• Nenhum resultado encontrado

- Rodelas de madeira; - Pinhas; - Pedras pequenas; - Pedras grandes; - Fitas com guizos;

Obs.: Existia um cesto dos tesouros e um espaço todo organizado com os materiais iguais aos que estavam dentro do cesto. Está exemplificado nas imagens abaixo.

Neste grupo existem crianças que já gatinham e outras que ainda não, e por isso a educadora optou por fazer destas duas formas, para chegar a todos os meninos.

158

Inferências e Notas

Registos Observados

O objetivo desta sessão tal seria apresentar e deixar o grupo explorar os elementos da natureza.

Ao entrarem na sala o grupo parecia muito desconfiado e por isso alguns demoraram algum tempo a dirigir-se para os materiais e ficaram a olhar para a educadora.

Quando a pedra caiu pareceu que a menina não entendeu porquê de a pedra ter caído.

Acho que a menina queria fazer barulho também e como não conseguiu ficou frustrada, mas arranjou uma solução.

Antes do grupo chegar ao espaço onde seria realizada a sessão, os materiais selecionados pela educadora foram elementos relacionados com a natureza. A educadora disponibilizou na sala, troncos com fitas e guizos levando as crianças a fazer som com estes. Existia também pinhas, pedras, rodelas de madeira, grossas e finas. A sala estava muito bem organizada, tinha um cesto dos tesouros e os materiais exposto pela sala. Os troncos de madeira juntos e em fila, depois surgia as pinhas em fila e por fim as pedras. Tudo estava organizado em conjuntos.

Alguns meninos entraram sozinhos na sala a gatinhar e outros vieram ao colo. Os meninos dirigiram-se aos materiais, mas muito calmamente, olham muito para os materiais e para a educadora.

Uma menina dirigiu-se para a zona onde se encontram as pedras e pega em duas, uma colocou na boca e a outra caiu e ela ficou a olhar para a pedra que caiu e olho para a mão e novamente para a pedra, então levanta-se e gatinha até às pinhas e volta a pegar em duas, mas agora só com uma mão, não consegue as pinhas estão sempre a cair e então ela pega uma pinha com uma mão e a outra pinha com a outra mão e começa a bater com as pinhas e olha muito espantada para as pinhas e volta a repetir o movimento e ri-se, volta a repetir o mesmo várias vezes e ri-se sempre que vê uma pinha a bater na outra.

Um menino que está sentado ao pé do cesto dos tesouros pega numa pedra e fica a olhar para os outros objetos que estão dentro da caixa.

Duas meninas pegam num pau que contém fitas com guizos, cada uma pegou numa ponta, mas uma das meninas largou e pegou uma rodela de madeira que estava ao seu lado e começam a abanar ambas os objetos e olham para a educadora. A menina que tem o pau com fita e guizos larga o pau e começa a mexer nas fitas e abanas muitos, obtém o som dos guizos, fica algum tempo a abanar as fitas e a ouvir o som dos guizos e a menina ao seu lado fica a observar o que esta está a fazer.

Uma menina arrasta-se pela sala, com o rabo no chão movimenta-se pela sala e vai para o pé de um tronco com fitas mais pequenas e começa com as mãos a bater nas fitas e depois olha para a outra menina que faz barulho com as fitas e olha para o seu tronco e volta a bater e faz isto algumas vezes até que empurra o tronco e começa a choramingar. Passado algum tempo foi ter com o tronco que a outra menina tinha e começou a bater com as suas mãos nele.

Uma menina que estava a gatinhar foi contra a caixa do cesto dos tesouros e senta-se em frente a esta, começa a tirar as pedras e coloca-as na boca. Ou menina que já estava sentada no chão, mas um pouco afastada da caixa passou a estar mais perto desta porque como a caixa foi empurrada chegou-se ao pé dela e ela começou a explorar os materiais também. Assim que a primeira menina larga as pedras a segunda pega nelas e coloca-as na boca também. A primeira menina retira as pinhas, as rodelas de madeira e explora todo o material existente na caixa colocando na boca e observando este. Uma terceira menina junta-se a ela e imita o que as outras duas meninas

159 A menina estava muito

sossegada, mas o menino queria interagir com ela.

O menino estava mesmo com febre e por isso o desconforto e a frustração dele.

O ramo tinha as fitas e guizos e isso chamou a atenção dela e assim ela parou de chorar e ficou a brincar.

Esta menina não estava muito envolvida com os materiais.

Engraçado a partilha do seu bem mais precioso, a chucha, ela percebeu por duas vezes que a chucha acalmava a outra e sem problemas deu-lhe a chucha e ficou a brincar com o objeto que tinha.

fazem, pega primeiro numa pedra e coloca na boca, de seguida pega numa pinha e faz o mesmo.

Chegou agora uma menina, está sentada no chão sozinha a observar, não se aproxima de nada nem se afasta, mantém-se no sítio que a educadora a colocou. Um menino dirige-se a ela e faz gestos e palra, mas ela não faz nada continua a observar tudo à sua volta, então o menino saí do pé dela a gatinhar e vai buscar uma pinha e volta para lhe dar, ela observou a pinha e o menino e pegou na pinha e colocou-a na boca, o menino sentou-se ao pé dela e começou a explorar uma pedra utilizando também a boca e as mãos para a manusear.

O menino que estava sentado junto ao cesto dos tesouros ficou sem este quando a outra menina o empurrou, mas ele continuou com um saquinho de pedras na mão, o que já estava a explorar a algum tempo. Começou a chorar e então a educadora colocou-lhe mais alguns objetos à sua frente, ele acalmou-se, mas continuou a choramingar, afastando alguns objetos ficando apenas com o saco de pedras que tinha na mão. Ele estava muito calmo, quieto e vermelho nas bochechas e eu fui ao pé dele e coloquei a mão nas bochechas dele e na testa e ele estava muito quente, disse à educadora e ela foi com ele à sala medir a temperatura.

Assim que a educadora saí uma menina olha para a educadora e começa a chorar e a levantar os braços, assim que levanta os braços, olha para a mão e para de chorar, e baixou o braço e ficou a olhar para o ramo que tinha na mão e volta a repetir o movimento e sorri, larga o ramo no chão e começa a puxar pelas fitas.

Está uma menina desde o início da sessão a gatinhar de um lado para o outro da sala, de vez em quando para mexe nos troncos, mas anda a gatinhar sempre á volta deste, apenas mexe e gatinha e repete isto várias vezes, até que começa a andar novamente à volta da sala e ao pé das auxiliares. Uma menina dirigiu-se para o cesto dos tesouro e começa a mexer no objeto e pega num saco com pedras, agita-o e sorri, coloca-o uma pedra na boca, esta ainda dentro do saco, e volta a retirar, olhe para o objeto e volta a agitar o saco, para de agitar e observa novamente repete este processo várias vezes até que o larga e olha para uma menina que está a chorar ao seu lado, coloca-se em posição de gatas e vai ter com a menina, tira a sua chucha da boca e coloca na boca da outro menina que está a chorar e esta para de chorar e ficam a olhar uma para a outra. A menina que deu a sua chucha sorri e retira a chucha dela da boca da outra e volta a colocar na sua e vai novamente ter com o seu saco das pedras. A menina, entretanto, voltou a chorar, e a outra menina olhou para ela e deu-lhe a chucha novamente e ficou a brincar com o saquinho das pedras.

Um menino veio ter comigo e sentou-se à minha frente a olhar para mim, eu sorri para ele e ele sorri. Sentado no chão olha á sua volta e encontra um pedaço de madeira pega nele e começa a rodá-lo, a bater com ele no chão e olha para mim e para o objeto. Coloca-se em posição de gatinhar e vai ter com uma pedra e volta a trazer para junto do pedaço de madeira e de mim e começa a bater com um no outro e a explorar os dois materiais.

Observações:

Alguns meninos já não estão a brincar, apenas estão a observar a educadora achou melhor terminar, já tinham passado vinte minutos e não valia a pena estar a continuar a sessão. Eles já tinham explorado imenso.

160

O menino que estava muito quente, estava doente e com febre e por isso não aderiu bem á sessão.

A menina que andou o tempo todo de um lado para o outro, tinha começado no dia anterior a gatinhar, então ainda estava a explorar essa nova aquisição e estava a ganhar confiança nesse campo.

O que a educadora sentiu muito foi que o grupo procura o adulto, mas como ela mencionou está relacionado com a idade, e por isso não deve ser uma sessão muito extensiva, pois eles ainda necessitam muito do adulto e da presença deste nas suas aquisições.

Sendo assim para finalizar a educadora disse que achou uma sessão muito boa para o desenvolvimento do grupo, pois eles exploraram imenso e envolveram-se uns com os outros e com os materiais naturais, sendo esta a primeira desenvolvida com o grupo.

161

Observação Naturalista 3

Inferências e

Notas

Registos Observados

Além de ser pensada