• Nenhum resultado encontrado

De emergência ? Sinceramente de emergência eu acho que teria que olhar primeiro as áreas de

APÊNDICE 3 ROTEIRO DE ENTREVISTA FAMÍLIAS

S: De emergência ? Sinceramente de emergência eu acho que teria que olhar primeiro as áreas de

risco, as áreas de risco. Segundo acho que aumentar um pouquinho o policiamento né, pouca coisa já resolveria, o bairro é pequeno acho que dava pra tomar conta, que às vezes acontece coisas que, como Joaquim Egídio é um lugar bem conhecido, porque há tempos que eu conheço, eu nem morei perto, mas já conhecia por nome, muita gente comenta, acho que deveria ter uma segurança um pouco melhor pra quem mora aqui, pra quem vem também, acho que... (interrupção da gravação)

APÊNDICE - 11

8ª Entrevista – Sr.David Alastair Milne-Watson

3. DADOS DA FAZENDA

1. FAZENDA NOME - Sítio Terra Viva 2. DISTRITO – Joaquim Egídio 3.ÁREA TOTAL DA PROPRIEDADE – 24.200 m2

4. ÁREA CULTIVADA

10.000 m2 5. NÚMERO DE

FUNCIONÁRIOS Nenhum 6.CULTURAS

Hortaliças, pomar e adubação verde 7. QUAL O TIPO DA PROPRIEDADE?

( )COOPERATIVA AGRÍCOLA ( ) LTDA ( ) S. A. (X ) PROPRIEDADE RURAL PRIVADA ( ) ARRENDADA ( ) OUTRA

8. QUE TIPO DE EQUIPAMENTO MENCIONADOS ABAIXO O SR. UTILIZA NA SUA PROPRIEDADE?

( )FAX ( X) COMPUTADOR ( ) INTERNET

4. DADOS DO PROPRIETÁRIO

2. PROPRIETÁRIO: David Alastair Milne - Waston 3. FORMAÇÃO

Design e Fotografia (X ) TÉCNICO ( ) SUPERIOR ( ) PÓS-GRADUAÇÃO ( ) 1ª a 4ª SÉRIE ( ) 5ª a 8ª SÉRIE ( ) ENSINO MÉDIO ( ) DOUTORADO

CURSOS REALIZADOS DE 2001 A 2003:

DATA ASSUNTO INSTITUIÇÃO

01/2004 até 04/2005 Permacultura ACS Australia

3. RESIDE NA PROPIEDADE?

( X )SIM ( )NÃO SE RESIDE, HÁ QUANTO TEMPO? 03 anos 4. HISTÓRICO DA PROPRIEDADE

Região de café, depois chácara de lazer, depois nos mudamos para lá, transformo a área total para produção, arvores nativas, e cuidar da terra

3. INFORMAÇÕES GERAIS DA PRODUÇÃO

1. O QUE PLANTA? Arvore nativas, adubação verde e hortaliças

2. O QUE DETERMINOU A ESCOLHA DESTA CULTURA? A permacultura, que começa com a horta para comer melhor, é mais saudável do que as compradas na loja. Comemos o que plantamos e o excesso vendemos.

3. PORQUE ESCOLHEU A REGIÃO? Porque Sandra, minha mulher gostou da região, ela viveu com seu pai e é a região mais bonita de Campinas. Não foi para a agricultura, foi para morar, ter propriedade rural e depois a renda com a produção. A escolha do terreno tem que planejar, olhar para ele como agricultura e não como região bonita. É perto do trabalho da Sandra, ela quer trabalhar no rural. 4. OS PRODUTOS POSSUEM CERTIFICAÇÃO? QUAL? Sim, ANC.

5. COMO SE GARANTE A QUALIDADE DO PRODUTO? Primeiro, comendo a comida se não gostamos não vendemos e as normas ANC.

6. É UM PRODUTO POLITICAMENTE CORRETO? POR QUÊ? Todo produto é legal se você cuida de maneira natural.

7. COMO VOCÊ MANTÉM A PROPRIEDADE? Com trabalho duro. Não tem trabalhador na região, eles pedem muito dinheiro. As pessoas ricas na região pedem para cuidar da grama e eles não trabalham na agricultura para trabalhar menos e ganhar mais dinheiro.

8. POSSUE AJUDA PARA ADMINISTRAR A PROPRIEDADE? Não

9. TEM FAMILIARES NA PROPRIEDADE? Não. Não acredito em caseiro, ele tem interesse em viver na área não para trabalhar no rural. Acredito na agricultura familiar e cooperativo.

10. COMO VOCÊ FOI INFORMADA DA TÉCNICA PARA TRABALHAR SEU PRODUTO?Pesquisas para uma vida mais natural possível, encontrei sistema de produção diferentes.

11. QUANDO TEM DIFICULDADE, QUEM DÁ SUPORTE TÉCNICO? GDR, Sindicato rural, CATI e pesquisas

12. POR SUA PROPRIEDADE ESTAR SITUADA A APA DE CAMPINAS, QUAIS AS

INTERFERÊNCIAS QUE OCORRE NA SUA PROPRIEDADE E NA PRODUÇÃO? Problema não tem água suficiente na propriedade para produção, tem que planejar o sistema de água com referencias do que tem dentro da propriedade. Não tem região fechada, não tem trabalhador para a roça, eles querem faxina e cortar grama. Tem que comparar com o sistema do sul, se funciona com a agricultura familiar. Toninho fez o que era importante para Campinas. Arquiteto, com visão de planejamento rural, para criar mesmo, não só para projetos de políticos, tinha visão de Campinas.

13. O QUE VOCE SABE SOBRE A APA? Aárea com questão tão grande, grandes oportunidades para Campinas se você cuidar bem. Toninho pôs no papel, politicamente criou.

14. QUAIS ORIENTAÇÕES, RESTRIÇÕES? Não conheço, acho que é de água.

15. ONDE OBTEVE AS INFORMAÇÕES? No CONGEAPA, participo das reuniões, fui convidado a ser suplente com o novo grupo do GDR.

16. QUAIS VANTAGENS /DESVANTAGENS DE CULTIVAR E COMERCIALIZAR PRODUTOS ORGÂNICOS? O sistema comercial não é suficiente para o produtor viver completamente com esse produto. Precisa divulgar mais, Campinas é viável. Campinas tem jeito para ficar melhor, tem cultura, tem dinheiro, as pessoas podem comprar comida com maior qualidade e podem pensar mais sobre o valor rural. Porque não pensam no rural, o dinheiro não fala se a pessoa não tem cultura. As pessoas querem laranja, elas compram laranja, mas de coração acredito que as pessoas querem coisa melhor. Se sabem do valor do produto químico vão mudar na hora. Campinas tem um milhão de pessoas e os orgânicos cabem nas minhas mãos, é pequeno.

17. PARA QUEM VENDE? Para feiras orgânicas em três vezes por semana e na loja Sabor da Natureza próximo ao Iguatemi. . Precisa abrir o mercado, consistente para ter mais venda de produtos orgânicos. 18. O QUE PRECISA SER MELHORADO?. Mas divulgação, educação, turismo, nas lojas e

supermercados e nos restaurantes devem usar e divulgar, para eles acreditarem. Também nos jornais , revistas como Globo Rural. As futuras gerações com sistemas educativos, a escola com mais apoio dos agricultores orgânicos, deve fechar o espaço do rural e urbano, deve ter mais tarde para as pessoas conhecerem a natureza. A relação com o rural começa com a natureza e não na agricultura. Precisa mudar o sistema rural.

19. E COMO PODE SER FEITO? Na produção com ajuda para trabalhar. Talvez as famílias que compram os produtos. As famílias vão tirar a sua própria comida e limpam a área, não precisa de caseiro, todos temos mãos, temos condição de fazer agricultura, os alunos, da faculdade, com crianças podem ajudar a manutenção da horta. Com a abertura do turismo rural, as pessoas vão cavalgar, comem café da manhã e almoço mas não tem atividade com a agricultura. O turismo tem que ser mais agrícola e agroecológica, não só gado e cavalo.

David: Estou crescendo como pessoa, com mais crença na agricultura. Aprendi muito com este

terreno, quero investir mais na agricultura, mas não sei qual região. Compramos terreno caro para investir com a agricultura. Errado!. Mudamos, investi no terreno e não na agricultura. Posso ficar, mas preciso investir mais, preciso outro nível com valor alto. Preciso de lugar com mais recursos hídricos, preciso de mais água, a quantidade é pequena.

A APA, o terreno é caro, três quartos dos donos dominam a região de Joaquim e Sousas que tem muita água, tem o córrego das Cabras com as nascentes e com gado e plantação de milho. A filosofia da

permacultura é uma visão mais ampla e completa sobre o terreno para ampliar sua produção. Planejar a propriedade na região só pensam a partir de cultivos de culturas e não no planejamento maior como a permacultura.

A APA, vai perder a função da agricultura, com os grandes. Tem fazendas que não traz beneficio para a região, só para o proprietário que mora fora. O futuro da APA, é com compromisso rurais, com vinte mil metros quadrados cada lote, e com isso vão consumir mais água.

O Brasil é um país novo. Tem pessoas com muito dinheiro que podem comprar mais e dominar a região.

Na Inglaterra tem mais regras, não podem criar o que querem, tem investimento para cuidar do rural, da comunidade, das pessoas.

Para manter a APA ainda tem trabalho, criou o COGEAPA para cuidar de áreas naturais com proteção ambiental mesmo com sistema diferente de produção. As pessoas precisam doar vinte por cento do terreno para criar a APA ambiental com segurança. Tem eliminar as pessoas que querem comprar tudo, temos que manter a APA, não ficar só no escrito.

O GDR foi criado, Toninho aproximou os agricultores, rural não pode ficar na política. Hoje não temos mais contado com o Toninho, se muda o governo pode acabar.

Campinas não tem permacultura, é um sistema rico, mas as pessoas não pensam na agricultura ecológica. Elas podem comprar os produtos porque são ricas.

Para planejar o rural, tem que pensar meios porque as pessoas são fechadas, podem ter medo de dar informações. A primeira coisa a ser feita é o GDR registrar todos em Campinas e fazer a pergunta: ”O que você precisa?”. O agricultor rural é sangue para ele. Fazer agricultura certa é difícil, não é qualquer pessoa que vive no rural, sujo, bagunçado. Precisa de visão de apoio com pessoas qualificadas, com técnicos.

A APA não tem produção, só grandes fazendas com área de café, não olham para as pequenas áreas para fazer agricultura. As grandes fazendas também tem problemas para viver porem tem empresa por de trás, não precisa dela para viver. São empresários, não vivem da agricultura.