• Nenhum resultado encontrado

Forma de Ingresso no Curso

O ingresso no Curso de Engenharia de Alimentos do CEFET/RJ se dá através de vestibular anual realizado pela própria Instituição, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também é possível o ingresso mediante transferência interna e externa; por convênio de Intercâmbio Cultural e o reingresso para os portadores de diplomas de graduação em áreas correlatas à Engenharia de Alimentos. Existe a possibilidade de transferência ex-ofício:

transferência regida por legislação específica aplicada a funcionários públicos federais e militares.

Quantidade de Vagas

O Curso oferece 25 vagas para o primeiro semestre e 25 vagas para o segundo semestre letivos.

Horário de Funcionamento

O Curso de Engenharia de Alimentos do CEFET/RJ funciona, de forma integral, no horário de 07:00 às 22:00 h.

Organização Curricular

O Curso de Engenharia de Alimentos do CEFET/RJ se desenvolve, normalmente, em cinco anos, o que corresponde a dez períodos letivos, em regime semestral de créditos.

O conjunto de atividades para a formação do Engenheiro de Alimentos é formado pelas disciplinas obrigatórias e eletivas, pelo Estágio Supervisionado, pelo Trabalho de Final de Curso e pelas Atividades Complementares.

Conforme as Diretrizes Curriculares, as disciplinas obrigatórias subdividem-se em:

disciplinas do núcleo de conteúdos básicos; disciplinas do núcleo de conteúdos profissionalizantes; e, disciplinas de extensão e aprofundamento do núcleo de conteúdos profissionalizantes, chamadas de disciplinas do núcleo de conteúdos específicos.

Núcleo de Conteúdos Básicos: disciplinas comuns a todas as áreas das ciências de engenharia,

Total de carga horária: 1728 horas-aula

(35,29% da carga horária total do curso)

Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes Gerais: disciplinas que proporcionam conhecimentos indispensáveis para atuarem na área da engenharia escolhida.

DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE

(17,28% da carga horária total do curso)

Núcleo de Conteúdos Específicos: disciplinas que proporcionam a base específica para a atuação na Engenharia de Alimentos. Consiste em extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos profissionalizantes, bem como de outros conteúdos destinados a

Microbiologia de Alimentos 2 2 0 3

(35,29% da carga horária total do curso)

Disciplinas Eletivas Curriculares

Também chamadas de disciplinas optativas. São aquelas que o aluno pode escolher livremente, de modo a aprofundar seu conhecimento em determinada área, de acordo com seus interesses pessoais ou profissionais.

DISCIPLINAS OPTATIVAS Aulas Semanais

Créditos Teórica Prática Estágio

Marketing e Estratégia em Agronegócios e

Alimentos 3 0 0 3

Secagem e Armazenamento de Grãos 2 2 0 3

Planejamento Experimental e Otimização de

Processos 2 0 0 2

Esterilização de Alimentos 2 2 0 3

Tecnologia de Pós-Colheita de Frutas e

Hortaliças 2 2 0 3

Tecnologia de Açúcar, Mel e Produtos

Açucarados 2 2 0 3

Tecnologia de Massas e Panificação 2 2 0 3

Tecnologia do Processamento de Ovos 2 2 0 3

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais 2 0 0 2

Carga Horária Total (mínima) 216 horas-aula

Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado é uma disciplina obrigatória do Currículo Pleno dos Cursos de Graduação do CEFET/RJ, segundo disposições da Lei n° 6.494, de 07 de dezembro de 1977, e Decreto n.° 87.497, de 18 de agosto de 1982. Todo o procedimento adotado para a realização do estágio supervisionado pode ser consultado no Anexo II.

Por meio dessa disciplina, o aluno conhece e participa “in loco” dos principais problemas inerentes à profissão pretendida, melhor se qualificando para o exercício técnico profissional e para a vida societária. Assim, toda uma gama de valores e conhecimentos científicos e socioculturais enriquecerão sua bagagem de vivência, aumentando sua experiência profissional.

A disciplina Estágio Supervisionado tem uma duração mínima de 378 horas para os Cursos de Engenharia, contadas a partir da data de matricula na disciplina, para alunos em efetiva atividade de estágio.

Para matricular-se na disciplina Estágio Supervisionado, o aluno devera ter concluído, no mínimo, 160 (cento e sessenta) créditos.

Após matricular-se na disciplina de Estágio Supervisionado o aluno deverá procurar, durante o primeiro mês de aulas, a Coordenação dos Cursos de Graduação, Setor de Estágios, para preenchimento da ficha de inscrição e receber as informações necessárias para o cumprimento da disciplina.

O acompanhamento e controle do cumprimento do programa do estágio são feitos através da análise de um relatório realizado pelo aluno e de uma Ficha de Avaliação preenchida pelo Responsável pelo aluno na Empresa. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média aritmética das duas avaliações citadas, não havendo exame final nesta disciplina.

Além disso, professores supervisores, encarregados pelos Departamentos Acadêmicos, realizam visitas periódicas às empresas. O objetivo destas visitas é verificar o entrosamento pessoal do futuro profissional e sua adaptação à empresa, avaliando se desempenha funções compatíveis com a sua formação acadêmica. Ao mesmo tempo, coloca o CEFET/RJ, seu potencial científico e tecnológico, a serviço da sociedade, colhendo sugestões que melhor aproximem os cursos da realidade empresarial. Com tal procedimento, o CEFET/RJ não só manterá suas grades curriculares atualizadas, mas também a posição de destaque dentre as Instituições de Ensino Superior.

Independente de estar cursando a disciplina Estágio Supervisionado, poderá o aluno fazer estágio em empresas em qualquer semestre letivo, sem, no entanto, obter créditos na disciplina. Esse tipo de estágio, não curricular, poderá ser obtido por conta própria ou através de contato com a Coordenadoria de Estágio e Emprego (COEMP), que providenciará a documentação necessária, de acordo com a Lei nº 6.494.

O CEFET/RJ, através do Setor de Estágio Supervisionado, mantém um serviço de apoio à programação de Visitas Técnicas que sejam do interesse de professores e alunos. Esse serviço se encarrega de fazer os contatos com as empresas, agendar as visitas, e providenciar o transporte junto ao Setor de Transportes do CEFET/RJ.

Estágio/Bolsa auxílio

O CEFET/RJ, como outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) adota

desenvolvimento profissional do aluno.

O estágio/bolsa auxílio pode ser exercido por alunos dos cursos de graduação que apresentem rendimento escolar comprovadamente satisfatório e demonstrem suficiente conhecimento da matéria da qual desejam se tornar estagiário. Só poderão candidatar-se os alunos regularmente matriculados, sem dependências em quaisquer disciplinas de semestres anteriores.

O aluno deverá estar disponível para atendimento específico de cada setor e/ou laboratório, em termos de turno e carga horária. A carga horária semanal exigida será de 20 (vinte) horas a ser cumprida de março a dezembro, inclusive. A frequência é obrigatória com um máximo de 10% (dez por cento) de faltas permitidas.

Os estagiários/bolsistas não têm vínculo empregatício; entretanto, tem direito a uma bolsa, como compensação ao esforço e dedicação ao trabalho desenvolvido. Os alunos candidatos ao estágio/bolsa deverão se submeter às normas estabelecidas pela Direção-Geral. A seleção do aluno será realizada pela chefia do departamento ao qual ficará subordinado.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso é o coroamento do Curso de Engenharia de Alimentos e constitui peça fundamental na avaliação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo do curso. Cabe ressaltar que o Projeto Final representa também uma oportunidade de exercitar questões relacionadas ao trabalho em equipe, à pesquisa, ao cumprimento de prazos, ética e responsabilidade profissional. Cada projeto deverá ser elaborado por no máximo 3 (três) alunos.

O Projeto Final está estruturado em duas disciplinas: Projeto Final I e Projeto Final II.

A disciplina Projeto Final I pertence ao 9o Período e a disciplina Projeto Final II pertence ao 10o Período, de forma que o projeto completo deverá ser concluído no prazo de um ano. Essas disciplinas são obrigatórias, correspondem, cada uma, a 72 horas-aula e possuem regulamentação específica, conforme o Anexo III. A disciplina Projeto Final I é pré-requisito da disciplina Projeto Final II.

Os estudos preliminares para o desenvolvimento do projeto são realizados na disciplina Projeto Final I. Esta primeira etapa contempla a análise de viabilidade, a pesquisa bibliográfica, a compreensão dos fundamentos teóricos que regem o tema, a aquisição de material, quando necessária, esboço do projeto, adequação laboratorial para montagem de protótipos (quando for o caso), definição dos capítulos da monografia e escrita de sua parte inicial.

A etapa seguinte corresponde à realização da disciplina Projeto Final II, nesta etapa, o trabalho será de fato executado.

Cada disciplina de Projeto Final terá um professor coordenador nomeado pelo chefe de departamento. Caberá ao professor coordenador da disciplina Projeto Final I organizar os grupos de projeto, colaborar na indicação do professor orientador e acompanhar a evolução dos trabalhos. O professor coordenador da disciplina Projeto Final II deve definir o período em que se realizarão as defesas dos trabalhos e orientar os alunos quanto ao cumprimento dos prazos. O professor orientador escolhido na disciplina Projeto Final I deverá ser o mesmo da disciplina Projeto Final II. Uma vez concluída, a disciplina Projeto Final I terá validade de um semestre para aqueles que não cursarem o Projeto Final II na sequência.

Banca Examinadora

Deverá ser constituída uma banca com, no mínimo, 3 (três) professores. Será membro desta banca, obrigatoriamente, o professor orientador. Os demais membros são definidos pelo professor orientador da disciplina Projeto Final II. Somente um dos membros da banca pode ser constituído por um professor externo ou profissional de empresa graduado na área do projeto.

Com pelo menos duas semanas de antecedência da data marcada para a defesa, o grupo deve entregar para cada um dos membros da banca uma cópia do projeto encadernada em espiral. Os graus atribuídos aos projetos pelos componentes da banca deverão ser registrados e autenticados no respectivo Livro de Atas.

Na disciplina Projeto Final I não há obrigatoriedade de formação de banca e a avaliação pode ser conduzida pelo professor orientador apenas.

Escolha do Tema

Os projetos versarão obrigatoriamente sobre assuntos relacionados com os objetivos do curso de Engenharia de Alimentos. O tema deverá ser definido na disciplina Projeto Final I,

do professor orientador, deve ser preenchida, em formulário próprio, a proposta de trabalho e encaminhada ao professor coordenador da disciplina Projeto Final I para devida análise. Uma nova proposta de trabalho relativa ao mesmo projeto precisa ser entregue na disciplina Projeto Final II. Esta deve contemplar as mudanças introduzidas na ideia original apresentada na disciplina Projeto Final I. Caso a proposta não seja aprovada no Projeto Final I, o professor coordenador em conjunto com o professor orientador pode apresentar uma nova sugestão. O professor coordenador deve marcar uma reunião com todos os alunos em situação de projeto, no início do período, para apresentação das normas.

Avaliação

Na disciplina Projeto Final I a avaliação é conduzida pelo professor orientador. Os seguintes critérios serão observados na avaliação do pré-projeto:

- Pesquisa bibliográfica;

- Embasamento teórico;

- Organização e síntese do trabalho;

- Participação de cada membro do grupo;

- Cumprimento do cronograma.

As notas atribuídas ao Projeto Final I variam de zero a dez. Para fins de aprovação e aceitação do pré-projeto, a nota final deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco). A validade da disciplina Projeto Final I é de um semestre.

No caso da disciplina Projeto Final II, a avaliação corresponde à composição de notas fruto da observação de cada componente do grupo pelo professor orientador e demais membros da banca, qualidade do projeto e da apresentação oral. Na avaliação individual os seguintes pontos serão observados:

- Participação;

- Embasamento teórico;

- Cumprimento de prazos.

Na avaliação do projeto os seguintes itens serão levados em consideração:

- Organização do trabalho;

- Capacidade de síntese;

- Objetividade;

- Norma culta da língua;

- Bibliografia;

- Apresentação e análise dos resultados.

Na apresentação oral será avaliado:

- Postura dos membros do grupo;

- Clareza de ideias;

- Organização da apresentação;

- Domínio do assunto;

- Tempo de apresentação segundo as normas;

- Defesa oral e argumentação.

A nota da disciplina Projeto Final II varia de zero a dez. Durante a defesa oral, cada componente do grupo será argüido sobre qualquer parte do projeto e para ser aprovado deve obter nota final igual ou superior a 5,0 (cinco). A média final do projeto final é constituída por várias notas. Existe uma primeira nota (NT) que é dada pelo orientador para o trabalho escrito (essa nota é igual para todos os membros do grupo) com peso 1. A segunda nota (NO) também é dada pelo orientador, porém, é dada para cada um dos membros do grupo sendo uma nota relativa à orientação propriamente dita, resultante das observações do orientador quanto à participação de cada membro no desenvolvimento do projeto (também com peso 1). As demais notas são dadas pelos membros da banca a cada componente do grupo (nota atribuída ao trabalho escrito e a apresentação). As notas dadas pelos membros da banca (NB) têm peso três.

A média final é então calculada por: MF = (NT + NO + 3NB) / 5

Cabe lembrar que a validade da disciplina Projeto Final II é de um ano. Para o aluno que ficar reprovado no Projeto Final II na primeira defesa será oferecida uma nova oportunidade, pela última vez, dentro do prazo de 6 (seis) meses, decorridos da data da primeira apresentação para refazer o trabalho. O aluno nesta situação deverá efetuar todos os atos relativos à sua matrícula no período correspondente. Após a apresentação do trabalho, o professor orientador

deve preencher a Ata de Defesa com os graus atribuídos aos membros do grupo. Na ata deve constar a assinatura dos membros da banca e do grupo de projeto final.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são definidas pela Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, no artigo 5, § 2, “Deverão também ser estimuladas atividades complementares, tais como trabalhos de iniciação científica, projetos interdisciplinares, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de protótipos, monitorias, participação em empresas juniores e outras atividades empreendedoras”.

O objetivo das Atividades Complementares é complementar de modo adequado a formação e permitir o aprimoramento pessoal e profissional do futuro engenheiro. Para incentivar a realização de tais atividades o CEFET/RJ promove durante todo período letivo, projetos de iniciação científica, palestras, visitas técnicas, workshop, cursos, feiras técnicas, etc.

O aluno do CEFET/RJ pode concorrer não só a bolsas de Monitoria e Iniciação Científica, mas também a bolsas para a realização de projetos de pesquisa, estágios e atividades acadêmicas no exterior, participando dos vários programas de intercâmbio mantidos pela Instituição.

O CEFET/RJ possui uma empresa Júnior, o CEFET Jr Consultoria, fundada em julho de 2000. Esta empresa é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza social, educacional, cultural e tecnológica. Possui, como diferença marcante, o fato de ser constituída e gerida por alunos de graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica. Esta empresa oferece consultoria na área de engenharia e administração. Seu principal fim é, sob a orientação de docentes especialistas, desenvolver estudos, análises e diagnósticos dentro de sua esfera de abrangências, capazes de se constituírem em soluções para as demandas de empresas, entidades e da sociedade em geral.

Grade Curricular

O Curso de Engenharia de Alimentos é semestral e está distribuído em 10 períodos letivos. O regime escolar é feito por créditos, sendo que, cada crédito acadêmico corresponde a 18 horas/aulas.

O número de créditos de uma disciplina é determinado pela soma das seguintes parcelas de horas-aulas semanais: o número de horas-aulas teóricas (T), com 1/2 do número de horas-aulas práticas (P) e com 1/3 do número de horas-aulas de estágio (E).

O currículo deve ser cumprido dentro de um prazo mínimo de oito períodos letivos e máximo de dezoito períodos letivos e está descrito a seguir. O fluxograma correspondente se

TAL 0005 Introdução à Engenharia de

Alimentos 2 0 0 2 36 - -

30 PERÍODO

TAL 0018 Cálculo Diferencial e Integral III

TAL 0026 Física III 4 0 0 4 72 TAL 0020 Física II

TAL 0027 Química Analítica II 2 2 0 3 72 TAL 0022 Química Analítica I

TAL 0028 Microbiologia de Alimentos 2 2 0 3 72 TAL 0024 Microbiologia Geral

TAL 0029 Bioquímica Geral 4 0 0 4 72 TAL 0023 Química Orgânica II

TAL 0030 Mecânica dos Materiais 4 0 0 4 72

TAL 0010 Cálculo Diferencial e Integral II TAL 0012 Física I

TAL 0031 Físico Química I 4 0 0 4 72

TAL 0012 Física I

TAL 0018 Cálculo Diferencial e Integral III

TAL 0032 Introdução à Economia 2 0 0 2 36 - -

TAL 0035 Higienização na Indústria de

TAL 0018 Cálculo Diferencial e Integral III TAL 0020 Física II

TAL 0035 Química e Bioquímica de Alimentos I

TAL 0047 Termodinâmica 4 0 0 4 72 TAL 0038 Físico Química II

TAL 0042 Química e Bioquímica de Alimentos II TAL 0050 Aditivos e Coadjuvantes na

TAL 0054 Tecnologia de Cereais, Raízes e

TAL 0046 Métodos de Conservação de Alimentos TAL 0061 Tratamento de Resíduos na

TAL 0010 Cálculo Diferencial e Integral II

TAL 0063 Projeto Final I 2 2 0 3 72 TAL 0056 Operações Unitárias II

TAL 0064 Projeto Final II 2 2 0 3 72 TAL 0063 Projetos Agroindustriais I

TAL 0046 Métodos de Conservação de Alimentos TAL 0043 Fenômenos de Transporte II

TAL 0070 Tecnologia de Pós-Colheita de

Frutas e Hortaliças 2 2 0 3 72 TAL 0035 Química e Bioquímica de Alimentos I TAL 0071 Tecnologia de Açúcar, Mel e

Produtos Açucarados 2 2 0 3 72 TAL 0035 Química e Bioquímica de Alimentos I TAL 0072 Tecnologia de Massas e

Panificação 2 2 0 3 72 TAL 0035 Química e Bioquímica de Alimentos I

TAL 0073 Tecnologia do Processamento de

Ovos 2 2 0 3 72 TAL 0035 Química e Bioquímica de Alimentos I

TAL 0074 LIBRAS – Língua Brasileira de

Sinais 2 0 0 2 36 - -

Total Atualizado em: 13/08/2013

OBS: O ALUNO DEVERÁ CURSAR, NO MÍNIMO, 216 horas-aula (180 horas) de disciplinas optativas.

Ementa das Disciplinas 1o Período

TAL 0001 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: Função e limites; Derivada e aplicações da Derivada; Integral e aplicações da integral.

TAL 0002 – BIOLOGIA GERAL: Introdução e Histórico; Características gerais dos seres vivos;

Citologia (descrição e funções); Diferenciação entre células; Divisão celular; Ácidos nucleicos;

Histologia (descrição e funções); Botânica; Nutrição animal e aparelho digestivo; Genética.

TAL 0003 – QUÍMICA EXPERIMENTAL: Substâncias puras e misturas. Fenômenos físicos e químicos e reações químicas. Propriedades dos elementos químicos. Obtenção e purificação de substâncias. Estudo das soluções. Estequiometria. Ácidos e bases. Oxirredução. Pilhas. Cinética das reações químicas. Termoquímica. Reações químicas especiais.

TAL 0004 – QUÍMICA GERAL: Estrutura atômica. Classificação periódica e propriedades dos elementos. Ligações químicas, estrutura e propriedades das substâncias. Reações químicas cálculo estequiométrico. Misturas e soluções. Ácidos e bases. Noções de termodinâmica química.

Eletroquímica.

TAL 0005 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE ALIMENTOS: Visita às instalações do CEFET.

Histórico da profissão de Engenheiro de Alimentos. Competências e atribuições do Engenheiro de Alimentos. Estrutura curricular do curso. Indústrias de alimentos: lácteos, carnes, cereais e frutas e hortaliças e outros setores de relevância. Noções de legislação e de Vigilância Sanitária. Âmbito profissional: associações e entidades de classe. Pesquisa científica em Engenharia de Alimentos.

Estágios e convênios. Noções de ética profissional.

TAL 0006 – COMPUTAÇÃO: Noções de sistemas operacionais. Introdução de algoritmos e programas. Introdução à programação em linguagem de alto nível.

TAL 0007 – GEOMETRIA ANALÍTICA: Sistemas de coordenadas no E2 e E3, Retas, planos, curvas e superfícies e vetores.

TAL 0008 – DESENHO TÉCNICO: Introdução ao desenho técnico. Instrumentos e materiais para desenho. Técnicas de traçado a mão livre. Noções de geometria descritiva. Uso de escala.

Sistemas de representação em desenho técnico. Representação de forma e dimensão. Cotagem.

Cortes e seções. Desenhos de equipamentos. Desenho de layout e projetos. Desenho de fluxograma. Normas técnicas. Computação gráfica e sistemas CAD. Utilização de elementos gráficos na interpretação e solução de problemas. Edificações: Projeto Arquitetônico Industrial – planta baixa, cortes, fachada. Instalações elétricas e hidráulicas.

2º Período

TAL 0009 – CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II: Sequências e séries infinitas. Equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem. Transformada de Laplace e Fourier.

TAL 0010 – ÁLGEBRA LINEAR: Matrizes e Sistemas Lineares, Inversão de Matrizes e Determinantes, Vetores no Plano e no Espaço, Espaço Vetorial, Transformações Lineares.

Autovalores e Autovetores.

TAL 0011 – FÍSICA I: Leis de Newton. Trabalho e Energia. Equilíbrio de um corpo. Momento linear. Rotação.

TAL 0012 – QUÍMICA ORGÂNICA I: Teoria estrutural aplicada a compostos orgânicos.

Propriedades gerais de compostos orgânicos: Acidez e Basicidade. Estereoquímica.

TAL 0013 – MATÉRIAS PRIMAS I: Matérias Primas de Origem Animal: Carnes (Bovinos, Suínos e Aves); Leite; Ovos, Mel e Pescado. Composição e propriedades, sistema de produção, comercialização, transporte e aproveitamento industrial.

TAL 0014 – INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO: Teorias da administração. Processo administrativo. Projeto de organização. Tecnologia e organização do trabalho. Comportamento administrativo. Áreas funcionais. Finanças. Marketing. Planejamento e controle da produção.

Gestão de qualidade. Recursos humanos.

TAL 0015 – METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA: Ciência Moderna. Ciência e a Tecnologia. Conhecimento Científico. Pesquisa científica: conceitos e características. Pesquisa experimental e a não-experimental. Fundamentos da Metodologia Científica. Normalização do Conhecimento Científico. Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Os estudos:

bibliográfico, exploratório, descritivo e experimental. O problema de pesquisa, as hipóteses e as variáveis. Elaboração de Projetos de Pesquisa e Artigos Especializados. Diretrizes para elaboração de uma monografia científica.

bibliográfico, exploratório, descritivo e experimental. O problema de pesquisa, as hipóteses e as variáveis. Elaboração de Projetos de Pesquisa e Artigos Especializados. Diretrizes para elaboração de uma monografia científica.

Documentos relacionados