• Nenhum resultado encontrado

3. PROPOSTA DE ESTRUTURA URBANA DO PLANO

3.8 EQUIPAMENTOS

Todas as áreas de equipamentos, existentes e propostas, foram classificadas da seguinte forma (Figura 9):

1) Administração e Cultura; 2) Cemitério;

3) Correios e Telecomunicações 4) Centro Religioso de Fátima; 5) Cultura, Recreio e Lazer; 6) Desporto;

7) Ensino; 8) Mercado;

9) Parque de Campismo;

11) Protecção Civil (Bombeiros de Fátima); 12) Saúde;

13) Solidariedade Social; 14) Turismo.

1) Administração

A área proposta para equipamentos administrativos e de cultura na sub-unidade 4.1 é, a curto prazo, uma área de reserva, que se destinará a esses equipamentos quando eles forem necessários. Funcionará então como centro administrativo de Fátima e deverá incluir além de equipamentos administrativos e de ensino, serviços, comércio e equipamentos culturais, em espaço desafogado, beneficiando de uma posição central relativamente à freguesia de Fátima no seu conjunto.

2) Cemitério

Corresponde à área ocupada pelo cemitério de Fátima, no local de Fátima Velha, já incluindo a sua recente ampliação.

3) Correios e Telecomunicações

Corresponde à área ocupada pela estação de correios e telecomunicações, que se localiza ao lado do Santuário.

4) Centro Religioso de Fátima

Situado também em Fátima Velha, esta área corresponde à Casa Paroquial, igreja de Fátima e Junta de Freguesia e ao largo que as enquadra.

5) Cultura, Recreio e Lazer

Os equipamentos culturais, de recreio e lazer dividem-se nos existentes e nos propostos pelo Plano. Relativamente aos existentes destacam-se o Museu de Cera de Fátima, a Casa do Povo e a Casa-Museu de Aljustrel; relativamente aos propostos, o Museu de Cera da Vida de Cristo no gaveto da Rua Francisco Marto e Estrada da Lomba d'Égua; o Museu da Casa da Ilha, em Aljustrel; e um equipamento cultural / recreativo no topo poente da Cova Grande, associado a instalações de ensino, incluindo o futuro Centro de Congressos que aí se pretende construir.

Na Fazarga/S. Miguel propõem-se dois equipamentos culturais, um deles como enquadramento dos Moinhos existentes e outro contíguo ao Colégio S. Miguel, para recreio e lazer e solidariedade social, nomeadamente apoio à 3ª idade.

6) Desporto

Há uma área desportiva, um campo de jogos próximo da Av. Beato Nuno. O Plano propõe uma extensa área para novos equipamentos desportivos, a sul da área do Plano onde actualmente se localiza o clube de futebol Eira-Pedrense, que pode incluir novo campo de futebol, pavilhão poli-desportivo, piscina coberta, mini-pista de atletismo e centro de estágios.

7) Ensino

Os equipamentos de ensino incluem os existentes, oficiais e particulares (estes pertencentes a instituições religiosas), e uma nova área que se destina a futuras instalações escolares.

Há 5 escolas oficiais de ensino básico e os seguintes estabelecimentos não oficiais: Colégio de S. Miguel, Colégio do Sagrado Coração de Maria e o CEF (Centro de Estudos de Fátima). Prevê-se a possibilidade do Colégio de S. Miguel vir a ampliar as suas instalações e a área de expansão prevista deverá garantir um bom enquadramento das futuras construções com a área envolvente, que se situa próximo da área protegida dos Moinhos da Fazarga, com uma adequada percentagem de solo com revestimento vegetal.

A área contígua ao campo de jogos existente, que se propõe para um novo equipamento escolar, localiza-se na unidade de Fátima, próximo da Estrada da Lomba d'Égua e destina-se a um estabelecimento oficial, eventualmente uma escola EB 2.3 e equipamentos de apoio à infância.

8) Mercado

É proposta no Plano, uma área de relocalização do mercado existente, com espaço para estacionamento de utentes, comerciantes e fornecedores e possibilidade de conjugação com novos usos, como comércio e serviços.

Também se prevê na sub-unidade 1.5 (na Cova da Iria) num espaço afecto à Junta de Freguesia onde actualmente existe um mercado, que possa servir para outros equipamentos e mesmo novos usos comerciais ou serviços.

Prevê-se na unidade da Cova Grande junto ao seu limite sul e contíguo ao estacionamento uma área para localização de um parque de campismo que apoia toda a Cova da Iria.

10) Polícia de Segurança Pública

Este equipamento localiza-se na Av. D. José Alves Correia da Silva e corresponde à área ocupada pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

11) Protecção Civil

Corresponde ao actual Corpo de Sapadores Bombeiros, que se localiza na Av. D. José Alves Correia da Silva. Nesta área também são admitidos outros usos nomeadamente um posto de saúde e serviços.

Prevê-se para a sub-unidade 1.6 (junto à Rotunda Sul) uma área para relocalização do Quartel de Bombeiros, com maior desafogo e melhor acessibilidade.

12) Saúde

O equipamento de saúde, localizado no extremo poente da área do Plano, inclui uma clínica para deficientes profundos e uma área de reserva para outras instalações de saúde que venham a ser necessárias.

Refiram-se ainda as instalações de saúde do Santuário, com um hospital para uso exclusivo dos peregrinos.

A proximidade dos Hospitais de Tomar, Leiria e Torres Novas garante a satisfação das necessidades em equipamentos deste tipo para a população residente.

Também se prevê, na sub-unidade 1.3, na Rua Jacinta Marto, num terreno da Junta de Freguesia, a construção de novo Centro de Saúde de Fátima para substituição do actual Centro de Saúde, deficientemente instalado em edifício que inclui no piso térreo o Corpo de Sapadores Bombeiros que se deverá destinar ao uso serviços, para o qual foi construído.

13) Solidariedade Social

Os equipamentos de solidariedade social, que aparecem numa conjugação de usos, ou com cultura ou com ensino, englobam os equipamentos de apoio à infância e os equipamentos de apoio à 3ª idade.

14) Turismo

O Posto de Turismo localiza-se na Av. D. José Alves Correia da Silva.

Documentos relacionados