• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desta sessão

tal como foi

mencionado pela educadora, seria trabalhar a forma circular, pois segundo o entendimento da mesma, o grupo tinha mostrado interesse em objetos com a mesma forma.

A educadora não queria que uns entrassem primeiro que os outros, mas teve de ser porque

Antes do grupo chegar ao espaço onde seria realizada a sessão, os materiais selecionados foram colocados na sala segundo a seguinte disposição: os troncos de madeira e os círculos de madeira no centro da sala e os restantes materiais separadamente agrupados. O conjunto de arcos (grandes e pequenos) ficaram próximos do pneu, as tampas grandes e pequenas ficaram juntas enquanto as peças de plástico e cartão ficaram próximas dos tubos de plásticos.

O grupo chegou à sala e a educadora sentou-os junto da parede, porque alguns meninos estavam ainda a chegar à sala. E ela queria que começassem todos ao mesmo tempo.

Nome da educadora: Educadora 2 Data: 24/01/2019 Nº crianças: 10 no total Hora do início: 10:05h

Idades: 1 ano Hora do fim: 10:35h

Material utilizado:

(Materiais com a forma de círculo) - 1 Pneu de um carro;

- Arcos pequenos; - Arcos médios; - Círculos de madeira; - Tubos de plástico;

- Troncos de madeira; - Peças de plástico e cartão; - Tampas grandes de plástico; - Tampas pequenas de plástico;

154 eles não podiam estar

no corredor e assim uns tiveram mais tempo a observar que outros e por isso ela demorou um pouco mais a dar início à sessão, porque queria dar tempo a todos para se sentarem,

acalmarem e

observarem.

Pareceu-me que ele estava a testar os diferentes sons que fazia a madeira ao bater.

Acho que continuam à procura do som mais forte.

Incrível a concentração que esta menina teve de ter para conseguir colocar algumas das formas em pé.

A menina esteve desde o início sentada ao pé da auxiliar até que foi brincar e desde então não deixou nenhum amigo se aproximar do pneu, começava logo a chorar. Mas apenas esteve sentada no pneu a observar os outros e o

Assim que chegaram todos a educadora deixou-os estar um bocadinho sentados e depois disse-lhes “podem ir brincar”. Alguns meninos levantaram- se logo e começaram a mexer nos materiais, outros meninos ainda ficaram sentados a observar.

Dois meninos dirigiram-se às argolas, a menina pegou numa argola e coloca na cabeça e diz “cabeu” e começa a olhar para o menino a rir e pega noutra argola e dá ao menino e ele experimenta colocar na cabeça e começa a agarrar nas outras argolas e a colocar vários na cabeça e começam a rir- se os dois.

Está um menino a atirar com as rodelas de madeira para o chão e ri-se, até que a rodela bate noutra rodela e obtém um som diferente e ele faz uma cara esquisita e dirige-se à duas rodelas e começa a bater com uma no chão e com a outra também e depois de várias vezes a bater no chão bate com uma na outra e ri-se novamente, e continuou a explorar as madeiras. Um menino levantou-se agora e dirigiu-se às rodelas de madeira e sentou-se ao pé de algumas e ficou a observar a madeira, pega e olha até que começa a empilhá-las, faz torres de duas rodelas, destrói e volta a fazer, faz isto várias vezes.

O pneu tem várias crianças à volta, mas uma menina chega-se à frente e tenta colocar-se lá dentro, levanta uma perna, mas não consegue, até que se coloca de gatas e se consegue colocar dentro do pneu, lá dentro levanta- se e diz “o cá, cá” e começa-se a rir para os amigos que estão à sua volta. Juntou-se um menino ao que estava a brincar com as rodelas de madeira, e estão os dois a observar as rodelas e a bater com elas no chão e uma contra a outra e riem-se quando batem uma contra a outra.

Uma menina está a encostar à parede algumas formas de madeira que juntou ao pé dela, coloca cada uma em pé encostada á parede e forma uma fila, demorou algum tempo porque alguns elementos que ela tinha não se mantinham em pé, mas ela não desistiu e conseguiu colocar todas da mesma forma e depois começou a observar os amigos que estavam ao pé de si que continuavam a atirar com as rodelas de madeira para o chão. Sentada já a algum tempo a observar os amigos levantou-se e foi buscar uma rodela de madeira pequena e atirou ao chão e riu-se para os amigos e eles olharam para ela e começaram a rir e foram buscar a rodela e continuaram os três a brincar.

Já estão todos os meninos a interagir com os materiais menos uma menina que está sentada perto de uma auxiliar, até que se levanta e vai em direção do pneu. Quando chega ao pneu senta-se na borda deste e começa a palrar cada vez mais alto e mais alto, até que parou e virou as pernas para dentro do pneu e começou a observar este e pega num círculo pequeno de plástico que estava dentro do pneu e começa a manuseá-lo sentada no pneu, uma menina aproxima-se dela e ela começa a chorar e a gritar, atira com o objeto que tem na mão e continua a chorar, a menina olha para ela e fica quieta. A menina que está a chorar levanta-se e saí do pneu e vai buscar o objeto que tinha na mão e fica a observar a menina que estava ao pé dela, esta vira as costas e vai-se embora, a menina fica a brincar no local onde apanhou o objeto até que um menino se dirige para o pneu e entra dentro do mesmo e começa a brincar. A menina levantou-se e dirigiu-se ao pneu e

155 círculo que encontrou

dentro do pneu.

Quando fica a observar a primeira vez o objeto parecia que estava à espera de alguma coisa, se calhar que o objeto ficasse diferente.

Interagem uns com os outros através das caretas que fazem.

Quando o menino bate as palmas e começa a falar ou melhor a emitir sons e a apontar o dedo parecia que estava a ralhar com eles e que queria a atenção deles, mas ninguém olhou para ele.

A partilha de objetos.

Estava auxiliar no final da sessão começou a interagir, utilizando alguns materiais o que fez com que esta menina por exemplo a imitasse. A menina sempre que fazia algo de diferente tentava chamar a atenção da auxiliar.

começou a empurrar o menino e a choramingar, o menino desistiu e saiu do pneu e ela sentou-se novamente no pneu e ficou a observar os amigos e o círculo que tinha na mão.

Um menino pega num objeto que tem dois círculos de cartão e uma peça em forma de tudo no meio a ligar os dois cartões, e o menino começa a puxar por um dos cartões, mas este descaí e vai parar junto ao outro cartão, então ele atira-o para o chão e fica a olhar para o objeto. Depois coloca o pé em cima do objeto e tenta subir para cima deste, mas o objeto escorrega e ele caí no chão, volta a atirá-lo e desta vez o objeto afastou-se muito dele e ele encosta-se à parede a observar.

Estão três meninos a correr em direção ao espelho que está preso na parede e quando chegam perto deste colocam as mãos e caem no chão, olham uns para os outros e riem-se e fazem isto várias vezes, até que um menino bate com as mão no espelho e não caí e aproxima a cara do espelho e começa a fazer caretas e os dois amigos começam a imitá-lo, junta-se a ele uma menina que os imita e riem-se todos com o que estão a fazer. Está um menino a andar a algum tempo à volta de um pedaço de um tronco que está no meio da sala, tenta saltar para subir o tronco, mas não consegue, então coloca o joelho em cima do tronco e consegue subir e dá um salto para o chão, volta a subir e a descer, faz isto várias vezes. Até que volta a subir sempre com a ajuda do joelho e bate palmas, começa a gritar e a falar com os amigos, apontando o dedo e dizendo algo que não se entende, depois disto volta a descer e vai buscar o brinquedo que tem dois pedaços de cartão e um tubo de plástico no meio e começa a tentar retirar os pedaços de cartão, puxa, vira, olha de um lado e do outro, empurra o objeto contra o chão com os pés e tenta puxar um cartão com as mão, mas não conseguiu e então começou a girar os cartões e continuou por algum tempo a observar o objeto até que o deixou no chão e foi dá-lo a outro amigo que estava perto dele.

Um menino viu o outro a dar o objeto e foi dar-lhe uma rodela de madeira que tinha nas mãos.

Uma menina pegou numa tampa de plástico e dirigiu-se à auxiliar que estava sentada no chão e tinha uma tampa de plástico colocada na cabeça e a menina imitou, tentou colocar a tampa na cabeça, mas essa estava sem a cair, então ela sentou-se no chão ao lado da auxiliar e voltou a tentar e conseguiu ao fim de alguma tentativas que a tampo ficasse em cima da cabeça sem cair, até que se mexeu e caiu e ela disse “ó” e fez uma cara triste. Depois a auxiliar colocou uma argola no pescoço e a menina voltou a imitar e começa a rodopiar e a sorrir dizendo “olha eu” para a auxiliar. Três meninos colocam-se de baixo de uma mesa e começam a rir-se muito alto, falam uns com os outros e começam a empurrar-se uns aos outros, até que uma menina tenta juntar-se a eles levando uma argola e dando aos meninos e eles começam a mandar a argolas uns para os outros. Ao fim de algum tempo a argola sai fora da mesa e a menina vai ter com a argola e fica junto desta a brincar e os três meninos continuam de baixo de mesa a observar os outros amigos.

156

A sessão terminou, a educadora pediu a ajuda do grupo para arrumar e levou-os para a sala, pois eles iriam ter uma aula de música e ainda precisavam de comer a maçã e beber água.

Nota: (conversa informal com a educadora)

A educadora mencionou que quando pensou nesta sessão quis ir ao encontro dos interesses do grupo e como tal seria a forma redonda, pois o grupo andava muito interessado em bola, arcos, entre outras coisas, dado isso ela pegou nesse interesse e criou esta sessão. Com tudo ela queria desenvolver além dos seus interesses a motricidade fina, criatividade, desejo pela exploração e descoberta de materiais novos e a concentração.

A educadora no fim da sessão mencionou que sempre que cria uma nova sessão eles a surpreendem, fazem sempre algo que ela não espera e por isso gostar tanto deste método.

157

Observação Naturalista 2

Nome da educadora: Educadora 3 Data: 01/02/2019 Nº crianças: 7 no total Hora do início: 09:55h

Idades: Berçário Hora do fim: 10:15h

Material utilizado: