• Nenhum resultado encontrado

3 ECOTURISMO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO

5.1 Prainha do Canto Verde na perspectiva do turista

5.1.2 Percepção do turismo pelo visitante

Questionou-se aos turistas como ficaram sabendo da existência da Prainha do Canto Verde. Todos responderam que o local foi indicado por amigos e/ou familiares. Isso demonstra claramente que a Prainha do Canto Verde não investe em propaganda para aumentar o número de turistas no local. Talvez seja objetivo da própria comunidade manter a tranquilidade no local, ou talvez pelo fato de a Prainha do Canto Verde ainda não estar inserida no roteiro turístico do Estado do Ceará.

Tabela 01 - Meio de transporte utilizado para ter acesso a Prainha do Canto Verde Meio de transporte

utilizado Quantidade Porcentagem

Ônibus de linha 2 14,29

Ônibus de excursão 2 14,29

Carro próprio 10 71,43

Outro 0 0,00

Total 14 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

Tabela 02 - Informação quanto ao tipo de companhia utilizada para realização de visita a Prainha do Canto Verde

Viaja com quem? Quantidade Porcentagem

Excursão 2 14,29

Sozinho 0 0,00

Família/parentes 10 71,43

Amigos 2 14,29

Total 14 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

Tabela 03 - Meio de hospedagem utilizado pelos turistas na Prainha do Canto Verde Meio de hospedagem

utilizado Quantidade Porcentagem

Hotel/pousada 3 21,43

Casa de amigos/parentes 10 71,43

Outros 1 7,14

Total 14 100,00

Quando perguntado ao turista qual tipo de transporte utilizado para ter acesso ao local, com quem viajavam e o tipo de hospedagem, 71,43% dos turistas informaram que viajam em carro próprio, com familiares/parentes, e se hospedaram na casa de amigos/parentes (Tabelas 01, 02 e 03).

Essas informações são reflexo de não haver propaganda para aumento de visitação no local, demonstrando que a forma mais comum para atração de novos visitantes é chamada de propaganda “boca a boca”, ou seja, o turista tendo satisfeito suas expectativas, indicam a conhecidos, amigos e parentes, que por sua vez indicará a outro parente ou conhecido e assim por diante.

Tabela 04 - Número de visitas à Prainha do Canto Verde Quantas vezes já visitou o

local? Quantidade Porcentagem

1ª vez 9 64,29

uma vez 3 21,43

Mais de duas 2 14,29

Total 14 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

Quanto ao numero de vezes que visitaram o local, dos 14 turistas que responderam o questionário, 9 informaram que estavam visitando o local pela primeira vez, 3 turistas já tinham visitado o local em uma outra ocasião, e 2 pessoas informaram que visitam o local sempre que podem (Tabela 04).

Tabela 05 - Principais motivações para o turismo na Prainha do Canto Verde

Principais motivações Quantidade Porcentagem

Paisagem 12 33,33 Praia 12 33,33 Lagoas 7 19,44 Trilhas ecológicas 1 2,78 Culinária 0 0,00 Cultura 0 0,00 Artesanato 0 0,00 Hotéis/Resorts/Parques aquáticos 0 0,00 Outro 4 11,11 Total 36 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

No que se refere às motivações para visitar o local, os resultados da pesquisa evidenciaram que a paisagem (33,33%) e a praia (33,33%) foram as principais motivações que levaram os turistas a visitarem a Prainha do Canto Verde, 12 (doze) pessoas indicaram estas opções (questão de múltipla escolha). Na opção “outro” os turistas informaram que a busca pela tranquilidade também foi o que motivou a visitação ao local (Tabela 05).

Neste mesmo contexto, o turista foi questionado sobre o que mais gostou na Prainha do Canto Verde. Nessa pergunta, o respondente poderia marcar mais de uma opção. Na Tabela 06 tem-se o resultado obtido.

Tabela 06 - O que mais gostou na Prainha do Canto Verde? O que mais gostou no

local Quantidade Porcentagem

Paisagem 11 20,37 Praia 13 24,07 Lagoas 12 22,22 Trilhas ecológicas 4 7,41 Culinária 9 16,67 Cultura 0 0,00 Artesanato 1 1,85 Hotéis/Resorts/Parques aquáticos 0 0,00 Outro 4 7,41 Total 54 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

As opções referentes a paisagem (20,37%) e a praia (24,07%) foram confirmadas como sendo importantes atrativos turísticos do local, tendo em vista que as mesmas foram apontadas como principais motivações para a visitação (Tabela 05).

Porém, lagoas (22,22%) e culinária (16,67%) foram as opções que surpreenderam os turistas durante a visitação. Conforme os visitantes informaram, antes de chegarem ao local, não faziam ideia da qualidade e sabor dos pratos oferecidos no local, garantiram que ficaram satisfeitos com o que consumiram.

Com relação as lagoas, as mesmas não estão localizadas na Prainha do Canto Verde. Para se ter acesso as lagoas próximas ao local somente por auxílio de carros 4X4 ou através dos passeios de buggy feitos por motoristas credenciados.

Córrego do Sal (Figuras 06 e 07).

Figura 06 - Lagoa: Comunidade Córrego do Sal

Fonte: Fotografia tirada durante pesquisa de campo

Figura 07 - Lagoa: Comunidade Córrego do Sal

Na opção “outro” (7,41%), dois turistas responderam que gostaram da hospitalidade dos moradores, outro respondeu que gostou da segurança e o último informou que gostou do conforto oferecido pela pousada comunitária.

Portanto, sendo possível relacionar a questão de principais motivações que levaram os turistas a visitarem o local e o que mais gostou (Tabelas 05 e 06), é possível afirmar que as expectativas dos turistas foram satisfeitas, tendo em vista que as principais opções apontadas como motivações para visitar o local foram confirmadas na questão referente ao que mais gostou. Além disso, a satisfação dos turistas também pode ser percebida pelas descobertas de outros atrativos durante a visitação, como foi o caso das lagos e culinária.

Outra questão abordada no questionário direcionado ao turista foi como consideravam o atendimento dado nos estabelecimentos que fazem parte da Região, e todos responderam que consideraram o atendimento bom.

No que se refere à segurança e conforto dos serviços de transporte para visitar as atrações turísticas do local, todos responderam que possuem conforto e segurança.

Tabela 07 - Pretende voltar a Prainha do Canto Verde?

Voltaria a visitar o local? Quantidade Porcentagem

SIM 13 92,86

NÃO 1 7,14

Total 14 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

A satisfação dos turistas com relação a Prainha do Canto Verde também pode ser confirmada na questão onde é perguntado ao turista se pretendia voltar ao local (Tabela 07). Dos quatorze entrevistados (13) treze responderam que pretendiam voltar ao local.

Esta questão relativa ao turista pretender voltar ou não relaciona-se com a satisfação quanto à infra-estrutura do local e hospitalidade dos moradores, conforme questionado nas perguntas anteriores, tanto em relação à opinião sobre o conforto e segurança dos serviços de transporte utilizados para visitar as atrações turísticas do local, como em relação à satisfação ao atendimento dado nos estabelecimentos que fazem parte da Região.

Tabela 08 - Percepção quanto à preocupação dos moradores da Prainha do Canto Verde com à preservação ambiental

Percebeu a preocupação dos moradores do local quanto a preservação ambiental?

Quantidade Porcentagem

SIM 9 64,29

NÃO 5 35,71

Total 14 100,00

Fonte: Dados da pesquisa de campo

Foi questionado ainda aos turistas se de alguma forma foi possível perceber a preocupação do local quanto à preservação ambiental (Tabela 08).

Nove pessoas informaram ter percebido a preocupação do local quanto a preservação ambiental, os mesmos se hospedaram nas pousadas comunitárias e maioria desses já visitaram mais de uma vez o local, dessa forma, demonstrando que tiveram um contato de melhor qualidade com a comunidade.

As 5 (cinco) pessoas que responderam negativamente a questão, não tiveram contato com os moradores da Prainha do Canto Verde, tendo em vista o meio de hospedagem informados pelos mesmos ser a casa de parentes/amigos localizados ao entorno.

Outra questão respondida pelos turistas foi se eles verificaram a existência de recipientes para colocar lixo durante a visitação aos atrativos turísticos. Treze informaram não ter visto recipiente para colocar o lixo nos locais próximos à praia, porém verificaram a existência de grandes depósitos para coleta de lixo nas calçadas de algumas residências do local.

Estas questões abordadas por último, no que diz respeito à pergunta feita aos turistas se os mesmos perceberam a preocupação do local com a preservação ambiental, bem como se verificaram a existência de recipiente disponível para o turista depositarem o lixo consumido pela visitação, tem como principal objetivo verificar o nível de interação entre turista e núcleo receptor.

Para a atividade turística baseada nos princípios do Ecoturismo, estes aspectos são importantes, pois conforme estudado na seção 3, a atividade ecoturística somente será desenvolvida satisfatoriamente se conseguir unir consciência ecológica com capacitação no atendimento ao turista.

Foi questionado aos turistas ainda se eles observaram alguma diferença entre o “turismo de sol e praia” e o ecoturismo proposto para a Prainha do Canto Verde. A maioria informou que o ecoturismo vai além do “turismo de sol e praia”, tendo haver com consciência ecológica, e a criação de atividades que busquem o equilíbrio entre o homem e a natureza, para que as gerações futuras possam usufruir do ambiente da mesma forma que os mesmos utilizam no presente, portanto informaram que conseguiram verificar estas características, referentes ao Ecoturismo, desenvolvidas na Prainha do Canto Verde.

Por fim foi, perguntado aos turistas se eles tinham alguma sugestão e/ou comentário a fazer sobre o local. Todos os turistas demonstraram a preocupação no que diz respeito a existência de lixo na praia. Esta denúncia tem muito haver com as respostas dos turistas à pergunta referente à verificação de recipiente para colocar lixo durante a visitação aos atrativos turísticos (Figura 08).

Figura 08 - Lixo na praia: entorno da RESEX da Prainha do Canto Verde

Fonte: Fotografia tirada durante pesquisa de campo

Assim, a maior parte dos visitantes informou que não foi observada a existência de recipientes para colocar o lixo. Percebe-se, portanto, que o lixo originário da atividade turística é depositado na própria praia. Isso pode acontecer pelo fato de não existir um projeto concluído no local que iniba que o turista jogue o lixo na praia ou um projeto que objetive a limpeza permanente nos atrativos turísticos em geral.

Por fim, foi comentado pelos turistas que ficaram muitos satisfeitos com relação à paz e à tranquilidade que sentiram no local. Isso se deve ao fato de a Prainha do Canto Verde ser um destino turístico que busca atrair um número reduzido de visitantes, no intuito de causar o mínimo de impacto negativo possível, tanto para a natureza, como para as famílias residentes no local.

5.2 Turismo sustentável na Prainha do Canto Verde na percepção dos

Documentos relacionados