• Nenhum resultado encontrado

O principal motivo da realização dessa pesquisa foi o fato da constante presença de mulheres comprando fotoálbuns no comércio local de empresas que lidam com o mercado de fotografia em Caruaru. Existe uma demanda alta de produção de fotoálbuns e isso impulsionou essa pesquisa a questionar o que motiva essas pessoas, principalmente as mulheres, a continuar com a preocupação em organizar essas imagens fotográficas em álbuns de fotografia ou fotoálbuns, mesmo na contemporânea “era digital”. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é evidenciar os álbuns fotográficos como um produto de Design baseado nos fundamentos do Design Emocional de Donald Norman, considerando que a Fotografia cumpre um papel importante na construção da memória afetiva individual e coletiva da Cultura. Considerando, sobretudo, o estudo da relação afetiva das mulheres (público alvo da pesquisa) com esse artefato inserido no campo do Design Emocional.

A partir do objetivo geral acima citado, especificamente, pretende-se: Debater os fundamentos do Design Emocional a fim de relacioná-los aos álbuns fotográficos; Aprofundar os conhecimentos sobre os álbuns e o ato fotográfico na história e na filosofia da Fotografia; Discutir o álbum fotográfico como um produto de Design Emocional, segundo os pensamentos de Donald Norman.

A metodologia analítica baseada na coleta de informações através de entrevistas sobre as emoções e os sentimentos de um determinado grupo de mulheres sobre o objeto de estudo escolhido, isto é, álbuns de fotografias e fotoálbuns. Para isso, adotou-se o uso da entrevista semiestruturada (survey). O

survey é uma técnica de pesquisa de opinião pública, de mercado e pesquisas

sociais, isto é, visa-se coletar dados através de entrevistas desenvolvidas para o público alvo em estudo. (DUARTE, 2010)

A escolha desse tipo de entrevista se deve a características qualitativas, porque de acordo com Oliveira (2007), a abordagem qualitativa10 é “um processo de reflexão e análise da realidade” onde se usa aplicações de questionários, entrevistas, observações e análise de dados, sendo apresentados de forma descritiva11.

Através da observação do público frequentador das empresas de fotografia, constatou-se que a importância dada aos registros fotográficos é, predominantemente, feminina, sendo assim, as entrevistadas são com mulheres, sem limitação quanto a idade, pois o desejo de relembrar momentos vividos e transformá-los em álbuns de fotografia ou fotoálbuns, cabe a qualquer idade.

Considera-se também que o desejo de transformar momentos em álbuns fotográficos parta da própria pessoa, desconsiderando, então, álbuns fotográficos recebidos como um presente de outras pessoas. A escolha justifica-se, porque por se tratar de uma pesquisa qualitativa, e então, de caráter subjetivo, é favorável à pesquisadora que o público entrevistado tenha o maior envolvimento possível com o objeto de estudo, já que assim as entrevistadas saberão contar com mais detalhes todo o processo de envoltura.

Portanto, a escolha e uso das declarações verbais das entrevistadas são consideradas essenciais para essa pesquisa, pois são seus relatos que conduzirão parte do projeto a questionar os conceitos do Design Emocional ditos por Donald Norman (2008) em álbuns fotográficos.

5.1 Pesquisa Piloto

A fase piloto da pesquisa teve tempo total de duas semanas e foi importante para descobrir alguns problemas inesperados. Tentando direcionar as pessoas a contar o que sentem ou o que os álbuns de fotografia significavam para elas, foi escolhido o uso de perguntas abertas, sendo elas impressas e entregues a algumas entrevistadas e, também, realizadas pela internet através de um formulário criado no

10

Abordagem qualitativa: atualmente, essa é a expressão preferencialmente usada. (OLIVEIRA, 2007)

11

Descritiva: A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. (DUARTE, 2013)

Google Driver, destinadas as pessoas de difícil contato pessoal. Dentre as perguntas

do formulário pretendia-se, também descobrir qual o nível de envolvimento do público alvo (mulheres) com seus álbuns de fotografia ou fotoálbuns.

O questionário contém sete perguntas abertas. Essa etapa rendeu 10 resultados de pessoas diferentes, porém todas provaram pouco interesse em escrever com detalhes o que foi perguntado, sendo assim, todas foram muito objetivas e isso impossibilitou o uso desse material para a pesquisa.

Percebendo que as perguntas diretas não rendiam respostas mais detalhadas e particulares, o problema poderia ser, simplesmente, na maneira de conduzir as entrevistas. Então foi decidido que essas perguntas seriam modificadas e passariam a ser apenas “guias” para uma possível “redação”, a intenção era deixar a entrevistada livre para escrever o que quiser sobre o assunto, seguindo as “guias”. A forma de envio continuava sendo através do formulário do Google Driver e alguns impressos com duas folhas pautadas frente e verso para escreverem a redação.

Essa mudança na abordagem das entrevistas, também não foi bem sucedida, onde se obteve o mesmo problema, onde as entrevistadas não respondiam as guias e/ou não conseguiam se expressar claramente ao escrever.

A partir do exposto, passou-se a utilizar conversas com cada entrevistada, com uso das mesmas “guias” usadas no segundo teste, onde elas se dispuseram com maior motivação em contar suas histórias estabelecendo uma relação de confiança e amizade entre pesquisadora e pesquisada.

5.2 Procedimentos de Pesquisa

O foco dessa pesquisa está em testar os fundamentos do Design Emocional em artefatos cotidianos, neste caso, o artefato são os álbuns de fotografia e fotoálbuns.

A escolha de como fazer as perguntas foram embasadas pelos autores Anselm Strauss e Juliet Corbin, em seu livro “Pesquisa Qualitativa: técnicas e

procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada” (2008), onde eles

dessa lista são perguntas “sensíveis” onde eles comentam que perguntas desse tipo “sintonizam o pesquisador àquilo que os dados indicam”, isto é, sintonizam o pesquisador com o que acontece no momento da entrevista.

Foram feitos contatos prévios com as entrevistadas através de telefone e redes sociais, a fim de marcar encontros em suas residências para a realização da entrevista.

Foi usado o seguinte texto para selecionar as entrevistadas:

Olá, estou concluindo a Universidade e preciso de depoimentos de algumas pessoas para dar andamento à monografia. Você tem fotoálbuns que encomendou e/ou álbuns de fotografia em casa revelados por você?

Quando a pessoa respondesse “sim”:

Será que eu poderia conversar com você pessoalmente sobre isso?

Após a seleção e no local da entrevista, a pesquisadora tem em mente as perguntas ou assuntos norteadores da pesquisa, que são:

- Foi difícil escolher o álbum no momento da compra?

- Poderia me mostrar e contar a história dos seus álbuns?

- Porque resolveu fazê-lo?

- O que ele significa para você?

- Com que frequência você costuma vê-los ou mostra-los?

- Para quem os mostra?

A realização do procedimento não seguia ordens de perguntas, apenas é iniciada a conversa onde a entrevistada discursa sobre os momentos registrados no seu álbum de fotografia ou em seu fotoálbum. Assim, os assuntos eram inseridos quando conveniente a fim de guiar a conversa rumo ao objetivo da pesquisa.

Documentos relacionados