• Nenhum resultado encontrado

Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo (ECOA).

6. Análise e discussão de resultados (quantitativos)

6.1. Análise de consistência interna

6.2.5. Bem-estar no trabalho (BET) (14 respondentes):

6.2.5.3. Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo (ECOA).

No caso do item “A empresa onde trabalho faz-me sentir: orgulhosa dela.”, a opção mais comum foi “Muito” (n=8; 57.1%). Por sua vez, o item “A empresa onde trabalho faz-me sentir: contente com ela.”, a maior percentagem de respostas registou-se na opção “Muito” (n=8; 61.5%). No que se refere ao item “A empresa onde trabalho faz- me sentir: entusiasmado com ela.”, a opção “Muito” foi, novamente, a que registou um maior número de respostas (n=8; 61.5%). Por seu turno, o item “A empresa onde trabalho faz-me sentir: interessado por ela.”, teve, tal como para os dois itens anteriores, na opção “Muito” um maior consenso de respostas (n=7; 53.8%). Por fim, o item “A empresa onde trabalho faz-me sentir: animado com ela.”, registou como opção de resposta mais frequente, à imagem das situações anteriores, “Muito” (n=8; 61.5%) (Tabela 13).

Tabela 13

Análise de Frequências da Escala de Comportamento Organizacional Afetivo (ECOA) relativamente às opções mais respondidas (n=14)

Item Opção de resposta n %

A empresa onde trabalho faz-me sentir:

orgulhosa dela Muito 8 57.1

contente com ela Muito 8 61.5

entusiasmado com ela Muito 8 61.5

interessado por ela Muito 7 53.8

animado com ela Muito 8 61.5

Legenda: Análise de frequências relativamente às opções de resposta com maior frequência da Escala de Comportamento Organizacional Afetivo (ECOA).

Para a totalidade dos itens: (a) “A empresa onde trabalho faz-me sentir: orgulhosa

dela.”; (b) “A empresa onde trabalho faz-me sentir: contente com ela.”; (c) “A empresa onde trabalho faz-me sentir: entusiasmado com ela.”; (d) “A empresa onde trabalho faz- me sentir: interessado por ela.”; e (e) “A empresa onde trabalho faz-me sentir: animado com ela.”, verificou-se que as opções de resposta com menor percentagem foram, “Nada”, “Pouco” e “Mais ou menos” (n=0; 0.0%).

6.2.6. Bem-Estar Subjetivo

6.2.6.1. PANAS – Escala de Afetos Positivos e Afetos negativos (Positive

affects negative affects scale):

Relativamente ao item “Interessada.”, a opção com maior frequência de respostas foi “Muito” (n=7; 50.0%). No caso do item “Aflita.”, também a opção mais respondida foi “Muito” (n=5; 35.7%). O mesmo se verificou para o item “Estimulada.”, alcançando a opção “Muito” uma percentagem de respostas de 46.2% (n=6). O item “Aborrecida.”, por seu turno, alcançou uma maior percentagem de respostas na opção “Muito pouco ou nada” (n=8; 57.1%). Por sua vez, o item “Forte.”, registou uma maior frequência na opção “Assim assim.” (n=6; 42.9%). Já o item “Culpada.”, teve maior número de respostas na opção “Muito pouco ou nada” (n=13; 92.9%). A mesma opção de resposta verificou-se nos itens “Assustada.” (n=6; 42.9%) e “Hostil/Inimiga.” (n=11; 84.6%). Quanto ao item “Entusiasmada.”, a opção “Muito” foi a mais consensual entre os respondentes (n=8; 57.1%). Este resultado foi igual ao que se obteve para o item “Orgulhosa.”, registando-se o mesmo número de respostas e a mesma percentagem para a opção “Muito.”. No que se refere ao item “Irritada.”, as opções “Muito pouco ou nada” e “Um pouco” foram as que obtiveram um maior valor de frequência (n=6; 42.9%). Por outro lado, o item “Atenta.”, registou uma maior percentagem de respostas na opção “Muito” (n=8; 57.1%). Da análise do item “Envergonhada.”, podemos verificar que a opção com maior número de respondentes foi “Muito pouco ou nada” (n=12; 85.7%). Quanto ao item “Inspirada.”, a opção de resposta mais comum foi “Muito” (n=7; 50.0%). Averiguou-se que para o item “Nervosa.”, a opção de resposta mais consensual foi “Muito pouco ou nada” (n=5; 35.7%). Em oposição, para o item “Decidida.”, a opção mais mencionada foi “Muito” (n=10; 71.4%). A mesma opção de resposta, “Muito”, verificou-se para o item “Atenciosa.” (n=8; 57.1%). Para o item “Agitada/Inquieta.”, a opção com mais respostas foi “Um pouco” (n=6; 42.9%). Por sua vez, no caso do item “Ativa.”, a opção mais respondida foi “Muitíssimo” (n=7; 50.0%). Do estudo do item “Medrosa”, aferiu-se que a resposta mais comummente dada foi “Muito pouco ou nada” (n=8; 57.1%). No que se refere ao item “Emocionada.”, as opções mais facultadas pelos respondentes foram “Assim assim” e “Muito” (n=5; 35.7%). Por fim, no item “Magoada.”, a opção de resposta com maior percentagem de respostas foi “Muito pouco ou nada” (n=12; 85.7%) (Tabela 14).

Tabela 14

Análise de Frequências da Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS) relativamente às opções mais respondidas (n=14)

Item Opção de resposta n %

Interessada Muito 7 50.0

Aflita Muito 5 35.7

Estimulada Muito 6 46.2

Aborrecida Muito pouco ou nada 8 57.1

Forte Assim assim 6 42.9

Culpada Muito pouco ou nada 13 92.9

Assustada Muito pouco ou nada 6 42.9

Hostil/Inimiga Muito pouco ou nada 11 84.6

Entusiasmada Muito 8 57.1

Orgulhosa Muito 8 57.1

Irritada Muito pouco ou nada/Um pouco 6 42.9

Atenta Muito 8 57.1

Envergonhada Muito pouco ou nada 12 85.7

Inspirada Muito 7 50.0

Nervosa Muito pouco ou nada 5 35.7

Decidida Muito 10 71.4

Atenciosa Muito 8 57.1

Agitada/Inquieta Um pouco 6 42.9

Ativa Muitíssimo 7 50.0

Medrosa Muito pouco ou nada 8 57.1

Emocionada Assim assim/Muito 5 35.7

Magoada Muito pouco ou nada 12 85.7

Legenda: Análise de frequências relativamente às opções de resposta com maior frequência da Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS).

No caso do item “Interessada.”, as opções com menos percentagem de resposta

foram “Muito pouco ou nada” e “Um pouco” (n=0; 0.0%). Quanto ao item “Aflita.”, a opção menos consensual foi “Muitíssimo” (n=0; 0.0%). Já o item “Estimulada.”, teve nas opções “Muito pouco ou nada” e “Um pouco” um frequência mais reduzida (n=0; 0.0%). Por seu turno, o item “Aborrecida.”, deteve nas opções “Muito” e “Muitíssimo” um menor número de respostas (n=0; 0.0%). Por sua vez, o item “Forte.”, obteve um valor mais baixo de respostas nas opções “Muito pouco ou nada” e “Um pouco” (n=0; 0.0%). Relativamente ao item “Culpada.”, os itens menos consensuais foram “Assim assim”, “Muito” e “Muitíssimo” (n=0; 0.0%). A opção “Muitíssimo” foi a menos respondida (n=0; 0.0%) pelos participantes no que concerne ao item “Assustada.”. No que se refere ao item “Hostil/Inimiga.”, as opções menos frequentes de resposta foram “Assim assim”, “Muito” e “Muitíssimo” (n=0; 0.0%). Quando ao item “Entusiasmada.”, as opções “Muito pouco ou nada” e “Um pouco” foram as que registaram um valor de

frequência mais baixa (n=0; 0.0%). Da análise do item “Orgulhosa.”, verificou-se que as opções de resposta menos usuais foram “Muito pouco ou nada” e “Um pouco” (n=0; 0.0%). O item “Irritada.”, teve na opção “Muito” um número de respostas mais reduzido (n=0; 0.0%). Passando ao item “Atenta.”, as opções “Muito pouco ou nada”, “Um pouco” e “Assim assim” obtiveram uma frequência mais baixa (n=0; 0.0%). No caso do item “Envergonhada.”, a menor percentagem de respostas situou-se nas opções “Muito” e “Muitíssimo” (n=0; 0.0%). O item “Inspirada.”, teve na opção “Muito pouco ou nada” a opção de resposta menos comum (n=0; 0.0%). No que concerne ao item “Nervosa.”, as opções “Assim assim” e “Muitíssimo” tivera uma frequência mais reduzida (n=1; 7.1%). Para os itens “Decidida.” e “Atenciosa.”, a percentagem de respostas mais baixa situou-se nas opções “Muito pouco ou nada” e “Um pouco”. Relativamente ao item “Agitada/Inquieta.”, a opção “Muitíssimo” foi a resposta menos frequente por parte dos participantes (n=1; 7.1%). Por sua vez, para o item “Ativa.”, teve na opção “Um pouco” a percentagem de respostas mais baixa (n=0; 0.0%). Quanto ao item “Medrosa.”, a opção “Muitíssimo” foi a menos respondida (n=0; 0.0%). No caso do item “Emocionada.”, a opção “Muito pouco ou nada” deteve uma percentagem nula de respostas (n=0; 0.0%). Por fim, no caso do item “Magoada.”, as opções de resposta com uma frequência reduzida foram “Assim assim”, “Muito” e “Muitíssimo” (n=0; 0.0%). Um resumo destes dados encontra-se na tabela do Anexo C.

6.2.6.2. SWLS - Escala de Satisfação com a Vida (14 não entrevistadas):