• Nenhum resultado encontrado

4.1 Descrição da gestão de pessoas

4.1.4 Empresa D

Com mais de 3000 funcionários e atuando no mercado desde 1947, a Empresa D é fornecedora de componentes para máquinas e implementos agrícolas e industriais, componentes e peças para automóveis e caminhões.

A organização visa desenvolver processos e serviços que atendam as especificações dos clientes e os requisitos da legislação ambiental.

Os processos de Gestão de Pessoas são: recrutamento, seleção, modelagem de trabalho, avaliação de desempenho, recompensas, benefícios, treinamento, higiene, segurança, qualidade de vida, relações com sindicatos, banco de dados e sistemas de informações.

4.1.4.1. Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento pode ser interno ou externo. Quando encaminhada a Solicitação da Vaga emitida pelos departamentos ao departamento de Gestão de Pessoas, primeiro é verificada a possibilidade de acontecer um recrutamento interno, se for inviável, é realizada o recrutamento externo.

Não há divulgação ao público quando acontece o recrutamento interno, apenas o candidato indicado é chamado ao departamento de Gestão de Pessoas e é entrevistado pelo líder ou supervisor da área e pelo colaborador do GP.

Para atrair os candidatos no recrutamento externo a empresa utiliza os seguintes canais de comunicação: jornais, internet, agências de recrutamento, contatos com universidade e escolas, rádio, televisão e divulgação no SINE dos municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A empresa possui um banco de currículos recebidos que serve de fonte para o recrutamento.

Os currículos são analisados e são separados aqueles que o perfil estiver de acordo com a solicitação da vaga emitida pelo departamento e pelas informações contidas na descrição de cargos.

Depois os candidatos são chamados e entrevistados pelas psicólogas responsáveis pela seleção de candidatos e pelos supervisores do departamento da vaga em aberto. Dependendo do cargo a ser preenchido as psicólogas realizam testes psicológicos e de personalidades. Não há testes práticos ou teóric os.

Se aprovados, os candidatos realizam os exames médicos n o ambulatório da própria empresa e são contratados.

4.1.4.2. Ambientação

A Empresa D possui um treinamento de integração realizado pelo departamento de Gestão de Pessoas que visa inserir o novo colaborador em seu ambiente de trabalho.

Na integração o colaborador recebe informações sobre a história da empresa, produtos fabricados, objetivos, estrutura organizacional, benefícios, segurança no trabalho, políticas da qualidade, políticas ambientais, relógio ponto e conduta organizacional. Esse treinamento possui duração de três dias.

Além disso, no processo de integração o cliente passa por uma visita em toda a empresa e é apresentado ao setor onde irá trabalhar. Após isso acontecer o novo colaborador recebe as instruções de suas atividades.

4.1.4.3. Modelagem do trabalho

A modelagem do trabalho é definida pela descrição de cargos elaborada pelo departamento de gestão de pessoas da empresa. A descrição de cargos define as atividades, as responsabilidades, os conhecimentos, treinamentos necessários e quais os riscos do cargo.

Atualmente existem em torno de 110 cargos na empresa definidos na descrição de cargos. Por considerar informações estratégicas a Empresa D não forneceu um modelo da descrição de cargos nem quais informações nela existente.

4.1.4.4. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é realizada ao termino no contrato de experiência que é de 90 dias. Se o colaborador for aprovado permanece normalmente na organização. Após esse período existe a avaliação diária do colaborador em suas atividades realizada pelo seu superior imediato. Em casos específicos as psicólogas auxiliam neste processo.

4.1.4.5. Treinamento

As necessidades de treinamento são baseadas na descrição de cargos da empresa e ela pode acontecer fora ou dentro da organização dependendo do treinamento.

O departamento pessoal realiza o desenho do programa de treinamento de acordo com a necessidade de treinamento procurando responder:

Quem deve ser treinado? – Público de treinamento, quais colaboradores necessitam do treinamento.

Como treinar? – Cursos externos, treinamentos internos ou treinamentos via internet.

Em que treinar? – Conteúdo do treinamento

Por quem? – Colaboradores com conhecimento do conteúdo do

treinamento, palestrantes, professores, pessoas relacionadas ao assunto ou fornecedores.

Onde treinar? – Auditório da empresa, sala de reuniões do departamento, ACI, SENAI ou nas empresas contratadas.

Para que treinar? Gerar conhecimentos, gerar atitudes ou comportamentos, gerar conceitos ou motivar.

Os treinamentos externos podem acontecer através do SENAI, ACI, Escolas de Idiomas e empresas de consultorias. Já os treinamentos internos são realizados por colaboradores capacitados e registrados nos registros de treinamentos.

Os cargos de produção possuem matrizes de treinamentos por departamentos que é uma relação de colaboradores do departamento relacionados com os treinamentos necessários.

Na implementação do treinamento da empresa D, o instrutor passa verbalmente informações a um grupo de ouvintes (técnica de leitura). Para desenvolver habilidades, conhecimentos e experiências nos colaboradores a organização utiliza a técnica de classe (utiliza uma sala de aula e um instrutor) e a técnica de cargos (fornece informação, conhecimento e experiência relacionados ao cargo).

Conforme a classificação das técnicas definidas por Chiavenato (2004), também demonstradas na figura 12, a implementação do treinamento da empresa D pode ser:

Quanto ao uso – a empresa utiliza treinamentos orientados para o conteúdo e para o processo;

Quanto ao tempo – a empresa realiza o treinamento a colaboradores antes do ingresso na empresa (integração) e treinamentos depois do ingresso na empresa.

Quanto ao local – a organização realiza treinamentos no local de serviço (treinamentos em tarefas) e fora do local de serviço (aulas, painéis, palestras, filmes, casos e debates).

A avaliação do treinamento é realizada no treinado pelo seu superior imediato, através do formulário de avaliação de treinamento e através da pesquisa de satisfação de treinamento.

4.1.4.6. Sistema de informações de gestão de pessoas

A Empresa D possui sistema informação informatizada específico da empresa desenvolvido pelo departamento de informática. Ele possui um banco de dados e dois softwares, um que possui o cadastro dos colaboradores, dos cargos , dos salários, dos departamentos e realiza a folha de pagamento e o controle do relógio ponto.

O outro software, interligado na mesma base de dados, possui os registros de treinamentos e cursos realizados pelo colaborador.

Existe uma pasta contendo as informações do colaborador arquivadas no departamento de gestão de pessoas.

4.2 Análise das informações coletadas e prospecção das necessidades para

Documentos relacionados