• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO: FASE

Pergunta 2 – Você acha que está com alguma doença?

5.1.5.3 Domínio 3: Uso do Medicamento

Para ter conhecimento sobre o uso de medicamentos foi realizado algumas perguntas para identificar o quantitativo de medicamento utilizado pelo indivíduo e o local de guarda dos medicamentos, num primeiro momento. E em outro momento, saber sobre o uso correto e seguro de medicamentos.

5.1.5.3.1 Quantitativos e Local de Guarda dos Medicamentos

Na primeira parte foram realizadas 02 perguntas: “Você toma muitos medicamentos? Sim/Não Quantos?” e “Onde você guarda seus medicamentos? Especifique”. As respostas obtidas estão na tabela a seguir.

Tabela 17 – Quantitativo e local de guarda dos medicamentos utilizados pelo Grupo Base - Palmas/TO, 2016

Resposta dos Indivíduos Frequência

Relativa

Toma 01 medicamento 5,88%

Toma de 02 a 05 medicamentos 47,10%

Toma de 06 a 10 medicamentos 35,30%

Não toma medicamentos ou toma esporadicamente 11,75%

Total 100%

Local de Guarda dos medicamentos

Guarda em cima da Geladeira ou armário da cozinha ou mesa 41,20% Guarda na sacola que vem os medicamentos 11,75% Guarda numa bolsa/caixa/vasilha onde fica outros medicamentos 35,30% Local bem à vista ou no quarto ou dentro de uma gaveta da

estante

11,75%

De acordo com as respostas acima, temos que cerca de 82,40% da população utiliza entre 02 e 10 medicamentos, e que a guarda dos mesmos ocorre em um local/vasilhame onde se encontra outros medicamentos ou em local onde terceiros podem ter acesso, tais como crianças. O local de guarda do medicamento não deve ser favorável a mistura de medicamentos, pois pode permitir que o indivíduo se confunda, ou perca o controle de qual medicamento fez uso, ou do controle da quantidade de medicamento que ainda possui. Bem como não deve permitir que outros tenham acesso ao medicamento ou que o mesmo fique exposto a radiação solar e calor vindo do ambiente externo ou de equipamentos eletrônicos (geladeira, micro-ondas). Por serem idosos e com o avançar da idade adquire-se dificuldade de visão, os medicamentos devem estar à vista, em local de fácil acesso ao indivíduo, longe de locais de fácil acesso à criança. Tendo vista que 85, 71% dos indivíduos declararam cuidar dos netos. Os medicamentos não devem estar misturados para não gerar confusão, troca de medicação e ingestão de medicamento não adequado ao momento.

5.1.5.3.2 Uso Correto e Seguro de Medicamentos

Nesta etapa apresentamos os resultados da análise do questionário realizado com o Grupo Base, no intuito de verificar se o entrevistado utiliza de maneira correta e segura seus medicamentos. Cada entrevistado teve todas as suas respostas analisadas separadamente e posteriormente as respostas de cada pergunta foram comparadas entre si, para verificar se as respostas mantinham-se consistentes. A análise de todas as questões permiti que, ao longo das perguntas e respostas, o indivíduo fosse revelando a forma como realmente utiliza seu(s) medicamento(s). Esta verificação múltipla acontece para que seja possível captar o real modo de utilização do medicamento, para que, ao final tivéssemos um parecer mais próximo do praticado pelo indivíduo. E assim classifica-lo: utiliza ou não utiliza corretamente seus medicamentos.

Ressaltamos que a análise de uma pergunta isolada pode não valorar se o indivíduo faz ou não uso correto de medicamentos. Mas lembro que a análise foi realizada de maneira isolada, pergunta por pergunta, e depois em complementaridade. Por exemplo, se analisarmos alguma das perguntas abaixo isoladamente, tal como a pergunta número um (P1-“Você toma muitos medicamentos?), não é possível validar se o indivíduo faz ou não uso correto de medicamentos. Mas é importante essa informação na análise em conjunto, pois se o indivíduo tem dificuldade em tomar algum desses medicamentos (pergunta nº 3

Tem dificuldade de tomar algum medicamento? ), ele é um indivíduo que faz uso incorreto da medicação, mesmo que só venha a ter dificuldades em tomar um único medicamento.

As perguntas realizadas nesta etapa foram: Pergunta 1: “Você toma muitos medicamentos?”; Pergunta 3: “Tem dificuldade de tomar algum medicamento? Sim/Não. Qual e porquê?”; Pergunta 4 - “Onde guarda seus medicamentos? Especificar”; Pergunta 5 - “Você já tomou medicamento partido ao meio? Sim/Não Quem partiu o medicamento que você tomou? Para que era o medicamento? Especificar”; Pergunta 6 - “Você entende como a enfermeira(o), o farmacêutico(a), ou o médico(a) lhe explica sobre como deve usar o medicamento Sim/Não. Especificar.”; Pergunta 7 – “Quando você sente alguma dificuldade em relação a sua doença, ou ao modo de utilizar seus medicamentos, ou algum procedimento específico da sua doença o que você faz? Especificar.”; Pergunta 8 – “Você já esqueceu alguma vez como deveria usar um medicamento? SIM /NÃO Como você fez? Especificar.”; Pergunta 9 – “O que você gostaria de saber ou entender melhor em relação a sua saúde, ou medicamentos que faz uso ou sua doença? Especificar.”; Pergunta 10 – “Você tem alguma dificuldade em lembrar como utilizar seus medicamentos? Sim/Não Especificar.”; Pergunta 11 – “Alguma vez você usou o medicamento errado? Como foi esse uso (o que você errou)? Especificar.”; Pergunta 12 - “Para você o que é usar o medicamento errado? Especificar.”; Pergunta 13 – “Quais os problemas que mais dificultam você a melhorar a sua saúde? Opções: não tomo o medicamento sempre (tomo e paro); começo e esqueço de continuar; não sei para quê tenho que tomar; alguém me disse que não é para usar esse remédio; alguém me indicou outro medicamento; tomo medicamento fitoterápico para minha doença. Especificar.”

Portanto se o indivíduo responde certo uma das perguntas, mas em outra pergunta responde que faz/fez alguns dos procedimentos a seguir: esquece; tem dificuldade de tomar o medicamento porque não gosta do cheiro/tamanho/gosto/cor; parte o medicamento que não pode ser partido; tomo doses juntas do mesmo medicamento; toma fora do horário ou da posologia indica; guarda medicamento em local inadequado; coloca todos os medicamentos juntos em uma sacola sem separá-los; ou já tomou medicamento indicado por terceiros; já tomou medicamento errado ou trocou os medicamentos que era para fazer uso. O mesmo foi incluído na categoria que não utiliza corretamente o medicamento.

Ainda nesta parte foi verificado se o entrevistado sabia nos dizer o que era tomar o medicamento errado. A análise de todas as respostas segue na tabela a seguir.

Tabela 18 – Conhecimento sobre uso de medicamentos pelos indivíduos do Grupo Base - Palmas/TO, 2016

Resposta dos Indivíduos Frequência Relativa Uso Correto e Seguro de Medicamentos

Categoria 1 – Uso Correto 23,55%

Categoria 2 – Uso Incorreto 76,44%

Conhecimento sobre uso inadequado de medicamentos

Categoria 1 – Indivíduo sabe o que é uso inadequado 76,48% Categoria 2 – Indivíduo não sabe o que é uso

inadequado

23,52%

Total 100%

O percentual de 76,44% dos entrevistados fazem uso inadequado do medicamento, logo esse fato alerta para a necessidade de melhorar o índice na comunidade de pessoas que usam corretamente o medicamento, logo se este trabalho apresentar resultados positivos na compreensão das pessoas sobre os conceitos e uso correto de medicamentos, estará proporcionando uma melhora significa no percentual populacional desta comunidade. Além de vir a representar ganhos para o sistema de saúde e população brasileira.

Nota-se que o percentual (76,48%) de indivíduos sabem o que é tomar errado. Mas igual percentual de indivíduos (76,44%) fazem uso incorreto do medicamento, portanto deve-se pensar na importância e na contribuição que o profissional farmacêutico poderá fazer nas equipes de saúde e CSC. Estes dados confluem com o já apresentado anteriormente, sobre o relato dos indivíduos referente a dificuldade dos mesmos sobre o uso do medicamento e o entendimento dos medicamentos (item 3.5.1.3 Avaliação da Capacidade de entendimento do indivíduo quando conversa com profissional da área da saúde sobre o uso correto de medicamentos).

5.1.5.4 Domínio 4: Conhecimento sobre as doenças crônicas e Tema de Interesse Pessoal