• Nenhum resultado encontrado

3 ECOTURISMO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO

3.2 Ecoturismo

Nas últimas décadas é possível perceber que houve tanto o aumento do consumo dos recursos naturais, como também o aumento do processo de urbanização, e isso tem contribuído para a transformação da natureza em objeto de desejo, e é aí que o turismo surge como alternativa para possibilitar tal aproximação (OLIVEIRA, 2011).

Ainda com relação a Oliveira (2011) o turismo, portanto, pode ser desenvolvido para aproximar o homem em relação à natureza de várias formas, entre elas: pelo turismo de aventura, onde são desenvolvidas atividades esportivas em ambientes naturais; pelo turismo rural e pelo ecoturismo, que de forma ampla, porém não única, envolve atividades de visitação às áreas naturais como parques, reservas ou mesmo áreas que envolvam remanescentes de áreas naturais sem proteção legal definida.

Foi com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, em 1992, que o “turismo ecológico” posteriormente denominado “ecoturismo”, ganhou visibilidade e impulsionou o crescimento dessa tendência (BRASIL, 2008).

Pode-se entender ecoturismo como sendo uma viagem consciente e ecologicamente responsável a áreas naturais que tenham como escopo a preservação ambiental e a qualidade de vida dos habitantes da área turística (OLIVEIRA, 2011).

O ecoturismo seria uma modalidade de turismo que causa menor impacto ao meio ambiente em localidades de grande valor ambiental ou/e cultural que por meio de atividades de cunho recreativo e educativo contribuem para a preservação tanto dos recursos naturais do local receptor, como também dos habitantes do mesmo (RODRIGUES, 2003).

[...] deslocamento de pessoas a espaços naturais delimitados e protegidos pelo estado ou controlados em parceria com associações locais e ONGs. Pressupõe sempre uma utilização controlada da área com planejamento de uso sustentável de seus recursos naturais e culturais, por meio de estudos de impacto ambiental, estimativas da capacidade de carga e suporte local, monitoramento e avaliação constante, com plano de manejo e sistema de gestão responsável.

O ecoturismo possui como atrativo principal a oportunidade oferecida ao turista de visitar determinado ecossistema em seu estado natural, como também ter contato com a população nativa da localidade receptora (SWARBROOKE, 2000).

Conforme Boo (1990, p. 36):

Ecoturismo é viajar para áreas naturais conservadas e não perturbadas com o objetivo específico de estudar, admirar e desfrutar a paisagem e suas plantas e animais, assim como quaisquer outras manifestações culturais - passadas e presentes - nestas áreas encontradas.

Pode se afirmar que o ecoturismo é uma espécie de atividade turística que apresenta um grande comprometimento com a conservação ambiental, na qual a relação equilibrada e responsável do ser humano com o meio ambiente é tida como essencial para a preservação dos recursos naturais e da cultura local (MACHADO, 2005).

Por meio ambiente “[...] entende-se a biosfera, isto é, as rochas, a água e o ar que envolvem a Terra, juntamente com os ecossistemas que eles mantêm.” (RUSCHMANN 1997, p. 19).

Ou ainda, como sendo “[...] uma atividade de baixo impacto capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável e em muitas vezes é a única solução para regiões com economias estagnadas.” (SILES, 2003, p.112).

Para a EMBRATUR, o ecoturismo é um ramo da atividade turística que faz uso de modo sustentável dos recursos naturais, incentivando a conservação destes patrimônios, buscando assim a formação de uma consciência ambiental (BRASIL, 2002).

Sobre o ecoturista, Ziffer (1989), citado por Hawkings e Kahn (2001) ensina que é aquele que visita áreas relativamente pouco desenvolvidas com sentimento de apreciação e da vida silvestre e dos recursos naturais, contribui para a área visitada mediante a geração de empregos e de financiamento direto para a conservação do espaço e a melhoria das comunidades receptoras.

Contudo, como se pôde observar, existem diversas interpretações e definições de ecoturismo, portanto, vale destacar a definição de ecoturismo publicada em 1994, pela EMBRATUR e Ministério do Meio Ambiente, através das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo. De acordo com esta definição ecoturismo é:

[...] um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. (BRASIL, 2008, p.16)

Segundo este mesmo Relatório, os objetivos do ecoturismo conforme destacado em Brasil (2002) são o de aumentar a receita gerada nas diversas áreas conservadas, possibilitando-lhes recursos para a manutenção destas e das comunidades locais; fomentar a visita ordenada; preservar os recursos naturais florísticos, faunísticos e as paisagens cênicas locais; e promover a utilização racional do patrimônio natural.

Ainda conforme Brasil (2002) é possível destacar as principais atividades desenvolvidas pelo ecoturismo, que são:

 Bóiacross/Acqqraid - descer corredeiras com a bóia;

 Canoagem ou Canoeing - navegar por rios ou lagos em canoas a remo;  Canyoning (descer cânions) - descida de cachoeiras e penhascos com auxílio

de cordas (rappel);

 Cavalgada/ Turismo Eqüestre ou Tropeirismo - andar a cavalo, à moda das tropas de mulas;

 Caving - exploração das cavernas;

 Alpinismo/Montanhismo - pratica de escaladas em rochas ou gelo, sem competição;

 Mountain-bikking (de bicicleta) - fazer trilhas com bicicletas especiais;

 Rafting (viajar de jangada/bote inflável) - descida de rios encachoeirados a bordo de botes;

 Rapel - descida de paredões, abismos e cachoeiras com auxilio de cordas;  Trekking (de viajar) - caminhada longa com pernoite, onde o cliente leva na

mochila parte dos equipamentos;

 Vôo livre - com suporte de equipamento tipo asa delta;

 Hikking (de passear) - caminhada curta, normalmente de meio dia ou um só dia, sem pernoite na trilha;

 Mergulho - em apnéia ou com utilização de aparelhos de ar comprimido;  Turismo Rural - vivência no ambiente rural entre fazendas, gado e tradições

regionais;

 Turismo Esotérico - atividade ao ar livre, relacionada ao espiritual ou místico;  SPA ecoturístico - com técnicas de relaxamento e exercícios anti-stress;  Pesca Esportiva - atividade de “pesque e solte”;

 Teal - treinamento experimental ao ar livre, praticado por executivos de grandes empresas, onde são simuladas situações extremas para testar as capacidades individuais de liderança;

 Espeleologia - exploração de cavernas e/ou estudo de ambientes subterrâneos;

 Astronomia - observação do céu noturno, com ajuda de telescópios;  Observação - de aves, de orquídeas, da fauna e flora em geral.

Portanto, o ecoturismo vem ganhando cada vez maior destaque, por ser uma forma de turismo que proporciona o desenvolvimento, preocupado com a preservação de determinada área, através do denominado desenvolvimento sustentável local.

Documentos relacionados