• Nenhum resultado encontrado

7.5 Descrever os efeitos relevantes da regulação estatal sobre as atividades do emissor, comentando especificamente:

a. necessidade de autorizações governamentais para o exercício das atividades e histórico de relação com a administração pública para obtenção de tais autorizações: Não há, pois exceto no que se refere às licenças necessárias para o funcionamento do estabelecimento, a empresa não precisa de autorização governamental para o exercício de suas atividades.

b. política ambiental do emissor e custos incorridos para o cumprimento da regulação ambiental e, se for o caso, de outras práticas ambientais, inclusive a adesão a padrões internacionais de proteção ambiental:

Alinhado com a visão da Companhia de ser uma empresa social e ecologicamente responsável, foi criado em 2007 o Comitê de Sustentabilidade. O Comitê tem como objetivos: fortalecer a consciência ambiental, reduzir o consumo de água, energia e a geração de resíduos, e desenvolver projetos socioambientais aplicáveis à realidade do negócio e das comunidades, visando melhorar a qualidade de vida dos Associados e das demais partes interessadas (acionistas, clientes, fornecedores, prestadores de serviço, governo e sociedade). O Comitê é multidisciplinar, formado por representantes das áreas de Relações com Investidores, Recursos Humanos, Relações Institucionais, Gestão, Comercial e Tesouraria. Com encontros semanais, o Comitê busca discutir e planejar a implementação de ações que promovam o desenvolvimento sustentável da Companhia, tendo sempre como base as necessidades das partes interessadas nos âmbitos social, ambiental e econômico.

O Comitê de Sustentabilidade foi formalizado pelo Conselho de Administração em 2010, ganhando destaque dentro da Companhia. No mesmo ano, foi criado hotsite específico para a Companhia Verde no site de Relações com Investidores. Nesse espaço, são apresentados os objetivos do Comitê, a Política Ambiental da Companhia, o Inventário de Carbono, além de um

canal de comunicação específico para tratar do assunto sustentabilidade

(cia.verde@lasa.com.br). Assim, é possível que todas as partes interessadas possam interagir diretamente com o Comitê, esclarecer dúvidas ou enviando sugestões.

O Código de Ética e Conduta da Companhia apresenta valores e compromissos que devem ser utilizados por todos os Associados em suas relações com as demais partes interessadas (acionistas, clientes, fornecedores, prestadores de serviço, governo e sociedade).

O Código reúne os princípios éticos e comportamentais, o respeito pelas diferenças individuais e a constante preocupação com a responsabilidade social, presentes nas relações da Companhia com as partes interessadas.

No momento da admissão, todos os Asociados assinam o termo de Adesão ao Código de Ética e Conduta, comprometendo-se, assim, a agir conforme as normas e princípios definidos nele. Por meio do Código de Ética e Conduta, a Companhia reforça o compromisso em relação:

• Respeito às leis;

• Acesso a atividades de educação e desenvolvimento;

• Segurança e saúde;

7.5 - Efeitos relevantes da regulação estatal nas atividades

• Erradicação do trabalho infantil;

• Prevenção do assédio;

• Compromisso com o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; • Combate à prática de discriminação em todas as suas formas;

• Valorização da diversidade;

• Respeito à livre associação sindical e direito à negociação coletiva.

A Companhia pratica a coleta seletiva na Sede e nos Centros de Distribuição, com o objetivo de eliminar desperdícios e oferecer a melhor destinação aos resíduos gerados. São desenvolvidos programas de treinamento e comunicação para incentivar a redução da geração de lixo e do consumo de recursos naturais. Mantivemos em 2012 o monitoramento do consumo de água e energia, por meio de um aplicativo interno que facilita o controle semanal, sinalizando as anomalias e permitindo que sejam tratadas tão logo apareçam.

Buscamos continuamente ser mais transparentes para o mercado e reduzir nossos impactos para o aquecimento global. Nesse sentido, desenvolvemos importantes ações em 2012:

• A Lojas Americanas é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol desde 2009. Essa metodologia, internacionalmente reconhecida, é utilizada pelas empresas e pelos governos para a realização de inventários de gases de efeito estufa (GEE). A medição dos gases do efeito estufa resultantes da operação da Companhia está disponível no Inventário de GEE, publicado no hotsite da Companhia Verde, no site de Relações com Investidores e no site do

Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol

(www.registropublicodeemissoes.com.br). O Inventário é um passo fundamental no combate às mudanças climáticas.

• A Companhia participa de iniciativas de grande relevância para o mercado como o Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar a transparência acerca de práticas de gestão climática de empresas de capital aberto, e do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBOVESPA, indicador que considera a eficiência das emissões de gases do efeito estufa das empresas mais negociadas da Bolsa para a composição de uma carteira de ações.

• A educação ambiental é uma importante frente de atuação da Companhia Verde. Treinamentos realizados no CDA (Centro de Desenvolvimento Americanas), newsletters enviadas por e-mail, coluna fixa sobre o assunto em todas as edições do jornal corporativo “Isto é LASA” pop-ups periódicos e materiais de ambientação para novos Associados sobre o tema são algumas das formas encontradas para a sensibilização e engajamento de todos. Continuamos contando com esse envolvimento para a obtenção de resultados ainda melhores em 2013, tornando a nossa Companhia cada vez mais social e ecologicamente responsável.

Em 2013, publicamos o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, já no padrão internacionalmente reconhecido da Global Reporting Iniciative (GRI), com o objetivo de aumentar a transparência de nossas ações, proporcionando maior credibilidade na comunicação do desempenho social, ambiental e econômico da Companhia. A publicação, que

7.5 - Efeitos relevantes da regulação estatal nas atividades

fortalece o nosso compromisso com os acionistas, clientes, fornecedores, prestadores de serviço, governo e sociedade.

c. dependência de patentes, marcas, licenças, concessões, franquias, contratos de royalties relevantes para o desenvolvimento das atividades:

O emissor é detentor de grandes marcas do mercado de varejo brasileiro, tendo em seu nome mais de 100 marcas registradas ou em processo de registro. Além disso, detém, por meio de suas controladas diversas outras marcas de relevância no cenário nacional, dentre as quais a Americanas.com, Shoptime, Submarino e Ingresso.com. Dentre os contratos de licença relevantes do Emissor, destaca-se o firmado com a Blockbuster Inc, em 24 de janeiro de 2007, pelo qual o Emissor adquiriu o direito de uso e exploração de direitos de propriedade intelectual, incluindo o uso das marcas BLOCKBUSTER®, conforme descritas em anexo ao respectivo Contrato de Licença, no Brasil, para a finalidade de exploração das atividades de venda, locação, publicidade e promoção dos produtos e serviços tanto por meio do varejo convencional (“Atividades In-Store”), quanto no comércio eletrônico (“Atividades Online”).