• Nenhum resultado encontrado

Direcionamentos Contidos na Proposta da UFC ao Programa REUNI para a

1 A EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE

2.1 Adoção do Programa REUNI na Universidade Federal do Ceará

2.1.2 Direcionamentos Contidos na Proposta da UFC ao Programa REUNI para a

A proposta faz referência à busca da consolidação da UFC como instituição de educação superior inserida entre as grandes universidades brasileiras (UFC, 2007). Percebe-se uma grande necessidade, por parte da Universidade, de tornar-se melhor e mais produtiva,

espelhando-se em modelos de universidades publicas de destaque; além da adequação a novos padrões de organizações demandados pela sociedade, que exigem produtividade nos serviços prestados, e da implantação de mudanças no modo de atuação de seus recursos humanos, a fim de que estes sejam direcionados a agir de maneira consciente da importância de seu papel como componente da organização.

Está claramente exposto no documento que a Universidade espera assegurar a excelência na qualidade da oferta do ensino de graduação e de pós-graduação. Para tanto, ressalta como importante a participação do servidor técnico-administrativo nestas atividades. Conforme UFC (2007, p.12),

Objetivo a) Assegurar a excelência na qualidade da oferta do ensino de graduação e de pós-graduação, através de um projeto político-pedagógico institucional que incorpore novos paradigmas e que estimule a participação docente, discente e

técnico-administrativa, a articulação com a pesquisa e a extensão e a integração com

a Educação Básica e com a sociedade.

Surge assim uma política afirmativa no atinente à valorização do engajamento de servidores técnicos nos processos decisórios da Universidade, bem como o estímulo permanente da capacitação destes recursos humanos, a fim de que estes estejam aptos a promover a compatibilização entre os objetivos pessoais, as metas institucionais e as demandas da sociedade.

Objetivo l) Executar política de recursos humanos que conduza à valorização dos

servidores docentes e técnicos-administrativos, através do incremento de sua

participação nos processos decisórios, do estímulo de sua permanente capacitação e que promova a compatibilização entre os objetivos institucionais e as demandas da sociedade. (UFC, 2007, p. 13).

Assim, conforme o documento, se encontra em curso a construção de uma estrutura para as atividades da gestão universitária, tanto acadêmicas como administrativas, de maneira mais simplificada, ágil e acessível, não em regimentos, normas, mas especialmente na cultura organizacional dos servidores técnico-administrativos e dos administradores da Universidade (UFC, 2007).

Para alcançar esta mudança na cultura organizacional, citamos como facilitadores da gestão da Universidade processos de planejamento estratégico participativo e avaliação institucional, envolvendo toda a comunidade universitária, incluindo-se as chefias, os docentes, os discentes e os servidores técnico-administrativos, com foco para o cumprimento da missão institucional, buscando permanentemente equilibrar as atividades, para que todas

constituam uma cadeia de atividades interdependentes, que recebam tratamento igualitário, a fim de que se crie uma consciência de trabalho coletivo.

Nas ações estratégicas identificadas no plano que apontam direções para o objetivo deste trabalho, estão:

• Dimensão A1 – Oferta de vagas e criação de cursos

Aponta-se especialmente para a otimização dos recursos da Universidade, com base no levantamento prévio de tudo o que há em disponibilidade, incluindo servidores técnico-administrativos. Por esta razão, há necessidade do aproveitamento das potencialidades destes, a fim de que não ocorra subutilização desse ou de qualquer recurso. Ressaltamos que o Programa possui o melhor aproveitamento dos recursos como objetivo principal: “criar condições para a ampliação do acesso e permanência na Educação Superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.” É o que reza a Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001; e, por isso, não poderá desviar-se de tal meta.

• Dimensão A2 – Redução das taxas de evasão

Indica-se que a meta da UFC é reduzir a sua taxa de evasão de 35% para 20%. Para alcançar este objetivo, foram sugeridas diversas ações administrativas, expressas para cada uma das causas possíveis identificadas para o fenômeno. Conhecendo essas causas e pensando na realização prática das ações administrativas, identifica-se uma série delas que tanto podem como devem ser realizadas por servidores técnico-administrativos ou, ao menos, seria muito importante a sua colaboração.

São exemplos: feiras anuais de vocações e profissões, revisão do concurso vestibular para oferecer flexibilidade no acesso a cursos de mesma base disciplinar, diversificação das possibilidades de formação oferecidas com diferentes habilidades em um mesmo curso, abreviar o tempo da formação, Programa de valorização da vaga pública, Programa tutorial de orientação acadêmica, intensificação do acompanhamento pedagógico, levantamento estatístico de evadidos acerca dos motivos que os levaram à evasão, integrar ao sistema acadêmico a ferramentas de acompanhamento discente, criação de mecanismos para que estudantes de pós-graduação participem de atividades em sala de aula, de monitoria e de atividades complementares na graduação, reduzindo as horas de aulas expositivas e conferindo mais autonomia à aprendizagem ao estudante; criação de salas de estudos para a troca acadêmica entre os alunos; revitalização do papel das unidades curriculares; revisão da estrutura de prerrequisitos das disciplinas dos projetos pedagógicos; e realização de assembleias periódicas, envolvendo professores, alunos e funcionários.

• Dimensão A3 – Ocupação de vagas ociosas

Outra vez, foi identificada a necessidade do envolvimento do servidor técnico- administrativo no atingimento da meta, que possui uma dimensão considerável de preencher, até 2012, 100% das vagas declaradas ociosas na Universidade. Especialmente na busca ou em participação em estudos de mecanismos de revisar o seu Regimento Geral para que as matrículas canceladas por abandono possam ser declaradas ociosas no menor tempo possível. A colaboração deste servidor neste grupo de estudos poderá ser bastante significativa, uma vez que este dispõe de tempo e conhecimentos a ser dedicado especialmente a esta atividade.

• Dimensão B1 – Revisão da Estrutura Acadêmica. Buscando a Constante Elevação da Qualidade

Nesta dimensão, é reconhecido o esforço da Universidade em desenvolver ações que possibilitem melhor qualidade de vida e motivação aos seus estudantes e servidores (técnicos e professores), estendendo-se à comunidade ao seu entorno. A preocupação com a oferta de uma boa qualidade de vida aos seus servidores técnicos e docentes aparece como característica de uma instituição preocupada com seus recursos humanos em busca da sua valorização.

Nas dimensões B2 (Reorganização dos cursos de graduação), B3 (Diversificação das modalidades de graduação), C1 (Articulação da educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica), C2 (Atualização de metodologia e tecnologias de ensino- aprendizagem), D1 (Promoção da ampla mobilidade estudantil mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre cursos e programas de educação superior), E1 (Políticas de inclusão), E2 (Programas de assistência estudantil), E3 (Políticas de extensão universitária) e F1 (Articulação da graduação com a pós-graduação: expansão qualitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior), há necessidade de organização de grupos de servidores (sejam técnicos ou docentes) que estejam aptos e dispostos a realizar estudos (planejamento) com a finalidade de elaborar ações administrativas que possam resultar no aprimoramento dos cursos de graduação, que exigem um grande esforço por parte das pessoas envolvidas, a fim de se atingir o objetivo macro, inclusive não somente na elaboração das atividades, mas o monitoramento e acompanhamento destas. Este esforço macro deverá ser de todos aqueles que compõem a Universidade, uma vez que a reestruturação desta instituição envolve um leque gigantesco de atividades.

Para assegurar a excelência na qualidade da oferta do ensino de graduação e de pós-graduação, foi indicada como indispensável, entre outros aspectos, a formação contínua de seus segmentos, embora se ressalte que a formação dos professores deva ser realizada de

modo continuo, haja vista que destes dependem a atualização e a proposição de novas metodologias e tecnologias de ensino e aprendizagem, conforme a citação: “Neste sentido, a formação docente, mas também o nivelamento dos estudantes e a formação dos servidores técnico-administrativos complementam-se na perspectiva da excelência dos cursos de graduação”. (UFC, 2007, p. 154).

Inclusive, foram identificados no documento a insatisfação e o reconhecimento, por parte de servidores técnico-administrativos e professores, relativos à defasagem de seus conhecimentos na área das novas tecnologias.

Identificou-se, então, no plano, uma série de atividades que necessitam da participação mais efetiva, eficiente, motivada e capacitada do técnico-administrativo, especialmente no esforço de uma grande mudança no seu modo de atuação, haja vista que as atividades demandadas neste novo panorama não se apresentam como atividades repetitivas e rotineiras às quais a maioria reclama em ter que desempenhar. No documento, apresenta-se a motivação pela busca da inovação e de uma melhoria contínua.

Percebe-se que neste momento se espera a sensibilização no sentido da reflexão, avaliação, busca de atualização e especialmente de mudanças na cultura organizacional, com vistas a modificar o modo de atuar de todos os segmentos da Universidade, inclusive o servidor técnico-administrativo.

Entre as inúmeras ações administrativas propostas, há uma grande necessidade de melhor e maior atuação do servidor técnico-administrativo nas atividades da gestão, haja vista a grande demanda de atividades acadêmicas para este novo panorama de reestruturação, que necessitarão do auxílio e da parceria do servidor, onde a demanda por eficiência e eficácia em sua atuação serão primordiais. E, embora haja a contratação de recursos humanos, é perceptível o fato de que a maior necessidade que surge é pela otimização e valorização dos recursos humanos, o que demandará uma necessidade maior de uma atitude de liderança, comprometimento, engajamento e compartilhamento de responsabilidades. É o que percebemos nas informações colhidas na análise da proposta.

2.1.3 Contextualização e Direcionamentos para o Campus da UFC no Cariri em tempos