• Nenhum resultado encontrado

Domínio das Escrituras — Abraão 3:22–23 Personalize um trecho de Abraão 3:22–23 trocando o

nome de Abraão no versículo 23 pelo seu nome. Depois memorize a última parte dessa passagem: “[seu nome], tu és um deles; foste escolhido antes de nasceres”.

4. Depois de

memorizar a frase, encontre um familiar ou amigo e use Abraão 3:22–23 para explicar o que o Senhor ensinou a Abraão sobre a vida pré-mortal. Explique-lhe que cada um de nós concordou, antes de nascermos, em servir ao Pai Celestial de alguma maneira. Depois, recite a frase

que memorizou. Registre sua experiência terminando esta designação em seu diário de estudo das escrituras.

5. Escreva o seguinte no final das designações de hoje,

em seu diário de estudo das escrituras:

Estudei Abraão 3 e concluí esta lição em (data).

Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor:

Para ajudar a aplicar as doutri-nas e os princípios das escritu-ras em sua vida, coloque seu nome no lugar de um nome encontrado nas escrituras.

Substituição de Nome

UNIDADE 5: DIA 2

Gênesis 13–14

Introdução

Abrão e seu sobrinho Ló retornaram do Egito para a terra de Canaã com suas respectivas famílias. Quando surgiram contendas entre os pastores de gado de Abrão e Ló, Abrão agiu como um pacificador. As duas famílias se separaram, e a família de Ló foi levada cativa por um exército enquanto viviam em Sodoma. Abrão resgatou Ló e sua família do cativeiro e, ao retornar para casa, recebeu uma bênção do grande sumo sacerdote Melquisedeque.

Gênesis 13:1–18

Abrão oferece uma solução pacífica para a contenda entre os pastores de gado dele e os de Ló

Imagine que uma mãe mostra aos dois filhos um doce delicioso que os dois querem. Depois que as crianças demonstram interesse, a mãe corta o doce em partes desiguais e permite que as crianças decidam qual pedaço pegar. De que modo uma situação como essa causa conflito em uma família?

Em Gênesis 13, você vai aprender como Abrão reagiu diante do conflito e da divergência que surgiu na família. (Pode ser útil saber que Abrão é o profeta cujo nome foi mudado posteriormente para Abraão.) Abrão e seu sobrinho Ló saíram do Egito com todos os seus rebanhos e bens e viajaram de volta para à terra de Canaã, onde se estabeleceram (ver Gênesis 13:1–4). Leia Gênesis 13:5–7 e identifique qual contenda surgiu quando eles se estabeleceram.

Qual você acha que seria uma boa solução para esse problema?

Leia Gênesis 13:8–9 e identifique o que Abrão sugeriu que eles fizessem para resolver o problema.

Pondere o que o exemplo de Abrão nos ensina sobre mantermos a paz. Usando o exemplo dele, complete o princípio a seguir: Ser um pacificador pode exigir

que consideremos os desejos de outra pessoa mais importantes do que ---. Você pode escrever esse princípio em suas escrituras, ao lado de Gênesis 13:8–9.

Leia Gênesis 13:10–11 e identifique onde Ló escolheu habitar e como era essa terra.

Se você fosse Abrão, como teria se sentido quando Ló escolheu o local melhor?

Colocar os interesses de outras pessoas à frente dos seus pode ser difícil algumas vezes.

1. Pense sobre alguém que você conhece que, como

Abrão, é bom em considerar os desejos de outras pessoas mais importantes que os dele mesmo. Em seguida, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

a. O que você já viu essa pessoa fazer para colocar os desejos

de outras pessoas à frente dos dela?

b. O que você pode aprender com o exemplo dessa pessoa? 2. Em seu diário de estudo das escrituras, liste duas ou

três situações da vida em que considerar os desejos de outras pessoas mais importantes que os seus pode contribuir para uma condição mais pacífica. Procure oportunidades no futuro para ser um pacificador.

Depois que Ló escolheu onde ele iria morar, ele e Abrão pegaram suas respectivas famílias e se separaram (ver Gênesis 13:11). Leia Gênesis 13:12–13 e identifique o que Ló fez. Marque o que encontrar. Sodoma e as cidades vizinhas ficavam nas planícies do Jordão. Elas estavam cheias de pessoas corruptas que eram más e imorais.

3. Responda às seguintes perguntas em seu diário de

estudo das escrituras:

a. O que o fato de Ló armar a tenda “até Sodoma” (Gênesis

13:12) poderia significar?

b. Quais são algumas situações em que os jovens hoje poderiam

estar “armando a tenda” em direção às influências más e à imoralidade?

Em Gênesis 13:14–17, aprendemos que o Senhor prometeu a Abrão toda a terra que ele poderia ver como herança para a posteridade dele. Leia Gênesis 13:18 e identifique onde Abrão armou sua tenda e o que ele construiu quando chegou lá.

© Pr

ovidence Collection; licenciada do site GoodSalt.com

Como as escolhas de Abrão diferiam das escolhas de Ló? Ao continuar o estudo de Gênesis, fique atento às consequências sérias da escolha de Ló de armar a tenda “até Sodoma” (Gênesis 13:12).

Gênesis 14:1–12

Ló é capturado enquanto vive em Sodoma Em Gênesis 14: 1–12, aprendemos sobre uma consequência que Ló e a família sofreram por causa da decisão dele de morar em Sodoma. Quatro reis se uniram e atacaram várias cidades, incluindo Sodoma e Gomorra, levando bens e alguns dos habitantes cativos. Leia Gênesis 14:11–12 e identifique quem estava entre os capturados quando Sodoma foi atacada.

Observe que, nessa época, Ló e a família estavam morando em Sodoma. Pense na seguinte pergunta: De que maneira a escolha de Ló de armar a tenda até Sodoma se relaciona a sua captura?

Uma das lições que podemos aprender com Ló é que

escolhas aparentemente pequenas podem levar a grandes consequências.

O Presidente Gordon B. Hinckley contou uma experiência que ilustra a verdade de que escolhas pequenas podem levar a consequências sérias:

“Ouvi um de meus irmãos falar de uma recente visita que fez a uma prisão. Notou ali a presença de um jovem, de boa aparência e ar inteligente.

Meu irmão perguntou ao carcereiro: ‘O que aquele jovem está fazendo aqui?’ A resposta foi que ele saiu certa noite com o carro da mãe, comprou cerveja e bebeu. Depois, fora de controle, subiu com o carro na calçada, atropelou e matou duas meninas.

Não sei por quanto tempo ficará na prisão, mas sei que ele nunca conseguirá superar completamente seus sentimentos com respeito ao ato que o colocou ali. Nossa vida depende de pequenas decisões como essas. Pequenos erros que parecem pouco importantes a princípio determinam o curso eterno que seguiremos” (“A Busca da Excelência”, A Liahona, setembro de 1999, p. 3).

Gênesis 14:13–24

Abrão resgata Ló e encontra-se com Melquisedeque e com o rei de Sodoma

Em Gênesis 14:13–16, descobrimos que, quando Abrão soube da captura de Ló, ele reuniu e armou seus servos e perseguiu os exércitos que haviam atacado Sodoma. Ele os alcançou e, durante a batalha que se seguiu, Abrão e seus servos resgataram o povo que havia sido levado cativo e devolveram a propriedade que havia sido roubada. Quando Abrão estava voltando da batalha, o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro. Melquisedeque, rei de Salém, também se encontrou com Abrão.

Leia Gênesis 14:17–21 e identifique o que Melquisedeque ofereceu a Abrão e o que o rei de Sodoma ofereceu a Abrão.

A Tradução de Joseph Smith esclarece que Melquisedeque “partiu o pão e o abençoou; e ele abençoou o vinho, sendo ele sacerdote do Deus Altíssimo” [Tradução de Joseph Smith, Gênesis 14:17 (em Gênesis 14:18, nota de rodapé d na Bíblia SUD em inglês)]. Os antigos patriarcas viveram a plenitude do evangelho e essa escritura nos ensina que a ordenança do sacramento foi administrada por Melquisedeque.

O rei de Sodoma ofereceu a Abrão todos os bens que os exércitos haviam roubado. Leia Gênesis 14:22–23 e identifique a resposta de Abrão ao rei.

4. Responda às seguintes perguntas em seu diário de

estudo das escrituras:

a. Por que você acha que Abrão não aceitou nada do que o rei

de Sodoma ofereceu a ele?

b. Que lição você aprende com a interação de Abrão com o rei

de Sodoma?

Abrão disse ao rei de Sodoma: “Levantei minha mão ao Senhor” (Gênesis 14:22). Isso significa que Abrão havia declarado sua lealdade a Jeová e não queria nada que tivesse ligação com a iniquidade de Sodoma. Outro princípio que aprendemos com Abrão é que

resistir às más influências, por menor que sejam, ajuda-nos a permanecer fiéis a Deus e sem pecado.

Reflita sobre como você agiria nas seguintes situações: • Seu amigo pede para copiar sua lição de casa de

matemática só desta vez.

• Um membro da família escolhe assistir a um pro-grama de televisão inadequado e convida você para assistir também.

• Um amigo do sexo oposto convida você para passar a noite na casa dele ou dela quando os pais não estão.

Pondere quais pecados ou tentações o adversário pode estar tentando convencê-lo de que não são graves. Trace uma meta de como vai resistir e afastar-se desses pecados e dessas tentações.

Tradução de Joseph Smith, Gênesis 14:25–40