• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 ANÁLISE DOS SISTEMAS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

4.2.1 Dimensão legal e institucional

Neste tópico são discutidos aspectos levantados sobre os Sistemas Municipais de Meio Ambiente pesquisados (estrutura administrativa do órgão ambiental responsável pela execução do licenciamento ambiental, Fundo Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente) e a base legal que institui, orienta e apoia a implementação do licenciamento ambiental municipal.

A resolução CONSEMA que irá regulamentar o impacto local em Pernambuco, definiu em seu texto principal, já aprovado (o anexo da resolução ainda não foi aprovado conforme apresentado no tópico 2.3.2), como requisito para os municípios iniciarem o licenciamento ambiental municipal apresentar ao CONSEMA: I. cópia da lei municipal instituindo o sistema municipal de meio ambiente; II. Composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente; e, III. Identificação do órgão ambiental capacitado e respectiva estrutura, com indicação dos profissionais habilitados para o licenciamento, controle e fiscalização ambiental (Anexo B). Deste modo percebesse a importância estratégica que foi dada pelo CONSEMA a existência do SISMUMA claramente definido para a execução do licenciamento ambiental municipal em Pernambuco.

Órgãos ambientais pesquisados

De acordo com a MUNIC (IBGE, 2013) em todo o Brasil o número de municípios que possuem órgãos com atribuições específicas para lidar com a área de meio ambiente em sua estrutura administrativa aumentou de 67,8% em 2002, avançando para 84,5%, em 2009 e

chegando a 90% em 2013, mostrando por tanto o aumento da participação de órgãos ambientais na gestão municipal. Na região Nordeste esse percentual foi de 85,2% inferior às demais regiões do Brasil.

Em tese, um órgão exclusivo para tratar das questões ambientais seria a condição ideal para a gestão ambiental municipal, entretanto nem sempre essa configuração é a mais adequada a realidade do município, embora que muitas vezes o arcabouço dessa estrutura organizacional é fruto de acordos políticos circunstanciais (IBGE,2013). A síntese dos órgãos ambientais municipais pesquisados encontra-se no Quadro 14.

Observa-se que todos os municípios investigados possuem órgãos ambientais, apresentando sua gestão ambiental institucionalizada na administração pública. Apenas dois municípios apresentaram Secretarias exclusivas para as questões ambientais, as demais compartilham a temática com o desenvolvimento de outras políticas. Observou-se também que nem todos os entrevistados conheciam a estrutura administrativa organizacional dos órgãos ambientais em que atuavam apenas dois municípios forneceram o organograma do órgão.

Quadro 14 - Síntese dos órgãos ambientais dos municípios pesquisados.

Município Órgão ambiental municipal Instituição executora do licenciamento ambiental

Recife Secretaria de Desenvolvimento

Sustentável e Meio Ambiente Secretaria Executiva de Meio Ambiente Petrolina Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade Agência Municipal de Meio Ambiente Serra Talhada Secretaria de Meio Ambiente Agência Municipal de Meio Ambiente Ipojuca Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano Agência Municipal de Ambiente São José da Coroa

Grande Secretaria de Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente Caruaru Secretaria de Sustentabilidade e

Desenvolvimento Rural

Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural

Gravatá Secretaria de Meio Ambiente e

Desenvolvimento Rural Agência Municipal do Meio Ambiente

Paranatama Secretaria de Meio Ambiente e Turismo Quando realizava o licenciamento a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo era a responsável. Fonte: Elaborado pela autora.

Fundo Municipal de Meio Ambiente

No contexto do fortalecimento institucional dos órgãos ambientais municipais, o Fundo Municipal de Meio Ambiente é um importante instrumento para viabilizar a gestão ambiental municipal, uma vez que é o órgão responsável pela captação e pelo gerenciamento

dos recursos financeiros alocados para o meio ambiente no Município (AVILA; MALHEIROS, 2012). Os Fundos ambientais devem ser criados e operados por lei.

De acordo com o último levantamento realizado sobre o tema pela MUNIC 2013 (IBGE, 2014) o número de municípios que possuíam fundo ambiental municipal foi de 2.386 município, 42,8% do total. Destes apenas 25,2% estão localizados na região nordeste, o menor quantitativo dentre as grandes regiões brasileiras.

Dentre os municípios pernambucanos alvo desta dissertação, observou-se que todos haviam instituído o Fundo Municipal Ambiental, entretanto, isto não implica em utilização de recurso para a proteção ambiental uma vez que muitos destes não estavam em funcionamento, seja por falta de regulamentação ou por falta de vontade política como relatado por alguns entrevistados. No Quadro 15 encontram-se a síntese dos resultados obtidos.

Quadro 15 - Síntese dos dados sobre a criação e funcionamento de Fundos Municipais de Meio Ambiente

Município Existe Fundo Municipal de Meio

Ambiente instituído?

O Fundo Municipal de Meio Ambiente encontra-se em

funcionamento?

Recife Sim Sim

Petrolina Sim Sim

Serra Talhada Sim

Ipojuca Sim Não

São José da Coroa Grande Sim Não

Caruaru Sim Não

Gravatá Não Não

Paranatama Não Não

Fonte: Elaborado pela autora.

Conselho Municipal de Meio Ambiente

Ainda explorando a estrutura dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente investigados, levantou-se informações acerca da existência de Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Conforme descrito no Quadro 16, municípios afirmaram possuir Conselhos Municipais, entretanto poucos Conselhos estavam de fato ativos.

Os dados obtidos estão em consonância com o último levantamento do gênero apresentados na pesquisa MUNIC (IBGE, 2013), que mostrou a Região Nordeste, com o menor percentual de municípios com Conselhos (44,2%), número inferior ao resultado obtido para o conjunto de municípios do País (67,9%), conforme Figura 19.

Quadro 16 - Síntese das informações acerca da existência de Conselhos Municipais de Meio Ambiente

Município O município possui Conselho Municipal

de Meio Ambiente instituído?

O Conselho Municipal de Meio Ambiente encontra- se ativo?

Recife Sim Sim

Petrolina Sim Sim

Serra Talhada Sim Sim

Ipojuca Sim Sim

São José da Coroa Grande Sim Não

Caruaru Sim (está sendo reativado) Não

Gravatá Sim Não

Paranatama Não Não

Fonte: Elaborado pela autora

A importância dos Conselhos de Meio Ambiente no contexto do licenciamento ambiental, de acordo com Sanjuan (2007) refere-se ao fato de que a eficácia do licenciamento está também relacionada à co-responsabilização do poder público e sociedade sendo evidente, portanto, a relevância da participação para o referido processo. Desta forma, deve-se institucionalizar a participação, que ocorre também a partir dos Conselhos de Meio Ambiente. Os Conselhos também têm papel fiscalizador, exercendo um maior controle social. Além disto, participam da construção das políticas públicas podendo inclusive apresentar propostas de projetos de lei. Diante da relevância dos conselhos para a política ambiental municipal observa-se a falta de Conselhos ativos nos municípios pesquisados é uma fragilidade dos seus Sistemas Municipais de Meio Ambiente.

Figura 19 - Percentual de municípios com Conselho Municipal de Meio Ambiente, segundo as Grandes Regiões e as classes de tamanho da população dos municípios.

2012-2013

Legislação contextualizada com a realidade municipal

Todos os municípios pesquisados também apresentaram legislações próprias para o licenciamento ambiental (Quadro17). A base legal própria permite adequar à aplicação do instrumento a realidade do município orientada, por tanto, pelas diretrizes da política ambiental local (SANJUAN, 2009).

Embora não seja objetivo da presente pesquisa avaliar o conteúdo das legislações municipais destaca-se que o entrevistado REC01 destacou como um dos aspectos negativos justamente a legislação ambiental confusa. O acesso a legislação ambiental municipal também é bastante difícil uma vez que tais regulamentações em geral não são encontradas nos sites das prefeituras (à exceção da prefeitura do Recife).

Quadro 17 - Síntese da base legal que caracteriza e subsidia o licenciamento ambiental municipal nos municípios pesquisados

Município Possui legislação que regulamente o licenciamento ambiental?

Recife Sim

Petrolina Sim

Serra Talhada Sim

Ipojuca Sim

São José da Coroa Grande Sim

Caruaru Sim

Gravatá Sim

Paranatama Sim

Fonte: Elaborado pela autora.