• Nenhum resultado encontrado

Discussão da Unidade Fonte Análise Discursiva – Diálogo singular do Como

melhorar cuidado ã saúde.

Os docentes do espaço de reinterpretação e produção de textos de políticas curriculares trazem recursos discursivos de desconstrução da face oficial de mudança curricular.

A autoridade de docente universitário em função de gerencia, relacionado ao estatuto de certificação scritu sensu encaminha reação intelectual e política aos processos acadêmicos frente a condição de campo recontextualizador de políticas.

Mediante, as descrições do tempo do saber e o tempo em discurso de disciplinas acadêmicas defere mudanças de contextualização ao currículo vivido (THIRY-CHERQUES, 2008, p.223).

Estabelecendo uma tensão entre o moderno e pós-moderno na prática curricular, o excerto textual retrata as modalidades discursivas: Concepção de cuidado de enfermagem; de matéria acadêmica, particularmente a historia da enfermagem e fundamentos; de militância; ex-alunos aptos no discurso de instrução de uma época; resolução legal.

A associação da Lamparina a tradição de institucionalização profissional em arquivo de controle simbólico de profissionalização, mesmo sem associar ao método de educar da escola Nightingale é enunciado de princípio de tradição inventada. Haja vista exercício cívico e de visibilidade da Enfermagem Moderna internacional e nacional. Próximo à divinização, do ideário cristão, se torna símbolo e também emblema de qualidade da formação escolar (LOPES, 2010, P.1870), na pesquisa em pauta memória discursiva pelo valor de uso educacional.

Em outra perspectiva os símbolos profissionais, produz legitimidade a: separação e a hierarquização no trabalho da equipe de enfermagem , bem como a definição do currículo escolar e acadêmico, dentro das modalidades de escolarização proposta no caso brasileiro, ao pós-médio e superior.

Não condizente com as mudanças na equipe de enfermagem, principalmente na Unidade Básica de Saúde com estratégias de revisão de princípios de gestão de equipe multiprofissional. Como exemplificação, a finalidade de educação

permanente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) criado em 2008 (MS, PORTARIA N.º 2.488 DE 21 DE OUTRO DE 2011).

Por este entendimento, a voz da gerencia das práticas curriculares decifram as mudança na autoridade de núcleo disciplinar a tradição do cuidado em fundamentos de enfermagem, lembra procedimentos de enfermagem, irrompe em prática de atenção à saúde no hoje. Porém, há uma apreensão de sentido político para retomar a autoridade em deslocamento. Para teóricos critico de currículo algumas disciplinas acadêmicas chegam a construir subjetividade e identidade sociais. (GOODSON, 2012, p.93).

Os fundamentos, procedimentos em novas nomeações e lócus diferenciados, o cuidado com o corpo enfermo, aparece sem estatuto de saberes acadêmicos na verbalização institucional. Nas divulgações de estudos de disciplinas acadêmicas tais saberes ganham espaços por meio da dimensão ontológica e história da profissão (TOLEDO, ET, 2008, p.13).

O adoecer, emprego, o forte do currículo educação em saúde e Atenção Básica, falta de campo de prática e reorganização por território repousa em oposições, tanto no interior do próprio discurso, tanto no entorno social. Em visão bernsteniana o currículo em estruturação pedagógica externa a ambiência educativa reporta ao poder de um Discurso de Regulação do campo de produção nas ações de sala.

Os dispositivos de formação conduz aos princípios fundamentais da Atenção á Saúde, orientados pela noção de sistema e de hierarquias entre níveis de atenção. Modalidades de ordem discursiva de técnica de si, e do outro, práticas sociais de governabilidade, quando da análise em perspectiva foucaultianas.

O encontro profissional com ordem intelectual de responsabilização com uma política de Estado. Averbações do discurso científico campo de geração do impensável, a disposição do discurso de instrução, submersos em relações de divulgação de domínio por um fazer igual.

A suposição busca amparo em dados de pesquisa, cujo tema coerência didática pedagógica á perspectiva SUS, localiza nas respostas de alunos de enfermagem: componentes curriculares com princípios diretrizes do SUS, políticas e programas, projetos de pesquisa e extensão (FERNANDES DUMÊT, et al, 2013, p. 93).

A regulação de oportunidade de ensino em imbricações com a oferta desigual de condições de desenvolvimento profissional contradiz, os requisitos formativos ordenados pelo SUS num descompasso com a dinâmica de normalização de serviço da rede local.

A finalidade da educação prevista na LDB n.º 9.394/96 de desenvolvimento pessoal, aproximação com o mundo do trabalho e o currículo pró-cidadania, desvincula, a dimensão humanista e o real pedagógico pelo trabalho dos referencias de reorientação da formação por serviço.

Notória são as tensões entre o reconhecimento dos enunciados DCENF e Pró-Saúde e as práticas curriculares locais. Entretanto, os relatos demonstram maior familiaridade com operacionalização das ações do Pró-PET-Saúde enquanto a DCENF, apesar da citação de nossa em dimensão de identidade profissional.

O predomínio da prática discursiva parece desconhecer a visibilidade dos enunciados da Ciência da Enfermagem em recurso discursivo de disciplina acadêmica para operacionalização. Inclusive, a indicação de tipologia de currículo por módulo atribuída a mesma, ou seja, o silenciamento explicito de estruturação curricular por competência e a negação de uma autonomia organização de pedagogia institucional.

As continuidades do domínio do saber e poder da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale e da Teoria da Prática Humanista da Enfermagem fica claro entre os enfermeiros a respeito da DCENF e Pró-PET-Saúde.

Depreende-se, a categoria ambiente, o singular para o universal do atendimento o humanismo e ética, e o encontro do método científico e os fundamentos operacionais da prática cuidadora dentro do sistema de saúde.

Pesquisa com base analítica da teoria humanista da enfermagem vem acrescentar a reorganização curricular à noção de diálogo vivido, enquanto elemento de aprendizagem prática e científica ao desenvolvimento pessoal á profissionalização em saúde.

A justificativa advém da implicação filosófica: todo dialogo supõe espírito universal e, por conseguinte a incapacidade de nos instalar nele. (COMTE- SPONVILLE, 2011, p.165).

O bom desempenho, as regras de avaliação e distribuição de poder educativo e transformador dos notáveis no seu domínio descreve o compromisso com o trabalho universitário. O grau de classificação forte ou fraca da moldura

comunicativa decorre da divisão social do trabalho, ajudaria na análise Bernstein. E, completaria na nova classe média, a ideologia explícita é de pessoa, da meritocracia.

Por sua vez a vontade de verdade estava em sintonia com racionalidades científica do Método de Análise Crítica do Discurso. Os dispositivos de poder e saber, os quais posicionam sujeitos e coisas.

Por conseguinte, à distribuição de poder, confere especialização e limite, maior probabilidade de ter mais voz dentro do desenvolvimento curricular (MAINARDES; STREMEL, 2010, p. 8).

O campo disciplinar com forte traço de separação oriundo de singularidade de conhecimento dispõe de espaços de isolamento externo e regras de internalização específica a identidade de grupo.

As posições de classificação e enquadramento na recriação do currículo em diálogo vivo com conhecimento impensável e pensável em recontextualização da Ciência da Enfermagem e trabalho SUS, pedagogias visíveis orientadas pelo mercado e pedagogias invisíveis autônomas (FREUND, 2008, p.53), de sujeitos conhecedores que instam sentido ao mundo acadêmico com estruturas, rituais e ordem.