• Nenhum resultado encontrado

6 Implementação da aplicação

6.3 Implementação do painel de gestão das rotas (ZGETM_PAINEL)

6.3.2 Ecrã principal

Ao avançar-se com a execução do programa, o sistema apresenta o ecrã principal (tabela 6.31) com a informação semanal correspondente ao dia selecionado no ecrã anterior.

Figura 6.31: Ecrã principal relativo ao Painel para Gestão das Recolhas

Foi disponibilizado apenas um ecrã (referido como painel) que centraliza toda a informação necessária para o planeamento das rotas.

O resultado tornou-se um pouco complexo e com muita informação, mas a alternativa de se apresentar os dados de forma dispersa por vários ecrãs revelou-se menos prática.

Nos subcapítulos seguintes analisam-se as várias componentes deste ecrã, descrevendo-se as várias funcionalidades disponíveis.

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 108

6.3.2.1 Topo do ecrã

No topo do ecrã encontram-se disponibilizados os diversos botões apresentados na figura 6.32.

Figura 6.32: Funcionalidades disponíveis a nível do ecrã principal do Painel para Gestão das Recolhas

Cada um destes botões representa as várias funcionalidades disponíveis, sendo que cada dia da semana tem associado um botão que ao ser selecionado irá calcular as respetivas rotas.

O botão “Definir relevância automaticamente” permite classificar como relevantes (para inclusão em rotas de recolha) os ecopontos com níveis de enchimento superior ao valor definido no parâmetro “Percentagem limite para a recolha”.

Imediatamente abaixo da área com os referidos botões visualizam-se os parâmetros base para a execução do algoritmo. Esta informação é ilustrada na figura 6.33.

Figura 6.33: Informação disponível no cabeçalho do Painel para Gestão das Recolhas

Os parâmetros são definidos pelo planeador e consistem nos seguintes:

 Percentagem limite para a recolha

Este parâmetro permite definir o nível de enchimento a partir do qual os ecopontos são considerados relevantes para serem incluídos numa rota de recolha.

Como foi referido, ao selecionar-se o botão “Definir relevância automaticamente”, todos os ecopontos com um nível de enchimento esperado superior ao valor indicado neste parâmetro são automaticamente definidos como relevantes para o processo de gestão das rotas.

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 109  Capacidade máxima das viaturas (m3)

Indica-se a capacidade máxima em m3 das viaturas.

Este campo pode ser alterado durante o processo de planeamento das rotas. Assim, é possível gerar as rotas com base num determinado limite de capacidade das viaturas. Posteriormente esta definição poderá ser alterada para ser considerada numa nova geração de rotas que incidirá apenas sobre os ecopontos ainda pendentes.

Desta forma, o planeador tem a possibilidade de ajustar a execução do algoritmo de acordo com diversas capacidades das viaturas.

 Tempo médio de recolhas (minutos)

A duração do processo de recolha dos ecopontos não pode apenas incidir sobre o tempo de deslocação entre os vários locais. É necessário incluir neste processo o tempo associado à recolha dos resíduos propriamente dita, ou seja, o tempo que decorre desde que a viatura chega ao local, recolhe os resíduos e retoma o percurso.

Assim, o valor aqui definido será adicionado ao tempo de deslocação entre cada ecoponto, para que no final se obtenha o tempo total estimado de cada rota.

 Número de horas por turno

O número de horas de trabalho disponível por turno não é utilizado no processo de geração das rotas. Este valor é contemplado apenas para o cálculo do número de equipas necessárias para efetuar as rotas geradas pelo programa.

Assim, esta informação será útil na análise dos valores apresentados no quadro “Lista resumo” a descrever posteriormente.

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 110

6.3.2.2 Painel principal (zona central do ecrã)

A área representada na figura 6.34 corresponde exatamente ao painel de trabalho do planeador contendo a lista dos ecopontos para as várias fileiras. Para cada uma destas combinações ecopontos/fileiras apresenta-se, numa coluna específica, o número estimado de dias que leva a esgotar a capacidade desse equipamento.

Figura 6.34: Área principal do Painel para Gestão das Recolhas

É também indicada a percentagem estimada de enchimento para cada dia da semana, para os vários ecopontos/fileiras.

Para cada dia da semana em análise é também indicado o status de cada ecoponto que poderá ser o seguinte:

 Semáforo vermelho  Ecoponto por recolher

 Semáforo amarelo  Ecoponto já associado a uma rota aprovada

 Semáforo verde  Ecoponto já associado a uma rota efetuada

Encontra-se disponível também, em cada dia e para cada combinação ecoponto/fileira, o número da rota gerada pela aplicação.

Por último, existe a coluna “relevante” que, como foi referido, é automaticamente preenchida com base no parâmetro “Percentagem limite para a recolha” através do botão “definir relevância automaticamente”. O planeador poderá manipular manualmente este indicador, ativando-o ou desativando-o de acordo com a sua sensibilidade.

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 111

6.3.2.3 Informação detalhada (zona inferior do ecrã)

Na parte inferior do painel disponibilizam-se duas listagens contendo informações detalhadas associadas às rotas geradas.

Estas listagens correspondem à “Lista de rotas” e à “Lista de arcos da rota selecionada”. Exemplos com estas informações são apresentados nas figuras 6.35 e 6.36 respetivamente.

A “Lista de rotas” contém informação relativa à síntese das rotas geradas. A segunda listagem, “Lista de arcos da rota selecionada”, detalha a informação de uma determinada rota, apresentando informação dos arcos que a compõem.

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 112

Figura 6.36: Detalhe de uma rota no Painel para Gestão das Recolhas

É ainda possível efetuar-se um duplo clique sobre uma determinada rota na tabela correspondente à “lista de rotas” para se obter a representação geográfica respetiva no

Google.Maps. A figura 6.37 ilustra um exemplo com esta informação.

Figura 6.37: Mapa Google.Maps com a apresentação de uma rota gerada a partir do Painel para Gestão das Recolhas

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 113

É também possível ao planeador efetuar um duplo clique sobre um determinado arco apresentado na “Lista de arcos da rota selecionada” para obter o mapa com a indicação do percurso entre os respetivos dois ecopontos (figura 6.38).

Figura 6.38: Mapa Google.Maps com a apresentação de um arco associado a uma rota gerada a partir do Painel para Gestão das Recolhas

Por fim, é disponibilizado o quadro “Lista resumo” que apresenta uma síntese total dos ecopontos a visitar para as várias fileiras, para o dia selecionado.

Desta forma consegue analisar-se, de uma forma simples, o tempo necessário para executar este dia de trabalho e consequentemente estimar o número de turnos necessário. A figura 6.39 apresenta um exemplo com esta informação.

6. Implementação da aplicação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 114