• Nenhum resultado encontrado

Pondere sobre as bênçãos que recebeu na vida graças

Levítico 19–20

3. Pondere sobre as bênçãos que recebeu na vida graças

à obediência aos mandamentos do Senhor. No diário de estudo das escrituras, escreva como viu esse princípio em ação em sua vida ou na vida de alguém que você conhece.

Levítico 27

O Senhor dá instruções quanto à consagração de bens materiais a Ele

Levítico 27 contém as instruções do Senhor quanto aos bens ofertados a Deus. Sugere- se que você leia e marque Levítico 27:30, 32, que contém as instruções do Senhor aos israelitas quanto ao dízimo.

4. Escreva o seguinte no final das designações de hoje

em seu diário de estudo das escrituras:

Estudei Levítico 19–27 e concluí esta lição em (data). Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com o professor:

INTRODUÇÃO A

Números

Por Que Estudar Esse Livro?

O livro de Números tem esse nome por causa das instruções do Senhor a Moisés de numerar ou contar todos os israelitas homens “da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra” (Números 1:3). Moisés contou os homens israelitas duas vezes, uma no Monte Sinai e outra nas planícies de Moabe, perto de Jericó (ver Números 26). Esse livro também registra as experiências de fé dos israelitas e suas rebeliões ao vagarem por 40 anos no deserto. Ao estudar o livro de Números, você aprenderá a importância de confiar no Senhor e de obedecer a Seus mandamentos, bem como de apoiar Seus líderes escolhidos.

Quem Escreveu Esse Livro?

Moisés é o autor de Números. Ele foi chamado pelo Senhor para libertar os filhos de Israel do cativeiro no Egito e guiá-los pelo deserto até a terra prometida de Canaã. Moisés testemunhou a maioria dos acontecimentos registrados no livro de Números. É possível que ele tenha confiado no testemunho de outras pessoas, em fontes escritas ou recebido revelação para obter as informações de fatos que não viu, como as interações entre Balaão e Balaque (ver Números 22–24). Além disso, os escribas podem ter alterado o texto desse livro, conforme ilustrado pela parentética observação de que “Moisés [era] mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3; ver também Moisés 1:41).

Quando e Onde Foi Escrito?

As opiniões divergem no que se refere à época em que Números e os demais livros de Moisés foram escritos, mas alguns estudiosos acreditam que esses textos foram escritos entre os séculos 15 e 13 a.C. Não sabemos exatamente onde Moisés estava quando escreveu esse livro. No entanto, o texto fornece informações a respeito dos locais dos acontecimentos registrados. Por exemplo, Números 1:1–10:10 registra os acontecimentos ocorridos antes de Moisés e os filhos de Israel terem saído do Monte Sinai. As experiências dos israelitas no deserto encontram-se em Números 10:11–21:35. Finalmente, Números 22–36 relata os acontecimentos transcorridos nas planícies de Moabe (na fronteira leste de Canaã) quando os israelitas se preparavam para entrar na terra prometida.

UNIDADE 13: DIA 1

Números 1–10

Introdução

O Senhor revelou a Moisés como organizar os filhos de Israel para viajar, acampar e batalhar. O Senhor deu também outras leis aos filhos de Israel para guiá-los no deserto.

Números 1–4

O Senhor organiza o acampamento de Israel

Imagine que você está assistindo a um importante evento esportivo em uma grande arena ou em um estádio. Não há cadeiras numeradas nem limitações ao número de pessoas presentes; não há vendedores de ingresso nem restrições de estacionamento ou seguranças, e mais, sem funcionários ou árbitros. Como você acha que o evento seria? Em sua opinião, por que é importante que grandes acontecimentos, como esse, sejam organizados?

O livro de Números começa com o Senhor orientando Moisés a enumerar os filhos de Israel (ver Números 1). Em seguida, o Senhor orientou Moisés a usar essa informação para organizar o acampamento de Israel. Ao estudar esta lição, procure ver como as instruções dadas pelo Senhor a Moisés nos ensinam sobre as bênçãos que podem vir da organização e da ordem.

1. Copie o diagrama a seguir em seu diário de estudo

das escrituras. Você adicionará títulos ao diagrama enquanto estuda Números 1–4.

O Senhor ensinou Moisés a organizar os israelitas. Para descobrir como o acampamento de Israel foi organizado, leia Números 2:1–2 e identifique o que deveria estar no centro do acampamento deles. (A “tenda da congregação” mencionada no versículo 2 refere-se

Escreva Tabernáculo no centro do retângulo do

diagrama que você copiou em seu diário de estudo das escrituras.

Você deve se lembrar de que o tabernáculo

representava a presença do Senhor. Era o equivalente a um templo portátil, a casa do Senhor. Pondere por que é significativo que o tabernáculo ficasse no centro do acampamento.

Para descobrir quais tribos de Israel acampavam em cada um dos quatros lados do tabernáculo, leia as passagens das escrituras a seguir. Depois escreva o nome de cada tribo mencionada no local adequado do diagrama que está em seu diário de estudo das escrituras. Os descendentes de José foram divididos em duas tribos: Efraim e Manassés.

Leste: Números 2:3–8 Sul: Números 2:10–15 Oeste: Números 2:18–23 Norte: Números 2:25–30

Observe que cada tribo tinha um capitão designado e as tribos foram organizadas de acordo com seu exército. Como o fato de ter o acampamento organizado com um exército de cada lado seria uma bênção para os filhos de Israel?

Com base no exemplo do acampamento de Israel, reflita sobre a seguinte verdade: O Senhor organiza

Seu povo a fim de protegê-lo e guiá-lo.

2. Responda à seguinte pergunta em seu diário de

estudo das escrituras: Os israelitas estavam rodeados por nações hostis. Quais são algumas ameaças que você enfrenta que põem em risco sua segurança espiritual e sua moralidade?

Assim como o Senhor organizou os filhos de Israel em grupos e com líderes para fornecer orientação e proteção, Ele organizou Seu povo hoje por motivos similares. Os exemplos de como estamos organizados incluem as famílias, as áreas, as estacas, as alas, os ramos, os quóruns e as classes, cada um com líderes específicos.

3. Responda às seguintes perguntas em seu diário de

estudo das escrituras:

a. Que semelhanças você vê entre o modo como o Senhor

organizou Seu povo do convênio antigamente, em volta do tabernáculo, e o modo como organiza Seu povo atualmente?

b. De que maneira você já recebeu orientação e proteção por

causa da forma como o Senhor organizou Seu povo hoje?

Preencha o diagrama em seu diário de estudo das escrituras lendo Números 1:50–53 e identificando onde os levitas acamparam e o que eles tinham de fazer. Escreva Filhos de Levi próximo ao tabernáculo no diagrama. As responsabilidades dos levitas de cuidar do tabernáculo estão descritas em Números 3–4. Leia Números 4:49 e identifique frases que indiquem que havia uma série de responsabilidades diferentes a serem cumpridas no acampamento de Israel. Uma dessas responsabilidades era servir no tabernáculo. Os levitas receberam a responsabilidade de portar o sacerdócio a serviço de outros segundo a vontade do Senhor.

Usando os levitas como exemplo, pondere o que podemos aprender sobre como o Senhor organiza Seus filhos para cumprir responsabilidades em Sua Igreja hoje.

Você pode escrever a seguinte verdade em suas escrituras: O Senhor designa responsabilidades

específicas às pessoas em Seu reino.

Pense nos tipos de responsabilidades que o Senhor designa às pessoas em Sua Igreja atualmente. Leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, e procure o motivo de o Senhor atribuir-nos responsabilidades diferentes em épocas diferentes:

“O Senhor organizou a Igreja de modo a oferecer a cada membro uma

oportunidade de servir que, por sua vez, proporcionará crescimento espiritual pessoal. (…)

Vocês podem sentir que há outros mais capazes ou mais experientes que poderiam cumprir seu chamado e responsabilidades melhor do que vocês, mas o Senhor deu-lhes essas responsabilidades por um motivo. Há pessoas e corações que só vocês conseguem tocar e influenciar. Talvez ninguém mais possa fazê-lo da mesma maneira que vocês” (“Magnifique o Chamado Que Tem”, A Liahona, novembro de 2008, p. 53). Em que ocasiões você progrediu ou observou alguém progredir como resultado de servir em um chamado ou uma designação?

Números 5–8

O Senhor dá leis específicas aos filhos de Israel

Em Números 5, lemos que o Senhor deu instruções adicionais aos filhos de Israel com relação a doenças, arrependimento e perdão, bem como casos de infidelidade.

Números 6 descreve um grupo de israelitas que foi separado do restante dos israelitas. Para entender os padrões de comportamento impostos a esse grupo, pense nas diferenças de estilo de vida entre um missionário de tempo integral e seu estilo de vida atual.

Qual é a opinião de muitas pessoas em todo o mundo sobre os padrões e as expectativas que os missionários de tempo integral devem seguir? Pondere sobre algumas razões pelas quais os missionários de tempo integral devem cumprir com esses padrões e essas expectativas.

De maneira semelhante, um grupo de israelitas conhecido como nazireus fez votos de dedicar-se a Deus por tempo indeterminado.

Leia Números 6:1–8 e identifique padrões de vida associados com o voto de um nazireu.

Que padrões de vida associados ao nazireado você encontrou? Observe os versículos em que o verbo

separar é usado com relação aos que seguiam os votos

do nazireado. Que palavra é usada no versículo 8 para descrever os israelitas que escolheram seguir os votos do nazireado?

O termo “nazireu” vem de uma palavra hebraica que significa consagrado ou dedicado. Não tem conexão alguma com a palavra Nazaré ou com as pessoas de Nazaré. O voto nazireu podia ser de curta ou longa duração, um compromisso temporário ou de uma vida inteira (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Nazarite”).

Voto é uma promessa ou um convênio. Aqueles que faziam o voto de nazireu agiam assim para dedicar-se ao Senhor e à Sua obra. Um princípio que podemos aprender com o voto do nazireu de demonstrar dedicação a Deus é mostrarmos nosso compromisso

a Deus obedecendo estritamente a Seus padrões.

Além de servirmos como missionários de tempo integral, o que podemos fazer para separar-nos do mundo e dedicar-nos ao Senhor?

Separar-nos do mundo não significa ignorar as pessoas. Na verdade, devemos separar-nos das práticas e crenças que são contrárias aos mandamentos e padrões do Senhor.

Números 7–8 traz o exemplo de outro grupo de pessoas que se separou do mundo e se dedicou a Deus. Esse grupo, os levitas, preparava-se para a obra do Senhor no tabernáculo seguindo certas regras e práticas. Tanto os nazireus quanto os levitas servem de exemplo de como podemos mostrar nossa dedicação a Deus servindo a Ele e separando-nos das coisas do mundo.

4. Escreva e complete as seguintes declarações em seu

diário de estudo das escrituras:

a. Vou me separar do mundo ao… b. Vou me dedicar ao Senhor ao…

Números 9–10

O Senhor guia Israel no deserto

Números 9 marca o início do segundo ano da jornada dos israelitas do Egito à terra prometida. Nesse capítulo, lemos que o Senhor revelou o que os filhos de Israel deveriam fazer para manter seu compromisso com o Senhor e como podiam saber se o Senhor estava com eles. Leia Números 9:15–16 e identifique a evidência visual que os filhos de Israel tinham de que o Senhor estava com eles.

Pondere sobre qual evidência já viu de que o Senhor está com você. Também pense em qual evidência você vê de que Ele está com os membros de Sua Igreja atualmente.

Os filhos de Israel estavam acampados ao pé do Monte Sinai havia 11 meses (ver Êxodo 19:1; Números 10:11; o livro de Levítico foi revelado enquanto eles estavam acampados ali). Eles iniciaram sua marcha em direção à terra prometida quando “a nuvem se alçou de sobre o tabernáculo da congregação” (Números 10:11). Números 10 mostra-nos que, enquanto o

acampamento de Israel seguia em frente de acordo com a maneira que o Senhor os organizara, o Senhor estava com eles. A nuvem que ia adiante deles era uma lembrança constante de que Ele os guiava.

5. Escreva o seguinte no final das designações de hoje

em seu diário de estudo das escrituras:

Estudei Números 1–10 e concluí esta lição em (data). Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor:

UNIDADE 13: DIA 2

Números 11–12

Introdução

À medida que os israelitas viajavam pelo deserto, Moisés foi ficando cansado de suas reclamações e pediu ajuda ao Senhor. Como resultado, o Senhor escolheu 70 líderes para ajudar Moisés a governar o povo. Miriã e Aarão criticaram Moisés e o Senhor os castigou por maldizerem Seu servo escolhido.

Números 11

Os israelitas reclamam e Moisés pede ajuda ao Senhor para governar o povo

Reflita sobre como você costuma reagir a experiências desafiadoras ou frustrantes.

Números 11 descreve alguns desafios e frustrações que Moisés e os israelitas tiveram ao viajar pelo deserto rumo à terra prometida. Ao estudar Números 11, procure princípios que poderiam ajudar você a enfrentar os desafios e as frustrações de sua vida. Leia Números 11:1 e identifique o que o povo de Israel fez quando teve desafios e frustrações.

O que o Senhor fez depois que o povo reclamou? É bem provável que o Senhor estivesse insatisfeito com as queixas dos israelitas porque elas mostravam a ingratidão deles por tudo o que Ele tinha feito por eles. Em Números 11:2–3, aprendemos que o povo “clamou a Moisés”. Moisés orou ao Senhor e o fogo cessou. Leia Números 11:4–9 e identifique palavras e frases que indiquem que alguns israelitas continuavam a ser ingratos apesar das bênçãos recebidas do Senhor. Pode ser útil saber que a expressão “carne a comer” no versículo 4 significa que o povo desejava comer carne ou peixe em vez do maná que eles estavam comendo. Escreva uma das palavras ou frases que você

encontrou e explique como ela ilustra que os israelitas continuaram a ser ingratos apesar das bênçãos do Senhor:

Em Números 11:10, Moisés ouviu o povo continuar a chorar ou reclamar sobre a situação. O Senhor e Moisés estavam aborrecidos por causa dessas contínuas queixas. Um princípio que podemos aprender com o mau exemplo dos israelitas é que

não reconhecer nossas bênçãos pode levar-nos a ser ingratos ao Senhor

1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de

estudo das escrituras:

a. Quais são algumas coisas que você pode fazer para

reconhecer melhor suas bênçãos?

b. Como o fato de fazer essas coisas pode ajudá-lo?

Leia Números 11:11–14 e resuma dois desafios que Moisés encontrou e apresentou ao Senhor:

Em vez de meramente reclamar, como muitos do seu povo, Moisés falou com o Senhor em oração sobre seus desafios e frustrações. Leia Números 11:16–17 e encontre a solução que o Senhor propôs para ajudar a aliviar o fardo de Moisés de liderar o povo.

O povo reclamara a Moisés por não ter carne para comer e Moisés, então, orou ao Senhor. O Senhor respondeu com misericórdia. Leia Números 11:18–20 e encontre a solução que o Senhor ofereceu para ajudar com a falta de carne.

Complete o princípio a seguir com base no que você aprendeu com a experiência de Moisés: Se

apresentarmos nossos desafios e nossas frustrações ao Senhor, então ---.

2. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre

uma ocasião em que se sentiu abençoado porque apresentou seus desafios e suas frustrações ao Senhor em vez de simplesmente reclamar deles. Você pode contar a um familiar ou amigo o que escreveu.

Leia Números 11:24–25 e identifique mais informações sobre como o Senhor aliviou o fardo da liderança que Moisés carregava.

O versículo 25 ensina que aqueles 70 anciãos foram abençoados para receber revelação e falar conforme inspirados pelo Espírito Santo. Números 11:26–28 registra que Josué (servo e sucessor de Moisés) disse que Moisés deveria impedir dois anciãos de profetizar. Leia Números 11:29 para saber o que Moisés respondeu à preocupação de Josué.

Quando Moisés disse que gostaria que todo o povo do Senhor fosse profeta, não estava dizendo que desejava que todos fossem profetas para liderar e receber revelação para a Igreja. Na verdade, quis dizer que gostaria que todas as pessoas vivessem dignas de receber revelação.

Uma verdade que podemos aprender com o desejo de Moisés de “que todo o povo do Senhor fosse profeta” é esta: Se estivermos espiritualmente preparados e

Números 11:30–35 registra que, em resposta à oração de Moisés, o Senhor providenciou codornizes em

abundância para os israelitas comerem. Ao juntarem as codornizes, muitos exageraram e pegaram mais do que o necessário. O Senhor ficou zangado com eles de novo, aparentemente por causa da ganância ou por terem acumulado muitas codornizes — mais uma vez mostrando a ingratidão deles. O Senhor enviou uma praga e muitos israelitas morreram.

Números 12

Aarão e Miriã falam contra Moisés

Na época de Moisés, como na Igreja atualmente, algumas pessoas eram tentadas a criticar ou falar contra os servos escolhidos do Senhor. Ao estudar Números 12, procure verdades que possam ajudar você e outras pessoas quando são tentados a falar contra os líderes da Igreja.

Leia Números 12:1–3 e identifique o motivo de Miriã e Aarão (irmã e irmão de Moisés) criticarem Moisés. O Senhor autorizou o casamento de Moisés com a mulher etíope (ver D&C 132:6–7, 38). Portanto, Miriã e Aarão não deveriam ter criticado Moisés por causa do casamento.

Observe que Números 12:2 indica que Miriã e Aarão sentiam que, porque o Senhor tinha também falado por meio deles ou lhes dado revelação, também tinham autoridade para falar por Deus.

Leia Números 12:4–9 e identifique a resposta do Senhor às críticas feitas por Aarão e Miriã a Moisés. De acordo com os versículos 6–8, de que maneira Moisés era diferente dos outros que podiam receber revelação?

As palavras do Senhor em Números 12:6–8 indicam que Moisés recebeu maiores manifestações de revelação do que os outros israelitas. Das palavras do Senhor nesses versículos, aprendemos as verdades a seguir: O Senhor fala a Seus profetas. O Senhor

revela Sua vontade aos líderes que Ele escolheu.

Ao estudar a seguinte declaração do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, sublinhe palavras ou frases que o ajudam a entender melhor

A casa do Senhor é uma casa de ordem. O Profeta Joseph Smith ensinou que: “É contrário ao sistema de Deus que qualquer membro da Igreja, ou outra pessoa, receba instruções para alguém cuja autoridade seja maior do que a sua” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 205).

“Vocês podem receber revelação individual, como pai de família ou por aqueles que estão sob sua responsabilidade como líder ou professor, depois de terem sido devidamente chamados e designados. Se alguém se torna crítico e cultiva sentimentos negativos, o Espírito Se afasta e somente retornará depois que a pessoa se arrepender. A experiência mostrou-me que os canais de inspiração sempre funcionam dessa maneira. Estão em segurança quando seguem seus líderes” (“Revelação Pessoal: O Dom, o Teste e a Promessa”, A Liahona, janeiro de 1995, p. 64).