• Nenhum resultado encontrado

A educadora no fim da sessão diz que notou uma enorme diferença no grupo, pois eram menos e o espaço era menor, logo aí

eles sentaram-se logo e começaram a explorar os materiais. Achou

que o grupo esteve muito calmo e conseguiram envolver-se muito

com os materiais.

176

Observação Naturalista 7

Nome da educadora: Educadora 7 Data: 20/02/2019 Nº crianças: 3 no total Hora do início: 9:30h

Idades: Berçário Hora do fim: 09:58h

Material utilizado:

- Música de fundo (Mozart) - Garrafas sensoriais; - Fervedores/Forminhas de metal; - Funil; - Tachos; - Colheres de pau; - Molas/Rolhas; - Guizos;

177

Inferências e Notas

Registos Observados

Estão a faltar muitas crianças neste dia. O bebé 1 demonstrava muito interesse no que estava dentro do cesto.

O som da panela parece que convidou o outro bebé a juntar-se à brincadeira.

Quando ele olhou para nós parecia que estava a pedir autorização para bater com a panela e como ninguém disse nada ele sentiu-se livre para o fazer.

O bebé andava a experimentar/conhecer os diferentes sons. Como não obteve resposta do outro menino deixou e voltou à sua exploração, acho espetacular como ele tentou imitar o outro menino.

O cesto foi criado para observar o que os bebés iram desenvolver, a educadora não tinha qualquer ideia de objetos que poderiam ser usados e para uma primeira vez foi selecionado alguns objetos diferente para visualizar os bebés a explorarem materiais do seu quotidiano, mas que por vezes nem sempre estão ao seu alcance.

Os objetos selecionados foram seis garrafas sensoriais diferentes umas das outras, algumas rolhas de cortiça; colheres de pau, forminhas de metal, um fervedor, molas da roupa e o próprio cesto tinha fitas com guizos. O cesto foi colocado no meio da sala junto às crianças.

Estão apenas três bebés, assim que a auxiliar e a educadora os senta no chão, um dos meninos começou logo a tentar gatinhar para ir em direção ao cesto, este encontrava-se no centro da sala e os meninos estavam à volta.

O bebé 1 que era o que estava mais longe começou logo a gatinhar para ir ter com o cesto, foi o primeiro a tomar iniciativa os restantes dois estavam sentados a observar, o bebé 2 apontava e olhava para a educadora, mas não se aproximava.

O bebé 1 está já junto do cesto e tentar pegar em alguns objetos, bate nestes com as mãos e ri-se.

Os outros dois bebés estão ainda sentados afastados do cesto, estão muito concentrados no que se está a passa no cesto.

Ele conseguiu tirar uma panela que estava dentro do cesto, mas assim que tira deixa-a cair, fazendo com que esta bate-se noutros objetos e fizesse barulho. O bebé 2 ri-se e levanta-se dirigindo-se ao cesto e tira a panela da mão do outro bebé e volta a sentar-se no chão e começa a bater com a panela no chão e ri-se ao ouvir os diferentes sons.

O bebé 1 está a retirar os materiais de dentro do cesto, pega um e deita para o chão e faz isto várias vezes, ele pega nos materiais olha para eles, mexe e manda para o chão.

O bebé 2 continua a bater com a panela no chão e de repente pára e olha para a educadora, para mim e para a auxiliar rindo-se. Depois levanta-se e vai em direção à parede e começa a bater com a panela na parede e no chão e percorre toda a sala assim, há também junto da janela um parapeito e ele também bate com a panela neste, anda pela sala a bater em locais diferentes com a panela.

A outra bebé continua afastada do cesto e não se aproxima, virou- se de costa para o cesto para poder observar o adulto, pois assim encontra-se virada para a educadora.

O bebé 1 observa o outro bebé e ri-se, pega então numa colher e bate com esta no chão e olha novamente para o outro menino, esperando a sua reação, o outro bebé continua a bater com a sua panela, não dando atenção ao que o outro faz, então o bebé 1 começa a bater com a colher em tudo o que tinha à sua volta, depois disso começa a explorar a colher, colocando-a na boca, mexendo-a com as mãos e olhando muito para esta.

178 A menina parece

começou a envolver-se com o material, mas não sei se gostou tanto dele que não vai buscar outro ou apenas não quer sair do seu espaço seguro.

Pareceu que ele se aleijou com a panela, mas como não disse nada, ninguém fez nada também.

O bebé 2 nesta altura ficou super envolvido com os materiais.

A menina ficou muito feliz com o que o bebé 1 fez.

Eu não sei se ele percebeu o porquê das

grandes só

encaixavam nas grandes e vice-versa, mas que no final ele conseguiu deixar como estava no início conseguiu e percebeu que tinha conseguido, porque olhou para nós e demonstrou a sua felicidade.

Esta menina depende muito da educadora, está sempre junto da educadora e por isso está sempre à procura desta.

Quando o bebé 1 batia em quase todos os materiais que estava no cesto e fora ia afastando dele os materiais que estavam fora do cesto e isso fez com que um funil fosse parar junto da menina que estava junto à parede virada para a educadora. A menina começou a olhar para o funil e pegou-lhe, ela começa a explorá-lo colocando-o na boca, mexendo com as mãos e observando muito este, esteve muito tempo de volta deste objeto, pois a menina não se mexia para ir buscar mais nenhum, mas também não o largava.

O bebé 1 começou outra vez a tirar os objetos de dentro do cesto, já se mandou para dentro do cesto, está agora deitado dentro do cesto com duas colheres na mão a bater no chão, o cesto começa a fazer barulhos porque tinha guizos por cima e nisto o bebé anda para trás e começa a puxar e a abanar os guizos com uma mão e com a outra continua a bater com a colher em tudo o que aparece à frente.

O bebé 2 continua a bater com a panela na parede, no chão, agora experimentou bater com esta na cabeça e ficou com uma cara muito seria e olha para a panela e depois leva a panela à cabeça novamente, mas apenas a coloca por cima da cabeça e deixa-se estar com ele na cabeça.

A bebé que estava a brincar com o funil levantou-se e dirigiu-se ao cesto e retirou uma colher e começou a colocá-la na boca e agora está a explorar esta mais o funil.

O bebé 2 também se dirigiu ao cesto e tirou uma colher pequena e pôs na boca e ria-se, depois começou a bater com esta no chão. Deixa a colher e começa e pega numa garrafa sensorial, depois larga esta e pega nas rolhas e começa a juntar tudo à sua volta e observa muito os materiais à sua volta.

A menina começa a observar o bebé 1 que está a agarrar no cesto e a tentar levantá-lo, ela continua a explorar o funil e a colher.

O bebé 1 está agarrado ao cesto e tenta virá-lo ao contrário, mas tem alguns objetos e não consegue, mas ao fim de várias tentativas consegue virar o cesto e deita os restantes materiais no chão e a menina que o observa começa a rir-se e a bater com as mãos no chão.

O bebé 2 continua muito concentrado nos seus materiais, agora está de volta das formas, ele pegou nas formas grandes e nas pequenas, separou todos e agora tenta voltar a encaixar umas nas outras, mas não está a conseguir, repete o processo várias vezes até que tem todas as formas empilhadas, mas estão todas afastadas umas das outras e outras estão juntas, ele começa a apertar a formas para estas se encaixarem umas nas outras, mas não resulta, manda tudo para o chão e volta a tentar empilhar tudo e o resultado é o mesmo. Até que ao fim de algum tempo ele colocou todos umas ao lado das outras e viu que umas eram maiores que outras e agarra em algumas grandes e encaixa umas nas outras e repete o mesmo com as pequenas e depois de conseguir olha para a educadora e bate palmas a rir-se. O bebé 1 agora com os materiais todos no chão continua a explorar os objetos, está deitado no chão a puxar tudo para si e vai abanando os braços.

A menina chegou-se perto dos objetos e pega numas molas e senta-se no chão a olhar para estas e para a educadora. Ela levanta-se e vai se sentar junto da educadora a observar as molas, coloca estas na boca, manda-as para o chão e apanha-as novamente.

O bebé 2 depois de explorar as formas coloca-as dentro do cesto e o bebé 1 aproveita para se sentar perto do cesto e com uma colher começa a mexer tudo o que está dentro do cesto e a menina levanta-se

179 O bebé estava muito

feliz com o facto de estar dentro do cesto e de estar a mostrar os objetos à educadora.

Ele demonstrou-se muito interessado no som que a mola fez e na mola em si.

Foi pena a menina só começar a envolver mais com os materiais no final, porque depois acabou por não usufruir tanto como os outros meninos.

e vai buscar duas formas, tenta por as mãos dentro do cesto e o bebé 1 para com a colher e a menina tira as formas e senta-se perto deste e começam a brincar juntos, fazendo sons e olhando um para o outro. O bebé 1 ao mexer com a colher deixou cair uma forma para fora do cesto e para ir busca-la tentou passar por dentro do cesto, ele não estava a conseguir porque ele tentava levantar a perna, mas não conseguia pôr- se dentro do cesto até que conseguiu e agora dentro do cesto pegou na forma e começou a brincar metade dele dentro do cesto e a outra metade fora, começou a rir-se e a olhar para a educadora. Pegou numa mola e começou a palrar e a mostrar a mola à educadora, ri-se muito como o que está a fazer.

O bebé 2 agarra numa mola e atira-a e esta acerta dentro de uma panela e faz um barulho diferente e o bebé começa a olhar para o que fez e vai em direção à panela e fica muito tempo a observar e a atirar a mola para dentro da panela. Ele tenta abrir a mola, mas não tem força suficiente, consegue abrir um bocadinho, mas quase nada.

A menina levanta-se e pega no cesto que só tem algumas formas e com este na mão começa a andar de um lado para o outro da sala, até que se senta e junto das garrafas sensoriais e começa a abanar estas, coloca-as na boca, está muito interessada nas garrafas e nos movimentos e barulhos que os objetos dentro das garrafas fazem. Os outros dois meninos já não estão a brincar, o bebé 1 vai ter com a educadora e pede colo e o outro vai também ter com esta.

Achamos que seria a altura de terminar, deixando a menina a explorar mais um bocadinho, porque ela agora é que estava envolvida com os materiais, mas não ficou muito mais tempo porque eles tinha de ir tomar o reforço da manhã.

A educadora mencionou que foi muito interessante e que é uma atividade os desenvolve imenso, pois o grupo é capaz de se entregar aos materiais e explorá-los sem o adulto presente. (Palavras da educadora) “Eu inicialmente não pensei em nenhuma competência mesmo que eles podiam desenvolver, mas consegui ver o grupo a desenvolver bastantes competências, como a interação, conceitos matemáticos como o encaixe das formas, a exploração dos materiais foi notória, motricidade fina e grossa, curiosidade e a criatividade. Foi muito bom mesmo.”

180

Observação Naturalista 8

Nome da educadora: Educadora 7 Data: 26/02/2019 Nº crianças: 8 no total Hora do início: 9:40h

Idades: 1 ano Hora do fim: 10:13h

Material utilizado:

- Música de fundo (Mozart)

- Fervedores/Forminhas de metal; - Tachos;

- Colheres de pau; - Rolhas/Tampas; - Caixas ovos

- Rolos de papel higiénico;

181

Inferências e

Notas

Registos Observados

A sala é muito