• Nenhum resultado encontrado

INVESTIGADO PERCEPÇÃO DA GESTORA DA ESCOLA “A” PERCEPÇÃO DA GESTORA DA ESCOLA “B”

3. POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE ENCONTRADA

3.3 Plano de Ação Educacional

3.3.1 Eixo de Disseminação do Conhecimento

Como dito anteriormente, o eixo Disseminação do Conhecimento visa dar ciência aos atores-chaves do ProEMI/JF a respeito do conhecimento acumulado sobre o assunto “Supervisão do ProEMI/JF orientada para obtenção de resultados de aprendizagem dos estudantes”. Assim, seu objetivo é informar.

Esse eixo é composto de duas estratégias de intervenção. São elas: 1) Organização de um seminário interno no Instituto Unibanco e 2) Divulgação da literatura nacional e internacional sobre eficácia escolar. No primeiro caso, o objetivo

é informar ao público interno do IU, especialmente a Superintendência e as Gerências, sobre os achados desta Dissertação e de outras dos demais colegas mestrandos (da parceria IU–CAEd) sobre suas descobertas e propostas de melhoria para o Programa. No segundo caso, o objetivo é estimular as escolas a almejarem o desenvolvimento das características comuns às escolas eficazes, já mapeadas pela literatura e comprovadas por pesquisas sobre o tema.

No próximo item, a primeira estratégia de intervenção desse eixo será detalhada.

3.3.1.1 Organização de um seminário interno no Instituto Unibanco

O quadro 22, a seguir, demonstra o detalhamento da estratégia, estruturada como Plano de Ação.

Quadro 22: Plano de Ação da 1ª Proposta de Intervenção - Organização de um seminário interno no Instituto Unibanco

Etapa Detalhamento

O que será

feito Organização de um seminário interno promovido pela Gerência de Desenvolvimento e Conteúdo do IU, com a presença do Superintendente do IU e alguns representantes de cada Gerência. O objetivo é divulgar o conhecimento acumulado nas pesquisas realizadas sobre o Jovem de Futuro por meio da parceria com o CAEd/UFJF. Além da divulgação, propõe-se a discussão da forma como realizar o melhor aproveitamento possível dos Planos de Ação Educacional apresentados.

Por que será

feito Necessidade de divulgar e aproveitar, o máximo possível, os conteúdos apreendidos e o investimento realizado nos mestrandos28 formandos de 2013 e de 2014 do Programa de Mestrado Profissional da UFJF. Os trabalhos já realizados, com foco no Jovem de Futuro, são: FORESTIERI (2014), IWASAKI (2013) e MACHADO (2014).

Fonte: Elaboração própria.

28 Os trabalhos mencionados correspondem aos que já passaram pelo processo de Defesa

estabelecido pela Universidade. Há outros mestrandos do IU com trabalhos focados no JF, que não foram mencionados pelo fato de suas defesas ocorrerem no decorrer de 2014 e 2015.

Quadro 22: Plano de Ação da 1ª Proposta de Intervenção - Organização de um seminário interno no Instituto Unibanco (continuação)

Etapa Detalhamento

Onde será

feito Instituto Unibanco. Quando será

feito Até o final de 2014.

Por quem

será feito Após aprovação da proposta pela Superintendência do IU, a responsabilidade por seu desenvolvimento será da Gerência de Desenvolvimento e Conteúdo.

Como será

feito As etapas propostas são as seguintes: convite aos autores e solicitação da apresentação dos trabalhos; planejamento, organização e realização do encontro; definição das propostas que serão aproveitadas e encaminhamentos necessários.

Quanto

custará fazer Não há custo.

Fonte: Elaboração própria.

No próximo item, a segunda estratégia de intervenção será detalhada.

3.3.1.2 Divulgação da literatura nacional e internacional sobre eficácia escolar para as escolas e SEDUCs parceiras

A ação justifica-se pelo conhecimento de que algumas das escolas participantes do Jovem de Futuro possuem as mesmas características presentes na literatura sobre eficácia escolar, conforme demonstrado na presente pesquisa qualitativa. Além disso, tal conhecimento se constituirá como subsídio às escolas para o alcance de seus resultados.

O quadro 23, a seguir, demonstra o detalhamento da estratégia, estruturada como Plano de Ação.

Quadro 23: Plano de Ação da 2ª Proposta de Intervenção - Divulgação da literatura nacional e internacional sobre eficácia escolar para as escolas e SEDUCs parceiras

Etapa Detalhamento

O que será

feito Divulgar, para as Secretarias e escolas participantes do Programa, os principais achados da literatura nacional e internacional sobre eficácia escolar. O objetivo desta ação será estimular as escolas a almejarem o desenvolvimento das características comuns às escolas eficazes, já mapeadas pela literatura e comprovadas por pesquisas sobre o tema. Tal divulgação pode ser feita por meio de um encarte ou algum outro tipo de material.

Por que

será feito A ação justifica-se pelo conhecimento de que algumas das escolas participantes do Jovem de Futuro possuem as mesmas características presentes na literatura sobre eficácia escolar, conforme demonstrado na presente pesquisa qualitativa.

Além disso, tal conhecimento se constituirá como subsídio às escolas para o alcance de seus resultados, ou seja, subentende-se que uma divulgação adequada dessas informações aos gestores escolares pode promover a reflexão e a revisão de suas práticas. Ao divulgar tal conhecimento acumulado para as escolas, o Instituto Unibanco reforçará seu compromisso com os resultados educacionais almejados com o Jovem de Futuro.

Onde será

feito O material será produzido no Instituto Unibanco, para divulgação nas escolas dos cinco estados parceiros do ProEMI/JF e nas escolas dos quatro estados parceiros da Validação do Jovem de Futuro.

Quando

será feito Em 2015. Por quem

será feito Após aprovação da proposta pela Superintendência do IU, a responsabilidade por seu desenvolvimento será da Gerência de Desenvolvimento e Conteúdo em parceria com a Gerência de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco.

Como será

feito Elaboração de um encarte, ou algum outro tipo de material de divulgação, que seja disponibilizado às Secretarias de Educação e às escolas participantes do ProEMI/JF e do JF Validação.

Quanto custará fazer

1 mês de trabalho de 2 colaboradores (um da Gerência de Desenvolvimento e Conteúdo e um da Gestão do Conhecimento), além de 4 mil exemplares do encarte (arte, revisão e impressão). Valor do Investimento – R$25.800,00

Fonte: Elaboração própria.

No próximo item, o eixo Revisão de Cursos e Materiais ofertados pelo Instituto Unibanco será detalhado.