• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – O UNIVERSO E O PERCURSO DA PESQUISA-INTERVENÇÃO

2.1 A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ

Santo André está localizada na Região Metropolitana de São Paulo e integra a região do ABC Paulista, junto com os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A cidade de Santo André está dividida em três distritos: Sede, Capuava e Paranapiacaba.

A cidade possui uma população de 704.942 habitantes, sendo composta de 52% de pessoas do sexo feminino e 48% de pessoas do sexo masculino, de acordo com os dados do IBGE/2011, publicados no Anuário da Cidade no ano de 2014.

vigoroso polo produtivo industrial, comercial e de serviços. Junto aos mananciais de água metropolitana, encontram-se áreas de proteção ambiental, parte das quais se situa nesses municípios.

A indústria metalúrgica ainda é predominante na região, mas Santo André vem abdicando de sua identidade no setor industrial, passando a enfatizar uma identidade vinculada ao setor de serviços.

O município de Santo André possui 13 parques públicos, um número vasto de praças públicas com equipamentos para ginástica destinados ao lazer dos munícipes, alguns shoppings centers, um Teatro Municipal que, por vezes, oferece eventos gratuitos, mas na maioria são pagos, e o Parque Escola do Conhecimento (Sabina) voltado a atender escolas, porém, somente para crianças a partir dos 3 (três) anos de idade, dificultando, assim, o acesso ao contingente de alunos da creche, mesmo dispondo agora de espaço apropriado para o uso dos bebês; a visitação deve ser feita com as respectivas famílias. Essa situação tem sido amplamente discutida por parte das equipes gestoras de creches.

O município de Santo André reúne doze das trinta e oito instituições de ensino superior da região, com destaque para a Universidade Federal do ABC (UFABC). Para atender ao mercado de trabalho são oferecidos aos munícipes vinte e dois cursos técnicos, com destaque para três escolas públicas de ensino técnico profissionalizante.

A educação básica do município é composta por 51 escolas municipais, 84 escolas estaduais de ensino fundamental e médio, 87 particulares de ensino fundamental e Médio, 108 particulares com atendimento na educação infantil, 32 creches municipais, 18 creches conveniadas e uma filantrópica, conforme informações levantadas no Anuário de Santo André, publicado no ano de 2014.

Nos quadros abaixo, seguem o número de escolas e o número de crianças matriculadas na educação infantil no município de Santo André, ano base 2012.

ESCOLAS/ANOS 2010 2011 2012

Educação infantile 223 219 218

Particular 134 122 118

Creches municipais 25 28 31

Creches conveniadas 18 18 18

EMEIEFs (com atendimento à educação infantil) 46 51 51 Quadro 4 – Número de escolas particulares e municipais de educação infantil no município de Santo André, dezembro de 2010-2012

Fonte: Secretaria de Educação, Prefeitura de Santo André, 2012. Quadro elaborado pela pesquisadora.

ALUNOS/ANOS 2010 2011 2012

Particular 6.767 6.763 5.702

Creches municipais 5.207 5.859 6.645

Creches conveniadas 2.701 2.701 2.706

EMEIEFs (com atendimento à educação infantil) 7.100 7.284 7.230 Quadro 5 – Número de alunos da educação infantil no município de Santo André, dezembro de 2010-2012

Fonte: Secretaria de Educação, Prefeitura de Santo André, 2012. Tabela elaborada pela pesquisadora.

Para o governo municipal de Santo André, a educação é a construção de um processo facilitador na busca por uma educação básica de qualidade. No site oficial da cidade (http://www2.santoandre.sp.gov.br) pode-se inteirar do conteúdo a respeito das diretrizes da gestão municipal para a educação, com destaque para um dos principais objetivos, qual seja, o de promover uma política de educação inclusiva e integrada, primando pela qualidade social dos educandos.

Entretanto, segundo Lopes (2015), há um confronto de dados da Secretaria de Educação de Santo André e da Fundação Seade (2014), pois a porcentagem da população de 0 a 5 anos matriculada na educação infantil, no município de Santo André, evidencia que a realidade encontra-se, ainda, distante das expectativas. Segundo a Fundação Seade (2014)apenas 36,2% das crianças de 0 a 3 anos do município têm acesso à creche, sendo que 48,5% destas frequentam estabelecimentos particulares pagos. Na pré-escola, o atendimento corresponde a 94,8% das crianças de 4 e 5 anos, com 34,6% destas frequentando escolas particulares pagas. Constata-se, portanto, que em Santo André a falta de vagas para as crianças de 0 a 3 anos na escola da infância acompanha os números em nível nacional, especialmente das cidades metropolitanas. Esse aspecto torna ainda maior o desafio posto na meta 01 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), qual seja, o de universalizar o acesso à educação infantil.

Entre as modalidades atendidas, a educação infantil é tratada pelo município, respeitando as legislações do país conforme já mencionado, como um direito da criança, tendo como proposta construir uma cidade do conhecimento, criativa e educadora.

No plano de governo da gestão 2013-2016, consta que a política educacional do município está centrada em valores humanos fundamentais: solidariedade, justiça, liberdade, respeito, cooperação e equidade. E, nesse período, a Secretaria de Educação de Santo André tem pautado o seu trabalho, com base em três grandes eixos: democratização, currículo e formação continuada, sendo este último, voltado, entre outras iniciativas, para a oferta de cursos

formativos e de materiais com o intuito de qualificar, ainda mais, as atividades desenvolvidas em cada faixa etária da educação infantil e do ensino fundamental.

As creches municipais de Santo André disponibilizam atendimento às crianças, em período integral e semi-integral com, respectivamente, 11 horas e 6 horas de atendimento. Por sua vez, as creches conveniadas atuam em período integral de 8 horas diárias; a escola municipal de educação infantil e a educação infantil com o ensino fundamental (EMEIEF) têm atendimento de 4 horas diárias.

Segue-se, para tanto, com a apresentação de elementos que permitam identificar mais profundamente a caracterização da creche pesquisada, para se poder compreender com mais detalhes a proposta da Secretaria de Educação de Santo André para a educação infantil, especialmente no âmbito da educação das crianças de 0 a 3 anos, matriculadas nas creches municipais.