o resultado do BP.

No documento Prof. Francisco Mariotti 1 (páginas 60-85)

Documentos relacionados