• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – ESTUDO DE CASO PARQUE VILA GERMÂNICA EM BLUMENAU – apresenta o histórico e as

4 ESTUDO DE CASO PARQUE VILA GERMÂNICA 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4.3 PARQUE VILA GERMÂNICA 1 Condicionantes de implantação

4.3.4 Entorno imediato

Bem como os pavilhões da antiga PROEB, a área circunvizinha também apresentava um grau de degradação urbanística, cuja necessidade de revitalização foi identificada juntamente com o projeto de reforma do Parque Vila Germânica.

Assim, na continuidade das ações para promover a reurbanização da área, em meados de 2007 ocorreu a revitalização do Parque Ramiro Ruediger, na quadra vizinha, com ampliação e embelezamento de seus espaços de recreação, lazer e contemplação, em 40.000 m2 de área.

No ano seguinte, 2008, ocorreu a reconstrução do Ginásio de Esportes Sebastião Cruz, o Galegão, também na quadra vizinha e este foi interligado por uma passarela de pedestres ao Parque Vila Germânica, numa estratégia para integrar estas áreas separadas por um corredor de tráfego, a Rua Humberto de Campos. No mesmo ano foi construído novo restaurante dentro do espaço territorial do Parque Vila Germânica, substituindo as antigas instalações.

Estas ações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano de Blumenau, o Blumenau 2050 (BLUMENAU, 2008a). O Blumenau 2050 foi elaborado por um Grupo Dirigido de Planejamento Urbano (GDPU), composto por técnicos da SEPLAN, que desenvolveu um diagnóstico para identificar as condicionantes, as deficiências e as potencialidades do município para, então, proceder à hierarquização dos problemas e a compatibilizações das soluções. A partir o diagnóstico elaborado pelo GDPU, o Programa foi distribuído em cinco eixos estruturantes do desenvolvimento urbano e foram estabelecidas diretrizes que geraram ações de curto, médio e longo prazo, com um cronograma de implantação a ser cumprido até o ano de 2050. Os cinco eixos estruturantes foram discutidos com a sociedade técnica da cidade no “1º Seminário Técnico Blumenau 2050”, realizado nos dias 11 e 12 de março de 2008, os quais:

• Eixo 1 - Uso e ocupação do solo;

• Eixo 2 - Sistema de circulação e transportes;

• Eixo 3 – Intervenções para o desenvolvimento econômico, o turismo e o lazer;

• Eixo 4 – Habitação e regularização fundiária; • Eixo 5 – Saneamento e meio ambiente.

A região em que está instalado o Parque Vila Germânica, dada sua importância para o desenvolvimento urbano, é objeto de atenção em dois eixos do ‘Blumenau 2050’, o Eixo 1 e o Eixo 3.

Quanto ao uso e ocupação do solo, Eixo 1, esta região foi considerada dentro da diretriz que estabelece ações para a descentralização das novas atividades:

“Diretriz 2 - Incentivar a expansão habitacional e a descentralização de novas atividades econômicas, dos equipamentos de saúde, lazer, cultura e esporte, aproveitando ao máximo a estrutura urbana existente” (BLUMENAU, 2008a, p.14).

O Eixo 3 do Blumenau 2050 abordou a região dentro da “Diretriz 1 - Estruturar, desenvolver e implantar áreas com potencial para o turismo, esporte e lazer” (BLUMENAU, 2008a, p.25). Nesta proposta, está a expansão urbana do entorno do Parque Vila Germânica, com a reurbanização das vias principais e outras ações, com incentivos a investimentos futuros, dentre as quais, a construção de um hotel, de um edifício-garagem e de um Mercado Público no lugar da atual feira livre.

As Figuras 6 e 7 mostram, respectivamente, o entorno do Centro de Eventos Parque Vila Germânica com a ocupação atual e a previsão de ocupação proposta no Blumenau 2050.

Figura 6 – Vista do entorno do Parque Vila Germânica, ocupação atual Fonte: Blumenau 2050 (2008a, p.14)

Figura 7 – Vista do entorno do Parque Vila Germânica, proposta futura Fonte: Blumenau 2050 (2008a, p.14)

Todas estas ações vêm se concretizando e tornando esta área, como um todo, um grande polo gerador de viagens, o que exige estudos mais aprofundados das interferências sobre o sistema viário, numa visão abrangente do entorno do Parque Vila Germânica.

4.3.5 Eventos

O Parque Vila Germânica sedia vários eventos anualmente, destacando-se a Oktoberfest, festa da cerveja, por seus números expressivos. A 25ª edição da festa, em outubro de 2008, recebeu um público de 594.636 pessoas nos setores do Parque Vila Germânica, durante os dezoito dias do evento (OKTOBERFEST, 2009).

Outros eventos importantes, voltados para negócios, com locação neste espaço, a serem relacionados são: a Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção, a FEMATEX, promovida durante o mês de fevereiro pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, que nos quatro dias da edição de 2009 recebeu 7.000 visitantes (FOLHA DE BLUMENAU, 2009); a Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, a FEBRATEX, evento bianual e terceira maior feira de equipamentos e serviços do segmento do mundo, reunindo mais de 2.000 marcas de 57 países expositores e 80.000 visitantes, com edição no mês de agosto (FEBRATEX, 2009); e a Feira Internacional da Indústria Têxtil (TEXFAIR, 2007), uma feira internacional na área têxtil, também promovida pelo SINTEX.

4.3.5.1 Definição do evento a ser estudado e período da coleta dos dados

Tendo-se interesse em estudar um centro de eventos durante uma feira de negócios, optou-se pela TEXFAIR, em função de sua relevância como feira do gênero, suas características de porte, público, alto índice de motorização, e reconhecida exigência de grande demanda de estacionamentos.

Esta feira tem calendário anual, que atrai usuários dos mais diversos pontos de origem, do Brasil e do exterior, e teve todas as suas edições marcadas por grande público e impactante demanda de estacionamentos pelos seus usuários. Para o ano de 2007, oitava edição da feira, o evento foi agendado para o período de 29 de maio a 1º de junho, definindo o período da coleta de dados.

O fator determinante para a escolha foi o calendário do evento, uma vez que a outra grande feira de negócios, a FEBRATEX, também objeto de interesse de estudos por suas características e porte, acontece em edições bianuais, incompatibilizando suas edições com os prazos da pesquisa.