• Nenhum resultado encontrado

Parte II – Apresentação e Desenvolvimento do Estudo

Capítulo 2 – Metodologia de Trabalho

2.3 Documentos em Análise

Aquando da elaboração do projeto de dissertação definiu-se que a resposta aos objetivos definidos para este estudo empírico poderia ser obtida, através da realização de entrevistas a informantes-chave de Escolas de Formação de Professores, em articulação com a análise de documentos reguladores e de apoio à prática supervisiva. Esta metodologia havia sido escolhida

por se pretender aferir a aplicação e a compreensão dos documentos reguladores da prática

pedagógica, assim como situar as dificuldades inerentes à orientação de professores-estagiários, com vista à sua integração na vida ativa finda a formação secundária. A entrevista havia sido preferida como instrumento principal de recolha de dados por permitir estabelecer uma interação com o entrevistado, de modo a esclarecer aspetos menos compreensíveis, já que como sublinha Kvale (apud Cohen & Manion, 2009: 349), uma entrevista é

"as an inter-view, an interchange of views between two or more people on a topic of mutual interest, sees the centrality of human interaction for knowledge production, and emphazies the social situadness of research data."

Tal significa que a entrevista possibilitaria o acesso a pormenores que a "escrita numa folha de papel" não proporciona, que se centram quer na linguagem verbal, quer na linguagem não-verbal (Cohen & Manion, 2009: 349). A opção por este instrumento de recolha de dados

39

recaía também no facto de a cultura africana privilegiar o oral, respeitando, deste modo, um dos pressupostos da investigação em países em desenvolvimento: a sensibilidade cultural, como recordam Desai & Potter (2009: 63) ao citar Hammersley e Atkinson:

"Sensitivity to cultural differences is a principal ethical guideline in development research. Four other guidelines are equally important and relate to the research alliance between the research and the researched. They are privacy, informed consent, harm and exploitation".

Todavia, tendo-se tornado inviável a deslocação da investigadora a Angola, para a realização das entrevistas, no prazo definido para a investigação, optou-se por uma redefinição da metodologia de recolha de dados, sem abandonar a metodologia de tipo qualitativo e o interesse que o presente estudo empírico pode manifestar na reflexão em torno da Formação Inicial de Professores de Português em Angola. Assim, justificar-se-á de seguida a segunda opção delineada para a recolha de dados.

Tendo a investigadora, desde há vários anos, desenvolvido trabalhos como formadora de professores e de supervisores de Português, em Angola, considerou-se que os conhecimentos adquiridos neste âmbito seriam de valorizar, e igualmente pertinentes, não só porque lhe permitem analisar os documentos reguladores e de suporte à prática supervisiva, tendo uma visão da sua aplicação, no âmbito da prática pedagógica, mas também porque os contactos formais e informais que tem estabelecido com os mais diversos práticos lhe permitem ter a visão do outro sobre o uso dos citados documentos. Porém, é de salientar que no presente estudo serão privilegiados os contatos informais estabelecidos como modo de preparar a aplicação das entrevistas,

“helping to clarify questions about research design and strategies (…).

(…) Experience from preliminary visits and background information also help to sharpen and redefine the research agenda (both the proposal and other logistics) as well as providing a better understanding of inter- and intra-group relationships. Understanding these dynamics helps to avoid over-generalizations about the homogeneity and/or heterogeneity of the researched community.” (Desai & Potter, 2009: 39).

A realização de contactos informais, também, teve como objetivo enriquecer e fortalecer os contactos humanos estabelecidos noutros momentos de descoberta do contexto de investigação.

40

Esses contactos foram estabelecidos com diretores de Escolas de Formação de Professores, com professores das disciplinas de Metodologia de Ensino de Português e de Prática, Seminário e Estágio Pedagógicos, com um professor-tutor e com alguns professores-estagiários, que, de modo informal, permitiram um contacto com o contexto de formação, com o contexto de aplicação da prática pedagógica e com as dificuldades sentidas pelos referidos intervenientes no decurso do estágio pedagógico.

É de salientar que os dados recolhidos nos encontros informais foram registados como

notas de campo12, não obedecendo a uma estrutura específica.

Na seleção dos documentos a analisar foram considerados os seguintes critérios, de acordo com o princípio da pertinência13:

1. valorização do conhecimento e da reflexão local;

2. regulação, preparação e aplicação da prática supervisiva;

que permitem obter uma visão holística da Formação Inicial de Professores de Português em Angola, uma vez que

“The samples were not chosen to be representative of the national situation, but to illustrate with more details and more vividly the daily operation and the circumstances within which supervisors actually work” (De Grauwe, 200: 21).

Assim, para obter um “Holistic understanding of complex processes” (Desai & Potter, 2009: 117), respondendo às três perguntas definidas para a presente investigação, constituiu-se o seguinte corpus:

1. documentos reguladores, de entre os quais o Plano Mestre de Formação de Professores em Angola, o Currículo de Formação de Professores do 1.º Ciclo do

12 “(...) as notas de trabalho de campo que descrevem o que foi visto, ouvido, vivido e pensado pelo investigador na sequência de uma observação participante.” ( Evertson & Green apud Lessard-Hérbert, 1990: 154); “ (…) Documentos deste tipo constituem uma fonte de esclarecimentos objectivos com base na interpretação e na compreensão da realidade.” (Pourtois Desmet apud Lessard-Hérbert, 1990: 158).

13 A este propósito Bardin (2000: 98) esclarece “os documentos retidos devem ser adequados, enquanto fonte de informação, de modo a corresponderem ao objectivo que suscita a análise”.

41

Ensino Secundário e o Programa de Prática, Seminários e Estágio Pedagógicos, pois “(...) government policy documents can also provide crucial information and summaries of up-to-date research on a topic.” (Desai & Potter, 2009: 225);

2. documentos de reflexão sobre o sistema educativo, de entre os quais os

documentos sobre as Reflexões sobre a Evolução do Sistema de Educação de

Angola ao longo dos 35 anos de Independência e o documento de Balanço da Implementação da 2.ª Reforma Educativa em Angola, valorizando, assim, o conhecimento local e evitando o etnocentrismo, ao articular as perspetivas da investigadora, dos dados obtidos nos contactos informais e das reflexões feitas localmente, tal como alertam Desai & Potter (2009: 227):

“The importance of using local knowledge and/or literature can be practical, theoretical and ethical. On a practical level, using it serves to enhance the quality of information gathered and to provide a much more complete research project or case study.(...) Not only can useful primary data be collected, but the analytical work of local researchers can be taken into account, providing different perspectives and ensuring against any potential ethnocentrism.”;

3. documentos de suporte à prática supervisiva, nomeadamente grelhas de observação, por comportarem na sua estrutura as competências a adquirir, pelo professor-estagiário, ao longo da prática pedagógica.

Tal revela que foram analisados documentos de fontes primárias, da categoria das fontes inadvertidas (inadvertent sources), pois

“are used by the researcher for some purpose other than that for which they where originally intended. They are produced by the processes of local and central government and from the everyday working of the education system” (Duffy, 1993: 68).

Fontes que Albarello et alii (1997: 21 e 22) denominam de fontes oficiais:

“(...) Do ponto de vista estritamente delimitado, é «oficial» uma fonte que depende de uma autoridade pública. Trata-se, pois, de documentos que são emitidos por uma autoridade pública, ou recebidos por essa autoridade, em virtude das responsabilidades que lhe estão

42

confiadas por lei, por regulamentos ou por certos costumes notórios. Por outras palavras, sob este ponto de vista, as fontes oficiais dependem exclusivamente de agentes do Estado e que agem no quadro das suas funções.”

A análise de documentos apresenta-se como uma medida não interferente (“unobstrusive mesure”, Robson, 2011: 349) por não implicar a presença ou a interferência do investigador na produção dos documentos, isto é “(...) não envolvem recolha directa de informação a partir de sujeitos investigados” (Lee, 2003: 15).

As medidas não interferentes são caracterizadas como não reactivas (Robson, 2011; Lee,

2003) por evitarem problemas de investigação inerentes à presença do investigador, como são exemplo determinadas respostas em entrevistas ou a questionários, que “criam atitudes em parte

porque os respondentes tentam geralmente suscitar impressões de sipróprios de molde a manter

o seu estatuto aos olhos do entrevistador” (Lee, 2003: 17), desviando-se, assim, do propósito da investigação.

As fontes que constituem o corpus estão disponíveis na página a internet do Ministério da

Educação de Angola, exceto o Currículo de Formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino

Secundário e o Programa de Prática, Seminário e Estágio Pedagógicos, que foram recolhidos junto do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação, e as descritas no ponto três, que foram recolhidas junto dos intervenientes diretos no processo de supervisão da prática pedagógica.

Ao optar por este tipo de fontes, constituídas por documentos de três categorias distintas quanto à sua função, no processo da prática pedagógica, foi intuito da investigadora posicionar-se, externamente, no papel do supervisor e do professor-tutor, que grande parte das vezes não dispõem de outros documentos para além dos que foram alvo de análise. Tal deve-se ao facto de algumas Escolas de Formação de Professores não disporem de bibliotecas/centros de recursos com bibliografia específica para a formação de professores e de as livrarias estarem representadas em apenas alguns dos grandes centros urbanos do país.

43