• Nenhum resultado encontrado

Função constitutiva de sujeitos protetores do cuidar: princípio moral

4.3 Resultado da Unidade Fonte Análise Discursiva

4.3.3 Função constitutiva de sujeitos protetores do cuidar: princípio moral

A análise da descontextualização e recontextualização do pensamento da Teoria da Prática Humanista da Enfermagem, nas práticas acadêmicas, inclusive com a aplicação no método de entrevista deste modelo, reporta as regras de avaliação do perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo.

E, do recurso discursivo interdisciplinar, os construtos: diálogo vivido, encontro, presença, mal estar e estar melhor, ambiente. Trata-se, na verdade de decifrar os dispositivos curriculares por dentro do conflito humano num processo de escolarização voltado ao trabalho com o cuidar, acontecimento de convivência para humanidade.

A demarcação do diálogo vivido entre conhecimento válido, práticas pedagógicas e regras de avaliação em contextos institucionais e interativos, bem como, o método de entrevista, exigência da Análise Crítica do Discurso, e o universo feminino por assim, os relatos anunciam:

Rosa Amarela: [...] O aluno tem problema na análise do modulo, sempre há uma cobrança de: cadê as disciplinas? Singularidades, a formação para gerencia no geral e prática de serviço, no currículo antigo era visível. Inclusive, várias ex-alunas

estão no Ministério da Saúde, na direção de hospitais. [...] quero dizer que as perguntas foram coerentes, bem formuladas, agora seu trabalho é muito longo viu?

Rosa Rosa: [...] Agora, a maior dificuldade é conseguir campo de prática e estágio para o alunato, são muitas escolas, e apesar de tantas normatizações a burocracia é grande e não é fácil garantir local de prática, talvez por ser pública. [...] a comunicação na entrevista foi muito boa, despertou interesse para responder ao questionário, parabéns, desliga o gravador e vamos continuar a conversa.

Ipê: [...] Formar enfermeiro não é formar docente, nem todo bom docente é bom enfermeiro. [...] gostei bastante da entrevista, você localizou bem a complexidade das práticas do currículo e foi agradável o encontro, parabéns!

Mangueira: [...] Nós estávamos concentrados por ementas, porém já havia o novo antes. A gente já adequava, e já fazia o novo em alguns aspectos há um bom tempo, educação em saúde, por exemplo. [...] Achei a entrevista ótima, as perguntas, condução, parabéns!

No interior das práticas de ensinar e aprender são forjadas as relações de grau de diferenciação entre categorias de conteúdos e áreas do conhecimento, distanciamento e hierarquia na comunicação pedagógica DCENF e Pró-Saúde frente o horizonte de transformação social, perfil do egresso enfermeiro. A comunicação pedagógica por meio do qual a escola concretiza seu trabalho pedagógico.

São ilustrativas as descrições destas formações discursivas em atitude de operacionalização dos enunciados da Ciência de Enfermagem e enunciados de reorientação nacional de profissionalização em saúde no pensamento social do Século XXI:

Rosa: [...] a problematização do meio social, integralidade, Sistematização da Assistência de Enfermagem estão em desenvolvimento nos dois currículos. O meu teórico é Paulo Freire, trabalhei também no doutorado com ele.

Rosa Amarela: [...] atividade de laboratório de informática, serviço domiciliar ao idoso, casos clínicos e unidades temáticas. Nosso egresso a questão das especializações no strictu e lato sensu vemos também muito forte os egressos no ministério da saúde, em gerência. Currículo antigo: a questão de gerenciamento é muito forte. A referência de orientação é Demerval Saviani, desde o primeiro módulo.

Ipê: [...] as políticas do SUS, as demandas dos usuários, a prática no Centro de Atenção Psicossocial. Paulo Freire, os ensinamentos da educação popular (...) a

gente se enquadra num modelo de currículo muito avançado no mundo inteiro, por que hoje na América Latina e Europa, já se discute sim, um modelo por competência.

Jambeiro: [...] o egresso tem que ser uma pessoa comprometida onde ele estiver. Esse egresso hoje pensa mais no programa de saúde da família do que na rede hospitalar por que recebe melhor. Em geral essa divisão no novo não existe, é uma invenção. O processo de enfermagem compreende: o curativo, preventivo, promoção, muitos, professores já faziam isso, a mais de 20 anos.

Mangueira: [...]Tornando o egresso muito mais sensibilizado, com a linha de raciocino muito mais lógica do comportamento que vai encontrar e como ele vai abordar a clientela do SUS.

Lírio: [...] Ser ético, crítico-reflexivo, mas saber cuidar. O cuidado de Enfermagem, para a gente não perder de vista por que enfermagem é cuidar, cuidar na rede básica, na alta e média complexidade. O referencial para atuação? Cecília Puntel, a Maestria da Enfermagem, a compreensão para o trabalho do enfermeiro, dos campos assistencial, gerencial, pesquisa, comunidade, política. E, Bordieu, a reprodução, o poder e controle a base também das pesquisas, o pensar da formação sociológico.

O controle difuso, tácito e simbólico de tecnologia SUS, explicita ideologia do desenvolvimento curricular com fraca classificação e estrutura da Ciência de Enfermagem nas curriculares do projeto educativos das IES. Da representação do conhecimento impensável da Ciência da Enfermagem, surge, uma única enfermeira Cecília Puntel, inclusa na comunidade epistêmica da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto de 1968 a 2008.

A fraca classificação no reconhecimento de voz do conhecimento impensável em núcleo fronteiriço da Enfermagem traz o indicativo, ainda do silêncio de teoria de enfermagem, base de processo educacional crítico e reflexivo.

No discurso do emissor docente gerencial, opõem-se ao forte enquadramento da mensagem de realização pedagógica disponível a voz discente.

Do lugar de sujeito que ocupa um lugar institucional, ressurge as formações discursivas do universo momentâneo prática humanista de enfermagem, o realce do saber cuidar dialógico e agenciamento do poder de feminilidade e Sistematização da Assistência de Enfermagem no campo de educacional do enfermeiro:

Mangueira: [...] Também ver a questão ecológica, não ver apenas o socialmente correto, mas também o ecologicamente correto (...) olhando para dentro, ver seus princípios seus valores, por que a partir de seu autoconhecimento posso cuidar de outras pessoas. (...), Sou, uma Mangueira. Ela, é frondosa, oferece frutos deliciosos, mas também serve de sombra para as crianças brincarem. Ocorreu, a lembrança da escola de samba Mangueira, a alegria.

Jambeiro: [...] Como formar pessoas que interajam apesar de todas essas tecnologias que provoca distancia. (...) Pensei, melhor, quero ser identificada como Jambeiro. Por ser forte, tem floração bonita, cobre o chão como tapete. Tem fruto gostoso e boa sombra!

Lírio: [...] Academicamente, instigar para ser além do enfermeiro, ser pesquisador e ser consumidor de pesquisa. [...] Falta, proximidade com o doente, a família, respeito mesmo na hora de ouvir, até com professor. A comunicação é difícil para todo mundo até com pares, temos que melhorar. [...] Quero, ser lembrada como Lírio, ele traz a Lembrança da pureza, espiritualidade, principalmente a paz, todos nos estamos precisando. O ambiente de trabalho precisa de paz!

Do controle macrossocial da feminilidade e simbologia da árvore e flor em suas dimensões cuidadora, o dito e o silenciamento da prática de agenciamento do poder de cuidar do enfermeiro. Dentre, elas as lutas para manter voz, nos protocolos de atendimento dos níveis de atenção á saúde, participação na concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de política setorial de saúde e educação. Dois fragmentos ressaltam os interdiscursos:

Ipê: [...] A docência vai muito além do conhecimento técnico, compromisso com a docência. O meu compromisso é com a profissão, e a formação docente é muito precária no Brasil e isso é terrível.

Jambeiro: [...] A preocupação do enfermeiro em fazer mais, fazer uma inserção maior na comunidade, junto à equipe de saúde, levantamento de necessidade de saúde e de ensino não é fácil. (...) as condições de trabalho, situação das instalações dos serviços, os salários dos enfermeiros não atrativos.

Lírio: [...] estar aí, a luta, às 30 horas da enfermagem, a participação e fortalecimento da ABEn, ALadefe, as demandas para produção de pesquisa e nosso mestrado ser melhor avaliado e futuro doutorado, tem muito trabalho a ser feito.

As novas formas de vontade de verdade no processo de recontextualização da Ciência da Enfermagem, e o Campo de geração e produção de saúde Sistema

Único de Saúde em reconhecimento de discurso de instrução de perfil acadêmico do enfermeiro, depreendem-se, pelas vocalizações:

Mangueira: [...] site sobre currículo de enfermagem? Congregar um fórum das escolas, onde cada um falasse de suas experiências para a gente poder compartilhar, e melhorar a prática.

Margarida: [...] ainda, a temática da ética, da técnica e humanização, no ensino e no serviço, as discussões ajudaria a pensar todas essas mudanças no ensino do enfermeiro.

Jambeiro: [...] a formação do enfermeiro na licenciatura. O enfermeiro é um educador, não consigo desassociar assistência à educação. Nas nossas diretrizes consigo verificar, no bacharelado, ficou claro! Mas na licenciatura não verifico.

Ipê: [...] a construção do currículo a partir de uma política de governo, então mostrando o que permeia neste momento a política de governo que eu preciso trabalhar e mudar no currículo.

Rosa: [...] as questões do dia a dia mesmo das escolas, a discussão das abordagens para coordenar curso, sala de aula, a legislação, como DCENF, Enfermagem, métodos de ensino.

Lírio: [...] questões éticas que é isso que estamos tentando trabalhar na enfermagem brasileira, não só na pesquisa, ensino, mas também na nossa prática, diante de nossas ações como enfermeiro.

Rosa Amarela: [...] os métodos de aprendizagem, não técnicas, nas várias vertentes de metodologia de currículo.

No discurso do campo educacional para formar enfermeiro, afloram as regras de seleção de objetos de saber com enunciações do não discurso: filiações teóricas, de associativismo, negociações com pares, as tensões entre discursos DCENF de flexibilização curricular e discursos de formação para o trabalho SUS Pró-PET-Saúde, legislações profissionais e educacionais; conflitos intergeracionais docentes e discentes; forças em oposição currículo disciplinar e integrado por competência.

5 DISCUSSÃO

5.1 Discussão da Unidade Fonte Inquérito – Diretrizes operacionais