• Nenhum resultado encontrado

As entrevista foram orientadas para as instituições com tomada de decisão na defesa dos RN’s (atores-chave); apresentou-se um guião com questões abertas (Anexo XXIV) proporcionando aos inquiridos um maior grau de profundidade nas suas respostas.

Figura 14 – Entrevista com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Sr Carlos Rodrigues.

A pertinência da entrevista é conhecer a perceção, e aferir o sentido e preocupação dos dirigentes locais, sobre a temática, uma vez que são os responsáveis com competências na tomada de decisão em matérias de sustentabilidade, ambiente e educação na área ambiental, determinantes para o DS da Ilha. As entrevistas foram agendadas individualmente, com os diferentes atores chave, foram presenciais com os respetivos atores, com exceção do Presidente da Junta de freguesia de Vila do Porto, que optou por seguir o guião e enviar por email. O universo desta amostra, foram a Diretora de Parque Natural, o Presidente do Município de Vila do Porto (Figura 14), e os Presidentes das Juntas de freguesia (Almagreira, Vila do Porto, São Pedro, Santo Espirito e Santa Bárbara) (Figura 15).

36 Figura 15 – Entrevista com o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Sr. André Moura.

O guião da entrevista teve cinco questões, sobre o tema, visando identificar as perceções e os pontos de vista mais relevantes de cada (ator-chave) mas também enumerar os pontos de vista em comum e divergentes entre os diferentes atores. Os resultados foram analisados de acordo com o cap. 3.7.

3.7 Tratamento dos resultados

Este trabalho socorreu-se de diversos software, para a dinamização de todas as atividades, como o SPSS, Microsoft excel, word, Power Point, Publish, sendo os primeiros dois as ferramentas mais utilizadas para a análise dos dados.

37 Os métodos de tratamento e análise de dados

foram vários. A análise quantitativa foi efetuada através dos softwares SPSS e Microsoft Excel, sendo que o primeiro, embora não seja um processo perfeito, permite detetar eventuais erros, mostra valores de uma variável e o número de casos de respostas (Hill & Hill, 2008). Na análise qualitativa de conteúdos foi aplicado o modelo de análise por categorias de presença e ausência segundo Willmars & Hogenraad, (1965) (apud Vala, J (s/a) (Figura 16) e (Anexos III a XXIII).

Assim, o tratamento dos dados teve uma

preparação preliminar de análise de variáveis e escala, convenientes para parametrização em SPSS. Foi definida para cada pergunta a codificação das operações para cada resposta às questões fechadas (escala numérica) para os diferentes indicadores das perguntas. Foram codificadas as variáveis conforme valores da Tabela 1.

Tabela 1 – Valores das variáveis em SPSS

Valor Rótulo

Sexo 1 Masculino

2 Feminino

Residência 1 Santa Bárbara

2 Vila do Porto

3 São Pedro

4 Almagreira

5 Santo Espirito

6 Outro

Habilitações 1 Não sabe ler nem escrever

2 1º Ciclo do Ensino Básico

3 2 º Ciclo do Ensino Básico

4 3º Ciclo do Ensino Básico

5 Ensino Técnico Profissional

6 Ensino Secundário

7 Ensino Médio

8 Ensino Superior

9 Outro

Figura 16 – Modelo de análise, presença e ausência segundo Willmars & Hogenraad, (1965).

38 Valor Rotulo P.1 1 Sim 2 Não P.2 1 Sim 2 Não P.3 1 Sim 2 Não P.5.1 1 Sim 2 Não P.5.2 1 Sim 2 Não P.8 1 Sim 2 Não P.9 1 Sim 2 Não P.11.1 1,00 1 - Nível 2,00 2- Nível 3,00 3 - Nível 4,00 4 - Nível 5,00 5 - Nível P.11.2 1,00 1 - Nível 2,00 2- Nível 3,00 3 - Nível 4,00 4 - Nível 5,00 5 - Nível P.11.3 1,00 1 - Nível 2,00 2- Nível 3,00 3 - Nível 4,00 4 - Nível 5,00 5 - Nível

(Fonte: Parametrização em SPSS dos valores de variáveis das perguntas fechada).

No que se refere as questões abertas, foi aplicado o modelo de metodologia das ciências sociais, Jorge Vala (s/a), utilizando o modelo de categorias de presença e ausência (Willmars & Hogenraad, 1965), criando uma tabela para cada conceito (DS, RN, EA e Planos); a partir de uma definição consensual, foram identificadas os indicadores em análise para cada conceito, para cada variável e aplicou-se o modelo presença e ausência identificado.

O conceito do DS foi analisado sobre a definição do Relatório de Brutland (1987). Foram categorizadas 10 palavras-chaves (variáveis) (Necessidades, Recursos, geração

39 futura, Desenvolvimento social, Desenvolvimento económico, Realização humana, Realização cultural, Sustentabilidade, Recursos da terra, Preservação e Ambiente). O participante foi identificado como unidade da amostra individualmente; em cada resposta, analisou-se a presença e ausência referenciado em cada unidade. Nestes indicadores, foram permitidas as palavras com sentido ou significado análogo; o seu registo na categoria, conforme os Anexo III a XXIII, foi aplicado aos três grupos de estudo.

Os resultados foram analisados de acordo com uma escala, insuficiente <ou = (4

indicadores), suficiente = ou > (5 indicadores), bom (7 e 8 indicadores) e muito bom 70% (9 e 10 indicadores).

Aplicou-se a mesma graduação e modelo de análise em relação ao conceito RN, partindo do conceito da DLR-9/2012/A, de 20 de Março15, categorizado em 10 palavras- chave (variáveis): Ambientais; Naturais; Utilidade humana; Recursos biológicos; Recursos genéticos; Recursos minerais; Subprodutos; Ar; Água; Solo. Foi aplicada a mesma escala de análise que para o DS.

A análise dos IGT’s foi dividida em 2 categorias, locais e regionais identificando 4 planos para cada categoria.

Os planos locais:

1 - Plano Diretor Municipal (PDM);

2- Plano Ordenamento da Orla Costeira (POOC); 3- Parque Natural de Santa Maria (PNI-SMA);

4 - Plano de Pormenor Anjos – Praia (na altura da aplicação deste questionário, estavam na fase de análise da discussão publica).

Os planos Regionais:

1 - Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA);

2 - Plano Regional de Ordenamento do Território dos Açores (PROTA);

3- Plano Sectorial Rede Natura 2000 na Região Autónoma dos Açores (PSRN- RAA),

4- Plano de Ordenamento Turísticos da Região Autónoma dos Açores (POTRAA).

A ponderação é quantificada em 2 graus. Os planos locais Boa = ou > 2 ou,

Insuficiente < 2 . Se metade da amostra identificar = ou > 2 é considerado um resultado Muito Bom.

40 Para o conceito de EA, partindo do conceito da Carta de Belgrado, 1975, os indicadores de referência para a análise da variável foram, Formação, Ambiente (recursos), Conhecimentos, Competências, Estratégia, Objetivos, Consciência, Trabalhar individual, Resolução dos problemas.

A ponderação dos coeficientes utilizou uma escala de 9 indicadores, insuficiente <ou = (4 indicadores), suficiente = ou > (4 indicadores), bom (6 e 7 indicadores) e muito

bom (8 e 9 indicadores).

Quanto às perguntas fechadas, foi dada a possibilidade de resposta a mais do que uma opção e foram identificadas de acordo com as respostas afirmativas, negativas ou não resposta, sendo que todas foram registadas e parametrizadas numericamente em SPSS. A escala de análise foi de acordo com o número de vezes que a resposta foi dada. Para mais de 50% do número de respostas, é considerada a preferência da amostra naquela orientação. Caso haja uma dispersão de resultados estes são apresentados por ordem cronológica de respostas. Quanto às questões fechadas com resposta sim ou não, os valores acima dos 50% consideram-se bons, e os valores superiores a 75% são considerados muito bons.

Os modelos de análise de categorias de presença e ausência foram aplicados de igual modo às 3 amostras, tendo sido utilizado o mesmo modelo para a metodologia qualitativa e quantitativa (Workshop, Séniores e Jovens). Os resultados foram parametrados e analisados em SPSS.

O debate foi analisado de acordo com os conteúdos mais importantes relacionados com o tema em estudo, tendo sido ignorada a informação que estravasse os temas em análise.

Para as entrevistas, analisaram-se os conteúdos, evidenciando os pontos concordantes para cada questão entre os diferentes atores chave. Foram ainda enumeradas as perceções divergentes para cada questão e ator chave.

41

Tabela 2 – Cronograma com planificação dos trabalhos

Cronograma de

Tarefas

Ano 2014 Ano 2015

out nov dez jan fev ma r

abr mai jun jul ago set out nov dez jan fev ma r Tarefa 1 - Revisão de

Literatura

Tarefa 2: Formulação das questões dos inquéritos para o questionário e posterior validação Tarefa 3: Preparação e Realização de Workshop, aplicação de inquéritos Tarefa 4: Preparação e Realização de sessão informativa, e aplicação de inquéritos Tarefa 5: Entrevistas

Tarefa 6: Tratamento dos questionários em software apropriados para tratamento e análise de dados. Análises qualitativas e quantitativas dos resultados obtidos nos dois métodos de investigação. Identificação das lacunas e elaboração do plano ação

42