• Nenhum resultado encontrado

Entrevistas

No documento 2014RubiamaraPasinatto (páginas 163-166)

Entrevista 1

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

É um cidadão como qualquer cidadão humano, como presidente, como médico, como quem quer que seja. Só ao contrário do catador ele teve não tem aquele privilégio de trabalhar mais simples. Então o que que acontece: ele com o material reciclado é sobreviver para viver né, e a função dele é essa eu acho. O catador é uma profissão que cada um tem que respeitar, porque se não existisse o catador como seria o lixo no mundo, no Brasil? Acredito eu que seria a melhor maneira de responder a tua pergunta.

- Como a sociedade enxerga vocês?

Ta melhorando, há anos atrás, eu não faz muito tempo que participo, mas há anos atrás a profissão era visto meio assim, meio assim, tentando denegria imagem do catador. Hoje em dia não, se você assume que você é catador, as pessoas te dão confiança. Eu por exemplo não tenho dificuldade nenhuma em entrar num estabelecimento e me identifico. Então a gente a gente é respeitado pela profissão que a gente tem.

Catador 13, junho de 2014. Entrevista 2

- Quem é o catador de materiais recicláveis? Sou eu, somos nós, as pessoas que catemos. - Como a sociedade enxerga vocês?

Agora mudou bastante, mas antigamente a gente era tratado como lixeiro, lixeiro mesmo, mexiam com a gente xingava a gente. Faziam horrores. Com o projeto a vida mudou, mudou pra melhor, tanto que eu trabalhava de doméstica e comecei na catação com meu marido. Meu marido faz mais de 20 anos que é catador. A gente consegue tirar o sustento.

Catador 14, junho de 2014. Entrevista 3

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

É a reciclagem, eu fui criada com a reciclagem, criei e to criando meus filhos com a reciclagem. Só que antigamente não era reciclagem era catador de lixo e agora foi Projeto Catador. Me sinto bem como catadora, não tenho vergonha, nunca tive, vivo disso, me criei com isso aí, to criando meus filhos, dei estudo pra eles. Eu quase não tive estudo porque tive que trabalha, mas com meus filhos foi diferente né. E tudo com ajuda de material reciclagem né. E o dinheiro veio tudo dali, e do Bolsa família também, portanto assinei minha carteira só uma vez né. Sempre trabalhei com isso aí.

- Como a sociedade enxerga vocês?

Antigamente não era valorizado, as pessoas não davam valor antigamente, Eu to com 41 ano, pensa bem 20 anos atrás. Não era valorizado, agora não, o pessoal dá valor, já pra isso já tem o projeto né, então foi dado mais importância, mais valor pro trabalho da gente e gosto de trabalhar com isso aí, gosto mesmo e meus filhos tem de tudo e tudo vem daí, a minha filha mais velha terminou o estudo dela, meu piá também terminou, a mais nova tá no terceiro ano, agora vai ver lá na Unicruz, se escreve nesse projeto... quer fazer faculdade né. Daí então tudo isso aí é importante o serviço da gente de catador. Não lembro, não tenho palavras pra descrever a importância que tem, se todo mundo valorizasse como é pra ser, será melhor ainda né, não tenho palavras!

Catador 15, junho de 2014

Entrevista 4

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

(silêncio) A minha vida modificou porque eu não tinha trabalho, por falta de estudo, daí as assistente social me colocaram aqui. Aqui eu me sinto muito bem, muito feliz. Larguei de ficar numa praça sentada, dependendo de pedir dinheiro, pedindo pra sustentar meus netinhos. Tem um neto de 9 anos que se encontra no Lar, tem outro que ta com um aninho e dois meses que eu crio desde que saiu do hospital. Meu filho, pai de menino está preso e a minha filha mora comigo, mas não é habilitada. Então eu me sinto muito feliz aqui com elas, pelo pouco que eu ganho, mas me ajuda. Pra mim esse projeto é uma alegria, uma benção de Deus. Catador 16, junho de 2014.

Entrevista 5

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

Tem pessoas que tem vergonha de dizer que é catador, mas eu tenho orgulho. Em cada que eu vou, aonde eu pego meus material. Com projeto melhorou, antes a gente vendia pra os

picareta né e agora nós tamo aqui trabalhando junto, aumentou o dinheiro pra nóis. - Como a sociedade enxerga vocês?

Mudou sim.

Catador 17, junho de 2014. Entrevista 6

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

O catador é uma pessoa que ajuda o meio ambiente, ajuda as pessoas né, ajuda pra as crianças que vão vim pro meio ambiente ficar melhor e sei lá pra ajudar todo mundo a ter consciência que se tiver ambiente mais limpo vai ter mais... porque com o catador que ta reciclando a gente vai viver mais, nossos filhos vão viver mais, mais capacidade para viver. Muda muita coisa na cidade e a gente também faz um dinheiro bom. Sei lá eu, eu sou mãe solteira. Melhorou bastante depois que entrei no projeto, a gente tem mais renda no caso, e eu tenho mais consciência do que e o lixo, antes não tinha pensava que não era nada, do que pode fazer, que não é lixo é reciclagem. Muita gente fala lixo, mas pra mim é reciclagem. Até as vezes eu brigo coma as gurias, não é lixo é reciclagem.

- Como a sociedade enxerga vocês?

Não faz muito tempo que to, mas mudou sim. Catador 18, junho de 2014.

Entrevista 7

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

Pra mim é aquela pessoa que sai na rua, com carrinho ou carroça na rua. Pega o material, aí traz pra cá

- A vida melhorou depois que entrou no projeto?

O valor é maior, gente ganha mais. Me sinto bem, gosto do que eu faço, já trabalhei como doméstica, também faço artesanato com material que eu acho.

Entrevista 8

- Quem é o catador de materiais recicláveis? Somos nós, eu.

- Como a sociedade enxerga vocês?

Faz 24 anos que eu trabalho, toda a vida sempre gostei de lidar na catação. Depois que entrei no projeto a vida melhorou bastante. Eu trabalhava e era muito explorado. Melhorou cento por cento.

Catador 20, junho de 2014. Entrevista 9

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

Somos nós, que também temos a seletiva aqui dentro. - Como a sociedade enxerga vocês?

Tinham e tem ainda. Ainda tem gente lá no centro que quando vêem a gente mexendo no lixo xingam a gente bastante. Tenho 3 pequenos, então daí eu me sustento da reciclagem. Catador 21, junho de 2014.

Entrevista 10

- Quem é o catador de materiais recicláveis?

Sou eu, é bom, a gente consegue as coisas. Com a reciclagem eu consegui um monte de coisa dentro de casa, as minhas coisas são tudo da gaitota. Com aquilo que achei ou ganhei.

Sustento sozinha meus dois filhos, meu marido trabalha, mas bota tudo fora com outras coisas, dai eu tenho que sustentar a casa sozinha.

ANEXO 3

No documento 2014RubiamaraPasinatto (páginas 163-166)