• Nenhum resultado encontrado

Elementos gerais do programa eleitoral

3. AS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS DO HIZBALLAH

3.2 PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARLAMENTARES DO HIZBALLAH EM

3.2.1 Elementos gerais do programa eleitoral

O programa eleitoral traz uma análise de conjuntura na qual grandes mudanças internacionais e o colapso dos regimes socialistas mudavam as relações entre Estados e consequentemente a do Líbano. No período que data essas eleições, Israel que ainda ocupava áreas no Líbano como: sul e o Biqa.

Sobre os considerados opressoras, na qual situavam-se os EUA e Israel, estes continuavam subjugando o Líbano e a região do Oriente Médio conforme análise conjuntural eleitoral, a fim de selar o reconhecimento na legitimidade da Entidade Sionista e normalizar as relações e também promovendo uma fusão da ​identidade cultural​ da população e vinculando seu modo de vida à economia de mercado e ao modo de produção ocidental (Ibidem).

Após a instabilidade política vivida no país na qual a organização vê a possibilidade de maior capilaridade política através da participação oficial nas eleições.

Nestas circunstâncias, o Líbano iniciou a preparação para as primeiras eleições parlamentares em vinte anos. Os libaneses estão enfrentando uma eventualidade histórica que pintará o quadro futuro da política geral e a situação crítica no país, seja no nível da construção de um novo sistema político ou no nível de desempenho do seu papel, nas relações. (ALAGHA, 2011, pg 64. tradução nossa).

E se for assumido que o desempenho das eleições parlamentares será propício para encontrar uma nova fórmula para o sistema que repele o sectarismo político e constrói as fundações de um estado que personifica a vontade do povo libanês, a decisão do Hizbullah de participar, conjuntamente com a sociedade libanesa, nas eleições, se baseia em princípios políticos perpétuos, condenações civis, impostas pelo sangue de seus mártires, e pelo sofrimento e pela dor prisioneiros de guerra, detidos, feridos, famílias dos mártires e os oprimidos; O Hizbullah sacrificou, por esses princípios e convicções, seus melhores quadros e santos guerreiros ( ​mujahidin​ ), liderados pelo líder dos mártires da resistência islâmica, Sayyid Abbas al-Musawi e sua esposa e filho... e outros dos heróis da caravana do martírio de resistência que expulsaram os Sionistas e impuseram a derrota e retirada, sem ocupação e quaisquer condições, estabelecendo um precedente na história, recuperando assim para a UMMA a esperança de vitória e confiança em si mesmo. Também deu ao Líbano a chance de recuperar o fôlego e resolver seus problemas longe da intervenção Sionista israelense direta (Ibidem ​, ​p. 64, tradução nossa).

O balanço do período anterior, referente ao ápice dos conflitos realizados pela própria organização, destaca o papel papel de liderança da organização no cumprimento de seus objetivos: Libertação do Líbano da ocupação sionista, dos opressores e na Abolição do sectarismo político além de fortalecer o caminho para a paz doméstica, com base em consenso político, fora da luta sectária desprezível e partidarismo zeloso estreito e fanatismo cismo. Assim, o Hizballah declarou continuar com as práticas necessárias para alcançar a libertação total, a retirada total do exército israelense do Líbano, a remoção dos vestígios da devastadora guerra civil e, objetivamente, de forma construtiva e responsável, abordando suas causas e consequências​ (Ibidem).

Com base nas garantias gerais da população, para a garantia da convivência partida, o programa para as eleições reivindicava a garantia da liberdade religiosa e das práticas ritualísticas, além do respeito e santidade das religiões abraâmicas. (Ibidem).

Além disso, a organização também pautava a preservação das instituições de imprensa privada, bem como a exigência que as mesmas mantivessem a identidade do Líbano e da cultura árabe-muçulmana, norteadas pelas santidade e conduta moral pública.

Como elementos da esfera administrativa, a proposta sobre a educação, direitos sociais e trabalhistas, a agenda política dispões de um amplo programa, porém bastante genérico no que tange às formas de cumprimento das ações explicitadas no documento.

Primeiro: No nível administrativo:

*Abolir o fator sectário em trabalhos e compromissos públicos e privados.

*Exames de mérito e abertos devem ser usados ​​como base para selecionar funcionários em vez de favoritismo

*Reabilitação periódica dos funcionários de acordo com as demandas de avanço lógico.

Segundo: No nível do desenvolvimento:

*Proteger os produtos domésticos; apoiar os setores agrícola e industrial desenvolvendo capacidades individuais e fornecendo mercados externos.

*Desenvolver a infraestrutura das áreas oprimidas [desprovidos]; melhorar o linhas de transporte, comunicação, eletricidade e água.

*Garantir oportunidades de emprego para todos os libaneses e proteger os trabalhadores força.

*Apoio a produção animal, ajude os pescadores e incentive o artesanato.

*orientação agrícola; inauguração de centros agrícolas, cooperação laboratórios e laboratórios.

*Desenvolver áreas carenciadas para atingir o nível de áreas florescentes no Líbano; depois disso, realizar um desenvolvimento equilibrado.

Terceiro: Nos níveis educacional e cultural:

*Reforçar a educação pública em todas as suas etapas e setores, especialmente no ensino profissional.educação internacional.

*Realizar a educação obrigatória, pelo menos até o nível intermediário [preparatório para colegial].

*Fortalecer a Universidade Libanesa, em particular as faculdades de ciências. *Patrocínio a aqueles que se destacam e consolidam a pesquisa na Universidade.. *Reescrever os livros de história [escolares] com base em um currículo objetivo e comprometer-se com a herança cultural do Líbano em suas tradições milenares.. *Reforçar e proteger a educação religiosa.

*Re-estimular os centros de educação e reabilitação de professores, em todo o país espectro ou níveis de educação.

*Fortalecer as condições financeiras dos professores, bem como suas e qualificações científicas.

*Arabização do currículo acadêmico.

Quarto: No nível social:

*promulgar uma lei para que todos os libaneses, incluindo trabalhadores independentes e beneficiam de seguridade social, benefícios sociais e de saúde e um antigo plano de aposentadoria por idade.

*Reformar instituições [governamentais] responsáveis ​​por questões sociais e benefícios de saúde e seguro [previdência social].

*Erigir hospitais públicos e centros médicos públicos em todas as áreas libanesas. (Ibidem, p. 65, tradução nossa).

Apesar do caráter abrangente do programa eleitoral e de lacunas para sua execução, mostra-se preocupações com aspectos da vida dos cidadãos libaneses, assim com aspectos não ligados diretamente ao xiismo, e sim de interesses aparentemente gerais, além de tópicos que envolvem a questão nacional em torno do arabismo, da ciência, saúde, educação e das instituições de seguridade social.

Como resultado das propagandas eleitorais incisivas, o Hizballah obteve uma votação expressiva dentro da representação xiita no parlamento (Tabela 1), conquistando oito cadeiras. O que pode explicar seu êxito logo na primeira eleição foi a expressividade do período pós conflito dentro das comunidades das periferias e sul do Líbano, além das ações de confronto para a expulsão da FDI do território nacional que lhe renderam apoio dentro de outras comunidades religiosas, em especial a cristã.

Tabela 1 - Composição do parlamento: 1972 - 2000

Fonte: NOHLEN, GROTZ & HARTMANN (2001), p. 189.

Documentos relacionados