• Nenhum resultado encontrado

4.2 Resultado da Unidade Fonte Documental

4.2.1 Processo de Recontextualização DCENF, Pró-PET-Saúde e Projeto

4.2.1.3 Sequência discursiva reorientação no perfil humanista do educar

O acontecimento mudança curricular das IES Lamparina e Esmeralda em espaço temporal governo Fernando Henrique DCENF e governo Lula, reorientação nacional da formação profissional em saúde, em continuidade reúne o macro e o micro reforma curricular.

Os efeitos da política de Estado SUS nas DCENF e nas práticas curriculares explicita a forte classificação da formação do enfermeiro por políticas focais de serviços.

Esses efeitos emergem dos documentos do controle simbólico da recontextualização pela sequência discursiva: finalidade da educação brasileira exercício de cidadania, mundo do trabalho SUS pelo enunciado de justiça social.

A exploração descritiva comparativa na análise documental do PPC, Home Page Institucional, plano de ensino, Atas de NDE, Portarias Interministeriais de seleção ao ingresso de participação das IES nos programas de reorientação da nacional da formação reforça o controle na produção de sujeito e da comunidade epistêmica da enfermagem.

De acordo com formulações bernsteniana forte classificação de contextualização de objetivos educacionais por serviço, ou seja, pelo da economia da produção de saúde. Ainda, fraca geração e transmissão da tecnociência da enfermagem em recontextualização no micro sala de aula. Por outro lado, o Discurso Geral Regulador de princípios e diretrizes da educação espacialidade universidade dominante na Sociedade Civil enquanto recurso discursivo aparece no grau fraco enquadramento.

O sistema de avaliação centralizado, SINAES em associação ao controle simbólico na DCENF Art.11, organização do Curso de Graduação em Enfermagem deverá ser definida pelo respectivo colegiado de curso. Em seus artigos, Pró- Saúde/PET-Saúde, mostrou que os discursos pedagógicos em recontextualização nas IES guardam traços de homogeneização no desenvolvimento de política de currículo.

Na contramão do que Paterson e Zderad argumenta para a Ciência da Enfermagem, a orientação formativa no modo operandi de processo de produção de serviços, minimiza a essência do encontro de cuidador com e para a pessoa seja na nomeação de usuário, cliente, comunidade, família e atenção individual ou coletiva.

A seleção e integração de conceitos distintos para a formação do enfermeiro promove maior nível de abstração e poder de explicação, indicam as postulações da Teoria Humanista da Enfermagem. Também são categorias explicativas presente nos três níveis de análise do discurso pedagógico de Bernstein: geração, recontextualização e transmissão (FERREIRA; MORAIS; NEVES, 2010, p.286).

As autoras enfermeiras afirmam que o diálogo vivido na sistematização da intervenção da prática assistencial acontece na identificação dos porquês das condutas numa revisão contínua de sustentabilidade do cuidado por pressuposto teórico-filosófico humanista e estudos empíricos.

Tais refutações elucidam na Análise Documental as diretrizes operacionais do currículo das IES da pesquisa os níveis de exigências conceituais e reflexividade ao desenvolvimento e avaliação de currículo.

O texto Pró-Saúde, classifica o conhecimento por domínio simples de abstração quando anuncia:

[...] a superação da produção de cuidados de enfermagem inscrita na lógica do procedimento técnico, da rotina de cuidados, e das atividades preventivas, buscando-se hoje conceber um processo produtivo que construa com cidadão graus de autonomia que causem impacto em sua qualidade de vida (BRASIL, Pró-Saúde, 2007, p.41).

O ensino ativo, mais contextualizado na Rede SUS, interdisciplinar convive com o recurso físico e legal, Núcleo Docente Estruturante. A intencionalidade de prática curricular de avaliação aparece conflitante com o Art.11 DCENF.

Ao predizer a organização do Curso de Graduação em Enfermagem deverá ser definida pelo respectivo colegiado do curso. Haja vista a razão enunciação da criação do NDE: responsável por formulação e desenvolvimento do Projeto

Pedagógico de Curso com composição de docentes com titulação scricto sensu e experiência docente.

No diário de abordo em busca de imersões nos arquivos documentais, a comunidade das duas IES, verbalizaram necessidades de maior entendimento desta modificação na dinâmica do discurso ideológico, das práticas curriculares. Ao que se indaga para análise, disposta também como resultado o possível sujeito autônomo e ensino com avaliação formativa.

As regras de avaliação em curso no processo de recontextualização de mensagem pedagógica em atuação nas IES podem ser observadas nas modalidades discursivas das pedagogias locais:

Dificuldades do aluno diante das atividades do enfermeiro; [...] aumentar carga das práticas em serviço; [...] reestruturar componentes curriculares do cuidar; [...] reivindicações dos alunos para atividades de pesquisa e extensão fora dos espaços das IES; [...] planejamento das aulas dos docentes; [...] déficits de proficiência linguística dos alunos. (BRASIL, Pró- Saúde, 2007, p.43).

Por compreensões analíticas bernstenianas em desenvolvimento de currículo, a concepção, sua implementação e avaliação envolvem a produção de texto de reconhecimento e realização adequada dos contextos. Ainda, o fator da autoria passiva acontece quando os sujeitos apenas realiza seleção de significados. A capacidade de produzir texto define a realização pedagógica ativa.

Um contraponto dentre, o resultado, é a verificação das indicações a matrizes formativas para responder as práticas curriculares por incentivo e indução de mudança de reorientação nacional da formação profissional em saúde, com indicação de desempenho e suposta qualidade da formação.

Foi pinçado um excerto do texto do Pró-Saúde, que classifica o conhecimento por domínio simples de abstração quando anuncia:

[...] a superação da produção de cuidados de enfermagem inscrita na lógica do procedimento técnico, da rotina de cuidados, e das atividades preventivas, buscando-se hoje conceber um processo produtivo que construa com cidadão graus de autonomia que causem impacto em sua qualidade de vida (2007, p.41).

Como observa Ball (2011, p.45) as políticas colocam problemas para seus sujeitos solucionarem em seus contextos. E, Lopes (2011), questiona perspectiva crítica com construtivismo base do eficientismo social. O sujeito autônomo, crítico a disposição de serviço em submissão educativa prioritariamente ao mundo produtivo.

Diante a indicação do Pró-Saúde da criação do módulo ser humano e seu ambiente e sociedade e saúde, não houve registro nas duas IES, inclusive na IES Esmeralda apareciam como núcleos de saberes e prática necessária a condução holística teoria que fundamentava a formação no currículo velho.

A interdisciplinaridade não emergiu nas ementes tão pouco componentes curriculares apareceram integrados em união de cursos, como apregoa a atual reorientação nacional da formação para esta noção de organização curricular.

O reconhecimento na prática organizacional do currículo no formato de módulo com agregados de disciplinas e módulos com unidade temática em junção de conteúdos. A participação de outros departamentos, institutos e vários professores em condução de atividade educativa estão presentes em Atas de NDE e plano de ensino são recursos físicos disponíveis ao saber e fazer interdisciplinar.

Surge entre singularidades da IES Lamparina, a criação de museu temático profissional, base fundamental a reflexividade da historiográfica do tempo presente da Ciência da Enfermagem. Os tópicos de cuidado paliativos e urgência e emergência comunitária e a cultura da Licenciatura como referencia expressão processo educativos interdisciplinares.

O laboratório e componente curricular de Práticas Integrativas e Complementares, educação permanente e vivência de educação em saúde orientações presente no Pró-Saúde foram evidenciadas, como conteúdos em difusão do pensamento contemporâneo mundial para o cuidar do bem estar e estar melhor, expressões humanistas.

Quanto ao discurso singular da IES Esmeralda, o laboratório de Emergência e urgência, a inserção docente na maioria em atuação na Rede SUS, nos três níveis de atenção.

Mobilização política em pleito de eleição direta para administração de Unidades de Ensino e de Saúde, entidades sindical são expressões de saberes tácito que coadunam pedagogia visível e invisível de característica local de saber interdisciplinar.

Como singularidade de encontro dialógico, a biblioteca setorial local legitima a comunicação pedagógica. Há silenciamento quanto aos tópicos educação permanente e formatos dos tópicos ensino de enfermagem e práticas integrativas e complementares na matriz formativa.

A existência de atividades de extensão com interdiscursos formativos práticas integrativas e complementares foram dados do diário de bordo, com indicativos de realização pedagógica no currículo velho e novo das duas IES.

O entendimento de resultado e discussão em separado na Análise Documental para o objeto e metodologia fora separada, apenas cumprir normas do Programa.

Os sentidos, significações, símbolos, controle em prática curricular podem estar explicitas e implícitas nas ideologias dos projetos educativos, por isso mesmo limitante a sua apreensão por pesquisa, difícil ainda a separação analítica.