• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.4 Pesquisas Anteriores

2.4.1 Epistemologia

Dentre os estudos com enfoque crítico-epistemológico, citam-se as pesquisas de Gamboa (1987), Martins (1994), Riccio, Carastan e Sakata (1999), Theóphilo (2000), Theóphilo (2004), Coelho, Soutes e Martins (2010), Cunha, Rausch e Cunha (2010), Fülbier e Sellhorn (2008), Raffournier e Schatt (2010) e Tavares et al (2010).

Gamboa (1987), em sua tese, busca analisar, através de um enfoque epistemológico, as dissertações e teses aprovadas no período de 1971 a 1984 nos cursos de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo. Em seu estudo, o autor procurou reconstruir as estruturas das abordagens metodológicas e identificar as tendências dentre os estudos analisados. Esse autor ainda destaca a importância do estudo aprofundado de questões epistemológicas da pesquisa com o intuito de assegurar o desenvolvimento qualitativo da produção científica nessa área.

Em sua tese de livre-docência, Martins (1994) demonstra essa mesma preocupação em relação à qualidade das pesquisas desenvolvidas na área de Administração. Esse autor também examina, por meio das abordagens metodológicas, a problemática epistemológica das teses e dissertações aprovadas nos Cursos de Pós-Graduação em Administração do Estado de São Paulo, entre o período de 1980 a 1993.

Diante dessa mesma preocupação, quanto à qualidade do desenvolvimento científico, autores da área de contabilidade também se propuseram a analisar sob o enfoque epistemológico os trabalhos desenvolvidos nessa área.

Riccio, Carastan e Sakata (1999) analisaram as teses e dissertações da área de contabilidade desenvolvidas nos programas de pós-graduação das universidades brasileiras entre os anos de 1962 e 1999. A análise enfoca o volume de trabalhos aprovados por ano, os métodos de pesquisa aplicados e a variação de temas cobertos nessa área.

Theóphilo (2000), em sua dissertação de mestrado, estuda a problemática do desenvolvimento das produções científicas no âmbito da Contabilidade e teve como abrangência os trabalhos aprovados pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1984 a 1998). Em sua tese de doutorado, Theóphilo (2004) permanece nessa mesma linha de pesquisa; contudo, procura aumentar a abrangência de sua análise para o âmbito da produção científica em contabilidade no Brasil dentro do período de 1994 a 2003, sendo examinadas as teses e dissertações de programas de Pós-Graduação recomendados pela

CAPES, bem como artigos de periódicos e congressos melhores avaliados pela CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal no Nível Superior).

Coelho, Soutes e Martins (2010) avaliaram, a partir das abordagens metodológicas, os trabalhos apresentados nos Encontros da ANPAD de 2005 e 2006 na subárea de contabilidade para usuários externos. Esses autores utilizaram uma plataforma teórica baseada nos estudos de Gamboa (1987), Martins (1997) e Theóphilo (2004) para a classificação das abordagens metodológicas dos estudos analisados (Anexo A).

Já Cunha, Rausch e Cunha (2010) fazem uma análise epistemológica na área específica de contabilidade internacional. Com um enfoque nas abordagens metodológicas e nas técnicas de coletas de dados das pesquisas, esses autores verificam quais as principais tendências da produção científica publicada no Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP e na Revista de Contabilidade e Finanças da USP. Tendo em vista a crescente discussão na área de contabilidade internacional, bem como o aumento dos cursos de pós- graduação stricto sensu recomendados pela CAPES os autores defendem ser oportuna a análise e discussão da qualidade dos artigos publicados.

Com o intuito de contribuir na avaliação do desenvolvimento das pesquisas brasileiras na área de contabilidade internacional, Tavares et al (2010) objetivam identificar o perfil das pesquisas desta área entre os anos de 1999 e 2008, com o enfoque nas dissertações e teses (brasileiras) presentes no banco de dados de teses e dissertações (BDTD). Esses autores constataram que o perfil dessas pesquisas nacionais é caracterizado pela predominância de estudos comparativos (teóricos-empíricos) com ênfase na análise documental. O empirismo é a abordagem metodológica mais amplamente utilizada, sendo a sua postura teórica a positivista.

Tais autores (TAVARES et al, 2010) justificam a relevância de seu estudo frente ao processo de harmonização; já que seu estudo possibilita identificar as reações dos pesquisadores em relação a esse processo e quais as abordagens que mais motivam as discussões ou controvérsias nessa área. Bem como definem esses autores, a pesquisa auxilia na identificação da contribuição brasileira no âmbito de investigações científicas para esse processo de convergência. Da mesma forma, o enfoque dado pelo presente estudo também se justifica pela importância da contabilidade internacional frente ao processo de convergência; contudo, abrange as pesquisas realizadas em âmbito internacional e a sua contribuição nessa área.

No âmbito internacional, os estudos de natureza crítico-epistemológica na área de contabilidade, em sua grande maioria, são de natureza teórica (MARTINS; THEÓPHILO,

2008). Portanto, dentro da linha de pesquisa que se pretende seguir no presente estudo destaca-se a pesquisa de Fülbier e Sellhorn (2008) e Raffournier e Schatt (2010).

O estudo de Raffournier e Schatt (2010) se propõe a analisar se o viés da barreira da língua é refletido nos periódicos acadêmicos através da análise da pesquisa contábil européia. Esses autores comparam o conteúdo dos 18 maiores periódicos acadêmicos na contabilidade de 2000 a 2004 com o conjunto de trabalhos apresentados no Congresso EAA em 2003, 2004 e 2005. Tais autores confirmam que a diversidade da pesquisa contábil européia não é refletida perfeitamente pelos periódicos acadêmicos, como era o esperado. Devido a esse viés, os autores acreditam que os acadêmicos de países de língua que não a inglesa possuem uma desvantagem em relação à publicação em tais periódicos amplamente reconhecidos e que tal fato é evidenciado em sua pesquisa.

Também, diante desse fato, Fülbier e Sellhorn (2008) optam por focar na análise dos

abstracts de trabalhos publicados em Congressos anuais do EAA. Contudo, apesar de

reconhecido o viés da barreira lingüística, a presente pesquisa enfoca na análise de artigos publicados em periódicos internacionais de língua inglesa. Isso porque nota-se a importância da publicação em tais periódicos tanto para os acadêmicos quanto para não acadêmicos. Considerando que grande parte da fonte de pesquisa para a elaboração de novas pesquisas seja os periódicos internacionais reconhecidos e que a publicação em tais periódicos seja almejada por conta da qualidade de seu conteúdo e pelo reconhecimento ganho por suas publicações; os periódicos internacionais tornam-se fonte fundamental e de grande foco para as pesquisas em contabilidade. O estudo de Fülbier e Sellhorn (2008) será descrito mais detalhadamente na seção 3.2.