• Nenhum resultado encontrado

1. A Gestão da Informação nas organizações: revisão da literatura

1.5 As ferramentas tecnológicas

1.5.1 EDMS (Electronic Documents Management System)

Desde os anos 1990, os pesquisadores reconheceram o papel fundamental desempenhado pelo EDMS em vários serviços governamentais (Sprague 1995) e nos Estados Unidos, a prática desta gestão tem sido cada vez mais o objeto de estudo nos últimos anos (Lee 1997), contribuindo assim para a sua grande evolução.

Segundo, o Electronic Records Management Guidelines, o EDMS é um programa de software off-the-shelf (software comercial para uso doméstico, ensino, empresarial, ou qualquer outra aplicação específica - processadores de texto, folha de cálculo, bases de dados) que serve como um portal de acesso a outros aplicativos. Tem como principais funções gerir informação eletrónica dentro do fluxo de trabalho de uma organização, economizar papel, agilizar as comunicações, aumentar a produtividade dos processos de negócio e facilitar o acesso aos documentos (Sprague 1995). Vai além da simples captura de documentos em papel e lida com os documentos eletronicamente criados (Hung 2009).

Não serve só para eliminar o papel. A razão mais importante para a aquisição e implementação de um EDMS prende-se com a gestão de todos os documentos da organização (quer sejam gerados por computador e/ou baseados em papel), pois apoia a gestão de todo o ciclo de vida dos documentos (incluindo dados e qualquer combinação de texto, imagens, gráficos, voz e vídeo), desde a sua criação até à eliminação, com base no seu valor para a organização.

Apresenta determinadas características:  Funções básicas e opcionais;

 A decisão de usar um EDMS exige planeamento e análise significativa;  Cada fornecedor apresenta um EDMS com diferentes funcionalidades;  Constituídos por uma variedade de tecnologias;

 Projetados para lidar com a documentação em vários formatos (eletrónico ou em suportes tradicionais).

As suas funções incluem a captura, armazenamento, classificação, indexação, controlo de versões, manutenção, uso, segurança e retenção de documentos. Segundo as funções mais importantes dos atuais EDMS permitem aos utilizadores (Zandout and Marir 1999):

 manipular diretamente os documentos;

 indexar e armazenar para recuperar os documentos;  comunicar através da troca de documentos;

 colaborar em documentos;

 modelar e automatizar o fluxo dos documentos.

Finch identifica uma série de funções básicas destes sistemas (Finch et al. 1996):  Arquivo eletrónico de documentos;

 Criação, modificação e impressão de documentos;  Receber ou referenciar documentos externos;

 Proporcionar confidencialidade e segurança dos documentos;  Gestão das relações entre os documentos;

 Extração de documentos ou dados dos documentos.

Um requisito fundamental é a capacidade de lidar com informação produzida dentro da organização, bem como a informação trocada com fontes externas. Neste campo, um EDMS deve ainda integrar o fluxo de trabalho dos documentos, espelhando o fluxo de trabalho que permita a captura e a gestão dos registos como parte do trabalho diário.

No entanto, a funcionalidade de sistemas EDM varia entre aqueles que são projetados para registar e arquivar documentos específicos e sistemas que oferecem

recursos mais avançados que permitem o controlo sobre o movimento e o estado de uma variedade de documentos.

Os EDMS são constituídos por funções básicas e opcionais. Quanto a opções básicas deve procurar fornecer no mínimo (The Georgia Archives 2008):

 Segurança de controlo. Esta função controla os utilizadores que têm acesso à informação, protegendo assim os documentos.

 Adição, designação e controlo de versão. A EDMS deve permitir aos utilizadores adicionar documentos ao sistema e designar um documento como um registo. Também deve atribuir automaticamente a designação versão correta.

 Captura e uso de meta-informação. A EDMS deve permitir a captura e utilização da meta-informação apropriada para a organização.

Quanto a funções opcionais pode fornecer:

 Gestão de registos. Um EDMS pode integrar e automatizar programações de retenção de registos, designações de estado do documento e outros aspetos de fluxo de trabalho.

 Armazenamento. Esta função permite armazenar documentos dentro do EDMS ou para geri-los centralmente através de um sistema de armazenamento.

 Pesquisa com texto livre. Esta função permite aos utilizadores pesquisar palavras ou grupo de palavras em todo o documento.

Os links de hipertexto. Alguns EDMSs podem fornecer links de hipertexto de um documento para outro para facilitar a navegação e a ligação entre os documentos relacionados.

 Conversão automática. Alguns EDMSs podem converter automaticamente um formato de arquivo para outro.

 Gestão de documentos compostos. Alguns EDMSs podem gerir documentos compostos melhor do que outros. Entenda-se documentos compostos como documentos individuais que contêm vários elementos (por exemplo, texto, fotografias, vídeos, links de hipertexto).

Hoje em dia o EDMS engloba uma variedade de tecnologias (digitalização que transforma os documentos em papel num ficheiro digital, tecnologias de fluxo de trabalho, tecnologias multimédia que permitem produzir formatos e conteúdos gerados por computador), componentes técnicos e uma grande variedade de opções de implementação oferecidas pelos fornecedores. Mais do que a digitalização, um EDMS

consiste em cinco funções principais que trabalham em conjunto para criar um EDMS completo:

 Tecnologia de processamento de formulários automatizado – componente tecnológica que permite ao utilizador inserir e extrair eletronicamente dados e formulários digitais.

 Assinatura eletrónica, anotações em documentos e edição – a capacidade de assinar eletronicamente, adicionar notas e editar documentos na tecnologia do fluxo de trabalho é uma componente chave de um EDMS. A assinatura eletrónica deve ser incluída nos documentos digitalizados e em documentos de texto, fazendo com que a atualização dos documentos e respetiva assinatura automatizem o processo de conclusão com pouca intervenção humana.

 Captura de documentos - pode ser realizada utilizando uma variedade de tecnologias: scanners, formulários eletrónicos, câmaras, voz e vídeo. Num EDMS, a captura de documentos pode ser composta pelo máximo de tecnologias no entanto, a mais utilizada é a digitalização.

 Indexação de documentos, código de barras, reconhecimento de carateres e formas e conceção de novas formas

 Recuperação de documentos, perfil e distribuição - a recuperação dos documentos depende da forma como o EDMS for implementado, a visualização deve ser dada preferencialmente no local da área de trabalho designada, sendo que a visualização remota também pode ser fornecido aos utilizadores autorizados. Para além disso, a pesquisa deve incluir filtros e medidas de segurança adequadas para controlar o acesso com base nas necessidades de intervir no processo.

 Gestão de documentos: esta função possui seis atributos:

o Tecnologia de gestão de documentos - Cada tipo ou seção/parte de um documento exige "classificação externa" para obter uma recuperação adequada, ou seja, o documento deve ser indexado com palavras-chave para descrição do documento. Para além disso esta tecnologia permite controlar as versões do documento, a entrada do documento e o acesso ao documento.

o Tecnologia de gestão de conteúdos do documento - vai mais além do que a tecnologia anterior uma vez que tem em consideração a "classificação interna" de um documento e os meta-informação associada.

o Gestão de relatórios empresariais - refere-se às tecnologias e formatação subjacentes ao arquivo eletrónico num sistema de gestão de documentos. o Gestão de registos (armazenamento e retenção) - na medida em que os

registos em papel são digitalizados e laçados na EDMS ficando conservados durante um determinado período de tempo sendo posteriormente destruído.

o Fluxo de trabalho – é uma componente crítica porque permite o processamento e a rotação eletrónica em simultâneo, e estando a sequência de tarefas automatizadas todos os processos fluem naturalmente.

o Tecnologia de gestão de conteúdos web é semelhante à tecnologia de gestão de conteúdos do documento, diferindo apenas no facto de ser conteúdo s na web.

Várias combinações de tecnologias podem ser integradas para criar sistemas para gestão de documentos e uma organização pode, ainda, combinar várias aplicações de

software e ter um interface transversal a toda a organização.

O processo básico para a seleção, implementação e gestão de uma EDMS deve servir como uma base para desenvolver um processo mais específico para a organização. O processo básico inclui:

 Avaliação das necessidades - A primeira etapa é trabalhar com as partes interessadas internas e compreender as suas obrigações legais para determinar as suas necessidades específicas.

 Seleção de fornecedores - Neste ponto deverá ter que escolher cuidadosamente um fornecedor EDMS, sempre de acordo com os requisitos que pretende ver cumpridos.

 Plano de Implementação - Para desenvolver um plano de implementação abrangente terá que ser desenvolvido um trabalho entre o fornecedor e as partes internas interessadas. O plano deve incluir:

o Plano de execução tecnológica, que descreve como e quando o sistema será instalado e testado.

o Plano de aplicação do utilizador, que inclui formação e implementação do sistema.

necessário instalar e testar o sistema como os utilizadores.

 Gestão - Durante a utilização do sistema, este deverá ser sempre gerido e aperfeiçoado.

Ao longo de cada uma destas etapas, o processo terá que ser documentado, incluindo a avaliação das necessidades, a implementação, a gestão e o refinamento. Será necessário documentar também o próprio sistema, incluindo hardware, software, procedimentos operacionais e medidas de segurança.

Atualmente um EDMS oferece benefícios significativos tanto na economia de custos como na oportunidade de melhoria de fluxos de trabalho. Os principais benefícios são descritos de seguida (Hung 2009):

 Poupança no custo do empregado - Um dos principais custos no fluxo de trabalho baseados em papel é o tempo necessário para os funcionários se deslocarem ao arquivo para pesquisar e recuperar informação em papel. Estes custos podem ser reduzidos através da utilização de um sistema que permita aos funcionários localizarem os documentos em pouco tempo.

 Melhoria no fluxo de trabalho - Um EDMS permite o acesso instantâneo aos documentos que normalmente requerem tempo para serem transferidos de um local para outro. Ao contrário de um processo baseado em papel, o fluxo de trabalho eletrónico pode ser melhorado permitindo ao mesmo tempo que o documento seja facilmente consultado.

 Redução significativa de documentos perdidos - Este tipo de sistema reduz significativamente a possibilidade de um documento perder-se ou ser eliminado acidentalmente, e ao contrário do papel, permite a recuperação em pouco tempo a partir de um backup.

 Melhor adesão às auditorias - Determinados registos fornecem informação importante que pode ser usada em auditorias. Para além disso, um EDMS bem configurado com práticas de negócio ajustadas podem oferecer conformidade com leis sobre documentos e normas de retenção.

 Utilidades de pesquisa - Os documentos armazenados eletronicamente podem ser acedidos muito mais rapidamente através de uma pesquisa eletrónica do que a partir de pesquisas físicas de documentos em papel, ou seja, as pesquisas eletrónicas permitem maior flexibilidade.

 Melhor utilização do espaço físico - Um EDMS dá a possibilidade de converter o espaço anteriormente ocupado com papel em espaço utilizável para outros fins.

 Melhor utilização do espaço eletrónico - De acordo com as práticas de negócio atuais, o espaço de arquivo eletrónico é cada vez mais desperdiçado, por isso, a economia da informação poderá ser alcançada, se estiver armazenada num local central e acessível a toda a gente. Ainda assim, se a digitalização e a indexação for eficiente, o EDMS irá garantir a atualização permanente dos arquivos.  Redução de custos na impressão - Este sistema reduz o número de cópias físicas

necessárias para documentos em papel. As atualizações dos documentos com este sistema podem ser feitas eletronicamente em vez de utilizar impressoras e fotocopiadoras, reduzindo assim a redução de custos em impressões.

 Melhor segurança - O EDMS pode fornecer um modelo de segurança mais flexível do que os ambientes baseados em papel, dando a possibilidade de criar grupos de acesso restrito e criptografar documentos com informação sensível.  Recuperação de desastres - Este sistema oferece maior flexibilidade e facilidade

em proteger documentos importantes contra desastres naturais, através de cópias eletrónicas que podem ser feitas e armazenadas em vários locais.

 Existem também alguns riscos associados ao EDMS identificados pelo mesmo autor:

o Implementação de um sistema personalizado em vez de uma solução comercial. Soluções personalizadas podem atender às necessidades da instituição, adaptando-se aos requisitos do fluxo de trabalho. Os especialistas que se ocupam do desenvolvimento devem ser capazes de adaptar o sistema a possíveis alterações de hardware e sistemas operacionais de software.

o Implementação de um EDMS inflexível. Conforme mencionado no ponto anterior, um EDMS deve ser capaz de se adaptar à organização e deve principalmente integrar-se com muitos sistemas ERP, por isso, um EDMS difícil de configurar ou alterar torna-se prejudicial para uma organização uma vez que impede o alcance dos seus objetivos.

o Preparação imprópria de documentos. O sucesso do sistema depende muito da definição do fluxo de trabalho e da preparação adequada do documento. São igualmente importantes os procedimentos para a indexação e marcação de meta-informação, na medida em que caso o documento seja bem preparado para a digitalização e tenha uma indexação eficiente poderá ser arquivado e recuperado de forma mais eficiente e eficaz.

o Implementação do sistema incorreto. Existem quatro tipos de sistemas de gestão de documentos com orientação diferente.

 Sistemas de gestão de documentos - servem para quando há necessidade de captura, transferência, gestão e armazenamento de objetos eletrónicos (imagem, gravação de vídeo, documento de texto). Normalmente, incluem fluxos de trabalho, pesquisa e controlo de versões.

 Sistemas de arquivo de imagens - usados para armazenar a longo termo documentos de imagem inalteráveis. Estes sistemas não são concebidos para permitir o acesso imediato às imagens.  Sistemas de gestão de registos – utilizados para criação,

utilização, gestão e avaliação e seleção adequada de registos.  Sistema de gestão de conteúdos – usados para gerir documentos

que constituem um site (por exemplo: arquivos html e xml). Em síntese, apesar dos benefícios elencados um EDMS também tem limitações. A possibilidade de manipulação da informação é muitas vezes limitada. A incapacidade atual de sistemas EDM à informação abstrata (por exemplo desenhos) limita a prestação de mais funcionalidades avançadas do EDMS (Finch 1996). Quando se opta por usar um EDMS, temos que ter a certeza que é compatível com a estratégia de gestão de documentos, como por exemplo, capturar um documento e fornecer segurança no acesso, sendo poucos que incluem a capacidade de gestão de documentos. Nenhum EDMS oferece atualmente a funcionalidade de preservação no longo prazo e a garantia da confiabilidade e autenticidade dos registos permanentes ao longo do tempo (Wilson 1997). É necessário ter em atenção a integração de fluxo de documentos e os padrões de gestão. Para a seleção, implementação e gestão de um EDMS é necessário ainda ter em conta determinados aspetos para que tenha sucesso.