• Nenhum resultado encontrado

TAL 0062 – FUNDAMENTOS DE MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSO:

Modelagem matemática e técnicas de resolução numérica aplicadas a processos de alimentos.

Estudo e modelagem da vida-de-prateleira dos alimentos. Sistemas de controle convencionais e avançados de processos de alimentos. Fundamentos e aplicações da instrumentação na indústria de alimentos.

TAL 0063 – PROJETO FINAL I: A elaboração de um Projeto Final é uma etapa obrigatória nos cursos de graduação do CEFET/RJ, e é de grande importância para o processo de formação profissional. Os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso deverão ser utilizados para a elaboração de trabalhos orientados para temas de relevância técnica, social e econômica. A elaboração do Projeto Final representa também, uma oportunidade de se exercitar o trabalho em equipe, a pesquisa, o cumprimento de prazos, e a ética e responsabilidade profissional, constituindo-se em um instrumento fundamental na avaliação dos conhecimentos adquiridos.

A disciplina Projeto Final I contempla:

 Definição se o aluno(a) executará seu Projeto Final em grupo ou individualmente.

 Escolha dos componentes do grupo, se for o caso.

 Definição do Professor Orientador do trabalho.

 Escolha do tema do Projeto Final (em conjunto com o Professor Orientador).

 Execução dos estudos preliminares para o desenvolvimento do trabalho:

o análise de viabilidade;

o pesquisa bibliográfica (determinação das fontes de pesquisa, incluindo normas técnicas);

o compreensão dos fundamentos teóricos que regem o tema;

o aquisição de material, quando necessário;

o adequação laboratorial para montagem de protótipos ou experimentos (quando for o caso);

o definição dos capítulos da monografia;

o esboço do projeto.

Na semana que antecede os exames finais no semestre letivo, cada grupo de projeto deverá entregar ao respectivo professor orientador uma brochura contendo os capítulos: Introdução, Revisão Bibliográfica e capítulos referentes ao desenvolvimento preliminar do tema.

10º Período

TAL 0064 – PROJETO FINAL II: A elaboração de um Projeto Final é uma etapa obrigatória nos cursos de graduação do CEFET/RJ, e é de grande importância para o processo de formação profissional. Os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso deverão ser utilizados para a elaboração de trabalhos orientados para temas de relevância técnica, social e econômica. A elaboração do Projeto Final representa também, uma oportunidade de se exercitar o trabalho em equipe, a pesquisa, o cumprimento de prazos, e a ética e responsabilidade profissional, constituindo-se em um instrumento fundamental na avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Na disciplina Projeto Final II, e sob a orientação do respectivo Professor Orientador, o grupo de alunos realizará o desenvolvimento completo de um projeto de Engenharia de Alimentos, com característica multidisciplinar.

A disciplina Projeto Final II contempla a finalização dos trabalhos iniciados na Disciplina Projeto Final I. Em Projeto Final II:

 O tema definido em Projeto Final I será mantido;

 Não será aceito o ingresso de novos alunos aos grupos definidos em Projeto Final I;

 O Professor Orientador do grupo deverá ser mantido, ressalvados os casos excepcionais.

Em data a ser marcada pelo coordenador da disciplina e dentro do semestre letivo, cada grupo de projeto deverá entregar ao respectivo professor orientador e ao coordenador da disciplina, cópias escrita e digital do Projeto Final contendo os capítulos previstos nas Normas para Elaboração de Projeto Final dos Cursos de Graduação. Na entrega dos Projetos, as datas e horários das Apresentações Orais, bem como os Professores que irão compor as respectivas bancas examinadoras serão definidos e informados aos alunos.

TAL 0065 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Estágio com duração mínima de 378 horas-aula (315 horas), em uma indústria da área de Engenharia de Alimentos, sob a supervisão e controle da Escola. O acompanhamento e a avaliação se farão de acordo com as normas internas em vigor.

Ementa das Disciplinas Optativas

TAL 0066 – MARKETING E ESTRATÉGIA EM AGRONEGÓCIOS E ALIMENTOS: Marketing aplicado aos sistemas agro-alimentares. Comportamento do consumidor de alimentos. Inovação nas cadeias agroindustriais. O processo de pesquisa e desenvolvimento. Estudos preliminares:

produto, processamento e embalagem. Custo, qualidade e conservação. Avaliação de resultados.

Pesquisa de mercado. Atividades práticas em desenvolvimento de um novo produto.

TAL 0067 – SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS: Constituição dos grãos.

Características dos grãos armazenados. Recepção e limpeza de grãos. Psicrometria. Equilíbrio higroscópio/Umidade dos grãos. Sistema de Secagem. Fornalhas. Simulação de secagem. Fontes não convencionais de energia/secagem solar/secagem natural. Estrutura de armazenagem.

Aeração em armazenamento de grãos. Termometria. Deterioração biológica. Transportes de Grãos. Prevenção de acidentes em unidades armazenadoras. Legislação Brasileira de Armazenamento de grãos. Legislação Brasileira sobre defensivos agrícolas. Tipos de Armazéns.

Métodos preventivos de controle de pragas de grãos armazenados. Roedores associados aos grãos armazenados. Fungos e micotoxinas associados aos grãos armazenados. Ácaros de produtos armazenados. Silagem de grão úmido. Padrões de qualidade e exigências do mercado consumidor.

TAL 0068 – PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: Importância do uso de uma metodologia científica em processos multivariáveis. Conceitos básicos de estatística. Vantagens dos experimentos fatoriais em relação aos experimentos do tipo um fator por vez. Estratégia da definição do planejamento mais adequado segundo o processo e o número de variáveis envolvidas. Elaboração do Planejamento Fatorial Completo. Verificação da validade dos modelos (ANOVA). Planejamento Fatorial Fracional e Screening Design (Plackett-Burman).

Estratégia sequencial de planejamentos para um número grande de variáveis. Estudo de casos.

TAL 0069 – ESTERILIZAÇÃO DE ALIMENTOS: Microbiologia de alimentos esterilizados.

Qualidade e Segurança de Alimentos Esterilizados. Fluxograma de Processo. Termobacteriologia Aplicada. Controle de Esterilização. Equipamentos. Operação de Autoclaves. Embalagens.

TAL 0070 – TECNOLOGIA DE PÓS-COLHEITA DE FRUTAS E HORTALIÇAS: Aspectos fisiológicos do desenvolvimento de frutas e de hortaliças. Perdas pós-colheita de frutas e hortaliças. Fatores pré-colheita e colheita. Embalagem e transporte. Armazenamento de frutas e hortaliças. Estresses e desordens fisiológicas de frutas e hortaliças. Qualidade pós-colheita.

TAL 0071 – TECNOLOGIA DE AÇÚCAR, MEL E PRODUTOS AÇUCARADOS: Tecnologia de açúcar de cana: operações, princípios básicos. Tratamentos preliminares da cana-de-açúcar.

Extração de caldo. Tratamento do caldo. Fabricação de açúcar. Características químicas e Qualidade do mel. Determinações analíticas mel e/ou melado: umidade, acidez, insolúveis, reaçãode fiehe; reação de lugol, reação de lund, glicose, sacarose, hidroximetilfurfural, prova do álcool etílico e metílico, análise qualitativa de conservantes. Tecnologias de produção, beneficiamento, conservação, envase ecomercialização de mel e dos demais produtos apícolas.

Processamento e controle de qualidade em doces em pastas, geleias, frutas açucaradas, balas, aerados, “fondant”, confeitos em geral, cacau, chocolate e produtos achocolatados.

Características e aplicações de adoçantes alternativos, xaropes, melados e produtos semelhantes.

TAL 0072 – TECNOLOGIA DE MASSAS E PANIFICAÇÃO: Moagem do trigo. Farinha de trigo:

composição e testes de qualidade tecnológica. Ingredientes e equipamentos na panificação.

Processamento dos pães: etapas e métodos de processamento. Pizza: ingredientes, formulação e processamento. Bolos: ingredientes, formulação e processamento. Biscoitos: ingredientes, formulação e processamento. Massas alimentícias: tipos, ingredientes e processamento. Outros cereais na panificação e produção de massas.

TAL 0073 – TECNOLOGIA DO PROCESSAMENTO DE OVOS: Fatores zootécnicos que exercem influência na formação e na qualidade do ovo de consumo. Fisiologia da postura.

Estrutura, composição e propriedades funcionais do ovo de galinha. Fatores que influem na classificação comercial e meios empregados na avaliação do ovo. Conservação do ovo pelos diversos processos. Avaliação da qualidade de ovos e de seus principais produtos. Constituintes de ovos. Etapas no processamento de ovos. Produtos processados de ovos. Legislação.

TAL 0074 – LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: Introdução (aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez). A Língua de Sinais Brasileira – Libras (características básicas da fonologia). Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com

Programa das Disciplinas

O conteúdo programático, a metodologia utilizada, tipo de avaliação empregada, bibliografias básica e complementar de cada disciplina estão apresentadas no documento do Anexo V.

Documentos relacionados