• Nenhum resultado encontrado

O corpo docente do curso de Engenharia de Alimentos é formado, de forma geral, por professores com sólida experiência acadêmica e vasta experiência profissional.

Atualmente, o corpo docente conta com nove professores que ministram disciplinas de conteúdos profissionalizantes e específicos, sendo 33,33% composto por doutores, 22,22% são doutorandos, 33,33% são mestres e 11,11% possui especialização. O CEFET/RJ estimula seu quadro de professores a realizar Mestrado e Doutorado, de forma a melhorar sua titulação.

Serão contratados antes do início do curso em caráter efetivo, por meio do Edital nº 009 de 24 de junho de 2013, 12 professores, sendo 06 (seis) para ministrarem disciplinas de conteúdos profissionalizantes e específicos e 06 (seis) para ministrarem disciplinas do núcleo de conteúdos básicos. Também serão contratados 04 (quatro) professores substitutos, sendo 02 (dois) para ministrarem conteúdos profissionalizantes e específicos e 02 (dois) para ministrarem disciplinas do núcleo de conteúdos básicos.

A solicitação de concurso é realizada pela Diretoria de Ensino (DIREN) e aprovada pela Direção Geral (DIREG). O enquadramento do docente admitido dependerá da sua titulação e sua promoção será realizada com base nos seguintes critérios: titulação acadêmica, produção intelectual, tempo no exercício do magistério superior, dedicação ou regime de trabalho, desempenho acadêmico e/ou administrativo, serviços relevantes prestados e experiências profissionais.

A tabela abaixo apresenta a relação dos professores do Curso de Engenharia de Alimentos que ministram disciplinas de conteúdos profissionalizantes e específicos, com sua respectiva titulação.

Professor Titulação

Alba Regina Pereira Rodrigues Engenheira Agrônoma, Doutora em Botânica André Rodrigues Costa Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenheira Agrícola Angela Gava Barreto Engenheira de Alimentos, Doutoranda em Tecnologia de

Processos Químicos e Bioquímicos

Carla Inês Soares Praxedes Médica Veterinária, Doutora em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal Fabiano Alves de Oliveira Engenheiro de Alimentos, Doutorando em Ciência e

Tecnologia de Alimentos

Fernanda Gomes Castelan Ramos Médica Veterinária, Mestre em Saúde Publica Gaspar Dias Monteiro Ramos Engenheiro de Alimentos, Doutor em Ciência e Tecnologia

de Alimentos

Jamile Maureen de Sousa Oliveira Engenheira de Alimentos, Especialista em Controle de Qualidade e Processamento de Carne, Leite e Ovos

XV – INFRAESTRUTURA

Instalações Gerais

A lnstituição conta com um universo de aproximadamente dez mil alunos regulares distribuídos entre seus cursos de ensino médio, educação profissional técnica de nível médio, ensino de graduação — entre os quais se incluem os cursos superiores de tecnologia — e pós-graduação. Como atividades acadêmicas do Centro destacam-se, ainda, as de pesquisa e extensão, em resposta as demandas do setor produtivo, do poder público constituído e da sociedade em geral.

Nos últimos anos, o expressivo crescimento dessas atividades fez-se acompanhar da ampliação do espaço físico e da expansão em Unidades de Ensino Descentralizadas (UnED).

Assim é que o CEFET/RJ, além da Unidade sediada na Avenida Maracanã, onde é ministrado o Curso de Engenharia Mecânica, o que se estende ao Campus da rua General Canabarro, conta com a UnED de Nova lguaçu, no bairro Santa Rita desse município da Baixada Fluminense, e com a UnED de Maria da Graça, bairro da cidade do Rio de Janeiro. Essas Unidades de Ensino tiveram sua inauguração em agosto de 2003 e em junho de 2006, respectivamente.

Ocupando uma área de terreno de 41 .565m2, a Unidade Maracanã, onde é ministrado o Curso de Engenharia Mecânica, dispõe de 56.123m2 de área construída, distribuídos em dois campi, 11 blocos e seis pavilhões. São 55 salas de aula, 97 laboratórios e oficinas, nove auditórios, uma biblioteca, duas videotecas, um complexo esportivo com quadras, ginásio, piscina e pista de atletismo, entre outros espaços de natureza educativa. Além de salas destinadas a administração superior, a atividades técnicas e administrativas, a serviços para a comunidade interna (restaurante, cantina, papelaria, agendas bancárias) e a entidades representativas dos diferentes segmentos dessa comunidade, funcionam, também, um centro de recursos didáticos, uma gráfica e uma unidade de atendimento médico-odontológico.

No Maracanã atuam um total de 432 docentes — sendo 52% com titulação de mestre ou doutor— e 333 técnicos-administrativos.

Instalações Específicas

O Curso de Engenharia de Alimentos possui uma estrutura administrativa completa para o atendimento aos docentes e discentes: direção, secretaria de registros acadêmicos e atendimento aos alunos, divisão de assistência aos alunos, atendimento aos professores e divisão de eventos.

A coordenação do curso possui sala própria, ampla, devidamente equipada, em local de fácil acesso para os alunos. Aos professores são reservadas salas equipadas com computadores e um mobiliário adequado para acolhê-los com conforto e praticidade. Os professores com Doutorado possuem uma sala específica para suas atividades acadêmicas.

A estrutura física do campus Valença conta com:

- 06 salas de aulas;

- 01 laboratório de informática;

- 01 laboratório de análise de alimentos;

- 01 laboratório de microbiologia;

- 01 laboratório de análise sensorial;

- 01 laboratório de tecnologia de alimentos de origem vegetal;

- 01 laboratório de tecnologia de panificação;

- 06 salas (Professores/Tecnologia de Informação/Secretaria/Gerência Administrativa / Gerência Acadêmica);

- 01 biblioteca;

- 01 auditório.

Serão construídos através das obras de estruturação do campus Valença em 2014:

- 10 salas de aulas;

- 01 laboratório de química analítica/físico-química;

- 01 laboratório de química orgânica;

- 01 laboratório de física;

- 01 laboratório de operações unitárias;

- 01 laboratório de tecnologia de produtos cárneos;

- 01 laboratório de tecnologia de produtos lácteos;

- 01 laboratório de tecnologia de bebidas;

- 01 laboratório de cálculo/desenho técnico;

- 17 gabinetes para professores (sendo cada gabinete ocupado por 02 professores).

Biblioteca

O acervo da Biblioteca do campus Valença é de 133 títulos de livros, num total de 326 exemplares, 43 DVD’s e 55 periódicos. A Biblioteca possui uma área física de 110 m2 e contempla áreas como Engenharia, Informática, Administração, entre outras.

A biblioteca está informatizada pelo sistema “SIE”, formando a base de dados cadastrais, tais como: controle de livros e títulos de periódicos, entre outros, estando interconectadas com os computadores da rede interna da universidade e à internet. Além disso, pode-se ter acesso aos periódicos do Portal da Capes (www.periodicos.capes.gov.br).

O sistema de biblioteca da Universidade mantém convênio e intercâmbios com:

- Catálogo Coletivo Nacional IBCT/CNPq - Biblioteca Nacional

- Bibliodata (FGV)

- Fórum das Bibliotecas dos CEFET’S

- CBBU (Comissão Brasileira das Bibliotecas Universitárias)

- CBIES (Compartilhamento das Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro)

ANEXOS

I – Ata da Reunião do Conselho Diretor (CODIR) realizada no dia 09 de agosto de 2013 onde foi aprovado o mérito para criação do Curso Engenharia de Alimentos

II – Procedimento utilizado para o Estágio Supervisionado

III – Procedimento utilizado para o Trabalho de Conclusão de Curso (Projeto Final) IV – Fluxograma do Curso de Engenharia de Alimentos

V – Conteúdo Programático das Disciplinas

VI – Critérios para seleção e classificação de bolsistas PIBIC

VII – Estatuto do CEFET/RJ, aprovado pelo Ministério da Educação (Portaria no 3.796 - nov/05) VIII – Regimento Geral, aprovado pelo Ministério da Educação (Portaria no 04 - set/84)

IX – Proposta de Regulamento do Conselho Departamental e dos Colegiados dos Cursos dos Departamentos Acadêmicos (julho/04)

Documentos relacionados