• Nenhum resultado encontrado

6. Análise e discussão de resultados (quantitativos)

6.1. Análise de consistência interna

6.2.1. Bem-estar no trabalho (BET) (6 entrevistadas)

6.2.1.2. Escala Satisfação com o Trabalho (EST):

No que se refere ao primeiro item desta escala, “No meu atual trabalho sinto-me: com o espírito de colaboração dos meus colegas de trabalho.”, as opções mais respondidas foram, “Satisfeito”, “Muito satisfeito” e “Totalmente satisfeito” (n=2; 33.3%). Por seu turno, no item “No meu atual trabalho sinto-me: com o número de vezes que já fui promovido nesta apresentação.”, a opção com maior frequência foi “Totalmente satisfeito”. Relativamente ao item “No meu atual trabalho sinto-me: com o meu salário comparado com o quanto eu trabalho.”, a maioria dos respondentes deu como resposta “Satisfeito” (n=3; 50.0%). Com a mesma opção (Satisfeito) e percentagem de resposta (n=3; 50.0%), surge-nos o item “No meu atual trabalho sinto-

me: como tipo de amizade que os meus colegas demonstram por mim.”. No caso do item “No meu trabalho sinto-me: com o grau de interesse que as minhas tarefas me despertam.”, a opção com maior percentagem de respostas foi “Muito satisfeito” (n=3; 50.0%). Já o item “No meu atual trabalho sinto-me: com o meu salário comparado à minha capacidade profissional.”, teve na opção “Satisfeito” um maior número de respostas (n=2; 33.3%). O item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira como esta empresa realiza promoções de seu pessoal.” registou nas opções “Insatisfeito”, “Satisfeito” e “Totalmente Satisfeito” as frequências mais elevadas (n=2; 33.3%). Por sua vez, no item “No meu trabalho atual sinto-me: com capacidade do meu trabalho absorver-me.” a percentagem de resposta mais alta situou-se nas opções “Satisfeito” e “Totalmente satisfeito” (n=2; 33.3%). No que toca ao item “No meu atual trabalho sinto-me: com as oportunidades de ser promovido nesta empresa.”, as respostas mais respondidas foram “Muito satisfeito” e “Totalmente satisfeito” (n=2; 33.3%). As mesmas opções de resposta (Muito satisfeito e Totalmente satisfeito), bem como a mesma percentagem (n=2; 33.3%) foram obtidas no item “No meu trabalho atual sinto- me: com o entendimento entre mim e o meu chefe.”. Referente ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado aos meus esforços no trabalho.”, a opção mais comummente respondida foi “Satisfeito” (n=3; 50.0%). Ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira que o meu chefe trata-me.” as respostas com maior frequência foram “Muito satisfeito” e “Totalmente satisfeito” (n=2; 33.3%). No que concerne ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a confiança que posso ter com os meus colegas de trabalho.”, a opção “Satisfeito” obteve uma percentagem mais elevada (n=4; 66.7%). Em último lugar, surge-nos o item “No meu trabalho atual sinto- me: com a capacidade profissional do meu chefe.”, com uma frequência mais alta nas opções “Muito satisfeito” e “Totalmente satisfeito” (n=2; 33.3%) (Tabela 4).

Tabela 4

Análise de Frequências da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) relativamente às opções mais respondidas (n=6)

Item Opção de resposta n %

No meu trabalho atual sinto-me:

com o espírito de colaboração dos meus colegas.

Satisfeito/Muito satisfeito/Totalmente satisfeito

2 33.3 com o número de vezes que já fui promovido

nesta apresentação. Totalmente satisfeito 4 66.7 com o meu salário comparado com o quanto

eu trabalho. Satisfeito 3 50.0 com o tipo de amizade que os meus colegas

demonstram por mim. Satisfeito 3 50.0

com o grau de interesse que as minhas

tarefas me despertam. Muito satisfeito 3 50.0 com o meu salário comparado à minha

capacidade profissional. Satisfeito 2 33.3 com a maneira como esta empresa realiza

promoções de seu pessoal.

Insatisfeito/Satisfeito/Totalmente

satisfeito 2 33.3

com a capacidade do meu trabalho absorver-

me. Satisfeito/Totalmente satisfeito 2 33.3 com as oportunidades de ser promovido

nesta empresa.

Muito satisfeito/Totalmente satisfeito

2 33.3

com o entendimento entre mim e o eu chefe.

Muito satisfeito/Totalmente

satisfeito 2 33.3

com o meu salário comparado aos meus

esforços no trabalho. Satisfeito 3 50.0 com a maneira que o meu chefe trata-me. Muito satisfeito/Totalmente

satisfeito 2 33.3

com a variedade de tarefas que realizo. Muito satisfeito 3 50.0 com a confiança que posso ter com os meus

colegas de trabalho. Satisfeito 4 66.7 com a capacidade profissional do meu chefe. Muito satisfeito/Totalmente

satisfeito 2 33.3

Legenda: Análise de frequências relativamente às opções de resposta com maior frequência da Escala de Satisfação no Trabalho (EST).

No caso do primeiro item, “No meu trabalho atual sinto-me: com o espírito dos meus colegas de trabalho.”, as respostas com menor frequência foram, “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). Por sua vez, no item “No meu trabalho atual sinto-me: com o número de vezes que já fui promovido nesta apresentação.”, os itens com percentagem de resposta mais baixa foram, “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Indiferente” e “Muito satisfeito” (n=0; 0.0%). Relativamente ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado com o quanto eu trabalho.”, as opções com menos respondidas foram “Totalmente insatisfeito”, Insatisfeito”, “Muito satisfeito” e “Totalmente satisfeito” (n=0; 0.0%). Por seu turno, no caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com o tipo de amizade que os meus colegas demonstram por mim.”, as respostas menos comuns foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). No que concerne ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o grau de interesse que as minhas tarefas me despertam.”, a menor percentagem de respostas verificou-se nas opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”,

“Insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). No que se refere ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado à minha capacidade profissional.” as opções com reduzido número de respostas foram “Totalmente insatisfeito” e “Insatisfeito” (n=0; 0.0%). O item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira como esta empresa realiza as promoções de seu pessoal.” teve nas opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Indiferente” e “Muito satisfeito” uma percentagem nula (n=0; 0.0%). No que concerne ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a capacidade do meu trabalho absorver-me.” as opções que não obtiveram qualquer resposta foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). No que se refere ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com as oportunidades de ser promovido nesta empresa”, não se registou qualquer resposta nas opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). O décimo item, “No meu trabalho atual sinto-me: com o entendimento entre mim e o meu chefe”, registou como opções de resposta com menor percentagem “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Insatisfeito” (n=0; 0.0%). Abordando o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado aos meus esforços no trabalho.”, verificou-se que as opções “Totalmente insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Muito satisfeito” não possuíram qualquer resposta (n=0; 0.0%). Por sua vez, o item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira que o meu chefe trata-me.” não teve resposta nas opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Insatisfeito”. O item “No meu trabalho atual sinto-me: com a variedade de tarefas que realizo.”, registou uma percentagem de respostas mais baixa (n=0; 0.0%) nas opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Indiferente”. No que se refere ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a confiança que posso ter com os meus colegas de trabalho.”, as opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito”, “Indiferente” e “Muito satisfeito” não registaram qualquer resposta (n=0; 0.0%). Por fim, no caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com a capacidade profissional do meu chefe.”, não se registaram respostas (n=0; 0.0%) para as opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Insatisfeito”.

6.2.1.3. Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo