• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO VI: O tratamento de dados

5. Envolvimento dos Encarregados de Educação

Numa sociedade escolarizada como a actual, a escola e a família são duas instituições entre as quais a criança vive e que estão condenadas a cooperar. Neste contexto exige -se que a escola colabore com a família e a envolva como fazendo parte integrante da comunidade educativa. O envolvimento é uma acção essencialmente individual em benefício directo dos filhos.

Esta categoria subdivide-se nas seguintes subcategorias: comunicação escola família, envolvimento interactivo, parceria e presença passiva. No decorrer das entrevistas as subcategorias envolvimento interactivo, parceria e presença passiva não registaram cobertura, ficando assim, o envolvimento dos encarregados de educação confinado à subcategoria, comunicação escola família.

Como refere Perrenoud (1995), a comunicação escola - família é feita através da criança e das mensagens que transmite quando, em casa, lhe perguntam coisas sobre a escola. A criança sendo mensageiro constitui também uma mensagem, funcionando como um vaivém entre a escola e o lar, a que autor chama de go between 128 .

Face a isto, temos a referir que a categoria envolvimento dos encarregados de

educação129não teve cobertura no primeiro ciclo, uma vez que não foi colocada a pergunta aos entrevistados do 1º ciclo.

No 2º ciclo verifica-se que, a categoria envolvimento dos encarregados de

educação, tem um peso mediano em doze casos, dos quais seis casos no 5ºano com um

valor entre os 1,88% e 3,06% e seis casos no 6ºano com um valor entre os 2,32% e 3, 39%.

128 O modo como ela chega a casa ou à escola – pela disposição, pelo modo de vestir, de estar, etc. – constitui um indicador, quiçá involuntário, do “mundo” de onde vem. E esse indicador pode ser facilmente explorado pelos adultos. Mesmo as mensagens que lhe pedem para transmitir podem ser facilmente adulteradas. Basta esquecer-se de uma palavra ou mesmo a inflexão de voz utilizada. Também se pode “esquecer” de entregar uma mensagem escrita, ou “esquecer-se” de a entregar atempadamente ou até assinar pelo adulto. Simultaneamente mensagem e mensageira, a criança está, pois, longe de constituir um actor social neutro na relação. Eterna esquecida, nas palavras do autor , é, no entanto, por ela e para ela que a relação escola-família existe...! Perrenoud (1995)

Maria de Fátima Leitão 118

Em relação ao 3º ciclo, verifica-se que a categoria envolvimento dos

encarregados de educação tem um peso mediano em dezasseis casos, dos quais seis

casos no 7ºano com um valor entre os 1,78% e 3,09%, seis casos no 8ºano com um valor entre os 1,90% e 6,46% e quatro casos no 9ºano com um valor entre 1,79% e 2,90%. Verifica-se no 9ºano, dois casos sem cobertura.

Verifica-se que a categoria envolvimento dos encarregados de educação atinge o valor mais alto no 3ºciclo (6,47%). Este valor registou-se num aluno do 8ºano (E3801) do sexo feminino, cuja classificação final de ano se situou no 4 numa escala de 1 a 5. Para tentarmos perceber o porquê deste valor iremos transcrever alguns fragmentos da entrevista.

Fala da escola com “ os meus pais às vezes perguntam-me como é que correu cá na escola e eu falo. (…) É a minha mãe que me pergunta, sempre, mas o meu pai às vezes também fala comigo (E3801) ”. Falam sobre “Como me portei nas aulas, se a directora de turma tem ralhado comigo, como tenho ido na escola e se houve algum tipo de problemas que ela tenha de saber. (E3801) ”

Curiosamente a categoria envolvimento dos encarregados de educação também atinge o valor mais baixo no 3ºciclo (1,79%). Este valor registou-se num aluno do 9ºano (E3901) do sexo masculino, cuja classificação final de ano se situou no 4 numa escala de 1 a 5. Para tentarmos perceber o porquê deste valor iremos transcrever alguns fragmentos da entrevista.

Fala da escola com os pais “Sim. (E3901) ”. Falam sobre “as notas, dos testes e de como me portei e da escola no geral (E3901) ”.

É de realçar que tanto o valor mais elevado como o valor mais baixo desta categoria, se verificaram em entrevistados do 3ºciclo com uma classificação de final de ano situada no 4, numa escala de 1 a 5.

No que concerne às subcategorias envolvimento interactivo, parceria e presença passiva, verifica-se que não registaram cobertura.

Maria de Fátima Leitão 119 Figura 14 - Envolvimento dos Encarregados Educação

25 100% 0 0% 0 0% 0

0% Comunicação escola família

Parceria

Presença passiva Envolvimento Interactivo

O envolvimento dos encarregados de educação, como evidencia a figura 14 é feito através da comunicação escola família. Esta comunicação é feita através do diálogo que estabelecem, diariamente, com os filhos.

Os entrevistados (36) a quem foi perguntado “secostuma falar da escola com os pais ou com os amigos, só três responderam que “não” (E3904), “raramente” (E3902) “nem por isso” (E2605). Assim, e no sentido de sabermos onde se centra o interesso dos encarregados de educação pela vida escolar dos filhos, passaremos a transcrever alguns fragmentos das entrevistas.

(...) saber o que se passa na escola (E2501), Como correu o dia, se há testes como foram os teste e como me portei. (E2502), (…) o almoço se vai haver novidades, se tenho algum recado. (E2504), (…) o que aprendo de novo, (…) como foram as aulas. (E2601), (…)sobre os testes (E 2602) Se os professores deram bem as matérias, (…) quando é que são os testes (E2606)

(…) se gostei ou não gostei(das aulas)(E2604) Sobre as notas e os professores(E 3705), (…)se alguém se portou mal(E 3706), (…)como me portei e da escola no geral(E 3901), (…)do meu comportamento na sala de aula. (E3803), (…) se a directora de turma tem ralhado comigo, e se houve algum tipo de problemas que ela tenha de saber (E3801).

O interesse pela vida escolar dos filhos, centra-se na aprendizagem (se há testes, como foram os teste, sobre as notas, as aulas, se aprenderam coisas novas e se os professores deram bem as matérias) no comportamento (comportamento nas aulas, se a directora de turma ralhou e se houve problemas), no bem-estar (como correu o dia, se gostaram das aulas, se foi divertido e sobre o almoço) e em comunicações da escola (se têm algum recado, se aconteceu alguma coisa de especial, se houve algum tipo de

Maria de Fátima Leitão 120 (página deixada em branco intencionalmente)

Maria de Fátima Leitão 121

Documentos relacionados